• Anúncios

Ainda vale a pena criar/manter earthaches?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Ainda vale a pena criar/manter earthaches?

Mensagempor daraopedal » quarta Oct 09, 2013 21:13

Olá a todos,
Coloco esta pergunta à comunidade para ter outro ponto de vista (por favor, abstenham-se de off-topic e façam observações construtivas) para saber que decisão tomar perante uma nova situação (para mim pelo menos!).
Sou owner de algumas earthcaches e antes da alteração das guidelines sobre os logs deste tipo de caches o procedimento (como todos sabem) era de enviar os dados ao owner e aguardar a autorização para logar. Desde a alteração deste pressuposto (pode-se logar sem enviar os dados e/ou esperar autorização do owner) o que tenho verificado é que há quem faça o log de found e ... pronto! Nem enviam respostas, nem nada!
Ora, como tenho mais que fazer do que enviar mail para cada utilizador (sim, já foram vários) que faça logs desse tipo, pergunto-me se não será melhor arquivar as earthcaches.
Esta situação tem acontecido com outros owners de earthcaches?
Haverá alguma forma de evitar esse tipo de geocaching prevaricador das regras?
Cumprimentos
daraopedal
ImagemImagem
Imagem
Imagem
daraopedal
Regular

Registado: segunda dez 03, 2007 16:28

Re: Ainda vale a pena criar/manter earthaches?

Mensagempor rifkinda » quarta Oct 09, 2013 22:01

Nós, apesar das regras terem mudado, continuamos a mandar as respostas antes de escrever o log online.
Normalmente aguardamos algum tempo, e só depois, se não tivermos resposta é que fazemos o log online, com referência para este facto.

Penso que continua a valer a pena serem criadas earthcaches. Não temos nenhuma colocada, mas suponho que a percentagem de pessoas que faz isso que referes seja diminuta.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor RuiJSDuarte » quarta Oct 09, 2013 22:06

Nunca me apercebi de que alguma vez alguém tenha logado as minhas ECs sem me enviar as respostas.
Por outro lado, faço sempre um "log later" com o Found antes de enviar as respostas (a não ser que não tenha a certeza de ter acertado nas mesmas) e só depois mando as mesmas, por uma questão de ordenação dos logs. Que me lembre, enviei sempre as respostas apenas uns minutos depois de fazer o found, mas costuma ser sempre depois do mesmo, e não é por desrespeito ou algo do género, é só mesmo para os logs ficarem ordenados... manias.
Acho que vale a pena, claro. E vale a pena chamar a atenção dos que não enviam as respostas.
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor MAntunes » quarta Oct 09, 2013 23:29

A minha resposta tem que ser negativa às duas perguntas;

- não vale a pena criar caches para as quais o instrumento de verificação da legitimidade dos logs foi removido (*)

- não há nada que os owners (os criadores da matéria prima do geocaching, as caches) possam fazer para defender a legitimidade dos logs (**) (***)

(*) isto inclui as earth caches, as caches não físicas ainda admitidas, mas também refere aos diversos tipos de caches virtuais que existiram.

(**) ao longo dos anos, a GroundSpeak vem tomando partido do geocacher que procura a cache em prejuízo do geocacher que cria e mantém a cache.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » quinta Oct 10, 2013 06:25

Nem me apercebi que as guidelines tivessem mudado. Tenho apenas uma earthcache e continuo a seguir o mesmo procedimento que até aqui - no caso de não me enviarem as respostas num prazo de tempo razoável para as mesmas, apago o log. Devo, no entanto, dizer que quase sempre recebi as respostas depois de um mail inicial a pedi-las (as excepções são muito poucas e têm sobretudo a ver com "super-geocachers" que no mesmo dia são capazes de logar caches de Lisboa a Vladivostok passando por Sydney).
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor RuiJSDuarte » quinta Oct 10, 2013 07:57

Por acaso em relação a este assunto sempre assumi que o motivo para a mudança por parte da GS acerca dos ALR tinha sido pelos motivos opostos aos apresentados pelo Mantunes... assumi sempre que se devia ao facto de que se podia ficar ad aeternum à espera da resposta da parte do Owner.
Desta forma é possível assinalar o found e em caso de discordância da parte do Owner, o mesmo ser apagado... parece-me que ganham todos. Não é assim muito difícil ficar com o email com o registo do found para cruzar com o das respostas, seja à posterior ou não. Eu por exemplo criei uma pasta no email para os relacionados com a ECs, faria o mesmo se tivesse uma virtual, claro.
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Mensagempor Torgut » domingo Oct 13, 2013 06:37

RuiJSDuarte Escreveu:Por acaso em relação a este assunto sempre assumi que o motivo para a mudança por parte da GS acerca dos ALR tinha sido pelos motivos opostos aos apresentados pelo Mantunes... assumi sempre que se devia ao facto de que se podia ficar ad aeternum à espera da resposta da parte do Owner.
Desta forma é possível assinalar o found e em caso de discordância da parte do Owner, o mesmo ser apagado... parece-me que ganham todos. Não é assim muito difícil ficar com o email com o registo do found para cruzar com o das respostas, seja à posterior ou não. Eu por exemplo criei uma pasta no email para os relacionados com a ECs, faria o mesmo se tivesse uma virtual, claro.

1) Se se ficar "at aeternum" à espera, então é caso para se concluir que a cache está abandonada e, tal como numa cache física, dever-se-ia solicitar arquivamento e pronto, fim de história, de forma limpa.

2) Ora bem, vamos lá ver uma coisa... a GS tem uma subsistência essencialmente de parasita. Faz muito pouco, ganha muito, e ganha-o à custa de quase todos nós. Ora enquanto existirem otários que ponham as veias a jeito para esta enormesanguessuga continuar a sugar (sem falar nos mega-otários que vão fazendo papel de seus paladinos defensores a troco de nada para além da revelação de ausência de massa cinzenta) a GS continuará. E, entre tantas outras coisas, como disse o MAntunes, isso passa pelo apoio ao geocacher achador em detrimento do geocacher criador. Porque os achadores significam mais números do que os criadores. E, lá está, os criadores não dão sinais de abrandar, por isso tudo vai vem no reino dos vampiros. No caso, quando o ónus do esforço deveria ser para os achadores, é, uma vez mais, para os criadores. O achador vai ao seu passeio, manda mail (ou não manda, porque até pode "colar") e não precisa mais de se preocupar com nada. O criador, tem de controlar tudo e que multiplicar os contactos.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo Oct 13, 2013 09:13

Torgut Escreveu:
RuiJSDuarte Escreveu:Por acaso em relação a este assunto sempre assumi que o motivo para a mudança por parte da GS acerca dos ALR tinha sido pelos motivos opostos aos apresentados pelo Mantunes... assumi sempre que se devia ao facto de que se podia ficar ad aeternum à espera da resposta da parte do Owner.

1) Se se ficar "at aeternum" à espera, então é caso para se concluir que a cache está abandonada e, tal como numa cache física, dever-se-ia solicitar arquivamento e pronto, fim de história, de forma limpa.

2) Ora bem, vamos lá ver uma coisa... a GS tem uma subsistência essencialmente de parasita. Faz muito pouco, ganha muito, e ganha-o à custa de quase todos nós. Ora enquanto existirem otários que ponham as veias a jeito para esta enormesanguessuga continuar a sugar (sem falar nos mega-otários que vão fazendo papel de seus paladinos defensores a troco de nada para além da revelação de ausência de massa cinzenta) a GS continuará. E, entre tantas outras coisas, como disse o MAntunes, isso passa pelo apoio ao geocacher achador em detrimento do geocacher criador. Porque os achadores significam mais números do que os criadores. E, lá está, os criadores não dão sinais de abrandar, por isso tudo vai vem no reino dos vampiros. No caso, quando o ónus do esforço deveria ser para os achadores, é, uma vez mais, para os criadores. O achador vai ao seu passeio, manda mail (ou não manda, porque até pode "colar") e não precisa mais de se preocupar com nada. O criador, tem de controlar tudo e que multiplicar os contactos.

Hum... vamos ver, para mim, pessoalmente, se as regras não tivessem mudado, era igual ao litro. Antes colocava uma note de "log later" e enviava as respostas e agora coloco um found it de "log later" e envio as respostas. Não me faria diferença.
Tal como numa cache física, pode estar abandonada há já vários anos sem ninguém dar por nada, basta não necessitar de intervenção do Owner, certamente conheces algumas assim. Só que neste caso, deslocas-te lá e depois ficas tu anos à espera que te respondam. E depois como ninguém te diz nada, provavelmente fazes o found na mesma (atenção ao provavelmente).
A questão ainda não se levantou nas minhas ECs, uma com 14 visitas e outra com 95 e espante-se, 3 dnfs, de pessoal que chegou lá e não consegui encontrar o fenómeno em quantidade suficiente para responder. Tenho Emails dessa gente toda com as respostas, umas mais certas que outras.
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes