Página 1 de 1

Para-arranca

MensagemEnviado: terça jul 23, 2013 08:32
por geo-amd
Há cerca de 20 anos ensinaram-me que o para-arranca dos automóveis tem 2 efeitos negativos: [1] desgasta o motor; [2] aumenta o consumo pois sempre que se "dá à chave", lá vai mais meio litro de combustível. Portanto, se calhar mais vale deixar sempre o motor a trabalhar...

Alguém confirma esta informação? Se calhar não é verdadeira.

No último domingo percorri um power trail novo. A zona estava ao rubro e cruzei-me com mais de meia dúzia de teams, todos de cachemóvel (ou cachemobile, se preferirem).

velha relíquia.jpg
velha relíquia.jpg (85.6 KiB) Visualizado 2461 vezes

Re: Para-arranca

MensagemEnviado: terça jul 23, 2013 09:43
por rifkinda
Não gosto muito de fazer caches em modo pára-arranca. Ultimamente temos preferido estacionar e dar uma volta a pé por umas quantas de caches.
Quanto às consequências menos boas para os carros, não sei...

Re: Para-arranca

MensagemEnviado: terça jul 23, 2013 09:49
por geopate
Acho que depende muito do carro e se é a gasolina ou gasóleo. No meu caso e sendo a gasolina se tiver mais do que um minuto ou dois ao ralenti, prefiro desligar. Devem consumir mais no arranque, mas meio litro parece-me exagerado, até porque hoje em dia existem novos motores que são automaticamente desligados se estiverem parados algum tempo, como nos semáforos e filas demoradas.
Uma coisa é certa, quase não faço geocaching devido ao preço desta... :-(

Re: Para-arranca

MensagemEnviado: terça jul 23, 2013 12:19
por geo-amd
Quem diria que até a Wikipedia tem a resposta à minha pergunta: Idle (engine)!
Ver também http://www.consumerenergycenter.org/myths/idling.html.

Conclusão: convém desligar o cachemóvel sempre que se prevê uma imobilização de 10 ou mais segundos. Teoricamente até se devia desligar nos semáforos; só não se faz isso por questões de segurança do trânsito. A partir dos 10 segundos, deixar o carro parado a funcionar aumenta o desgaste das peças e aumenta o consumo do combustível.

Nos carros que se fabricavam há mais de 30 anos era completamente diferente, mas isso agora interessa pouco.

Re: Para-arranca

MensagemEnviado: terça jul 23, 2013 12:24
por geo-amd
Já agora, para ligar o carro basta "dar à chave". Não se deve carregar ao mesmo tempo no acelerador.

Re: Para-arranca

MensagemEnviado: terça jul 23, 2013 12:52
por geo-amd
Para mim ainda é estranho ver escrito "para-arranca" sem acento, de acordo com a nova norma. Mas penso que o Fernando Pessoa havia de gostar.

Antes de 1911 usavam-se menos acentos agudos do que atualmente. Este texto de Fernando Pessoa, contra a reforma ortográfica de 1911, é um bom exemplo de quase ausência desses acentos.

Fernando Pessoa Escreveu:Não tenho sentimento nenhum politico ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriotico. Minha patria é a lingua portugueza. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incommodassem pessoalmente, Mas odeio, com odio verdadeiro, com o unico odio que sinto, não quem escreve mal portuguez, não quem não sabe syntaxe, não quem escreve em orthographia simplificada, mas a pagina mal escripta, como pessoa propria, a syntaxe errada, como gente em que se bata, a orthographia sem ipsilon, ... (Livro do Desassossego)

Re: Para-arranca

MensagemEnviado: terça jul 23, 2013 13:10
por lgass
E depois há uns que só é preciso carregar no botão para ligar e dealigar. E outros que ainda o fazem sozinho

Re: Para-arranca

MensagemEnviado: quinta jul 25, 2013 10:47
por allien
geo-amd Escreveu:Já agora, para ligar o carro basta "dar à chave". Não se deve carregar ao mesmo tempo no acelerador.


O que se deve é carregar na embraiagem de forma a facilitar o arranque.