• Anúncios

Tralha na mochila...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Tralha na mochila...

Mensagempor geobumblebee » segunda mar 12, 2012 00:09

É curiosa a evolução da tralha na mochila, que ao fim ao cabo, de uma forma generica representa a evolução do GC.

Por exemplo, comparando a tralha utilizada pelo Plnauta em 2007, ver comentário neste tópico, vai uma Grande diferença.
GPS (Geobumblebee 2012) Garmin Oregon / (PLnauta 2007) Garmin 60CSx
= Frontal
= 1 par de luvas
= 1 chapéu
(Geobumblebee 2012) Telemovel Androide /(PLnauta 2007) caderno de campo
(Geobumblebee 2012) Lápis do IKEA em quantidade apreciável / (PLnauta 2007) Lápis e canetas em quantidade apreciável
(Geobumblebee 2012) Já não utilizo os famosos sacos de lixo pretos / (PLnauta 2007) sacos de lixo
(Geobumblebee 2012) Nunca utilizei / (PLnauta 2007) Sacos para recolha de amostras
(Geobumblebee 2012) Nunca utilizei / (PLnauta 2007) Porta mapas
(Geobumblebee 2012) Nunca utilizei e com os actuais GPS julgo que já não é necessário / (PLnauta 2007) Cartas militares
(Geobumblebee 2012) Nunca utilizei / (PLnauta 2007) Bússola
(Geobumblebee 2012) 1 garrafa de água Pingo Doce :oops: / (PLnauta 2007)1 cantil
(Geobumblebee 2012) Nunca utilizei / (PLnauta 2007)1 canivete
= Pilhas recarregáveis- recarregadas (às vezes [:o)] )
geobumblebee
Micro

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lynxpardinus » segunda mar 12, 2012 09:11

Sim, fazendo essa comparação, acho que se torna evidente que tudo se tornou muito mais paperless.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 10:11

Embora seja novo no geocaching, ja tenho alguma experiencia de navegacao em mato.
Assim deixo aqui o conteudo da minha mochila.

Nao é uma mochila mas sim uma mala a tiracol com o sistema molle de forma a poder ir adicionando coisas/bolsas a medida das necessidades.

Bussola
Mapas topograficos (sintra e arrabida para onde vou mais)
Canivete multiusos
Apito de emergencia com espelho sinalizador
Faca de mato (pequena 22cm)
Canivete para trabalhos de precisao
2 cobertores de aluminio no caso de ser obrigado a passar a noite sem estar prevenido, ficam do tamanho de um guardanapo
Isqueiro e flint de magnesio
Estojo de primeiros socorros
Kit de pesca
Sacos de plastico, alem de serem bons para transportar amostras no caso de nos perdermos podemos queima los, o fumo preto vai chamar a atencao no meio do verde do mato
Canetas
Cantil de metal
20m de paracord
Luvas
Lanterna de led
Bloco de notas
Maquina fotografica com 2 jogos suplentes de pilhas recarregaveis
Carregador solar de telemovel.

E o meu recentemente adquirido casio protrek xD

E pronto acho que é tudo, como vêm é um kit mais virado para o bushcrafting, mas como disse na apresentacao procuro uma actividade que alem de fazer com os amigos tambem possa fazer com a minha namorada dai o interesse no geocaching xD

Ja agora como iniciante na modalidade gostaria de pedir as vossas opinioes quanto a material que acham que se torna necessario para o geocaching com o qual eu podia fazer um upgrade ao meu kit, tambem estou aberto a sugestoes quando a material que "carrego" e considerem desnecessario para a modalidade.

Cumps

P.S. como gps dado ainda ser verdinho o uso o telemovel, com o c:geo
JRibeiro
Micro

Registado: terça mar 13, 2012 10:13

Mensagempor rifkinda » quarta mar 14, 2012 10:44

2 cobertores de aluminio no caso de ser obrigado a passar a noite sem estar prevenido, ficam do tamanho de um guardanapo

Já andámos à procura de cobertores desses, mas não encontrámos à venda. Podes dizer-nos onde é que se vendem?
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 11:08

Boas, ve aqui -» http://www.ebay.com/itm/330617234856?ss ... 1423.l2649
Preço/qualidade imbativeis.
Nao sei qual é o teu nivel de experiencia com este material, mas aviso que depois de usados nao sao faceis de dobrar e ficam muito maiores dando "guerra" na mochila.
Sao uma coisa para usar "em caso de emergencia" la esta.
Dentro do carro tenho o meu kit ja para casos mais banais, se o que pretendes é pernoitar no mato com alguma frequencia estes cobertores nao sao o ideal.
Se assim for posso te dar algumas ideias da minha experienca.

Peço desculpa se estiver a "ensinar a missa ao padre" ;)
JRibeiro
Micro

Mensagempor rifkinda » quarta mar 14, 2012 11:26

A ideia é só usar em caso de emergência.
Tentámos comprar antes de irmos para uma caminhada de 30 kms ao longo da antiga linha de comboio do Douro, numa zona que estávamos bastante longe da civilização. Como tínhamos algum receio de não conseguir fazer a caminhada toda num só dia, queríamos levar desses cobertores, para nos agasalhar se a noite nos apanhasse.
Como na altura não encontrámos à venda, decidimos ir carregados com mochila de campismo, sacos cama e afins, para o caso de termos de pernoitar, com roupa extra e comida. Tudo somado deu um grande volume e peso...
Felizmente, conseguimos fazer toda a caminhada num só dia, mas por outro lado, andámos a carregar peso a mais, durante os 30kms.

Lá está... é o que dizes... com a experiência deve-se ir aprendendo a fazer uma mochila mais leve... :wink:
rifkinda
Moderador

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 11:42

Eu sei o que é isso acredita xD
Se quiseres posso te aconselhar um kit muito leve e util para esse tipo de situacoes.
Dispensa tendas e todas essas coisas.

Eu tenho sempre um no carro, para teres uma nocao do tamanho, fica +/- da dimensao daqueles extintores de trazer no carro.

Abc
JRibeiro
Micro

Mensagempor CoolWrangler » quarta mar 14, 2012 11:47

rifkinda Escreveu:

Já andámos à procura de cobertores desses, mas não encontrámos à venda. Podes dizer-nos onde é que se vendem?

Há alguns kit's de primeiros socorros que incluem um cobertor desses. Atenção que tem duas faces, uma para o frio outra para o calor.
Imagem

Imagem
CoolWrangler
Small

Registado: sexta ago 29, 2008 13:11

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 11:56

So posso falar dos que conheco, aqueles que uso e dei o link.
Esses so têm um lado, sao essencialmente para manter o calor corporal, logo para usar no frio.
No calor nunca experimentei, presumo que por serem em aluminio aquecam bastante com o sol.
De qualquer forma mais facilmente se improvisa um abrigo para o calor do que para o frio.

Tenho conhecimento é de uns a prova de fogo, do genero, tas no mato ves te cercado por um incendio cobres te com aquilo e o material nao arde nem te queima, embora nunca tenho experimentado nada disso.
JRibeiro
Micro

Mensagempor tmob » quarta mar 14, 2012 12:09

Costuma haver na dechatlon ou sportzone.
Imagem
tmob
Regular

Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Mensagempor CoolWrangler » quarta mar 14, 2012 12:13

JRibeiro Escreveu:
Tenho conhecimento é de uns a prova de fogo, do genero, tas no mato ves te cercado por um incendio cobres te com aquilo e o material nao arde nem te queima, embora nunca tenho experimentado nada disso.

Nem aconselho. Essas mantas são muito utilizadas pelos bombeiros de montanha nos EUA e parece que funcionam, mas... eles, além da manta, estão equipados com equipamentos de respiração. Sem isso, não morres do calor, mas morres da falta de oxigénio. [xx(]
Imagem

Imagem
CoolWrangler
Small

Registado: sexta ago 29, 2008 13:11

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 12:18

bicho felpudo Escreveu:Humm... :roll: Deixem cá ver :?? ...

-mochila RIP CURL ( já sei que é de surfistas [8D] ...)
-GPS Garmin nüvi 205 e respectivo carregador
-mac ou PDA
-bloco de notas
-caneta normal, de acetato e lápis
-lanterna
-canivete suíço
-bolsa de primeiros socorros
-luvas
-autocolantes para os logs
-itens para troca
-água
-toalhetes ( para limpar as mãozinhas,claro :D )
-sacos pretos
-...

Acho que não levo mais nada... [^]

Boas, tenho um gps do mesmo modelo!
Que tal te tens dado com ele nestas aventuras?

Cumps
JRibeiro
Micro

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 12:20

CoolWrangler Escreveu:
JRibeiro Escreveu:

Nem aconselho. Essas mantas são muito utilizadas pelos bombeiros de montanha nos EUA e parece que funcionam, mas... eles, além da manta, estão equipados com equipamentos de respiração. Sem isso, não morres do calor, mas morres da falta de oxigénio. [xx(]

Exactamente!Tambem tinha pensado nisso dai nunca ter adquirido.
Alem de que ja acho uma situacao muito extrema sermos apanhados completamente cercados por um incendio!
Para isso confesso que nao estou preparado :P
JRibeiro
Micro

Mensagempor SandroD » quinta mar 15, 2012 23:18

rifkinda Escreveu:

Sei que já vi na decathlon à venda, mas na semana passada andei por lá à procura e não havia.
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small

Registado: quarta dez 15, 2010 22:49

Mensagempor rifkinda » sexta mar 16, 2012 05:50

Sim, na altura (há uns 2 ou 3 anos) procurámos da decatlhon e não havia, nem nos souberam dizer onde se encontravam à venda.
rifkinda
Moderador

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes