• Anúncios

Estava errado! Cuidado, deixem-se de demagogia.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Estava errado! Cuidado, deixem-se de demagogia.

Mensagempor Torgut » quinta jun 25, 2009 22:31

Sagitario Escreveu:Meus caros, não estou em desacordo com ninguem aqui, o que escrevi e mantenho é que "em Roma, sê Romano", simplesmente isto.

Na Suiça tive dificuldades de tradução, muitas mesmo, mas fiz as caches todas a que me propús e numa delas a minha tradução estava completamente ao contrario, andei a procurar no chão o que estava no Ar, pk? pk errei na tradução.

Mas se eu, Jorge Ferreira, quando estou na Suiça ou noutro Pais qq tenho que cumprir as normas vigentes, pk os Ingleses ou Suiços ou Alemães tem de ser tratados de forma diferente quando cá estão. Não vejo o pk deste tratamento diferenciado.

E não, não estou a privar ninguem de ca cachar, só não gosto é de ser tratado de forma diferente só pk sou Português, nem vou tratar diferente quem cá vem.
E meus caros, se calhar sou eu que estou mesmo errado, mas não sei agradar a estrangeiro só pk sim.

1) Gosto desse "em Roma sê Romano". Portanto, estamos a falar de um jogo baseado nos EUA, desenvolvido por uma empresa dos EUA, practicado com base num website em inglês e alojado em servidores nos EUA. Ainda há dúvidas de qual é a Roma do Geocaching? Sim, sê romano.

2) Quem leia o Sagitário até pode ficar com a ideia que "os estrangeiros" são uma confraria de 5 ou 6 gajos que se reuniram e decidiram em acta devidamente lavrada que há que tramar os portugueses e nada de criar caches que nós possamos compreender. E então pronto, a gente retalia criando caches que "os estrangeiros" não compreendam e fica tudo quite.

3) Portanto, porque um cabeçudo qualquer chamado Johan Bauer lá na Suiça criou 30 caches em alemão apenas, e com ele outros da mesma laia, o próximo Sul-Coreano que vier visitar Portugal e procurar umas caches vai ver como é que é! Agradar aos gajos? Nah... eles que aprendam todos Português, pois claro. Quem não quiser, que se lixe... toca a procurar caches sem hint, sem informação... e aprender sobre os sítios que se visita? A mesma coisa... vão aprender Português malandros, evidentemente.

4) Na Suiça não há normas. Parece é que há anormais a dar com pau. Solução? Multiplicamos os anormais portugueses para estar ao mesmo nível. Boa! Assim, quando os suecos vierem a Portugal, já podem aprender como é ser um imbecil, e voltando à sua terra podem ir a correr modificar as suas caches, para corresponder ao excelente padrão de imbecilidade que por aqui encontraram, que, por sua vez, foi importada da exemplar Suiça. Bravo!! Ah! Tive uma ideia! E que tal o Jorge Ferreira aprender antes com os suecos, ou com os gregos, as "normas vigentes"? E assim, tratar estas gentes mais razoáveis que os outros cabeçudos sem ser "de forma diferente"?
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor papaleguas » quinta jun 25, 2009 23:44

Jesus Escreveu:
ajsa Escreveu:
papaleguas Escreveu:António... eu mesmo assim enviava uma mensagem à groundspeak porque essa cache está fora das guidelines... e por aí é que tem que ser... mete lá aqui o link que a gente manda já arquivar isso em todas as linguas :)
Eduardo

Sim, a situação está a ser esclarecida por quem tem melhores conhecimentos técnicos/logísticos para o efeito.

Quando referem que a cache em causa, não respeita as guidelines em vigor, estão a referir-se a que aspecto em concreto, ou a que possibilidade?

40 ou 50 metros de erro numa cache feita para malhar quem não gosta de novatos apagando-lhes os logs... assim de repente não estou a ver onde poderá não entrar nas guidelines.
Aliás.... só o facto da cache ter sido feita com esse objectivo....
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor MightyReek » sexta jun 26, 2009 06:37

Atenção que os objectivos da cache unicamente não podem ser comerciais ou apelar a algum movimento social. Se é para apanhar moscas ou geocachers não é impeditivo de a cache ser publicada.
Já as coordenadas mal tiradas poderia indiciar que teriam sido tiradas com o GE mas como provar isso? Nos outros logs ninguém se queixa das coordenadas...
O caminho a tomar não é certamente esse de pedir arquivamento... Pelo menos por essas razões...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor mrwho » sexta jun 26, 2009 07:09

Torgut Escreveu:1) Gosto desse "em Roma sê Romano". Portanto, estamos a falar de um jogo baseado nos EUA, desenvolvido por uma empresa dos EUA, practicado com base num website em inglês e alojado em servidores nos EUA. Ainda há dúvidas de qual é a Roma do Geocaching? Sim, sê romano.

2) Quem leia o Sagitário até pode ficar com a ideia que "os estrangeiros" são uma confraria de 5 ou 6 gajos que se reuniram e decidiram em acta devidamente lavrada que há que tramar os portugueses e nada de criar caches que nós possamos compreender. E então pronto, a gente retalia criando caches que "os estrangeiros" não compreendam e fica tudo quite.

3) Portanto, porque um cabeçudo qualquer chamado Johan Bauer lá na Suiça criou 30 caches em alemão apenas, e com ele outros da mesma laia, o próximo Sul-Coreano que vier visitar Portugal e procurar umas caches vai ver como é que é! Agradar aos gajos? Nah... eles que aprendam todos Português, pois claro. Quem não quiser, que se lixe... toca a procurar caches sem hint, sem informação... e aprender sobre os sítios que se visita? A mesma coisa... vão aprender Português malandros, evidentemente.

4) Na Suiça não há normas. Parece é que há anormais a dar com pau. Solução? Multiplicamos os anormais portugueses para estar ao mesmo nível. Boa! Assim, quando os suecos vierem a Portugal, já podem aprender como é ser um imbecil, e voltando à sua terra podem ir a correr modificar as suas caches, para corresponder ao excelente padrão de imbecilidade que por aqui encontraram, que, por sua vez, foi importada da exemplar Suiça. Bravo!! Ah! Tive uma ideia! E que tal o Jorge Ferreira aprender antes com os suecos, ou com os gregos, as "normas vigentes"? E assim, tratar estas gentes mais razoáveis que os outros cabeçudos sem ser "de forma diferente"?

Muito bem posto!
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

Mensagempor ajsa » sexta jun 26, 2009 07:53

MightyReek Escreveu:Atenção que os objectivos da cache unicamente não podem ser comerciais ou apelar a algum movimento social. Se é para apanhar moscas ou geocachers não é impeditivo de a cache ser publicada.
Já as coordenadas mal tiradas poderia indiciar que teriam sido tiradas com o GE mas como provar isso? Nos outros logs ninguém se queixa das coordenadas...
O caminho a tomar não é certamente esse de pedir arquivamento... Pelo menos por essas razões...

Por muito que me custe, que custa mesmo muito, sou obrigado a concordar contigo.
Atenção que neste caso em particular eu não posso provar este erro uma vez que a não encontrei.

Deduzi, em casa depois de traduzir com Google a listagem, que seria no montito e que, a ser verdade, então sim, estará a cerca de 30 metros (medidos com os olhos).

Das diferentes caches que por lá fiz (por falar nisso ainda tenho de fazer vários logs) na generalidade os erros são mesmo muito grandes e cheguei mesmo a encontrar uma por mero acidente de desvio de olhar ainda a 80 metros do G0. Ora estes erros em terrenos um bocado par o inclinado, é tramado. :D (mas faz-se)
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Jesus » sexta jun 26, 2009 08:42

Considero a atitude tomada pelo geocacher Zekiller reprovável, essa sim talvez mereça outros desenvolvimentos, contudo seria inevitável voltar a reclamar junto da Groundspeak, o que talvez seja apenas "chover no molhado", porém não vejo de momento justificação para pedir o arquivamento da cache em causa.
Imagem
Jesus
Regular

Registado: quinta jul 26, 2007 11:14

Mensagempor prodrive » sexta jun 26, 2009 11:17

ajsa Escreveu:
prodrive Escreveu:Obviamente que se a cache tivesse uma hint decente em inglês (ou noutra qualquer língua que o António entendesse) nunca se chegaria a este ponto de ruptura.

Na minha modesta opinão, ao não colocar uma hint em inglês, o António corre exactamente o mesmo risco de vir cá um Francês (holandês, alemão, inglês, estrangeiro, whatever) visitar uma cache sua, e ficar com a mesma frustração que ele teve nesta cache em questão.

É uma mera questão de reciprocidade: Não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti [:)].

Sim, é verdade, tens toda a razão! :oops:
Tu, talvez melhor do que ninguém, tens observado a minha evolução (se me é permitido utilizar este termo) neste mundo do geocaching.
Comecei com imensos erros, muitos, enormes e aos poucos fui corrigindo.
É claro que o tempo neste caso não é algo abstracto, é personificado por imensas pessoas, pelo joão, o Manel, o Prodrive, o Alieri, o Torgut, o Bolacha, o Mighht... e coiso (desculpa, o nome é tramado, pior que o meu :oops: ) e muitos, muitos outros geocachers com quem fiz amizades, desentendimentos, gargalhadas e cabeçadas na parede.
Desde o meu inicio, procurei (sob o meu ponto de vista) melhor as minhas caches, uma grande parte já não são como as conhecestes e as que faltam não tardarão em mudar e aqui é que entra a primeira questão: a hint!
Pois, Prodrive, este é problema se colocar alguma hint (para ajudar) corro o risco de tirar a piada (se é que existe) à cache pelo que opto por não dizer nada. Nalguns casos, por artes milagrosas, lembro-me de algo que possa ajudar; umas vezes ajuda mesmo outras só piora…

Só para terminar a minha participação neste tópico que acabou por ter mais intervenções que o desejado, devo dizer que fico bastante contente que reconheças os teus erros e que os tentes corrigir.

Todos erramos (bem, à excepção de um ou outro que anda por aí a tentar personificar a perfeição [:o)] ) e o importante é aprendermos com eles e tentarmo-nos tornar pessoas melhores (menos más, vá :twisted: ).

Ao contrário do que possas pensar tenho-te em boa consideração (boazita vá, ok razoável [:D] ). Acho que tens sentido de humor e apesar de uma ou outra cache mal enjorcada tens-te esforçado por inovar e introduzir conceitos diferentes, o que em muitos casos transforma a experiência em momentos bastante agradáveis. Também te devo a descoberta de alguns magníficos locais, ribeiras incluídas :mrgreen: .

Francamente e de coração aberto te digo, acho que tens um fusível a fazer mau contacto, e quando faz tilt está o caldo entornado. Deixo-te uma sugestão que comigo tem resultado: nesses momentos, antes de deixares a verborreia cerebral explodir cá para fora ao melhor estilo Stromboli, inspira fundo, conta até 10 e então escreve o que te vai na alma. Se não resultar, repete várias vezes, até atingires o Nirvana :mrgreen: .

Grande abraço e boas cachadas, que em alternativa substituem a terapia da contagem [;)]
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor Team HCCD » sexta jun 26, 2009 11:35

prodrive Escreveu:Todos erramos (bem, à excepção de um ou outro que anda por aí a tentar personificar a perfeição [:o)] ) e o importante é aprendermos com eles e tentarmo-nos tornar pessoas melhores (menos más, vá :twisted: ).

:wink: Nem mais, e quando tomamos posições de prepotência fica a clara ideia que essa pessoa se julga no nível da dita perfeição... Não estaria nada mal lembrar esses senhores que também se equivocam.
Com os miúdos no trabalho costumo cantar uma canção com eles " todos, todos, metemos o pé na poça.." [:D]

H
Team HCCD
Imagem
Team HCCD
Small

Registado: domingo mar 01, 2009 21:53

Mensagempor ajsa » sexta jun 26, 2009 11:42

Nem de propósito!

Ora aqui está um excelente exemplo do que falamos:

http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... e99c206162
ajsa
Extra Large

Mensagempor Torgut » sexta jun 26, 2009 13:08

A novela está a ficar entusiasmante. Primeiro, ouço falar de um "departamento" francês da Groundspeak; agora, de Guidelines francesas de Geocaching. Atão calhando podiamos criar as nossas próprias Guidelines, desnudadas dos infinitos artigos fruto da paranóia americana. Vou abrir outro pacote de pipocas e aguardar pelo desfecho.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor ajsa » sexta jun 26, 2009 13:38

ajsa
Extra Large

Mensagempor strangedays » sexta jun 26, 2009 14:02

ajsa Escreveu:...e, claro está, este também: http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... d86b0cc106

Uma verdadeira perseguição....uma absurda sede de protagonismo nada condizentes com o habitual comportamento tolerante e pedagógico da comunidade.
Espero que seja uma negra excepção !
As "local guidelines" referidas também me parecem abusivas, se existirem regras diferentes para cada país, este jogo já era.
Nas "guidelines" para as EC's há esta última frase que realmente refere o inglês como obrigatório.
Provavelmente a redacção da EC deverá ser revista de acordo com a GL's.
Confesso que em grande parte das EC's que loguei não o fiz em inglês.
"...All notes can be submitted in the local language but must also be in English. "
ImagemImagem
strangedays
Regular

Registado: domingo set 23, 2007 19:56

Mensagempor ajsa » sexta jun 26, 2009 14:25

E, só para colocar mais umas achas na fogueira, temos o seguinte deste geocacher:

É owner de duas EC pelo que deveria ter conhecimento das guidelines relativas às EC mas, e talvez por mera coincidência, nesta cache coloca a seguinte informação para poder responder aos requisitos para log:

"Warning, following the various logs, there is no informative panel at the spot, except for the climbing.
But a small Internet research with " Les Roches de Saint-Mihiel" must enable you to answer the questions."

Só a titulo informativo, diz o ponto 5. da GSA EarthCache Guidelines o seguinte:

"Logging of EarthCache sites must involve visitors undertaking some educational task that relates to the Earth science at the site. This could involve them measuring or estimating the size of some feature or aspect of the site, collecting and recording some data (such as time of a tidal bore), or searching and sending via e-mail to the developer, some earth-science fact that they find from signage that relates to the site. Developers should try to involve visitors in learning from the site rather than just logging a visit. Logs should show that the visitors have 'learnt' by visiting your EarthCache site. Taking a photograph alone, having visitors sending a word from a sign, or asking people to do internet research does NOT meet these logging guidelines."
ajsa
Extra Large

Mensagempor btrodrigues » sexta jun 26, 2009 15:15

AJSA

Retira o atributo "needs maintenance" da cache, manda um email educado ao tipo a dizer isto.

a) que não existem guidelines locais (se existirem, que ele te aponte a sua localização)
b) o requisito da língua inglesa nas ECs
c) ele fez mesmo found nas caches?
d) que vais, baseado nestes factos, apagar os logs de SBA
e) que se ele continua com a gracinha, fazes queixa dele à GSP

Assim. Educadíssimo. E guarda o email como prova.
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor btrodrigues » sexta jun 26, 2009 15:19

Adicionalmente:

Metam todos a pilinha dentro dos boxers outra vez.
A GSP não é um bicho mau e reagiu como tinha que reagir.
Não comecem a retaliar desnecessariamente como é habitual.

Não existe um departamento francês de geocaching. O mail que o AJSA recebeu foi, ao que me parece depois da análise dos headers, forjado. E contém afirmações falsas. E já foram feitos os contactos no sentido de clarificar isto.

Quero crer que são dois acontecimentos isolados e não relacionados.

don't panic
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes