alieri Escreveu:(...) quero louvar a atitude do CarlosDBG que face à presença dos mugles optou por não procurar a cache.
Outros, na mesma situação, não teriam qualquer pudor em procurar a cache à descarada, fazer o log no sitio onde encontram a cache e voltar a colocá-la no esconderijo que nessa altura, já não o é.
Pois isto aqui é um bocado discutível. Tenho cá para mim que a rapaziada tem que assumir o que faz. Se se cria uma cache nessas condições, é para ser procurada. Creio que tem a maior responsabilidade na protecção da cache é o owner. Há um arsenal de ferramentas ao seu dispôr, que devem ser utilizadas em proporção directa com a ameaça potencial. Em última instância, cria-se um spoiler, dá-se uma "hint" que diz tudo. Antes disso, coloca-se o container num ângulo morto à visão dos muggles habituais. Eu já encontrei caches, sobretudo na Rep. Checa, colocadas nos locais mais inconvenientes (neste contexto, leia-se, em pontos rodeados de muggles do pior tipo), nos quais as probabilidades de se ser avistado são perto do nulo. Agora, se estou em Castelo Branco, e procuro uma cache com um desvio de 20 m, colocada no alto de um sinal de trânsito a que nem eu nem uma torre chega, sem uma hint, pois já se sabe. Quando se imagina onde ela está, é pôr alguém às cavalitas, com toda a mugglada a olhar, e sacá-la. Ah não era isso que era suposto fazer? Quem diria....!
elpombero Escreveu:Eu, provavelmente, terei sido um dos da "populaça" que arremessaram "pedras". Embora não seja "gentes desses tempos"! Sou novo nisto... e se calhar um bocado "naif".
Mas, mais que sermos parte do problema talvez devessemos ser parte da solução.
And now? Qual achas ser o caminho a seguir?
Passa a ser um hobby só para alguns? È possível? "Temos" o direito? Como?
Vivemos com isto? Nada a fazer? È aguentar?
Não estava propriamente a pensar em ti, noutros como tu ou na tua geração. Mais para trás. E agora? Agora nada. O nosso mundo está cheio de coisas que eram boas e que a popularidade destruiu: os bifes da Portugália, Vila Nova de Milfontes, a costa Algarvia. Caminho a seguir? No que me toca, quando as coisas se tornarem insustentáveis, não terei dificuldade em seguir outros hobbies. Para já, fago muito Geocaching em países onde as coisas não chegaram ao ponto a que se constata em Portugal. Curiosamente com mais quantidade, quer em caches, quer em geocachers. Mas talvez porque se teve algum cuidado nos vectores humanos onde se procurou / permitiu expansão, a qualidade mantém-se.
Temos o direito? Essa é uma questão interessante, mas ultrapassada pelo tempo. Nunca pensei que fosse aceitável construir uma vedação em redor do Geocaching para o tornar uma coutada do que já cá estavam dentro. Dai a procurar intencionalmente a divulgaçao selvagem, vai muito. Que tal conheceremos uma praiazita deliciosa no Algarve, por milagre desconhecida das multidões, e que partilhamos com uns amigos... agora... uma coisa é colocar pregos na estrada, cartazes ameaçadores a dizer que damos porrada a quem se aventurar a lá ir.... outra coisa é ir para a EN125 deixar setas e indicações e andar a distribuir brochuras nas ruas de Albufeira sobre tal local paradisiaco.
Como disse antes neste tópico, o patético é que aqueles que arruinaram isto com a divulgação selvagem - de forma activa ou passiva (concordando), depois foram os primeiros a queixar-se e a dar de frosques. Dos tais arremesadores de pedras, hoje, nem sinal. Não ficaram para lidar com o monstro que criaram.