• Anúncios

O que é para ti um DNF?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: O que é para ti um DNF?

Mensagempor lamas » terça abr 07, 2009 14:12

Eu, o que gosto verdadeiramente é de Founds do género:

"... à terceira é que foi. Lá a encontramos..."

Depois vamos a ver e os dois DNF's, ein ? Nicles... temos pena...
Imagem
ImagemImagem
lamas
Regular

Registado: terça ago 31, 2004 00:09

Mensagempor salprata » terça abr 07, 2009 14:22

Para mim, a primeira coisa que eu reparo é a relação entre os founds e dnfs, acho diz tudo...

por exemplo uma cache com 20 founds e 10 dnfs... há qualquer coisa nesta cache que não está bem...

Acho que as caches devem ser fáceis de encontrar, para ter poucos dnfs, agora pode ser trabalhoso chegar ao ponto zero, mas isso já é outra historia.

No meu curto historial, tenho uma boa percentagem de dnfs :-( , fiquei com pena, algumas já desisti..., mas valeu por ter ido conhecer o sitio, cumpriu uma boa parte do objectivo.
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor CarlosDBG » sábado nov 14, 2009 21:37

Andava aqui a pesquisar sobre o tema dos tão afamados DNF que amedrontam tanta boa gente eheh
Mas procurei por isto para saber as opiniões de outras pessoas, pois recentemente vi-me numa situação em que não sabia se a devia apontar como DNF ou "DNSearch". Ou seja, numa cache que está num local mesmo em frente a uma esplanada carregada de reformados. Aparece um gajo com um aparelho na mão e em que logo tudo desvia o olhar para o forasteiro. Ora que cabimento tem agora um gajo começar a remexer ali e por ventura tirar um contentor na frente daquela gente toda?
Por duas vezes que lá fui e nunca tive ocasião perfeita para a procurar. Na minha opinião a cache está mal localizada, ainda por cima quando existem locais mais discretos no mesmo jardim para tal.
Na minha perspectiva não tenho a obrigação de registar um DNF porque nem tive oportunidade de a procurar.
No entanto, li alguns comentários sobre que se devia registá-lo nem que fosse para dar na cabeça do owner. Ok, faz algum sentido.... então preferi escrever uma nota a mostrar o meu descontentamento. Penso que será o mais correcto.
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Registado: domingo set 06, 2009 23:51

Mensagempor GeoDuplaP&F » sábado nov 14, 2009 21:51

Repara que um DNF não significa necessariamente que procuraste e não a encontraste. Pode significar também, e é o teu caso, que não havia condições para se procurar por haver gente a mais.

Mas o facto de haver muita gente, por vezes (depende muito das condições e de imensas coisas) não significa necessariamente que não se encontre. Lembro-me de uma, numa praça cheia de gente por tudo quanto é sítio, com mais gente do que o Rossio em hora de ponta, nós chegámos lá, vimos de longe (a 10 metros) para onde o GPSr apontava, e de imediato (também com a ajuda da dica) vimos onde estaria. Espreitando para o sítio vimo-la de imediato. Enquanto ela fazia uma pose para a foto, a pose incluia estender a mão e tirar a cache do lugar, eu fotografava. :) Depois a mesma manobra para a tornar a pôr. Mas isto é nos casos fáceis, o que não são muitos.

Por tudo isto, sempre achei que uma cache escondida num local público tem que ser necessariamente muito fácil de encontrar, seja por estar num sítio óbvio seja por ter uma dica boa.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor ajsa » sábado nov 14, 2009 22:15

CarlosDBG Escreveu:...nem que fosse para dar na cabeça do owner. Ok, faz algum sentido...

Cuidado que os "owners" não são empregados do Geocaching, são os únicos responsaveis para que quem se quer divertir com esta actividade o possa fazer.
Podem existir "owners" que não estejam para aí virados e como se não recebem nada em troca pelo seu trabalho, a não ser algum eventual elogio, ao fim de algumas "levadas na cabeça" não tolerem bem esse tipo de pensamento e acabem por mandar quem "lhes dá na cabeça" a algum sítio menos agradável e aplicarem o Plano B de publicação. Cuidado, muito cuidado! :evil: ;))

CarlosDBG Escreveu:então preferi escrever uma nota a mostrar o meu descontentamento. Penso que será o mais correcto.

Ora ora, e será que a cache em questão nunca teve "founds"?
Se teve é porque é possível encontra-la e talvez até se consiga conclui-la com sucesso sem a presença de outras pessoas (não gosto do termo muggles, acho-o muito animalesco e impróprio para denominar pessoas como nós)

A solução pode residir em duas opções:

Ignorar definitivamente a cache, afinal existem mais de 5000 caches só em Portugal.
Tentar noutros horários, certamente haverão mais oportunidades.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor GeoDuplaP&F » sábado nov 14, 2009 22:25

ajsa Escreveu:não gosto do termo muggles, acho-o muito animalesco e impróprio para denominar pessoas como nós

Os muggles são as pessoas como nós. :lol: Nunca viste os filmes do Harry Potter? :lol:

Muitas vezes as caches desse tipo, para nós, representam, um desafio (Braga, "Extreme Muggles"). Ao chegar ao local logo se vê se vale a pena começar a procurar ou não. Podemos chegar ao local, e ver de imediato que as hipóteses são poucas, graças à dificuldade e aos presentes. Depende de imensas condições.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor CarlosDBG » sábado nov 14, 2009 22:54

Para mim, do not found, significa não foi achada. Ou seja, se não foi achada, tinha de haver um trabalho de procura. Se não há procura, logo não há found nem not found.

Olha.. falando no "diabo" .... brincando claro... aparece o António, owner da cache a que me referia. Não a indicaria se não tivesse aqui a tua presença. Se estás atento aos logs, já sabes de qual estarei a falar... é claro que o geocaching apenas existe porque há pessoas que dedicam o seu tempo, os seus meios e tudo o demais inerente à acção de colocar uma cache. Principalmente o AJSA pelas caches que já fiz dele, sabemos que gosta muito aprimorar os contentores - o que é muito bom e dá vontade de praticar isto. Isto é um ponto assente e nada a apontar e nem coloquei isso em causa. Apenas referi algo que li por aqui.
Por isso mesmo acho que não é muito correcto estar a massacrar owners com DNF à toa e por isso não o fiz.

Mas já que estamos na presença do owner até me posso alargar um pouco em relação àquela cache particularmente. Falando no paraíso selvagem , na minha opinião, como referi na nota na página da cache, tem algumas falhas, senão vejamos:

- Temos de respeitar um horário de visita
- O local da cache não é 100% certo, o que provoca a sua busca num raio alargado e em vários sítios
- A dica indica algo que nesta altura do ano não pode ser constatável facilmente por todas as pessoas
- Supondo o GZ que as coordenadas apontam, situa-se mesmo em frente ao bar do jardim com esplanada
- Ora jardim=jardineiro=reformados=namorados=a mais reformados

Eu para não tomar atitudes suspeitas aos olhos daquela gente toda preferi das duas vezes que lá fui nem procurar nada. Até mesmo para não comprometer a cache e por conseguinte o trabalho do owner. Quando são caches que posso visitar regularmente, se não posso procurar na altura deixo para outra vez...
É claro que tem bastantes founds, talvez para pessoas em grupo seja mais fácil disfarçar a coisa, um casal com uma criança pode simular brincadeiras. Mas uma pessoa sozinha torna-se impossível não dar nas vistas. E se alguém ver uma pessoa a tirar uma caixa e voltar a colocá-la, quando viramos costas vai lá cuscar a ver o que é e é assim que elas desaparecem.

Bom não nos alonguemos mais sobre o assunto... apenas para dizer que neste caso não o vou considerar um dnf porque acho que não há motivos para tal... mas mantenho a opinião de que a cache está demasiado exposta aos olhares de pessoas alheias à actividade. Eu usei o termo que aprendi aqui, até nunca tinha ouvido tal coisa. Felizmente não acredito em bruxas, logo não sou fã de sagas do tema.
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Mensagempor ajsa » domingo nov 15, 2009 10:21

CarlosDBG Escreveu:... na minha opinião, como referi na nota na página da cache, tem algumas falhas, senão vejamos:

- Temos de respeitar um horário de visita

E está bem explicito na página da cache. Outras caches há que não possuem esta informação e também estão sujeitas a horários.
Colocar a cache num local fora do jardim, isento de horário, é o mesmo que dizer que é mais uma cache (se é que não o é) e a ser assim então arquivo.

CarlosDBG Escreveu:O local da cache não é 100% certo, o que provoca a sua busca num raio alargado e em vários sítios

Nenhum local é 100% certo. Existem imensas variáveis que alteram a precisão.
Se há registos que as coordenadas dão 10 metros ao lado (10 metros... até parece ser necessário apanhar um autocarro), outros também existem que indicam que as coordenadas estão precisas.

CarlosDBG Escreveu:- A dica indica algo que nesta altura do ano não pode ser constatável facilmente por todas as pessoas

A dica é um bónus, ninguém é obrigado a utiliza-la.
De qualquer forma quem quer que seja que se dê ao trabalho para ver que árvore é esta, rapidamente verificará que próximo das coordenadas, num raio de muitoooooooooos metros apenas existe uma árvore-de-fogo.
Ah e tal, não conheço... Pois, mas eu não tenho culpa pois não?

CarlosDBG Escreveu:- Supondo o GZ que as coordenadas apontam, situa-se mesmo em frente ao bar do jardim com esplanada

Bar do jardim?????????
Esta para mim é novidade. Há anos que o bar não funciona mas mesmo que funcione não vejo o problema.
É possível resgatar a cache sem problemas. Já existe 73 que o fizeram.

CarlosDBG Escreveu:- Ora jardim=jardineiro=reformados=namorados=a mais reformados

Esquecestes as crianças e os passarinhos.
Tens que ir fazer umas caches a Lisboa e depois vês o que são pessoas a passar.
Dou apenas um exemplo de centenas : Fernando Pessoa!
Faz esta e depois diz-me algo (sim eu já a fiz em muito boa companhia e foi um espectáculo!

CarlosDBG Escreveu:... na minha opinião, como referi na nota na página da cache, tem algumas falhas, senão vejamos:

Não são falhas, é mesmo assim!!!!!
Como se costuma dizer, não é defeito, é feitio!!
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor NecaXing » domingo nov 15, 2009 10:41

São as que dão mais "Pica" e não são para todos. É preciso calma e paciência, tanto na procura como no "resgate" da cache, para não a comprometer. São tipos de cache que têm tanto direito e razão de existir como todas as outras de vários "estilos". Para quem não combina geocaching + muggles, deve de optar peplo periodo nocturno, pois a presença desses "seres" estranhos ao jogo diminui. :D

Boas cachada ;))
NecaXing
Regular

Registado: sexta abr 17, 2009 21:11

Mensagempor CarlosDBG » domingo nov 15, 2009 15:27

NecaXing Escreveu:Para quem não combina geocaching + muggles, deve de optar peplo periodo nocturno, pois a presença desses "seres" estranhos ao jogo diminui. :D

Boas cachada ;))

Lá está, é uma das condicionantes daquele caso: há um horário a cumprir.

Oh António, isto não é para levar a mal. Apenas estamos a conversar e expus a minha opinião. Mas estás a ver como as condicionantes mudaram? Das duas vezes que lá fui o bar estava aberto, e com esplanada onde estava sempre gente. Eu como não sei o que é uma árvore-de-fogo fui googlar. Ora o que me dá é uma árvore com muitas bagas vermelhas, daí o nome. Agora nesta altura está tudo seco... não é primavera!!
Uma coisa é pessoas a passarem que olham e vão embora. Agora quando são pessoas sentadas em bancos a mirarem todos os movimentos de forasteiros a coisa é diferente.
Volto a frisar: no mesmo jardim, não era preciso ser fora deste, havia recantos mais discretos, mas isto é apenas a minha opinião e tens todo o direito de a colocares onde quer que seja. Só a faz quem quer.
Eu também para não te estragar o trabalho, sempre que lá for e houver muitos condicionalismos venho-me embora. Simples.
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Mensagempor Torgut » domingo nov 15, 2009 20:27

lamas Escreveu:Eu, o que gosto verdadeiramente é de Founds do género:
"... à terceira é que foi. Lá a encontramos..."
Depois vamos a ver e os dois DNF's, ein ? Nicles... temos pena...

Não vejo grande problema nisso. Eu faço assim muitas vezes. Se planeio voltar a uma cache que não encontrei uns dias depois, não vejo o sentido de estar a ter o trabalho e a carregar a listing com logs. Encaro isso como um DNF em vários actos. Só registo o DNF quando dou por terminado o trabalho e de facto não encontrei. Para além de alertar o owner sobre o desaparecimento da cache, o que nos tempos que correm se torna irrelevante dada a densidade de Geocachers a visitarem as caches, não vejo nenhuma razão para proceder de outra forma.

salprata Escreveu:por exemplo uma cache com 20 founds e 10 dnfs... há qualquer coisa nesta cache que não está bem...
Acho que as caches devem ser fáceis de encontrar, para ter poucos dnfs, agora pode ser trabalhoso chegar ao ponto zero, mas isso já é outra historia.
No meu curto historial, tenho uma boa percentagem de dnfs :-( , fiquei com pena, algumas já desisti..., mas valeu por ter ido conhecer o sitio, cumpriu uma boa parte do objectivo.

Eh eh! Então. Qual é o problema de uma cache ser dificil de encontrar? O problema é quando têm 1 ou 2 estrelas de dificuldade e 50% dos logs são DNF (o que significa que na realidade uns 80% dos gajos que lá foram não encontraram, dado o indíce de DNF não logados). E depois, na maior parte dos casos, sugere-se isso no log ou em privado, e o owner fica todo empiurçado, ou simplesmente não responde. Vide meu log desta cache: GC1T7E1. O owner não só me enviou um email irado como não mexeu uma palha. Acha que assim está muito bem. Pois. Faz todo o sentido.

CarlosDBG Escreveu:"DNSearch". Ou seja, numa cache que está num local mesmo em frente a uma esplanada carregada de reformados. Aparece um gajo com um aparelho na mão e em que logo tudo desvia o olhar para o forasteiro. Ora que cabimento tem agora um gajo começar a remexer ali e por ventura tirar um contentor na frente daquela gente toda?
Por duas vezes que lá fui e nunca tive ocasião perfeita para a procurar. Na minha opinião a cache está mal localizada, ainda por cima quando existem locais mais discretos no mesmo jardim para tal.
Na minha perspectiva não tenho a obrigação de registar um DNF porque nem tive oportunidade de a procurar.
No entanto, li alguns comentários sobre que se devia registá-lo nem que fosse para dar na cabeça do owner. Ok, faz algum sentido.... então preferi escrever uma nota a mostrar o meu descontentamento. Penso que será o mais correcto.

1) http://papacaches.wordpress.com/2007/06 ... 11-licoes/
2) Pensas tu mas não penso eu e outras pessoas. É uma situação polémica.

ajsa Escreveu:Cuidado que os "owners" não são empregados do Geocaching, são os únicos responsaveis para que quem se quer divertir com esta actividade o possa fazer.

Ou, em abstracto, para quem se quer enervar, chatear, irritar (não há mal nenhum em levar a sério uma cachada e sentir frustração à flor da pele), quando são criadas caches muito mal paridazinhas.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor ViperUnderground » domingo nov 15, 2009 21:01

Só para deixar umas notinhas em relação ao "Paraiso Selvagem"!

1º O horário está descrito na cache!

2º Quando fiz a cache o bar estava aberto e com bastante gente na esplanada.

3º Estavam também uns indivíduos de aspecto duvidoso (para mim não deixaram dúvidas nenhumas :D ) numa mesa no meio das árvores.

4º Procurei a cache sozinho e sem qualquer tipo de manobra de diversão.

5º A culpa é sempre da cache e do owner da cache, nunca é nossa! :D [:P]
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor CarlosDBG » domingo nov 15, 2009 21:15

Então e tu próprio não te sentes incomodado em andar a "bisbilhotar" na frente de gente que nada tem a haver com a actividade? Eu pelo menos não consigo (ainda tenho de ir ler o manual do Torgut eheh).... mas olha por essas e por outras é que pelos vistos acho que essa cache já se foi ao ar devido aos logs que está a ter.

Eu nestes casos prefiro não fazer qualquer busca do que ser chamado à atenção pelos responsáveis do local ou denunciar a cache a pessoas alheias... certamente o jardineiro não deve gostar de ver gente a mexer em tudo o que é sítio.
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Mensagempor ViperUnderground » domingo nov 15, 2009 21:48

CarlosDBG Escreveu:Então e tu próprio não te sentes incomodado em andar a "bisbilhotar" na frente de gente que nada tem a haver com a actividade?

Eu sinto-me sempre incomodado se tiver de bisbilhotar na frente de muggles.
Quando chego a um local "mugglelizado" primeiro observo e procuro possíveis spots. Depois de os identificar então tento arranjar maneira de me aproximar e pôr a mãozinha sem dar nas vistas. E claro, neste caso, se for um local com muitos muggles a observar, normalmente aborto a missão e se não der para o fazer vou para casa e logo um DNF.

Ah! Eu também não sabia o que era uma árvore de fogo. E no local, pareceu-me que essa árvore eram todas menos onde estava a cache. :D
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor CarlosDBG » domingo nov 15, 2009 22:08

Mas isso é que não concordo, se não chega a haver procura como podes dizer que não achastes? Não tiveste foi hipótese de procurar, que para mim é diferente de não achar.
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes