Página 1 de 2

Arquivamentos e Adopções Compulsivas

MensagemEnviado: terça mai 29, 2007 17:14
por Torgut
Olá !

Alguém sabe como é que está a funcionar a situação das adopções compulsivas de caches, de owners que não mantêm as suas, não estão contactáveis e, como dizem os brasileiros, "não estão nem ai" ?

Por exemplo, a cache de Santarém que os Rifkinds regeneraram precariamente. Agora há cache, fisicamente, mas tecnicamente não está "available". Não era melhor ter deixado arquivar e recriado de imediato? Não é possivel adoptar essa cache, na ausência de um ownser contactável (se for esse o caso)?

Outro exemplo: o TB Hotel de Faro. Já mandei um mail aos owners a perguntar se não querem que adopte aquilo. Ainda não tive resposta (e também ainda é cedo), Desde que faco Geocaching (ou desde que lá fui, que não há-de ser muito diferente) que o container está partido. Fui lá várias vezes, e de cada vez está pior. Por esta altura deve estar quase destruido. O logbook já acabou há algum tempo. Quase toda a gente reporta isso. Se o owner obviamente não mantém a cache, se eventualmente nem responder ao contacto, o que se pode fazer?

MensagemEnviado: terça mai 29, 2007 21:58
por vsergio
adopção versus manutenção

Enquanto não se pode ou não se consegue adoptar, em vez de aqrquivar, pode-se fazer uma pequena manutençãozita.

Se eu tivesse o hábito de lá ir provavelmente já teria substituido a caixeta.

Adopções compulsivas parece coisa de tribunal!!!

MensagemEnviado: terça mai 29, 2007 22:26
por rebordao
Concordo, e muito, com a mão amiga. Muitas caches têm-se mantido assim e não veio mal ao mundo do geocaching português. Aliás parece-me uma qualidade tuga a perpetuar. A oferta de ajuda é sempre bem vinda por parte de um owner que anda ausente por um qualquer motivo. Poderá mesmo ser que parta dele a oferta para a adopção.
Tudo o mais já me parece trabalho de aprover a tender para coveiro :)

MensagemEnviado: terça mai 29, 2007 22:29
por Torgut
Eheheh sim, mas reparem, há um par de problemas:

1) A "mão amiga" não pode alterar o status de uma cache para Available, o que tem consequências ao nivel da queries.

2) A "mão amiga" não pode alterar coisas nas caches; imagina que é preciso mudar um pouco o local do container. Pronto. Tá tudo estragado. Não é possivel.

ajuda

MensagemEnviado: terça mai 29, 2007 22:50
por rebordao
é só pedir uma mão amiga ao aprover :D
O rapaz terá mais prazer em mudar uma coordenada, ou algo do genero, a mandar mais uma para a cova :)

MensagemEnviado: terça mai 29, 2007 22:55
por Torgut
Ou isso, mas parece-me um abuso da funções de um aprovador. Para com ele próprio da parte de quem pede, dando-lhe trabalhos que não estão lá muito bem previstos... e afinal de contas para com o ainda legitimo owner.

Dar uma ajudinha????

MensagemEnviado: terça mai 29, 2007 23:12
por BrunoNF
Eu acho q há caches e caches. E para mim na maioria dos casos dou uma ajudinha mas noutros acho q o melhor é q a cache fosse "melhorada" (o esconderijo, o local, o container...)

No caso da TB Hotel de Faro fui eu q coloquei a cache em manutenção pq acho q o local daquela cache (q n nos podemos esquecer q é uma cache especial pq por ela vão passar muitos TBs e GCs) n é nada bom.

É claro q eu poderia ter feito a manutenção da cache mas neste caso já estava à espera q os owners n fizessem nada e dessa forma a cache será arquivada e assim alguém poderá colocar 1 novo TB Hotel num local + apropriado.

Para mim n teria lógica eu fazer a manutenção de uma cache com a qual eu n concordo mas tb n faz sentido eu ver a cache naquele estado e n a colocar para manutenção...

Na grande maioria dos casos estou totalmente de acordo q se dê uma mãozinha e se faça a manutenção da cache.

MensagemEnviado: quarta mai 30, 2007 09:05
por Manchanegra
Boas!
Há casos e casos.
O que se tem verificado é que na maior parte das vezes a "mão amiga" vai resolvendo problemas pontuais. Eu próprio já me ofereci para ajudar a resolver um ou outro problema pontual numa ou noutra cache e continuo disponivel para se necessário verificar caches nas zonas onde costumo ir com regularidade (Portimão e Peniche).
Houve uma altura em que comecei a andar com sacos, blocos e lapis de reserva para alguma eventualidade mas isto não funciona muito bem comigo porque sou um bocado despistado e quando preciso de alguma coisa normalmente ficou esquecida em casa ou no carro ou noutro lado qualquer :oops: . De qq maneira, o que se tem verificado é que esta entreajuda tem funcionado sem que tenha havido necessidade arquivar, adoptar ou o que quer que seja.
O problema coloca-se com os owners que estão longe ou que aparentemente se afastaram do geocaching e estão incontactáveis. Nestes casos, e como já foi referido, se houver necessidade de alterar alguma coisa na cache, apenas o owner (ou o aprover) o pode fazer.
Nestes casos parece-me que a melhor solução, á falta de resposta do owner, será arquivar permitindo assim a outro geocacher preencher aquele vazio.
No caso do TB Hotel de Faro, quando lá estive (se não foi há um ano deve estar quase a fazer esse tempo) a cache já estava partida, reparada com fita cola, com umas miseras e manhosas folhitas a servir de logbook, e, num local que, quanto a mim está demasiado exposto (quem lá foi sabe que a cache se avista a uns 50 ou 100 metros de distancia). Não sei como ainda não desapareceu. Os owners, ao que parece não estão cá e não fazem qualquer manutenção.
O Torgut tomou a iniciativa de contactar os owners da cache. Eu propunha que aguardassemos uns dias para verificar se há resposta ou não. Se não houver resposta podia-se propor o arquivamento da cache e ficaria o caminho livre para quem quisesse colocar outra cache nas imediações. Lugares não faltam.

Abraço
AS

MensagemEnviado: quarta mai 30, 2007 09:30
por Torgut
Um à parte: ao contrário do Bruno e do Mancha eu curto a cache de que se está a falar a título exemplificativo. Tenho lá ido (no total umas 6 ou 7 vezes) com malta diferente e sempre se apreciou o local. Parece-me que os gajos lá da UALG já se aperceberam da cache... mas são os únicos para os quais a cache está exposta e não me parece que venha dai mal ao mundo.

MensagemEnviado: quarta mai 30, 2007 10:28
por SUp3rFM
Em relação ao TB Hotel Flamingo, a última vez que tive contacto com o Tarik (Talkgb) foi em Novembro de 2005. Desde aí, tentei retomar o contacto a propósito do TB Hotel e nunca obtive resposta.

Já nos tinhamos oferecido para mudar o container, repor um logbook, enviar o antigo por correio, etc, e nada.

Nestes casos, até onde deve ir a boa vontade?

MensagemEnviado: quarta mai 30, 2007 11:01
por Manchanegra
Torgut Escreveu:Um à parte: ao contrário do Bruno e do Mancha eu curto a cache de que se está a falar a título exemplificativo. Tenho lá ido (no total umas 6 ou 7 vezes) com malta diferente e sempre se apreciou o local. Parece-me que os gajos lá da UALG já se aperceberam da cache... mas são os únicos para os quais a cache está exposta e não me parece que venha dai mal ao mundo.



Eu não disse que não gostava da cache.
Disse que está partida e exposta. Quando me referi a outros locais possiveis era no sentido de ficar menos exposta.
Quando lá estive quase que fui "apanhado" por mugglers que queriam passar (deviam ir á pesca ou algo do genero) e nós tinhamos o cachemobil a bloquear o caminho. Nem nos apercebemos do aparecimento dos mugglers. Acredito que o pessoal da UALG já se tenha apercebido da cache. Afinal ali só estão eles e com as visitas regulares dos geocachers eles já devem ter sentido alguma curiosidade.


Hugo, acho que a boa vontade deve ir até onde os outros deixarem.
Se tu já tentaste o contacto anteriormente (quem sabe se outros geocachers não tentaram já o contacto noutras alturas) e não há uma resposta positiva, então, julgo que essa via pode ser excluida restando apenas duas. Ou mantemos a cache ou pedimos o arquivamento e alguem coloca outra (até pode ser que este processo chame a atenção dos oowners).

Abraço
AS

?

MensagemEnviado: quarta mai 30, 2007 12:04
por danieloliveira
Não há maneira de arquivar geocachers? :D

MensagemEnviado: quarta mai 30, 2007 12:15
por Torgut
ò Mancha, mas olha que não te aperceberes de muggles motorizados num local onde não há gente na linha do horizonte é um bocado de descuido huh?

MensagemEnviado: quarta mai 30, 2007 12:21
por Manchanegra
Torgut Escreveu:ò Mancha, mas olha que não te aperceberes de muggles motorizados num local onde não há gente na linha do horizonte é um bocado de descuido huh?


Não era de motorizada :D . Era de Ford Fiesta mesmo. E a gasolina. Se eles tivessem vindo de UMM ouvia-os ainda no alcatrão.
Eu estava entretido a fazer o log com a porta do jipe aberta e tinha a cache no piso do carro. Com o rádio ligado e os miudos lá dentro achas que dá para ouvir alguma coisa :shock: ? Só os ouvi quando apitaram para eu sair da frente :D .

Re: ?

MensagemEnviado: quarta mai 30, 2007 12:22
por Manchanegra
danieloliveira Escreveu:Não há maneira de arquivar geocachers? :D


Nos Estados Unidos acho que há um metodo.
Chama-se Colt 45 :twisted: !!!