Página 1 de 2

uma nova infâmia

MensagemEnviado: sábado set 28, 2013 11:14
por luis_pt
// int peixeirada = 1;

Vinte e dois de setembro de dois mil e treze, uma data que viverá para sempre na infâmia, como o momento em que se perpetrou novo atentado à dignidade do geocaching nacional: depois dos founds de sofá, temos agora o found por videoconferência!

[:(!]


Ah, quando se percorriam km no meio do mato, com carta topográfica e bússola mecânica - porque os geocachers daquele tempo eram gajos de barba rija - para, uma vez encontrada a cache que tinha saído naquela semana, se descrever a experiência cuidadosamente (e com letra bonita) no tomo encadernado a couro...

http://www.youtube.com/watch?v=LOtAfLvhSZo

Re: uma nova infâmia

MensagemEnviado: sábado set 28, 2013 21:31
por clcortez
Bom, aqui posso garantir que o found foi feito por piada. É que o Miguel é um dos que há mais tempo cá anda e tem ido sempre às Geochurrascadas. Este ano foi trabalhar para Angola e não podia cá estar. Amavelmente ligaram para ele para lhe dar um abraço e "trazê-lo" ao Evento. Não se trata de números, caça aos quilómetros percorridos ou outra treta qualquer dessas, trata-se de camaradagem, brincadeira, convívio, amizade. Algo que os geocachers se deviam preocupar mais para serem mais felizes e descontraídos em vez de andarem a correr para caches acabadas de sair, fazer PTs de empreitada e "varrer" as caches todas de uma região, que isso só deve causar stress. Cada um faz o que lhe dá mais prazer, e acho que, neste caso, sendo algo que foi feito em consciência e com frontalidade, eu não condeno, apesar de me considerar até bastante "purista".
E não foi caso único, também o Rui Kelux foi contactado e também ele esteve "presente" na Geochurrascada desde a Amazónia, Brasil.

Re: uma nova infâmia

MensagemEnviado: domingo set 29, 2013 09:37
por geopate
Por acaso não concordo em nada com isto (não é que me importe muito), mas de facto não devia ser feito found, seja por amizade ou outro motivo. A camaradagem é a mesma fazendo uma write note como o Kelux fez. Um dia destes fazemos founds em espírito...

Re: uma nova infâmia

MensagemEnviado: domingo set 29, 2013 12:41
por rifkinda
Por essa ordem de ideias, nós também teríamos direito a um found... [:P]
Enquanto tivemos retidos na A1 durante uma hora por causa de um incêndio, a caminho de Lisboa, claro que pensámos na churrascada e se já teriam tirado a foto de grupo.
E até somos "habitués" deste evento anual...

Ninguém da organização nos telefonou... deve ter sido por isso... mas o nosso espírito por alguns minutos esteve lá... lá isso esteve! [:D]

Brincadeiras à parte, acho que o found não se justifica. E só foi permitido como disse o Claúdio por uma questão de caramadagem e tal...

Re: uma nova infâmia

MensagemEnviado: domingo set 29, 2013 20:04
por lynxpardinus
Fico contente por o Miguel (e o Rui) ter conseguido participar!

Re: uma nova infâmia

MensagemEnviado: segunda set 30, 2013 08:12
por elpombero
Para fazer o attended num evento não é preciso assinar o logbook?

Re: uma nova infâmia

MensagemEnviado: segunda set 30, 2013 09:24
por hfilipe
Infâmia parece-me uma palavra demasiado forte.

Percebo que tenha sido a amizade que levou a que o mtrevas e RKeluz tivessem sido "trazidos" para a GeoChurrascada de forma virtual mas logar um found, mesmo por brincadeira, já me parece exagerado. Uma note servia perfeitamente para registar o momento e evitava estas "polémicas".

Re: uma nova infâmia

MensagemEnviado: segunda set 30, 2013 10:42
por btrodrigues
elpombero Escreveu:Para fazer o attended num evento não é preciso assinar o logbook?


não é obrigatório o uso de um logbook num evento.

Re: uma nova infâmia

MensagemEnviado: segunda set 30, 2013 11:02
por elpombero
btrodrigues Escreveu:
elpombero Escreveu:Para fazer o attended num evento não é preciso assinar o logbook?


não é obrigatório o uso de um logbook num evento.

Obrigado btrodrigues. Estava convencido que era preciso um logbook.
Ainda assim infâmia também me parece exagerado. Há coisas bem mais graves...
Mas uma simples Note tinha resolvido a questão e, na minha opinião, de forma bem mais honesta.

Re: uma nova infâmia

MensagemEnviado: segunda set 30, 2013 13:52
por adolfo dias
eu acho que ha gente que vive demasiado o jogo...

Re: uma nova infâmia

MensagemEnviado: segunda set 30, 2013 16:12
por vsergio
Os Homens da Luta lutam por um geocaching saudável, divertido e saboroso.
A chamada do MTrevas foi muito saborosa, saudável e divertida.
Found Aceite!

E aceitamos os founds que quiserem fazer. Todos! Se o fizerem com gosto e amor, tal como o Miguel e o Rui o fizeram.

Os que não percebem, ou custam a aceitar, está visto que não estão dentro do espírito da Geochurrascada... Têm que lá ir!

Re: uma nova infâmia

MensagemEnviado: segunda set 30, 2013 16:53
por jasafara
E para o ano na 10ª edição que se quer mega, como tem de haver logbook, se for necessário arranja-se uma autopen :)

Re: uma nova infâmia

MensagemEnviado: segunda set 30, 2013 22:48
por MAntunes
Também me parece que o termo "infâmia" é um bocado forte.

No entanto, registar como participado um Evento sem lá ter estado, é algo que eu não faria.

Entendo que só se deve registar uma cache como encontrada, se realmente ela tiver sido encontrada pelo próprio e um Evento registado como atendido, ou participado, se realmente se tiver participado nele.

Agora, o que significa participar num evento? Procurei nas guidelines e no Google e não encontrei a definição de que participar num evento signifique estar fisicamente presente nele. Até porque, existem Eventos na Internet em que se participa neles de forma digital (os hangouts, os live webcasts, etc). Obviamente que o Evento em questão - uma Churrascada - era claramente um Evento físico, de presença no local, fruto de muito trabalho braçal, logística pesada, etc e, por isso, não cola a falta de definição do termo "participar num evento" para considerar a situação actual como aceite sem dúvidas e/ou polémica.

Tudo isto para sublinhar que o termo "infâmia" é exagerado mas de que me parece mal e incorrecto o registo do "attended" por parte do Miguel na GeoChurrascada deste ano.

Quantos e quantos geocachers não atenderam / participaram em Eventos em que gostariam de ter estado mas não estiveram porque não puderam deslocar-se fisicamente ao local do mesmo? Fosse porque estivessem a trabalhar, fosse porque estivessem no estrangeiro, fosse por morte ou nascimento de um familiar.... fosse... pelo que fosse? Terá sido também pela especial amizade que liga o Miguel ao grupos dos organizadores, sim, mas e que outras situações em que Geocachers amigos, mais ainda, familiares até, não puderam estar presentes em Eventos organizados por outros?

Também acho que a Note era o tipo de log correcto para esta situação.

Este acontecimento - um log attended num Evento sem se lá ter estado presente - só descredibiliza o tipo de log "Attended" assim como o registar como encontrada uma cache sem se ter efectivamente encontrado, só descredibiliza o tipo de log "Found" e, ambas as situações, descredibilizam os números de "Founds" e "Attends" que muitos parece terem orgulho em ver crescer nas suas estatísticas pessoais.

Hesitei um pouco em manifestar a minha opinião para não melindrar o Miguel mas, como também me considero amigo dele, achei que deveria ter a frontalidade de dizer o que penso. Não é uma pedrada, como o Miguel premeditou no seu log, mas a minha opinião que, embora previsível para muitos, não podia deixar de ser manifestada.

Fi-lo aqui porque foi aqui que tomei conhecimento da situação (não pude ir à Geo Churrascada) e porque este é um Forum de Discussão e este - a legitimidade dos logs - é um tema que cada vez mais está, na minha opinião, em causa. Embora seja uma situação em que me parece que cada vez mais a comunidade encolhe os ombros e, por isso, me espanta porque ainda há tanta gente a correr atrás dos números (gastando recursos) visto que, cada vez mais, eles, os números, são... ocos, vazios de credibilidade.

Re: uma nova infâmia

MensagemEnviado: sábado Oct 05, 2013 14:13
por Kelux
Infâmia... é aquilo que alguns políticos nos fazem, desde há algum tempo, obrigando alguns de nós a ter de procurar trabalho fora da pátria... nada do que se refira a uma brincadeira, passatempo, jogo, pode ter esse tipo de adjetivação.

Apenas para esclarecer uma pequena incorreção... ninguém da Geochurrascada me ligou.
Fui eu que contatei o Zipp desde aqui, perguntando se ele estava no evento, após o que iniciámos uma ligação pelo Skype... ou seja, tudo de improviso. Não façam "filmes".

Imagino que após essa ligação, os amigos terão tido a ideia de ligar para o Miguel em Luanda... foram portanto situações parecidas, mas não relacionadas ou planeadas.

Obviamente que a única opção, do meu ponto de vista, seria depois logar uma Note... e assim fiz.

Re: uma nova infâmia

MensagemEnviado: sábado Oct 05, 2013 21:05
por luis_pt
Kelux Escreveu:Obviamente que a única opção, do meu ponto de vista, seria depois logar uma Note... e assim fiz.


Uma atitude digna. [^]