• Anúncios

Garmin contra Groundspeak

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Garmin contra Groundspeak

Mensagempor lynxpardinus » quinta dez 09, 2010 22:13

É uma boa opinião - no entanto, confesso, que, apesar de bem fundamentada, não concordo com ela.

A concorrência é boa. Obriga as empresas que prestam serviços aos consumidores (nós) a melhorarem constantemente, de forma a que nos ofereçam um melhor produto, mais barato. No que respeita ao geocaching, isso significará coisas como novas funcionalidades, a funcionarem bem, a uma melhor manutenção e evolução do site, a que passe a ser gerido de forma profissional,... - se quiseres, acho que podes ir ver posts mais antigos meus, mesmo nesta thread, em que concretizo estas questões um pouco melhor. Acho que o nosso interesse (pelo menos o meu!) deve ser orientado para o consumidor. É aquilo que somos, e, por isso, não estou aqui a defender a Groundspeak, o opencaching.com, o opencaching.us ou o navicache. Todos eles são produtos de empresas que me prestam um serviço.

E todas as empresas que prestam serviços / vendem produtos têm que ter concorrência que as obrigue a evoluir. Nos anos 80, as pessoas estavam satisfeitas com a PT - no entanto, nos últimos 20 anos, percebemos até que ponto o serviço poderia evoluir, graças à concorrência. O mesmo exemplo sucede com a RTP, a Microsoft, a Nokia... O mesmo sucede na empresa em que trabalho - se não houvesse concorrência, não procuraríamos evoluir todos os dias para apresentar melhores produtos e mais baratos. Neste momento, terias que pagar €50 por um produto que ainda te deixaria nódoas na roupa, ou por um shampoo com cheiro a ranço - é a realidade dos mercados monopolistas ou quase-monopolistas.

Já aqui tive oportunidade de dizer, e volto a afirmá-lo, que estou, genericamente, satisfeito com o geo.com - se não, há muito que teria passado o meu geocaching para outro site, ou que teria, pura e simplesmente, abandonado o geocaching. Agora, quando olho para o opencaching.com, vejo já coisas positivas, que vão obrigar o geo.com a melhorar a sua performance - assim, de repente, lembro-me do sistema de classificação de caches (que os utilizadores do geo.com já pediam há muito, mas aos quais a Groundspeak nunca ligou muito) e do mapa de localização das caches, muito visual (óbvio) e fácil de utilizar. E, como é óbvio, tem ainda muito que evoluir.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Carlytos » quinta dez 09, 2010 23:01

lynxpardinus Escreveu:É uma boa opinião - no entanto, confesso, que, apesar de bem fundamentada, não concordo com ela.

A concorrência é boa. Obriga as empresas que prestam serviços aos consumidores (nós) a melhorarem constantemente, de forma a que nos ofereçam um melhor produto, mais barato. No que respeita ao geocaching, isso significará coisas como novas funcionalidades, a funcionarem bem, a uma melhor manutenção e evolução do site, a que passe a ser gerido de forma profissional,... - se quiseres, acho que podes ir ver posts mais antigos meus, mesmo nesta thread, em que concretizo estas questões um pouco melhor. Acho que o nosso interesse (pelo menos o meu!) deve ser orientado para o consumidor. É aquilo que somos, e, por isso, não estou aqui a defender a Groundspeak, o opencaching.com, o opencaching.us ou o navicache. Todos eles são produtos de empresas que me prestam um serviço.

E todas as empresas que prestam serviços / vendem produtos têm que ter concorrência que as obrigue a evoluir. Nos anos 80, as pessoas estavam satisfeitas com a PT - no entanto, nos últimos 20 anos, percebemos até que ponto o serviço poderia evoluir, graças à concorrência. O mesmo exemplo sucede com a RTP, a Microsoft, a Nokia... O mesmo sucede na empresa em que trabalho - se não houvesse concorrência, não procuraríamos evoluir todos os dias para apresentar melhores produtos e mais baratos. Neste momento, terias que pagar €50 por um produto que ainda te deixaria nódoas na roupa, ou por um shampoo com cheiro a ranço - é a realidade dos mercados monopolistas ou quase-monopolistas.

Já aqui tive oportunidade de dizer, e volto a afirmá-lo, que estou, genericamente, satisfeito com o geo.com - se não, há muito que teria passado o meu geocaching para outro site, ou que teria, pura e simplesmente, abandonado o geocaching. Agora, quando olho para o opencaching.com, vejo já coisas positivas, que vão obrigar o geo.com a melhorar a sua performance - assim, de repente, lembro-me do sistema de classificação de caches (que os utilizadores do geo.com já pediam há muito, mas aos quais a Groundspeak nunca ligou muito) e do mapa de localização das caches, muito visual (óbvio) e fácil de utilizar. E, como é óbvio, tem ainda muito que evoluir.

Leiam e raleiem este texto! Vejam como alguém realmente percebo do assunto!
Sem criticar nenhuma das plataformas, consegue descrever a realidade da situação em causa (e do resto do mundo) e mostra como todos podemos ganhar com as duas plataformas e não só!
Cump,
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Mensagempor lynxpardinus » terça dez 14, 2010 12:49

Alguém sabe quantas visitas é que as caches do opencaching em Portugal estão a ter? Confesso-me curioso em tentar perceber se as visitas que estão a ter são logs únicos ou feitos em conjugação com o geo.com. É que, muito sinceramente, não os estou a ver com nada 'no ar' para tentar captar logs - também não sei se o deverão fazer já, uma vez que o site está ainda longe de estar perfeito.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lmpinto » terça dez 14, 2010 13:04

Há bocadito dei por mim no site a fazer alguns logs de algumas caches do GC que entretanto surgiram no OC (duas do Carlytos, por sinal ;)

Como ainda não sou PM, fiz copy-paste de um dos logs. Qual não é o meu espanto quando vou ao mapa e reparo que ainda lá está... Pois, tem lá a opção de esconder os meus finds... Mas gostava que, mostrando-os, aparecessem com um icone diferente. Enfim.

Depois, passo ao segundo log. Engano-me e meto a data de hoje (14) e não a data certa - 11. Onde é que se edita? Dá sequer para editar? Ou apagar? E um bom bocado depois de ter metido o log ainda me dizia que a cache não tinha sido encontrada...

Enfim. O site está muito verde, aquilo é uma demo e não é sequer uma beta. Há imensa funcionalidade que não funciona, é lento, pouco ergonómico, enfim.

Não gostei. Pode ser que melhore, mas acho que não me vou dar ao trabalho de lá por mais logs.

Ah, e Carlytos - gostei das tuas caches - as outras ficam para outro dia ;)

Ah, e reparei agora! Na altura aparecia-me 14 de Dezembro, agora aparece-me bem - mas eu não alterei nada...
Imagem
lmpinto
Small

Registado: sexta Oct 29, 2010 15:30

Mensagempor lenan2do » terça dez 14, 2010 23:05

O site já foi alvo de testes da nossa parte e revela muito boas intenções e muitas fraquezas.
Sem um local explícito para relatar os bugs, o site está condenado a não ter futuro.
Mas tudo pode mudar!
lenan2do
Regular

Registado: terça fev 26, 2008 18:07

Mensagempor lynxpardinus » sábado dez 18, 2010 10:34

Entretanto, e relacionado com o último post, já alguém tentou enviar um mail para o "helpdesk" do opencaching e recebeu resposta?
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor Carlytos » sábado dez 18, 2010 11:03

lynxpardinus Escreveu:Entretanto, e relacionado com o último post, já alguém tentou enviar um mail para o "helpdesk" do opencaching e recebeu resposta?

Já enviei e passados 3 dias nada... nem uma resposta automatica sequer!
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Mensagempor lynxpardinus » terça dez 21, 2010 10:39

O problema é que, penso que não és o único. Há alguns relatos da mesma situação por essa net fora. O que significa que o Opencaching.com nem sequer estará a responder a pedidos básicos - sendo que disso dependem questões como a garantia de ownership de caches e a distância mínima entre elas...

Entretanto, o "Itsnotaboutthenumbers" (que agora mudou de nome para "notaboutthenumbers" está a promover um inquérito online sobre o opencaching.com . Se alguém quiser votar, o link é este - http://www.notaboutthenumbers.com/2010/ ... -com-poll/ .
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor Torgut » terça dez 21, 2010 15:47

Se os homens não dão atendimento a questões mais reais, relacionadas com problemas com os produtos deles, haviam agora de estar a perder tempo com brincadeiras.........
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor lynxpardinus » quarta dez 22, 2010 09:51

Entretanto, o opencaching.com terá iniciado um processo de revisão. Esse processo é baseado nas reviews dos geocachers individuais, que podem dar um feedback positivo (cada voto = +1) ou negativo (com um valor de -3) a cada cache antes de ser publicada. Apenas caches com um feedback positivo depois de 12 horas poderão ser publicadas.

http://www.cachemania.com/garmin-strike ... g/2010/12/
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lynxpardinus » terça jan 04, 2011 09:35

Entretanto, já estão disponíveis os resultados do inquérito do "Not About the Numbers" relativo ao Opencaching.

Podem ler os resultados em http://www.notaboutthenumbers.com/2011/ ... -knockout/ , mas, a principal mensagem é que o Opencaching é literalmente arrasado nesta avaliação por parte dos consumidores. Um dos principais pontos é que, apesar de 85% dos geocachers que responderam se terem inscrito no opencaching.com , a grande maioria diz que "o Opencaching não é para eles", ou seja, experimentaram, mas não estão agradados e não querem voltar a 'comprar' o produto.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lynxpardinus » segunda jan 17, 2011 12:44

Segundo o Geocaching Journal, o GSAK já tem uma macro para as caches que estejam no opencaching.com . Chamada OpencachingGarmin.gsk, esta macro parece funcionar por defeito com base nas vossas coordenadas de "casa".
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor RavenMaster » segunda jan 17, 2011 15:23

Sim, já desde Dezembro que ela está disponível.

http://ravenmasterthoughts.blogspot.com ... ching.html

Basta escrever o número de caches desejado (5000 mais próximas de casa por exemplo) e voilá.
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor lynxpardinus » sábado jan 22, 2011 10:34

O site http://oxcacher.com/ox-files/ (que, basicamente, é um blog), é dedicado, maioritariamente, ao opencaching.com com Android.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lynxpardinus » sábado jan 22, 2011 10:51

E, entretanto, o "Not About the Numbers" (o antigo "It's Not About the Numbers") produziu uma análise bem interessante sobre os diferentes serviços de geocaching no Mundo, através do Google Insight (uma ferramenta que permite a comparação de buscas de termos). É muito interessante (mais do que perceber que o geocaching.com é o líder absoluto) perceber o que se passou (e passa) com o opencaching.com, que atingiu muito rapidamente o segundo lugar, mas depois decaiu rapidamente - o autor relaciona esse movimento com o interesse que vemos também no opencaching.de, considerando como factor fundamental a curiosidade dos geocachers alemães. Mas é também bastante interessante perceber, no primeiro gráfico, como existiu um pico de interesse no geo.com em 2009, que depois decaiu - e para o qual não encontro explicação.

O artigo em maior detalhe - http://www.notaboutthenumbers.com/2011/ ... -services/ .
lynxpardinus
Moderador

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes