por MAntunes » segunda set 30, 2013 22:48
Também me parece que o termo "infâmia" é um bocado forte.
No entanto, registar como participado um Evento sem lá ter estado, é algo que eu não faria.
Entendo que só se deve registar uma cache como encontrada, se realmente ela tiver sido encontrada pelo próprio e um Evento registado como atendido, ou participado, se realmente se tiver participado nele.
Agora, o que significa participar num evento? Procurei nas guidelines e no Google e não encontrei a definição de que participar num evento signifique estar fisicamente presente nele. Até porque, existem Eventos na Internet em que se participa neles de forma digital (os hangouts, os live webcasts, etc). Obviamente que o Evento em questão - uma Churrascada - era claramente um Evento físico, de presença no local, fruto de muito trabalho braçal, logística pesada, etc e, por isso, não cola a falta de definição do termo "participar num evento" para considerar a situação actual como aceite sem dúvidas e/ou polémica.
Tudo isto para sublinhar que o termo "infâmia" é exagerado mas de que me parece mal e incorrecto o registo do "attended" por parte do Miguel na GeoChurrascada deste ano.
Quantos e quantos geocachers não atenderam / participaram em Eventos em que gostariam de ter estado mas não estiveram porque não puderam deslocar-se fisicamente ao local do mesmo? Fosse porque estivessem a trabalhar, fosse porque estivessem no estrangeiro, fosse por morte ou nascimento de um familiar.... fosse... pelo que fosse? Terá sido também pela especial amizade que liga o Miguel ao grupos dos organizadores, sim, mas e que outras situações em que Geocachers amigos, mais ainda, familiares até, não puderam estar presentes em Eventos organizados por outros?
Também acho que a Note era o tipo de log correcto para esta situação.
Este acontecimento - um log attended num Evento sem se lá ter estado presente - só descredibiliza o tipo de log "Attended" assim como o registar como encontrada uma cache sem se ter efectivamente encontrado, só descredibiliza o tipo de log "Found" e, ambas as situações, descredibilizam os números de "Founds" e "Attends" que muitos parece terem orgulho em ver crescer nas suas estatísticas pessoais.
Hesitei um pouco em manifestar a minha opinião para não melindrar o Miguel mas, como também me considero amigo dele, achei que deveria ter a frontalidade de dizer o que penso. Não é uma pedrada, como o Miguel premeditou no seu log, mas a minha opinião que, embora previsível para muitos, não podia deixar de ser manifestada.
Fi-lo aqui porque foi aqui que tomei conhecimento da situação (não pude ir à Geo Churrascada) e porque este é um Forum de Discussão e este - a legitimidade dos logs - é um tema que cada vez mais está, na minha opinião, em causa. Embora seja uma situação em que me parece que cada vez mais a comunidade encolhe os ombros e, por isso, me espanta porque ainda há tanta gente a correr atrás dos números (gastando recursos) visto que, cada vez mais, eles, os números, são... ocos, vazios de credibilidade.