prodrive Escreveu:alieri Escreveu:Prodrive - não sou advogado do Ajsa, mas parece-me que essa é uma falsa questão. Uma coisa são as caches com ou sem tradução, outra, é a má educação revelada pelo geocacher estrangeiro em causa.
Inquestionavelmente!! Uns posts atrás já condenei essa má educação e mostrei-me solidário com o António.
Obviamente que se a cache tivesse uma hint decente em inglês (ou noutra qualquer língua que o António entendesse) nunca se chegaria a este ponto de ruptura.
Na minha modesta opinão, ao não colocar uma hint em inglês, o António corre exactamente o mesmo risco de vir cá um Francês (holandês, alemão, inglês, estrangeiro, whatever) visitar uma cache sua, e ficar com a mesma frustração que ele teve nesta cache em questão.
É uma mera questão de reciprocidade: Não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti
![Happy [:)]](./images/smilies/icon_smilegc.gif)
.
Sim, é verdade, tens toda a razão!
Tu, talvez melhor do que ninguém, tens observado a minha evolução (se me é permitido utilizar este termo) neste mundo do geocaching.
Comecei com imensos erros, muitos, enormes e aos poucos fui corrigindo.
Tinha criado um geocaching estereotipado que o tempo foi revelando não ser o real, como diz o Rui Veloso, o tempo mostrou-me o lado lunar do geocaching.
É claro que o tempo neste caso não é algo abstracto, é personificado por imensas pessoas, pelo joão, o Manel, o Prodrive, o Alieri, o Torgut, o Bolacha, o Mighht... e coiso (desculpa, o nome é tramado, pior que o meu

) e muitos, muitos outros geocachers com quem fiz amizades, desentendimentos, gargalhadas e cabeçadas na parede.
Desde o meu inicio, procurei (sob o meu ponto de vista) melhor as minhas caches, uma grande parte já não são como as conhecestes e as que faltam não tardarão em mudar e aqui é que entra a primeira questão: a hint!
Está aqui alguém a quem já fiz esta pergunta: “Mas que hint colocarias sem revelar a cache, sem fazer perder a piada?”
Pois, Prodrive, este é problema se colocar alguma hint (para ajudar) corro o risco de tirar a piada (se é que existe) à cache pelo que opto por não dizer nada. Nalguns casos, por artes milagrosas, lembro-me de algo que possa ajudar; umas vezes ajuda mesmo outras só piora…
Com algumas excepções, utilizo a cache para divulgar alguma assunto, não para descrever a cache ou como lá chegar, mas sendo necessário dou essa informação (bilingue)
Por exemplo coisas como
“O Guadiana possui uma falsa aparência de tranquilidade. Pode ser perigoso nadar neste rio”
Ou
“Apesar de parecer simples, é extremamente perigoso saltar para a outra margem. Qualquer acidente conduzirá inevitavelmente à morte”
Ou ainda
“Se existe uma barreira a vedar o caminho, significa que não devemos passar!”
São mensagens que de facto não ajudam a encontra a cache, mas estão todas em bilingue e ajudam a preservar o geocacher para encontrar outras caches. De qualquer forma se colocar informação sobre o método a encontrar a cache, coloco-a em bilingue.
Sim, tens razão, se a listagem tivesse informação em inglês certamente que nada disto aconteceria, mas por outro lado, se ela existe noutro idioma para alguns porque não deve existir para todos?
Mais, e só para concluir, não foi isso que me chocou, esta questão tinha ficado ultrapassada na primeira resposta da GS, o que me chocou seriamente foi a resposta em tom xenofóbica, arrogante e altruísta do fundador do Geocaching Europeu. A ser verdade, deveria dar o exemplo, a ser verdade é errado existirem no sistema da GS informações deliberadamente erradas e enganadoras dos perfis dos utilizadores, a ser verdade dá no que deu e este é que originou a minha revolta!