Mikron Escreveu:lenan2do Escreveu:Não fugiu nada ao tema. Estamos precisamente a tratar a questão da gratidão/ingratidão.
É óbvio que qualquer crítica construtiva é sempre aceitável e recomendável, principalmente quando parte de alguém com experiência no meio.
Agora algum esperto, que nunca escondeu um bocado de plástico ou lá o que seja, com um papel lá dentro, como vai fundamentar as suas críticas? Com que exemplo?
Olha olha! Um tópico que me foi dedicado.
Desde já, para ser educado. TFTP (Thanks For The Post) ou em português OPP (Obrigado Pelo Post), como mais lhe agradar.
Mas vamos ao que interessa.
Acho que seria de bom tom ao criador deste post contar a história toda, para que de forma directa todos saibam o que se passou e não estar aqui com insinuações e indirectas, pois da mesma forma que assumo as minhas criticas, gostaria que quem me critica não se escondesse ou dissimulasse por trás dum post vago.
Ela começa na cache
CASA DO RADAR (DOS AVIÕES).
Apesar dos atributos terem sido ontem, parcialmente alterados, por imposição do revisor, tratava-se duma Multi-Cache dissimulada numa tradicional onde a dada altura, o owner afirmava algo do género:
"Quem não respeitar as regras da cache e comentar algo sobre a surpresa do final, terá os seus logs apagados."Ainda que o aviso fosse pernicioso, decidimos fazer-la.
Fizemos a cache e até gostamos de a fazer pois tem um spot com uma vista fantástica sobre a cidade.
Estranhamos, que no local das coordenadas publicadas estivesse um contentor com este papel
http://rapidshare.com/files/266788310/G ... 0.JPG.html que nos enviava para um ponto final.
Todos os owners sabem que numa situação destas a cache é Multi e não Tradicional.
É uma questão de respeito pelas regras do jogo o que me levou, obviamente, a relatar tal facto ao revisor.
Ao fazermos o log online, logo fomos bombardeados pelo owner com uma nota de mau gosto, baixa e provocatória, (como poderão confirmar na página da cache) e mais grave, afirma conhecer situações similares a esta noutras caches?!?
Ainda assim preferi não responder pois não era o local indicado, e por mim o assunto morreria por aqui.
Mas vi que outros geocacheres tomaram as dores de parto do owner.
Gosto de ver a amizade entre as pessoas e acho salutar defender os amigos enquanto aguardam que o barco aporte de África.
Pena é que os "defendam" pela frente e depois falem mal deles pelas costas.
Admira-me tal comportamento pois quem o ouve falar pensa, por breves instantes, que é a pessoa mais íntegra e idónea.
Mas também, como já estão todos avisados do carácter dessa pessoa, já ninguém lhe liga.
Parece que aos poucos se vai descobrindo a careca, como diz o povo.
Verifico também que sendo owners e conhecendo as regras do jogo, certamente melhor que eu, pactuam com esta situação achando normal não se respeitem as regras.
Para que conste, caso não saibam interpretar um texto, não julguei a cache.
Se lerem atentamente o meu log verificarão que fiz a cache com um sorriso nos lábios e até a achei interessante.
Apenas alertei para a violação das regras do jogo aconselhando o owner da cache a mudar os atributos da mesma de tradicional para Multi.
Logo fui criticado por julgar as caches sem ter colocado alguma.
Acho deveras interessante que alguns owners pensem assim.
Ou seja, tendo já mais de 400 founds,
Se achar a cache boa,
Se fizer uma avaliação positiva da mesma,
Se colocar um TFTC no final do log,
Se não apontar qualquer situação desagradável à cache,
Se não reportar qualquer violação das regras,
Se pactuar com desonestidades...,
Então, mesmo não tendo colocado nenhuma cache, já estou em condições de poder avaliar, julgar, compreender, apreciar, prezar, valorizar, a cache pois como a avaliação é positiva está tudo bem.
Se não achar a cache interessante ou reportar uma situação diferente das anteriores, não sendo owner, parece que perco toda capacidade crítica e logo tudo que possa dizer já não faz sentido porque para o fazer teria que colocar caches.
Acho engraçado pensarem assim...
Isto leva-me a algumas questões.
Terei que ser cozinheiro para avaliar um bom prato?
Terei que ser escanção para avaliar um bom vinho?
Terei que ser marceneiro para avaliar a qualidade de um móvel?
Terei que ser sapateiro para avaliar a qualidade do calçado?
Terei que ser...?
Se tiver, digam por favor onde se tira o curso de avaliador de caches.
Depois qual é o rácio de caches colocadas \ caches encontradas para fazer uma boa avaliação da cache?
E o que é considerado uma boa avaliação?
Há algum critério objectivo?
Se alguém disser bem de uma determinada cache todos os outros são obrigados a concordar. Não podem ter sentido crítico e pensar de forma diferente?
Não acham muito arrogante e petulante da vossa parte julgarem-se acima de todos outros só porque colocaram umas caches?
E os que começam a fazer geocaching?
Têm primeiro que colocar uma cache para ficarem habilitados a fazer qualquer tipo de crítica?
Ou até lá têm que ser hipócritas e dizer que gostam e por TFTC, quando vêm caches em lixeiras, com as coordenadas mal tiradas, sem manutenção alguma apesar dos insistentes pedidos para o fazer, em locais sem qualquer sentido, etc, etc, etc, como tão bem conhecem, só para ficar bem na fotografia e o owner ficar todo contente?
Se fazer geocaching é isso então eu não sou geocacher!
Não pactuo com esse tipo de situações e lamento que aqueles que se arvoram senhores da verdade e da razão não passem de hipócritas.
Se os navegadores portugueses tivessem dado ouvidos aos Velhos do Restelo, ainda hoje estariamos com as naus ancoradas no Tejo.
Ainda bem que começa a haver sangue novo no geocaching.
Talvez assim se consiga mudar algumas mentalidades retrogradas e paradas no tempo.