• Anúncios

Estava errado! Cuidado, deixem-se de demagogia.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Estava errado! Cuidado, deixem-se de demagogia.

Mensagempor vsergio » quinta jun 25, 2009 14:42

Sagitario Escreveu:Boas, não me admirou nada a resposta vinda das americas, os gajos nem sabem onde fica Portugal.
Já a existencia de um departamento em França... com respostas em Inglês... duvidas, muitas mesmo.

E é por estas e por outras que eu sou apologista de sermos Portugueses em Portugal e estrangeiros lá fora, nunca irei colocar nenhuma informação complementar noutra qualquer lingua estrangeira nas minhas caches.

Chamem-me fundamentalista ou outra coisa qq, mas e Espanha não vi nenhuma em Inglês, nem na Suiça, onde estive em Setembro de 2007 tb não encontrei nenhuma em Inglês, muito pelo contrário, era o Alemão nativo da Suiça, que de Alemão pouco tem, e mesmo com o GoogleTranslate ou com um dicionário PT-Alemão não me safei assim ás boas.

Sagitário

Por os outros fazerem mal não quer dizer que façamos o mesmo... antes pelo contrário. Não gostaste de encontrar lá na Suiça essa situação, pois não? Então tenta fazer melhor que eles. E não custa nada.
Essa desculpa, ou essa justificação, não faz grande sentido.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor alieri » quinta jun 25, 2009 14:45

Ligeiramente off-topic - este assunto surgiu em conversa com os tais ingleses de quem falei no post anterior: Acham que teria interesse propor à Groundspeak um novo atributo para as caches? Algo do género: Tradução disponível - sim - não - n/a
Claro que numa cache @ Reino Unido ou USA não faria sentido, mas em muitos outros locais sim.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Torgut » quinta jun 25, 2009 14:57

Alieri... isso é um bocado movediço... por um lado, qual seria a finalidade? Um tipo poder aplicar filtros, creio eu. Mas depois... há caches que não têm tradução mas têm a hint traduzida; há caches que não têm tradução nem precisam e nem têm hint; há caches que têm uma tradução simplificada(ssima)... com tantas excepções e variantes, como usar tal filtro? Não dá... só mesmo olhando pessoalmente caso a caso. Depois... tradução... tradução para que língua. Eu sei, a maioria das pessoas sabe, que o inglês é a língua de comunicação universal. Mas há algumas alminhas que têm umas ideias estranhas. E do ponto de vista teórico é complicado dizer que a cache tem tradução. Tradução para quem? Para quem compreende inglês? É complicado.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor prodrive » quinta jun 25, 2009 15:22

Não querendo ser inconveniente nem ír contra a vontade de ninguém, estive a analisar as caches do AJSA e mais de metade não têm hints, nem em Inglês, nem em Português, nem em Francês.

As traduções em inglês são todas muito interessantes, mas resumem-se apenas ao tema abordado pela cache e não em relação à caçada que foi a lacuna que gerou este episódio.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor Sagitario » quinta jun 25, 2009 15:29

Meus caros, não estou em desacordo com ninguem aqui, o que escrevi e mantenho é que "em Roma, sê Romano", simplesmente isto.

Na Suiça tive dificuldades de tradução, muitas mesmo, mas fiz as caches todas a que me propús e numa delas a minha tradução estava completamente ao contrario, andei a procurar no chão o que estava no Ar, pk? pk errei na tradução.

E o Geocaching é isto mesmo, é descoberta, é dificuldade e é acima de tudo um divertimento, existe lá coisa mais fixe que seguir uma setinha às segas, sem entender nada do que o pessoal que me via com o gps na mão estava a dizer? para mim não ouve.

A minha preparação para a expedição à Suiça passou pela compra de um dicionário Português-Alemão, ainda cá fiz uma pesquisa às caches das zonas onde ia estar, tentei as mais diverssas traduções, tive trabalho, valeu a pena, adorei os 9 dias que por lá passei.

Mas uma coisa é o que eu faço e outra é o que o "outro" faz, e como já disse, o Geocaching sem esta componente de "tentativa-erro" não é a mesma coisa.

Mas se eu, Jorge Ferreira, quando estou na Suiça ou noutro Pais qq tenho que cumprir as normas vigentes, pk os Ingleses ou Suiços ou Alemães tem de ser tratados de forma diferente quando cá estão. Não vejo o pk deste tratamento diferenciado.

E não, não estou a privar ninguem de ca cachar, só não gosto é de ser tratado de forma diferente só pk sou Português, nem vou tratar diferente quem cá vem.
Nós somos do melhor na montagem de caches, desde os contentores às descrições, não sou nenhum viajante viciado em caches, os meus numeros falam por mim, mas em frente ao pc viajo imensso, e a minha constatação é que somos dos mais creativos, engenhosos e "vistosos".

E meus caros, se calhar sou eu que estou mesmo errado, mas não sei agradar a estrangeiro só pk sim.

O Inglês, sim, considero importantissimo, estou na escola e com afinco a tentar evoluir nesta quase lingua Global, digo quase pk nós Portuguêses não soubemos nem sabemos "vender" este nosso riquissimo idioma, se um dia nós Portuguêses de Portugal conseguirmos fazer pelo Português o que os Brasileiros estão a fazer, vamos de certeza voltar a ser influentes, mas não com este desastroso acordo ortografico.

Se um dia isto acontecer, se acontecer de sermos mais influentes neste cada vez mais globalizado mundo, esta nossa, aqui, troca de argumentos deixa de ter sentido. Tudo depende da nossa Auto-Estima e poder, acreditem que sim..

Continuem assim, bem dispostos e prontos para a aventura.

Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor alieri » quinta jun 25, 2009 15:44

Prodrive - não sou advogado do Ajsa, mas parece-me que essa é uma falsa questão. Uma coisa são as caches com ou sem tradução, outra, é a má educação revelada pelo geocacher estrangeiro em causa.
Quantos outros por aí não traduzem as caches, sobretudo no interior, por norma menos visitado por estrangeiros. Eu próprio traduzi apenas as que escondi nas zonas ditas "turísticas", limitando-me a traduzir dicas e pouco mais.

Torgut - bem visto...no fundo seria mais um atributo para criar confusão, tal como os graus de terreno que se vêm por aí, certo? ;)
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor prodrive » quinta jun 25, 2009 16:01

alieri Escreveu:Prodrive - não sou advogado do Ajsa, mas parece-me que essa é uma falsa questão. Uma coisa são as caches com ou sem tradução, outra, é a má educação revelada pelo geocacher estrangeiro em causa.

Inquestionavelmente!! Uns posts atrás já condenei essa má educação e mostrei-me solidário com o António.

Obviamente que se a cache tivesse uma hint decente em inglês (ou noutra qualquer língua que o António entendesse) nunca se chegaria a este ponto de ruptura.

Na minha modesta opinão, ao não colocar uma hint em inglês, o António corre exactamente o mesmo risco de vir cá um Francês (holandês, alemão, inglês, estrangeiro, whatever) visitar uma cache sua, e ficar com a mesma frustração que ele teve nesta cache em questão.

É uma mera questão de reciprocidade: Não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti [:)].
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor btrodrigues » quinta jun 25, 2009 16:12

NecaXing Escreveu:Sinceramente, a minha alma está parva. È por isso que, apesar de ainda não ter ido la fora praticar, mas acho que a qualidade do geocaching e dos geocacher portugueses é inequestionável. Acho também que nos preocupamos mais com quem vem de fora e depois a resposta é esta. EU SO LISTING EM PORTUGUÊS. Eventualmente poderei colocar uma hinta que ache necessário em inglês. Mas informações turisticas para estrangeiros?! Vão ao posto de turismo.

e depois

NecaXing Escreveu:Eu acho que devemos de continuar com as portas abertas aos estrangeiros que cá vêm praticar a modalidade, facultando a informação em inglês. Acho no entanto, é que somos dos pouquissimos países a fazê-los. Só por isso me referi à qualidade do geocaching em portugal. :D

vá. decide-te. é só em português ou facultas a informação em inglês?

(busted)
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor papaleguas » quinta jun 25, 2009 20:52

Não querendo ser fundamentalista :)

Nós (Portugueses) esforçamo-nos por proporcionar aos estrangeiros algum conforto na sua deslocação, daí que aundo nos pedem uma tradução e até nem a sabemos fazer, pedimos a alguém que a faça para ajudar. Por isso... porque temos orgulho.
Cada povo a sua característica... isso não quer dizer que tenhamos que seguir os outros... Olha cá está uma coisa em que somos melhores: não repsondemos dessa forma e até tentamos ajudar :)

Sagitário. O acordo ortográfico é por vezes refutado por pessoas que acham que palavra A ou B vai ser escrita de determinada forma... por exemplo a maioria dos portugueses acha que FACTO vai passar a ser FATO... e não vai ser. Embora goste muito da nossa língua, já houve outro acordo antes e todas as mudanças geram problemas e contradições. Daí até virmos com a conversa de que os Brasileiros fazem pela sua lingua... daqui a pouco dizemo que eles falam melhor Português só porque ficaram com o acordo do sec XVII...

Não acho que o problema que o António tenha enfrentado seja um problema com a Língua mas sim com a educação.

Torgut... Um influência bastante europeia demonstra que no centro da europa (tomando como centro o Grupo alemanha austria) a preocupação não se centra no método mas sim na solução. Se fores mais à esquerda para o Chipre, até te traduzzem a cache para Português mesmo que tenham que procurar o único Português que lá mora :) É uma questão cultural. Há quase 10 anos lembro-me de ficar estupefacto por quase todos os Cipriotas gregos saberem discutir aspectos relacionados com o 25 de Abril. Isto coincide com uma entrevista em Portugal na qual metade dos miudos não sabia sequer em qu ano se tinha dado.

Alguém disse aqui (não me lembro quem) que duvidava da existência de um departamento Francês da GS... se ele não existe os franceses criaram um... é o orgulho francês a falar...

António... eu mesmo assim enviava uma mensagem à groundspeak porque essa cache está fora das guidelines... e por aí é que tem que ser... mete lá aqui o link que a gente manda já arquivar isso em todas as linguas :)

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor mrwho » quinta jun 25, 2009 21:14

Concordo que ter uma cache com uma descrição e hint bem explicitas (em quaisquer linguas usadas) e bem traduzidas para o inglês é meio caminho andado para evitar estas situações.

Mas podemos estar a falar da melhor cache do mundo e o owner ser uma besta! E isso já é pólvora suficiente a aguardar um fósforo que a acenda.

A lição a tirar é: sejam corteses com os vossos colegas, e, se vos agredirem numa face, façam como Jesus fez: transformem-no num peixe! :lol:
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

Mensagempor ajsa » quinta jun 25, 2009 21:15

prodrive Escreveu:
alieri Escreveu:Prodrive - não sou advogado do Ajsa, mas parece-me que essa é uma falsa questão. Uma coisa são as caches com ou sem tradução, outra, é a má educação revelada pelo geocacher estrangeiro em causa.

Inquestionavelmente!! Uns posts atrás já condenei essa má educação e mostrei-me solidário com o António.

Obviamente que se a cache tivesse uma hint decente em inglês (ou noutra qualquer língua que o António entendesse) nunca se chegaria a este ponto de ruptura.

Na minha modesta opinão, ao não colocar uma hint em inglês, o António corre exactamente o mesmo risco de vir cá um Francês (holandês, alemão, inglês, estrangeiro, whatever) visitar uma cache sua, e ficar com a mesma frustração que ele teve nesta cache em questão.

É uma mera questão de reciprocidade: Não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti [:)].

Sim, é verdade, tens toda a razão! :oops:
Tu, talvez melhor do que ninguém, tens observado a minha evolução (se me é permitido utilizar este termo) neste mundo do geocaching.
Comecei com imensos erros, muitos, enormes e aos poucos fui corrigindo.
Tinha criado um geocaching estereotipado que o tempo foi revelando não ser o real, como diz o Rui Veloso, o tempo mostrou-me o lado lunar do geocaching.
É claro que o tempo neste caso não é algo abstracto, é personificado por imensas pessoas, pelo joão, o Manel, o Prodrive, o Alieri, o Torgut, o Bolacha, o Mighht... e coiso (desculpa, o nome é tramado, pior que o meu :oops: ) e muitos, muitos outros geocachers com quem fiz amizades, desentendimentos, gargalhadas e cabeçadas na parede.
Desde o meu inicio, procurei (sob o meu ponto de vista) melhor as minhas caches, uma grande parte já não são como as conhecestes e as que faltam não tardarão em mudar e aqui é que entra a primeira questão: a hint!

Está aqui alguém a quem já fiz esta pergunta: “Mas que hint colocarias sem revelar a cache, sem fazer perder a piada?”

Pois, Prodrive, este é problema se colocar alguma hint (para ajudar) corro o risco de tirar a piada (se é que existe) à cache pelo que opto por não dizer nada. Nalguns casos, por artes milagrosas, lembro-me de algo que possa ajudar; umas vezes ajuda mesmo outras só piora…

Com algumas excepções, utilizo a cache para divulgar alguma assunto, não para descrever a cache ou como lá chegar, mas sendo necessário dou essa informação (bilingue)

Por exemplo coisas como
“O Guadiana possui uma falsa aparência de tranquilidade. Pode ser perigoso nadar neste rio”
Ou
“Apesar de parecer simples, é extremamente perigoso saltar para a outra margem. Qualquer acidente conduzirá inevitavelmente à morte”
Ou ainda
“Se existe uma barreira a vedar o caminho, significa que não devemos passar!”

São mensagens que de facto não ajudam a encontra a cache, mas estão todas em bilingue e ajudam a preservar o geocacher para encontrar outras caches. De qualquer forma se colocar informação sobre o método a encontrar a cache, coloco-a em bilingue.

Sim, tens razão, se a listagem tivesse informação em inglês certamente que nada disto aconteceria, mas por outro lado, se ela existe noutro idioma para alguns porque não deve existir para todos?
Mais, e só para concluir, não foi isso que me chocou, esta questão tinha ficado ultrapassada na primeira resposta da GS, o que me chocou seriamente foi a resposta em tom xenofóbica, arrogante e altruísta do fundador do Geocaching Europeu. A ser verdade, deveria dar o exemplo, a ser verdade é errado existirem no sistema da GS informações deliberadamente erradas e enganadoras dos perfis dos utilizadores, a ser verdade dá no que deu e este é que originou a minha revolta!
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Jesus » quinta jun 25, 2009 21:45

mrwho Escreveu:A lição a tirar é: sejam corteses com os vossos colegas, e, se vos agredirem numa face, façam como Jesus fez: transformem-no num peixe! :lol:

Não é que o rapaz não merecesse, mas eu não fiz nada disso. :lol: :wink:
Imagem
Jesus
Regular

Registado: quinta jul 26, 2007 11:14

Mensagempor ajsa » quinta jun 25, 2009 21:49

papaleguas Escreveu:António... eu mesmo assim enviava uma mensagem à groundspeak porque essa cache está fora das guidelines... e por aí é que tem que ser... mete lá aqui o link que a gente manda já arquivar isso em todas as linguas :)
Eduardo

Sim, a situação está a ser esclarecida por quem tem melhores conhecimentos técnicos/logísticos para o efeito.
ajsa
Extra Large

Mensagempor Jesus » quinta jun 25, 2009 22:07

ajsa Escreveu:
papaleguas Escreveu:António... eu mesmo assim enviava uma mensagem à groundspeak porque essa cache está fora das guidelines... e por aí é que tem que ser... mete lá aqui o link que a gente manda já arquivar isso em todas as linguas :)
Eduardo

Sim, a situação está a ser esclarecida por quem tem melhores conhecimentos técnicos/logísticos para o efeito.

Quando referem que a cache em causa, não respeita as guidelines em vigor, estão a referir-se a que aspecto em concreto, ou a que possibilidade?
Imagem
Jesus
Regular

Registado: quinta jul 26, 2007 11:14

Mensagempor ajsa » quinta jun 25, 2009 22:13

Ooops,

Não, não tem a ver com a cache, apenas com a situação.
O resto a GS que faça o que entender, se entender!

(erro meu na selecção de texto)
ajsa
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes