• Anúncios

E as 4 letrinhas no fim? É assim tão difícil?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: E as 4 letrinhas no fim? É assim tão difícil?

Mensagempor Torgut » quinta ago 13, 2009 21:34

ajsa Escreveu:Façam um pequeno esforço electrónico; consultem os primeiros registos das primeiras caches de Portugal para aprenderem com na altura eram feitas as criticas!

Sítio bom, bom para fazer geocaching é o Congo, aí é que vale a pena criticar!!!! :twisted:

1) Engraçado, escrevi mais ou menos o mesmo que tu no meu último post mas depois acabei por apagar.

2) Credo! Não achas que o HDV tenha feito um bom trabalho nas caches que criou no Congo?
Editado pela última vez por Torgut em quinta ago 13, 2009 21:36, num total de 1 vez.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor lenan2do » quinta ago 13, 2009 21:36

Mikron Escreveu:
lenan2do Escreveu:Não fugiu nada ao tema. Estamos precisamente a tratar a questão da gratidão/ingratidão.
É óbvio que qualquer crítica construtiva é sempre aceitável e recomendável, principalmente quando parte de alguém com experiência no meio.
Agora algum esperto, que nunca escondeu um bocado de plástico ou lá o que seja, com um papel lá dentro, como vai fundamentar as suas críticas? Com que exemplo?

Olha olha! Um tópico que me foi dedicado.

Desde já, para ser educado. TFTP (Thanks For The Post) ou em português OPP (Obrigado Pelo Post), como mais lhe agradar.

Mas vamos ao que interessa.

Acho que seria de bom tom ao criador deste post contar a história toda, para que de forma directa todos saibam o que se passou e não estar aqui com insinuações e indirectas, pois da mesma forma que assumo as minhas criticas, gostaria que quem me critica não se escondesse ou dissimulasse por trás dum post vago.

Ela começa na cache CASA DO RADAR (DOS AVIÕES).

Apesar dos atributos terem sido ontem, parcialmente alterados, por imposição do revisor, tratava-se duma Multi-Cache dissimulada numa tradicional onde a dada altura, o owner afirmava algo do género:

"Quem não respeitar as regras da cache e comentar algo sobre a surpresa do final, terá os seus logs apagados."
Ainda que o aviso fosse pernicioso, decidimos fazer-la.

Fizemos a cache e até gostamos de a fazer pois tem um spot com uma vista fantástica sobre a cidade.
Estranhamos, que no local das coordenadas publicadas estivesse um contentor com este papel http://rapidshare.com/files/266788310/G ... 0.JPG.html que nos enviava para um ponto final.

Todos os owners sabem que numa situação destas a cache é Multi e não Tradicional.
É uma questão de respeito pelas regras do jogo o que me levou, obviamente, a relatar tal facto ao revisor.

Ao fazermos o log online, logo fomos bombardeados pelo owner com uma nota de mau gosto, baixa e provocatória, (como poderão confirmar na página da cache) e mais grave, afirma conhecer situações similares a esta noutras caches?!?

Ainda assim preferi não responder pois não era o local indicado, e por mim o assunto morreria por aqui.

Mas vi que outros geocacheres tomaram as dores de parto do owner.

Gosto de ver a amizade entre as pessoas e acho salutar defender os amigos enquanto aguardam que o barco aporte de África.
Pena é que os "defendam" pela frente e depois falem mal deles pelas costas.
Admira-me tal comportamento pois quem o ouve falar pensa, por breves instantes, que é a pessoa mais íntegra e idónea.
Mas também, como já estão todos avisados do carácter dessa pessoa, já ninguém lhe liga.
Parece que aos poucos se vai descobrindo a careca, como diz o povo.

Verifico também que sendo owners e conhecendo as regras do jogo, certamente melhor que eu, pactuam com esta situação achando normal não se respeitem as regras.

Para que conste, caso não saibam interpretar um texto, não julguei a cache.
Se lerem atentamente o meu log verificarão que fiz a cache com um sorriso nos lábios e até a achei interessante.
Apenas alertei para a violação das regras do jogo aconselhando o owner da cache a mudar os atributos da mesma de tradicional para Multi.

Logo fui criticado por julgar as caches sem ter colocado alguma.

Acho deveras interessante que alguns owners pensem assim.

Ou seja, tendo já mais de 400 founds,
Se achar a cache boa,
Se fizer uma avaliação positiva da mesma,
Se colocar um TFTC no final do log,
Se não apontar qualquer situação desagradável à cache,
Se não reportar qualquer violação das regras,
Se pactuar com desonestidades...,

Então, mesmo não tendo colocado nenhuma cache, já estou em condições de poder avaliar, julgar, compreender, apreciar, prezar, valorizar, a cache pois como a avaliação é positiva está tudo bem.

Se não achar a cache interessante ou reportar uma situação diferente das anteriores, não sendo owner, parece que perco toda capacidade crítica e logo tudo que possa dizer já não faz sentido porque para o fazer teria que colocar caches.

Acho engraçado pensarem assim...
Isto leva-me a algumas questões.

Terei que ser cozinheiro para avaliar um bom prato?
Terei que ser escanção para avaliar um bom vinho?
Terei que ser marceneiro para avaliar a qualidade de um móvel?
Terei que ser sapateiro para avaliar a qualidade do calçado?
Terei que ser...?

Se tiver, digam por favor onde se tira o curso de avaliador de caches.

Depois qual é o rácio de caches colocadas \ caches encontradas para fazer uma boa avaliação da cache?
E o que é considerado uma boa avaliação?
Há algum critério objectivo?
Se alguém disser bem de uma determinada cache todos os outros são obrigados a concordar. Não podem ter sentido crítico e pensar de forma diferente?

Não acham muito arrogante e petulante da vossa parte julgarem-se acima de todos outros só porque colocaram umas caches?

E os que começam a fazer geocaching?
Têm primeiro que colocar uma cache para ficarem habilitados a fazer qualquer tipo de crítica?
Ou até lá têm que ser hipócritas e dizer que gostam e por TFTC, quando vêm caches em lixeiras, com as coordenadas mal tiradas, sem manutenção alguma apesar dos insistentes pedidos para o fazer, em locais sem qualquer sentido, etc, etc, etc, como tão bem conhecem, só para ficar bem na fotografia e o owner ficar todo contente?

Se fazer geocaching é isso então eu não sou geocacher!
Não pactuo com esse tipo de situações e lamento que aqueles que se arvoram senhores da verdade e da razão não passem de hipócritas.

Se os navegadores portugueses tivessem dado ouvidos aos Velhos do Restelo, ainda hoje estariamos com as naus ancoradas no Tejo.
Ainda bem que começa a haver sangue novo no geocaching.
Talvez assim se consiga mudar algumas mentalidades retrogradas e paradas no tempo.

Viva, o que escrevi serve de reflexão. Não se trata de ataques generalistas.
Peace!
lenan2do
Regular

Registado: terça fev 26, 2008 18:07

Mensagempor papaleguas » quinta ago 13, 2009 22:33

Xiiiiii

Agora vou mesmo ter que responder:

Micron... eu pelo menos respondi ao tópico sem saber que outras questões se colocavam por trás... como consequencia não tem nada a ver contigo ou com este assunto.

Agora ao Kinder:

Sabes que por vezes tens assumido posições de grande critica e com elas têm aprendido algumas coisas por aqui... mas estás a fazer o mesmo que não gostas que te façam...
Quem és tu para achar o tópico A ou B dos "elementos mais velhos" bom ou mau? Ou entrarmos em dicootomias de "velho vs novo"?

Eu sempre defendi os novatos e sou da vellha guarda sim... é isso faz de mim o demónio antinovatos?
É como a conversa dos números... quem é mais fundamentalista: o gajo que anda atrás dos números ou o que é anti números? Para mim são duas faces da mesma moeda.

Quanto ás caches escondidas... nem toda a gente quer ter esse trabalho por isso éobrigatório ter caches para julgar caches? O que vão inventar a segiuir?

Já repararam que para fazer geocaching é possivel andar incógnito? completamente?

O agradecimento tem a ver com educação. A deturpação de factos tem a ver com educação e no caso que o micron expõe... tem a ver com educação até porque aquela nota na cache tem um tom um pouco ameaçador... Não deturpem factos para obterem apoios...

E não venham com conversas de novatos vs antigos... ou estão a ser iguais aos que criticam.

Eduardo (since 2005)
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor Torgut » quinta ago 13, 2009 23:23

lenan2do Escreveu:Viva, o que escrevi serve de reflexão. Não se trata de ataques generalistas.
Peace!

Também, ele não disse que se tratava de um ataque generalista, bem pelo contrário, deu a entender que o entendia como um ataque específico.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Mikron » sexta ago 14, 2009 01:13

papaleguas Escreveu:O agradecimento tem a ver com educação. A deturpação de factos tem a ver com educação e no caso que o micron expõe... tem a ver com educação até porque aquela nota na cache tem um tom um pouco ameaçador... Não deturpem factos para obterem apoios...

E não venham com conversas de novatos vs antigos... ou estão a ser iguais aos que criticam.

Eduardo (since 2005)

Boas Eduardo,

Pelo que entendi o kinder quando faz a dicotomia "Novatos vs Antigos" é apenas no sentido que alguns dos "antigos" sentem o seu status quo ameaçado pela malta nova com ideias mais progressivas.
Como se sentem incapazes de acompanhar as mudanças e constatam que perdem, em ritmo acelerado, o protagonismo que tinham, tentam arranjar desculpas que os novatos vieram estragar o jogo, que bom era no tempo deles.
Ou seja preferem manter uma certa paz podre que vigora por vezes.

Concordo contigo que não deve haver separatismo entre as duas "facções" mas se reparares atentamente nos posts de alguns desses ditos "antigos" fica sempre aquele saudosismo do antigamente.
Arranjam sempre maneira de insinuar que vêm agora uns putos estragar o jogo.
Ou porque os logs são minimalistas, ou porque dizem só TFTC mais nada, ou porque não põem TFTC, etc.

Ora quem está no jogo não gosta, como compreenderás, de se sentir excluído e muitas vezes provocado sem qualquer razão.
Isso da idade ser um posto, era na tropa.

Todos tem direito à sua opinião. Não é por ser mais ou menos experiente no jogo que essa opinião tem mais ou menos peso.

Muitos dos novos geocachers que encontro em eventos sempre afirmam que evitam vir para o fórum, pois a maior parte dos tópicos criados são conversa da treta para quem não tem mais nada que fazer e que tiveram os seus "5 minutos de fama" na vida, no geocaching.
Os maníacos da tecla "F5" como são carinhosamente apelidados.

Felizmente que nem todos da velha guarda pensam da mesma forma.

Mikron
Mikron
Small

Registado: sábado jul 28, 2007 16:34

Mensagempor offteam » sexta ago 14, 2009 01:37

Esta palhaçada toda sem fundamento nenhum começou por um log meu na referida cache, onde o owner me insultou, onde o owner assume ter conhecimento de muitas outras caches que infrigem as regras do geocaching e onde já tentou remediar o mal que fez, mantendo ainda assim a cache em condições não validas para ter sido aprovada.
Como não quiz ser malcriado como ele nem reponder aos seus amigos que o apoiaram, limitei-me a ficar calado porque afinal nao vale a pena nos chatearmos com isso.
No entanto isto esta a tomar proporções muito maiores e nao estou a gostar do que aqui vejo.
Quanto aos logs do antigamente e do agora, eles eram realmente muito mais elaborados tambem devido ao numero reduzido de logs que era possivel fazer por semana, ou por mes. Hoje em dia fazemos mais founds num dia que antes num ano inteiro.
Quem sou eu para falar.

Migueis (since 2002)
offteam
Small

Registado: segunda nov 24, 2008 01:08

Mensagempor offteam » sexta ago 14, 2009 01:58

Descrição da cache antes do meu log:
SOB PENA DE O LOG SER APAGADO NÃO REVELEM EVENTUAIS SURPRESAS QUE DA CACHE POSSAM ADVIR. OBRIGADO.

Descrição da cache depois do owner proferir esta sentença:
Se sabem à partida que certas caches não respeitam as guidelines porque as visitam?? poderão sempre optar por ficar em casa a meter uns cavaquitos à lareira, que tal??
Poderei inclusivé ajudar-vos com uma listagem das que estão nessas condições, se assim o pretenderem...

A MICRO CACHE INICIAL REVELA A FORMA DE COMO PODERÃO OBTER O LOG. OBRIGADO.

Mas atenção, a cache continua a ser uma tradicional.
Começo a ter que concordar que esta malta de 2007, com mais de 150 caches colocadas ainda tem muito que aprender. A começar pelo civismo.
Para quem só leu a resposta do owner, aqui fica a justificação para ele ser tão arrogante comigo.
Este foi o meu log nesta cache que ainda hoje a voltei a fazer pela segunda vez:
"...uma cache que realmente é bastante interessante e que nos leva a um grande spot, mas que nos causou algum descontentamento.
A surpresa preparada não foi a nosso ver nenhuma surpresa agradavel, antes pelo contrario.
Penso que o owner deveria reformular esta cache, pois trata-se de uma cache num excelente spot, mas que não compreendo bem porque é que tem que violar as regras do geocaching.
Just my 2 cents.

TFTC"

Em que é que errei?!
offteam
Small

Registado: segunda nov 24, 2008 01:08

Mensagempor Jesus » sexta ago 14, 2009 08:54

Torgut Escreveu:Mas a questão da aprendizagem levantou-me uma linha de pensamento que penso poderes julgar interessante: esta faz-se mais pela observação imediata do que por qualquer outra coisa. Apesar de existir um número considerável de livros sobre Geocaching no mercado, creio que os recém-chegados aprendem sobretudo pela observação.

Partilho da mesma opinião/linha de pensamento, talvez seja esta uma das áreas fulcrais que mereça alguma reflexão e intervenção por parte de todos. Recordo que a "propagação de erros", matematicamente falando, é extremamente elevada, se em causa estiverem diversas "variáveis fonte" que intervenham na operação, comparativamente à utilização de uma única "variável fonte" de erro conhecido.

Peço desculpa por me ter desviado do assunto central.
Imagem
Jesus
Regular

Registado: quinta jul 26, 2007 11:14

Mensagempor ajsa » sexta ago 14, 2009 10:01

Torgut Escreveu:
ajsa Escreveu:2) Credo! Não achas que o HDV tenha feito um bom trabalho nas caches que criou no Congo?

Não é nada disso. [:P] [:I]
Procutrei um país sem caches mas estava díficil e o Congo apareceu logo só com três caches. [:D]
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor vsergio » sexta ago 14, 2009 10:02

Mikron Escreveu:Os maníacos da tecla "F5" como são carinhosamente apelidados.

Mikron

Mau... espero que não tejas a falar do COSTA, senão há já aqui porrada da grossa!!!! :mrgreen:
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor ajsa » sexta ago 14, 2009 10:05

papaleguas Escreveu:Xiiiiii

Eduardo (since 2005)

Hahahahahaha
Eduardo, até me fizeste lembrar os outros bacanos "A cantar desde 1919..." :lol: :lol: :lol: :lol:

E com isto recordei-me que anda por aí uma oferta dum Moscatel e quando toca a comer e berber... Espera um pouquinho! hehehe
ajsa
Extra Large

Mensagempor ajsa » sexta ago 14, 2009 10:10

Jesus Escreveu:
Torgut Escreveu:Mas a questão da aprendizagem levantou-me uma linha de pensamento que penso poderes julgar interessante: esta faz-se mais pela observação imediata do que por qualquer outra coisa. Apesar de existir um número considerável de livros sobre Geocaching no mercado, creio que os recém-chegados aprendem sobretudo pela observação.

Partilho da mesma opinião/linha de pensamento, talvez seja esta uma das áreas fulcrais que mereça alguma reflexão e intervenção por parte de todos. Recordo que a "propagação de erros", matematicamente falando, é extremamente elevada, se em causa estiverem diversas "variáveis fonte" que intervenham na operação, comparativamente à utilização de uma única "variável fonte" de erro conhecido.

Peço desculpa por me ter desviado do assunto central.

Fonix, estás inspirado. :shock:

AJSA (since 1968)
ajsa
Extra Large

Mensagempor Jesus » sexta ago 14, 2009 10:20

ajsa Escreveu:AJSA (since 1968)

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Imagem
Jesus
Regular

Registado: quinta jul 26, 2007 11:14

Mensagempor lamas » sexta ago 14, 2009 11:00

Mikron Escreveu:
Os maníacos da tecla "F5" como são carinhosamente apelidados.

Mikron

Eu não mexi em nada... aliás até já arranquei as teclas F5 de todos os teclados que possuo...
Imagem
ImagemImagem
lamas
Regular

Registado: terça ago 31, 2004 00:09

Mensagempor kidloco » sexta ago 14, 2009 12:25

Torgut Escreveu:
lenan2do Escreveu:Viva, o que escrevi serve de reflexão. Não se trata de ataques generalistas.
Peace!

Também, ele não disse que se tratava de um ataque generalista, bem pelo contrário, deu a entender que o entendia como um ataque específico.

Eu é que não percebo como se passa de um tópico de conversa banal para uma ilação de que o mesmo é um ataque especifico, e mais, ofende-se quem o criou, as pessoas que colocaram na sua boa fé uma nota na página da cache que aparece mencionada e ainda por cima não se tem a grandeza de pedir desculpas, enfim, vindo de quem vem já não se espera nada.

Já que o tema da conversa foi desviado para mais uma dor de dentes, fica desde já este esclarecimento, eu conheço mal o proprietário da cache em questão, mas a minha relação com ele não passa disso, somos conhecidos, o que eu não gosto é ver que até à data toda a gente que visitou essa cache não se queixou e teve que aparecer um sujeito que não contribui de forma activa para o jogo para arranjar problemas. Faz assim tanta espécie que a cache esteja classificada como tradicional e afinal é uma multi? A mesma não existe porque alguém gastou tempo e dinheiro a cria-la? É um crime passivel de pena severa e difamação pública alguém dar-se ao trabalho de criar uma cache fora de umas normas que tem mais buracos que um queijo suiço?

Enfim, podem não ter gostado da resposta da proprietário, eu se calhar também não ia gostar, mas não vinha para a praça pública lavar roupa suja e fazer figuras tristes.
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes