Página 1 de 1

Discrepâncias de localizações

MensagemEnviado: terça jun 19, 2007 10:20
por spacewalk
Olá a todos :D
Antes de mais, apresento os meus cumprimentos a todos os geocachers. Estou a chegar e só agora encomendei o GPSr (Garmin Etrex Vista CX), disposto a abraçar este "mundo de aventuras".
Tenho andado a familiarizar-me com tudo aquilo que o Geocaching envolve.
Venho apresentar a seguinte questão: verifico que existem discrepâncias (algumas significativas) nas localizações, por exemplo, entre o Google Earth (GE) e mapas calibrados no Oziexplorer. E, também, entre localizações no GE e o GPS (de estrada ou outro).
Pergunto aos geocachers mais experientes: isto é normal ou há meios para "aferir" estas localizações? Em que devo "acreditar" para dirigir-me aos locais da caches, sobretudo ao nível do "trabalho de casa"?
Quanto aos locais que conheço (mais ou menos) não deve haver grande problema; mas os outros que não conheço...
Desculpem se não coloquei bem a questão, mas sou mesmo muito maçarico - acredito que hei-de melhorar quando tiver o GPSr e partir para o terreno.
Cumprimentos

MensagemEnviado: terça jun 19, 2007 10:39
por yupinho
Deves acreditar no Garmin e nas coordenadas do site.

Para fazer o TPC a localização do Google Earth serve perfeitamente, mas não é a localização exacta, pode ter um ligeiro desvio.

MensagemEnviado: terça jun 19, 2007 10:41
por SUp3rFM
O Google Earth é uma ferramenta de visualização, com deficiências no que diz respeito à precisão das coordenadas por ele indicadas e às reais no terreno.

Tipicamente, utilizo o Google Earth para perceber teoricamente qual a melhor aproximação a determinado ponto. Não o uso para para localizar caches (excepto se for a cache do Glorfindel, a "Na Mouche!" :D).

As cartas militares, juntamente com o OziExplorer, com a devida calibração tem um grau de fiabilidade superior ao do Google Earth, mas mesmo assim, continuarão a haver algumas discrepâncias.

Mais uma vez, recorro ao OziExplorer e às cartas (na melhor calibração possível) para perceber qual o melhor caminho. Estando no local, quem manda é o GPS.

MensagemEnviado: terça jun 19, 2007 10:43
por Manchanegra
Boas!
Bem vindo.
As discrepâncias podem ser consideradas "normais" se forem até uns 10 metros.
Há várias considerações a fazer sobre isto e já deves ter lido algumas por este forum.
Primeiro há que ter em conta que as coordenadas são tiradas por uma pessoa, logo, sujeitas a erro humano. O equipamento utilizado tb pode induzir em erro e isso por vezes acontece. Pode acontecer que no dia em que as coordenadas foram tiradas as condições não fossem as melhores.
Mapas. Os mapas do ozi foram calibrados por alguem, logo tb podem ter erros acontecendo o mesmo com o Google (Pela minha experiencia, este ultimo costuma estar correcto ou pelo menos bastante proximo mas isso pode nem sempre ser verdade).
Os GPS para navegação automovel, normalmente, vão-te colocar o ponto na estrada mais proxima da localização exacta desse ponto (e que não é necessáriamente o melhor acesso).
Eu diria que o melhor é, quando tiveres o GPS confies nele e, quando estiveres a no local começes a procurar alargando progressivamente as buscas.
Com o tempo vais ganhando experiencia e já desconfias do local onde a cache poderá estar escondida.

Espero ter ajudado (ou complicado mais um bocadinho).

Abraço
AS

MensagemEnviado: terça jun 19, 2007 11:02
por alieri
Tenho usado o GE apenas para visualizar a zona onde a cache possa estar e os melhores acessos. Atenção que as imagens podem estar desactualizadas (tal como nas cartas do Ozi - estas ainda mais antigas).
Juntei-lhe ao GE o ficheiro .kml (vd. http://www.geocaching.com/about/google.aspx)
que me dá as caches mais próximas do local que estou a visualizar no GE.
Ás vezes guardo e imprimo as imagens do GE para levar para o terreno.

MensagemEnviado: terça jun 19, 2007 11:31
por SUp3rFM
Andava à procura disto:

"...the coordinates used in Google Earth are only an approximation and can be up to 100 ft from the actual location. Do not use the coordinates in Google Earth for cache hunting"


Retirado daqui: http://www.gearthblog.com/blog/archives ... com_o.html

MensagemEnviado: terça jun 19, 2007 11:41
por Manchanegra
Pois.
Exactamente aquilo que já foi referido. No entanto, lembro-me de ter encontrado pelo menos uma cache graças ao GoogleMaps. O ultimo TB Hotel de Lx foi encontrado sem GPS recorrendo apenas á imagem do google. :D

MensagemEnviado: terça jun 19, 2007 11:46
por alieri
super- também estava no link anterior :)

MensagemEnviado: quarta jun 20, 2007 01:58
por Malok0
Geralmente costumo ter atenção a estes factores.
O Beeline fornece estes dados, para uma mais fácil precisão.
http://en.wikipedia.org/wiki/Dilution_o ... _%28GPS%29

MensagemEnviado: quarta jun 20, 2007 21:38
por spacewalk
Obrigado a todos pelas explicações que dignaram dispensar-me.
Assim irei, calmamente, entrando nesta "aventura" que é o Geocaching.
Ainda estou à espera da entrega do meu GPSr. Optei por um Garmin etrex Vista cx - espero ter feito uma boa opção...
Vou andar pelo Forum a esclarecer-me, antes de ir para o terreno a fim de não fazer (muitas) asneiras.
Cumprimentos, grato,
MC

MensagemEnviado: quinta jun 21, 2007 08:20
por yupinho
spacewalk Escreveu:Vou andar pelo Forum a esclarecer-me, antes de ir para o terreno a fim de não fazer (muitas) asneiras.


Aconselho-te a pores "as mãos na massa" logo que possível.
Prepara aí uma ou duas caches ao pé de casa que não tenham grande dificuldade e assim que chegar o bicho faz-te a elas. Podes ter a certeza que a partir de aí tudo começa a fazer mais sentido.
Já para não falar do formigueiro que se sente ao encontrar a primeira cache, é o despertar daquela criança que estava adormecida dentro de nós (se bem que mesmo antes de conhecer o geocaching sempre fiz tudo para não deixar adormecer a minha :roll: ).

MensagemEnviado: quinta jun 21, 2007 13:07
por spacewalk
É isso mesmo, Yupinho. É só vir o aparelho e "mãos à obra"! Obrigado pela ajuda. Estou certo de que vou adorar, apesar de não ter muito tempo livre. Também eu continuo a despertar a criança que há em mim e nem imagino o que sentirei quando descobrir a primeira "cache" - se o talento me ajudar, claro...
Grato, cumprimentos,
MC