• Anúncios

Não chega já de caches sem piada?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Mensagempor t@ndre » quarta mar 26, 2008 14:24

O que posso dizer é:

tenho 0 caches encontradas! isto porque apenas encontrei este conceito no dia de ontem, mas desde logo fiquei fã e neste momento já ando á procura de GPSs.
Por isso acho que a minha opinião neste assunto pode ser de alguém um pouco fora dos problemas/vantagens inerentes ao conceito. Creio que a ideia aqui é que cada um faz o que quer e anda por onde quer, e deverá escolher a cache que realmente lhe pareça mais fiavel. Por outro, lado e depois de entrar na comunidade (creio eu) que se começa a conhecer os owners em que se deposita mais confiança para um bom tempo passado.

Mas pronto só sei que nada sei :P
t@ndre
Large

Registado: terça mar 25, 2008 14:23

Mensagempor elpombero » quarta mar 26, 2008 15:07

Desculpem lá!
Sei que já vou tarde. Mas o último post do prodrive e ajsa definem, com "todas as letras" o que (para mim) é o geocaching.
Se é só por "encontrar" (lá vêm os números") ok! tudo bem... cada um sabe de si... para mim é muito pouco!
DNFs em boa companhia podem dar mais gozo que um FTF a sós!! (Ehehe agora lembrei-me de outra coisa que dá mais gozo em boa companhia!)
È que não é "about de numbers" mas sim "about the fun". (Bolas, lembrei-me outra vez!)
Caches em aterros???
"Guns of Navarone" " cache espectacular! E aquilo à entrada "È"um aterro.
Tandre: desculpa lá mas com 0 founds e já estás assim... já te avisaram que isto provoca dependência... cá para mim já ès um caso perdido!!!
Bem vindo!
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor Bringer » quarta mar 26, 2008 18:34

prodrive Escreveu:Compreendo Akagi, a razão do teu post inicial. Volta e meia, depois de um raid urbano intensivo, regressamos a casa com essa sensação que depois de tudo espermido, sobrou pouco sumo.
Para evitar essa sensação, o que fazemos é tentar dosear essas caches urbanas que correm o risco de ser pouco estimulantes, com algumas caches Natura de Terreno mais elevado, que basicamente são aquelas que nos marcam (também fisicamente :D ).
Optámos de há uns tempos para cá, e sempre que possível, fazer caçadas conjuntas com outros Teams. Temos tido o privilégio de ter a companhia do João e da Maja do Team Hulkman, do Paulowjorge (e família) e exporadicamente de outros Geocachers (ainda recentemente tivémos uma fantástica jornada com a Kitiara & Sal e com o Manelov (e família). Garanto-vos que por mais ensossas que sejam as caches, aquilo acaba por ser uma tourada pegada. Acabam invariavelmente por haver episódios rocambolescos e histórias engraçadas que nos fazem o dia :wink: .
No final, as caches não passaram de um mero pretexto para um dia em cheio em que nos divertimos à grande, dissémos umas larachas, rimos que nem uns perdidos, no fundo passámos um bom bocado, e a cabeça não teve um único segundo para pensar nos problemas rotineiros que nos atromentam.
É claro que se pelo meio pudémos desfrutar de umas paisagens deslumbrantes que nos lavam a alma, tivermos oportunidade de ultrapassar um desafio mais ou menos exigente que nos encha o peito com uma enorme sensação de conquista, nos leve a explorar umas grutas ou uma ruínas armados nos Cinco, ou consigamos encontrar uma cache super-engenhosa ao fim de uma hora de quebra-cabeças, isso é o condimento ideal para um dia perfeito.
Felizmente posso-me dar por satisfeito, porque a maior parte das jornadas de Geocaching têm sido mais reconfortantes que frustrantes. Não me considero demasiado exigente, e basicamente satisfaço-me com pouco, mas acho que ter a possibilidade de fazer Geocaching e passar alguns momentos a gozar o melhor que a vida tem, um enorme privilégio, que dificilmente considerarei como tempo mal empregue :wink:

Exactamente a minha opinião! Até as "piores" caches dão gozo se forem encontradas com a "melhor" das companhias! ;)
Imagem
Bringer
Large

Registado: sábado jul 14, 2007 00:00

Mensagempor ajsa » quinta mar 27, 2008 11:55

Balanço contabilístico do nosso fim-de-semana no sul de Espanha.
Tínhamos seleccionado 53 caches para tentar fazer no fim-de-semana e no primeiro dia o objectivo era de conquistar 14.

Bom, no primeiro dia conseguimos a fantástica proeza de visitar com sucesso 3 caches! Uauh! :lol:
Muitos já estarão a pensar, ou eles são burros e não pescam nada do assunto ou então algo de muito estranho terá acontecido. Não, não somos burros e, embora não seja muito, já percebemos alguma coisa do assunto.

Primeiro, visitamos um local que não tinha caches (não vamos só aos locais com caches) que tínhamos previsto despender cerca de 1 hora, ficamos 3 horas (quando as coisas são boas aproveita-se ao máximo).

Durante o caminho fomos a uma região com 3 caches muito próximas umas das outras, só que para lá chegar tinha de entrar num caminho de terra batida com uma inclinação mais ou menos acentuada. (já tenho tirado ar aos pneus para subir colinas que o mais comum dos mortais acharia que só TT sobem, mas com o carrito, (Clio) com a mala carregada, com caixa de carga no tejadilho e os cinco lugar ocupados era pedir demasiado ao pequeno, ou seja, desistimos.

Uma outra um pouco mais á frente tinha umas vistas de tal forma fantásticas que optamos por explorar o local com maior detalhe e no final muito embora não tenha-mos conseguido atingir os objectivos contabilísticos de founds no dia, conseguimos passar um dia excelente mesmo fazendo 500 Kms com miúdos no carro e vez alguma fizeram a famosa pergunta “Ainda falta muito?” :wink: porque no período de viagem estavam cansado da aventura anterior e a soneca vinha ao de cima. 8)

Ah, é verdade, apesar de não ter batido o Prodrive :shock: , consegui subir sozinho e sem qualquer equipamento aos 3000 mts com neve até ao joelho (sim, eu sei, gajo passado, mas adorei) e conhecemos um simpático grupo de geocachers espanhóis “Los Lynces” que nos ajudaram numa das cachadas. :D

Isto é Geocaching para nós! 8)
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor alieri » quinta mar 27, 2008 12:51

ajsa Escreveu:...fantástico grupo dos geocachers que já conheço

mas porque é que estás sempre a falar do Algarve??? :D :D :D
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor ajsa » quinta mar 27, 2008 13:06

alieri Escreveu:
ajsa Escreveu:...fantástico grupo dos geocachers que já conheço

mas porque é que estás sempre a falar do Algarve??? :D :D :D

Sou do tipo sentimentalista.
Foi no algarve que fiz a priemira cache,
entrei no primeiro evento,
conheci os primeiros geocachres,
e comi os melhores D. Rodrigos. :lol: :lol: :lol: :lol:
e quando estou com calor no alentejo
tenho de ir ao fresquinho do algarve. 8)
ajsa
Extra Large

Mensagempor MightyReek » quinta mar 27, 2008 13:10

ajsa Escreveu:
Sou do tipo sentimentalista.
Foi no algarve que fiz a priemira cache,
entrei no primeiro evento,
conheci os primeiros geocachres,
e comi os melhores D. Rodrigos. :lol: :lol: :lol: :lol:
e quando estou com calor no alentejo
tenho de ir ao fresquinho do algarve. 8)

E em Ermidas nada... Há-des cá vir!

Bem vindo de volta!
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor ajsa » quinta mar 27, 2008 13:18

Ah, Ermidas,
essa terra que tenho umas contas a ajustar com ela... :lol: :lol:

Não vai faltar muito e quem sabe com reforços!!
Espera pela hora, espera! 8)
ajsa
Extra Large

Mensagempor papaleguas » sexta mar 28, 2008 01:15

Bem... eu até nem queria dizer nada, mas como as coisas foram por aí...

Eu já pratico geocaching há bastante tempo (mais de dois anos) e já o fiz com amigos que acabaram por entrar tambérm na onda. Neste momento tenho só 111 descobertas e realmente não faço pelos números, mas compreendo que haja pessoas que se motivem pelos números de caches encontradas... se isso é errado? Não me parece, cada um tem as suas motivações e o que interessa é que respeite os outros nessas motivações.

Eu por exemplo há pouco tempo coloquei uma cache numa árvore à beira da estrada e fiz disso uma mistery. È claro que a árvore tem uma história, mas da mesma maneira que eu a acho interessante haverá pessoas que podem dizer que não acharam o local nada interessante para colocar uma cache. Para mim é lindo.

Outro exemplo... todas as minhas mistery são microcaches. Ora passamos montes de tempo a desvendar um mistério para encontrarmos uma micro? Epá os locais onde elas estão para mim dizem algo e se as pessoas repararem na envolvente percebem.As caches em si não têm que mostrar nada, essa procura é nossa e nós é que sabemos o tempo que queremos passar num local a descobrir o que por lá existe.

Uma cache que para uns não tem interesse para outros pode ser espectacular e ás vezes temos surpresas em caches que nem sequer têm descrições completas ou pelo menos que expliquem o que se passa naquele local.

De igual forma o inverso também se aplica. Cada local tem o seu objectivo e se não andamos pelos números então podes sempre fazer como eu... seleccionas as que queres fazer e deixas para depois as outras. Eu só vou a caches que acho interessantes. Volta e meia junto-me a pessoal e lá faço uma das outras.
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor MakoShark2 » sexta mar 28, 2008 07:52

Olá a todos, aqui segue o nosso bitaite.

Caches piores ou melhores irão existir sempre, até porque o conceito de bom ou mau é relativo a cada um. Por exemplo e no nosso caso, adorámos fazer a cache das "Guns of Navarrone" e porquê? Porque está bem projectada, porque a página é atractiva e porque de facto e apesar do lixo nas redondezas o lugar é defacto especial e diferente. Provavelmente não o teriamos visitado se não houvesse por lá uma cache, mas a cache dá isso mesmo, aquele prazer de aventura e proporciona também uma espécie de tour ao local.

É bem verdade (no nosso entender) que com a mediatização do geocaching (muito pela proliferação de aparelhos GPS) o número de caches publicada cresceu exponencialmente e como seria de esperar a qualidade global desceu, o que é normal mas, as caches "de qualidade" não deixaram de ser publicadas o que acontece é que há mais.

É claro que também nos chateia ver a publicação de uma cache às "três pancadas" sem interesse aparente, com uma página miserável, coordenadas imprecisas, etc... Mas há sempre outras centenas delas para fazer.
O que nos parece é que talvez fosse possível elevar o "nível" de algumas restringindo um pouco mais as regras de publicação, como obrigar a que caches novas respeitassem um conjunto de regras bem definidas e conhecidas. A probabilidade da primeira colocação de uma cache correr mal de alguém que fez uma dezena de founds (ou menos ainda) é grande (e aqui falamos por experiência própria, na altura da publicação da nossa primeira cache (com cerca de 30 founds) tinhamos um erro de 30m no ponto zero), E apenas e só pela inexperiência.
Outra solução seria atribuir a publicação de caches portuguesas a um português (e nada temos contra o garri que mediante os seus recursos faz um excelente trabalho) com uma ideia mais clara do terreno e da viabilidade de esta ou outra cache.

Quanto a "cachar para os números", é uma vertente do jogo tão válida como outra qualquer.
A nossa motivação no geocaching é sem dúvida a oportunidade de conhecer um lugar novo interessante, onde nunca iriamos não fosse o geocaching (quer por desconhecimento, quer pelo jogo).
Mas também já fizemos caches que à partida seriam pouco interessantes (e por vezes revelam ser precisamente o contrário) e apenas com o intuito de "limpar" esta ou aquela zona.
Se tivermos de escolher entre uma cache "interessante" e outra para "números", iremos optar obviamente pela primeira. Mas se houver tempo para fazer as duas, porque não.

Cumps
Célia & Daniel (MakoShark2 Team)

Imagem
MakoShark2
Micro

Registado: quarta mar 26, 2008 14:13

Mensagempor GeoDuplaP&F » sexta mar 28, 2008 17:41

MakoShark2 Escreveu:Outra solução seria atribuir a publicação de caches portuguesas a um português (e nada temos contra o garri que mediante os seus recursos faz um excelente trabalho) com uma ideia mais clara do terreno e da viabilidade de esta ou outra cache.

Mako, estás a esquecer-te de algo importante... O aprovador de caches tanto pode ser um espanhol como um português, como um chinês que viva na Tailândia. O aprovador verifica se corresponde às regras, mais nada! Para ver se o terreno é viável e tudo isso, teria que ir verificar localmente no terreno, o que é praticamente impossível! Imagina um aprovador a viver em Lisboa. Teria que ir verificar uma cache nova em Bragança e no dia seguinte em Faro, e logo a seguir outra em Ponta Delgada... Uma vez que isso não é possível, é indiferente ele ser português ou espanhol!

Mas concordo que algumas deviam ser revistas antes de publicadas... :?
O único "controle" que pode existir é ler as opiniões de quem já lá foi. Uma cache com menos interesse de imediato está classificada para ter poucas visitas.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor ajsa » sexta mar 28, 2008 18:05

GeoDuplaP&F Escreveu:[
Mas concordo que algumas deviam ser revistas antes de publicadas... :?
O único "controle" que pode existir é ler as opiniões de quem já lá foi. Uma cache com menos interesse de imediato está classificada para ter poucas visitas.

Voltamos ao assunto aqui e noutras discussões referido: O interesse de determinada cache é muito subjectivo.

Dou um exemplo:

Aqui em Beja existe uma janela Manuelina muito conhecida; todas as pessoas daqui estão “fartas” de ver e passar na referida janela. Colocar uma cache nesta janela poderá ser vista pelos geocachers da região como “Olha mais uma”, no entanto para quem não a conhecesse até poderá dizer “Que fantástica janela, muito obrigado, nunca teria vindo….”

É apenas um exemplo da subjectividade existente no interesse de determinadas caches.

Um outro exemplo: Colocar uma cache junto a um aterro sanitário a qual visa alertar as pessoas para a exagerada produção de lixos domésticos poderá despertar interesse nalguns geocachers e repugnaria noutros.
ajsa
Extra Large

Mensagempor MakoShark2 » sexta mar 28, 2008 19:55

É apenas uma discussão de ideias subjectivas... e claro, sempre teorizando.

Mas, desenvolvendo a ideia, o aprovador não teria necessariamente de o validador.
Mais ainda, poderiamos estar a falar não de um, mas vários validadores distribuídos por exemplo por distritos.
A validação da cache não teria de ser imediata, e como sabemos há geocachers que "vivem" mais intensamente o geocaching, quer pela sua profissão (que obriga a deslocações pelo país), quer pela sua dedicação, quer pela sua disponibilidade, etc... Parece-nos por isso que a ideia do validador poderia ser viável.

Mas tratam-se apenas de ideias e da discussão saudável das mesmas.

E claro concordamos, a "qualidade" da cache é sempre subjectiva a cada um que a faz, mas como já afirmamos, existem algumas que por estarem mal concebidas e idealizadas (quer por inexeperiência, quer por outra razão qualquer) não ajudam nada a actividade. E como referimos não se trata de "castrar" ou "castigar" o idealizador mas antes orientá-lo e digamos "educá-lo".
Não existe nada de condenável no facto de surgirem caches de "má qualidade", é uma consequência natural do acréscimo de geocachers na actividade que legitimamente também querem colocar a sua cache, ou seja uma consequência natural da diversidade.

Cumps.
Editado pela última vez por MakoShark2 em sexta mar 28, 2008 21:23, num total de 1 vez.
Célia & Daniel (MakoShark2 Team)

Imagem
MakoShark2
Micro

Registado: quarta mar 26, 2008 14:13

Mensagempor MightyReek » sexta mar 28, 2008 19:58

ajsa Escreveu:Um outro exemplo: Colocar uma cache junto a um aterro sanitário a qual visa alertar as pessoas para a exagerada produção de lixos domésticos poderá despertar interesse nalguns geocachers e repugnaria noutros.

Se não queres vir a Ermidas diz logo não precisas de estar para aí a dizer mal das caches... :x

:lol:
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor ajsa » sexta mar 28, 2008 22:02

MightyReek Escreveu:
ajsa Escreveu:Um outro exemplo: Colocar uma cache junto a um aterro sanitário a qual visa alertar as pessoas para a exagerada produção de lixos domésticos poderá despertar interesse nalguns geocachers e repugnaria noutros.

Se não queres vir a Ermidas diz logo não precisas de estar para aí a dizer mal das caches... :x

:lol:

Tu não me digas que tens uma cache num aterro? :shock: :shock: :shock:

Mas quem diabo se vai lembar duma coisa destas :roll:
ajsa
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes