• Anúncios

20 ou 30 caches num dia é Geocaching?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: 20 ou 30 caches num dia é Geocaching?

Mensagempor elpombero » terça jul 21, 2009 18:18

alieri Escreveu:Ou seja, cada um tem a sua definição sobre o tema, a sua opinião e gosto sobre a forma de o viver. Nenhuma estará errada e todas estão certas.

Subcrevo inteiramente!

Só um Off topic (penso que se justifica):

Dois post apagados. Um era meu. O outro não cheguei a ler.
Opiniões e/ou ideias são só isso mesmo! Não se pode cair em excessos.
Eu excedi-me.
Fiz juízos de valor sobre quem não conheço.
Estive mal!
Por mail pedi desculpas ao Torgut.
O Torgut teve a delicadeza de as aceitar.
Caso encerrado!

Voltando ao tópico...
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor alieri » terça jul 21, 2009 18:43

Eu excedi-me.
Estive mal!
Caso encerrado!

:clap: Ora aí está o que gostamos de ver.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor ajsa » terça jul 21, 2009 18:46

alieri Escreveu:Nenhuma estará errada e todas estão certas.

Que profundo.... :clap:
Desculpa lá, mas não resiti, quando eu der uma (que são aos magotes) atacas à força toda. :lol:

Assim á primeira vista, faz-me lembrar o outro que coloca o bocal (exclusivamente para falar) junto ao ouvido para melhor ouvir o seu comunicador. :lol: :lol: :lol: :lol:
Assim bem ao género de encostar o microfone no ouvido.

Agora no tópico, como tenho dias que nem sequer consigo marcar o ponto, olha não sei.... :shock:
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor alieri » terça jul 21, 2009 18:52

ajsa Escreveu:

Que profundo....

La Palisse, esse génio...
Há que interpretar a frase no contexto, pá
Agora vou comer pizza. Talvez a corte em 6 fatias, pois não tenho fome para comer 8 :D
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor ajsa » terça jul 21, 2009 18:55

alieri Escreveu:
ajsa Escreveu:

Que profundo....

La Palisse, esse génio...
Há que interpretar a frase no contexto, pá
Agora vou comer pizza. Talvez a corte em 6 fatias, pois não tenho fome para comer 8 :D

Até já me doi a barriga de rir! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
ajsa
Extra Large

Mensagempor Torgut » terça jul 21, 2009 20:50

Ler post abaixo. Dupliquei sem querer.
Editado pela última vez por Torgut em terça jul 21, 2009 21:20, num total de 1 vez.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Mikron » terça jul 21, 2009 20:52

elpombero Escreveu:Muito se tem falado ultimamente de logs minimalistas, dantes é que era bom... existirão caches e geocachers a mais?(???), a malta nova não respeita nada, não conhece as tradições, geocachers de sofá, ou porque me tratam por tu, ou porque cacho sozinho e não quero ser tratado no plural, porque há caches em rotundas, nas estações de serviço, em locais da treta, o geocaching já não é o que era, no estrangeiro é que é bom, o espírito do geocaching para aqui, o espírito do geocaching para ali!!!
Sem querer levantar polémicas gostaria de saber o que pensam de se fazerem 20 ou 30 caches num dia. È geocaching ou "só" cachar?
O espírito do geocaching não é desfrutar do local, da companhia (ou a solo), não é apreciar a paisagem ou o monumento, ou só relaxar em qualquer estação de serviço? Não é fazer CITO? Provavelmente será isto e muito mais. E assim é possível fazer tantas caches num dia e dizer que "estive a fazer geocaching"?
Atrever-me-ia a mais (sou maçarico... posso perguntar) mesmo com o trabalho de casa muito, mas muito bem feito é mesmo possível fazer, por exemplo, 24 caches num dia (1 por hora)? Com deslocação de cache para cache (OK, Ponte de Sor não conta, ehehe), algum tempo à procura...
Gostava de saber o que pensam...

Voltando ao tópico original!

Fazer 20 ou 30 cache é geocaching.

No fundo para alguns fazer geocaching é encontrar a cache e registar a sua presença no logbook. Se bem reparares para a maioria das caches esse é a única regra.

Sé e possível fazer 20 ou 30 caches num dia, ou até mais.

Sim, essencialmente de 2 formas:

Ou com um bom trabalho de casa feito e meios que te permitam agregar numa determinada zona uma rota;
Ou na companhia de outros Geocacheres que já tenham feito as caches e te dão uma ajuda (que não é muito diferente do chamado "helpdesk").

Se isso se enquadra no espírito do Geocaching...

Acho que essa é uma pergunta que nunca irás ter resposta porque afinal o que é isso de espírito de Geocaching?
Abre um tópico com essa pergunta e vês a quantidade de respostas diferentes que cada um vai dar.

Cada um faz à sua maneira.
Uns com calma desfrutando os locais a visitar, tirando fotos, outros com mais pressa para nos números. Uns sós, outros acompanhados.
Quer se goste, quer não, tudo isso é geocaching.

Até já há quem faça geocaching sem sair do sofá lol.

Tal como eu és "Rookie" mas depressa aprenderás as "manhas" do Geocaching. Cada um faz à sua maneira. Não há certa nem errada de o fazer ou desfrutar.

Já agora pelo facto de seres "Rookie" não deixeis que certos, auto-intitulados "Gurus lá da rua" sobreponham as suas opiniões as tuas.
Tens todo o direito a expressar as tuas opiniões, gostem ou não.

Mikron
Mikron
Small

Registado: sábado jul 28, 2007 16:34

Mensagempor Torgut » terça jul 21, 2009 21:18

elpombero Escreveu:[
Dois post apagados. Um era meu. O outro não cheguei a ler.
Opiniões e/ou ideias são só isso mesmo! Não se pode cair em excessos.
Eu excedi-me.
Estive mal!
Caso encerrado!

E já temos combinado ir beber qualquer coisa na minha passagem anual por Mora, em Junho.

Raspa, tinha um pequeno erro ortográfico no meu texto que pode ter adulterado o sentido do que escrevi. Escrevi "é" e queria escrever "e". Está melhor assim como se segue?

Torgut Escreveu:O que a minha experiência pessoal me indica (e quando encontro caches nessas condições geralmente lembro-me de ir ver quem foi o último artista a mexer nela) é que essa falta de cuidado se associa a gente nova no Geocaching e com outros indicadores comportamentais geralmente associados ao "bouquet": os logs minimalistas, a ausência de caches criadas, a bazófia no pouco que escrevem nos logs ["foi chegar e logar"; "mais uma muito fácil"].

Ou seja, não disse que são os novatos que deixam as caches mal arrumadas, mas sim os novatos que escrevem logs minimalistas e com bazófias, assim, em conjugação de factores. E, como disse, isto é segundo a minha experiência, de encontrar caches mal arrumadas e ir ver quem o tinha feito. Lamento mas não posso incluir os mais antigos porque não existe nenhum que o faça. Mesmo. Definição de mais antigos: das colheitas de 2005 e anteriores.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor kidloco » terça jul 21, 2009 21:18

elpombero Escreveu:Eu excedi-me.
Estive mal!
Caso encerrado!

Elpombero, acabas de entrar no grupo restrito de pessoas do geocaching português que tenho em grande consideração, podes ser novato nestas andanças mas sabes reconhecer coisas básicas como por exemplo, que fizeste juízos de valor sobre quem não conheces ou pouco conheces, isto é algo raro por aqui e só merece o meu aplauso. :clap:
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor vsergio » terça jul 21, 2009 23:21

Pronto, agora lendo tudo, acho que a minha opinião já se espelhou aí em muitas vossas.
Geocaching é isso, ou pode ser só uma, ou mesmo 50... Geocaching é aquilo que nos apetecer e que nos souberem oferecer. E cada vez mais se consegue oferecer muitas boas aventuras.
Acho que este artigo consegue ilucidar bem aqui o assunto:
http://geocaching-pt.net/o-projecto-86400
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor RaspaPT » quarta jul 22, 2009 00:35

Torgut, sabes que mais, estamos a ver os dois a mesma sítuação com olhos muito diferentes. Tu contas com a experiência de umas centenas de caches e uns anos bem passados nisto do geocaching. Acredito que para ti as coisas estejam abaixo do nível do que eram antigamente. O que eu acho que é uma tendencia natural, vivendo numa sociedade de facilitismo, e em que já ninguem dá valor a nada, nem respeita o que é de todos. Eu olho para o geocaching como algo novo, algo que me fascina e algo do qual eu quero fazer parte.

Por um lado entendo a tua generalização, de que os novatos nisto é que fazem isto e aquilo. Concordo. Por outro lado acho que fiquei um bocado revoltado/triste por me sentir incluido nesse grupo de novatos, que já estão rotulados como algo depreciativo e parasita.

Mas não vou ligar a isso (não estou a dizer que não dar importância ao que disseste). Como já disse num post anterior, eu faço geocaching da maneira que acho mais correcta. Tenho a noção que sou novo nisto, e que tenho muito para aprender, e estou pronto a ouvir quem me quiser ensinar. Tento deixar as caches conforme as encontro, e na questão dos logs, faço um log mais curto na cache (sempre se poupa logbook), e um mais descritivo no log virtual. Convido-te a veres os logs que fiz nas caches que visitei. Espero conseguir fazer renascer a tua fé nos novatos do geocaching.

(Importante: Eu sei que as coisas escritas podem ser interpretadas de maneiras muito diferentes. Quero assegurar que em nenhum momento tive a intenção de ser ofensivo, nem irónico ou sarcástico)

Voltando ao topico, vim agora de uma sessão de geocaching de 3 horas na zona do parque da cidade do Porto. Corremos 8 caches. Será que foi geocaching? Foi sim. Trabalho de casa bem feito, percurso bem escolhido, caches tradicionais pertinho umas das outras, feitas à noite por causa dos muggles, resultou numa sessão bem agradável. Eu estou contente por o ter feito, e guardo comigo uma recordação de uma noite bem passada na companhia da minha namorada e de um amigo.

Pedro Santos
RaspaPT
Small

Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Mensagempor vsergio » quarta jul 22, 2009 01:23

gostei dessa posta de pescada, mas sabes? Suou-me mal. Não foste tu... foi o que me fez olhar agora por outros olhos.
É certo que cada um faz como quer fazer e é isso que interessa.
Mas o que escreveste fez-me pensar no que realmente muita gente poderá pensar no que é o geocaching.
Não quer dizer que tenhas sentido isso, mas o que senti com este teu ultimo post foi que isto é mesmo um jogo e que te preparaste muito bem em casa e que fizeste à noite para os muggles não "te apanharem" e que conseguiste encontrar todas... etc.
Não, isso não é bem geocaching, para mim.
Para mim apenas preciso preparar a caçada aquela cache no Gerês, lá perdida no meio da serra, ou preparar.me para os 45 kms ali na linha do douro (e muitas outras, claro), tal como se preparara qualquer grande caminhada (aliás). O resto, é para ser levado como tenho levado praticamente todas as aventuras: com descontracção e liberdade. Sem medos de falhar, sem medos de ser apanhado, sem querer cumprir com objectivo especifico numérico nenhum, sem querer ganhar nada. É ir por ir, é ir para me distrair, é ir para me divertir... com as caches que tiver no GPS. É chegar a casa depois de um dia estúpido e desabafar no chat que preciso de desanuviar e sair 2 minutos depois para ir ter com alguem que me acaba de convidar para ir beber café a uma cache. É sair do trabalho e telefonar a perguntar se está disposto a comemorar o meu dia de anos a fazer aquelas caches ali na serra. É ir ter com a malta ao almoço e apanhar esta e aquela cache de m#$%#% distraida e gozar o pagode porque foi das cenas mais divertidas da semana. É comer bifanas, é beber copos, é passear com as crianças...
Enfim... o geocaching não tem compromissos.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor ajsa » quarta jul 22, 2009 07:00

vsergio Escreveu:Enfim... o geocaching não tem compromissos.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

A partir da altura que comece a ter, qualquer que seja a sua razão, passa para mais uma tarefa quotidiana e para isso já tenho muita coisa para me melgar o juízo.
ajsa
Extra Large

Mensagempor RaspaPT » quarta jul 22, 2009 08:18

RaspaPT Escreveu:Trabalho de casa bem feito, percurso bem escolhido, caches tradicionais pertinho umas das outras, feitas à noite por causa dos muggles, resultou numa sessão bem agradável.

Isto foram as razões pelas quais a noite correu bem, e que contríbuiram para fazer as caches a que nos tinhamos proposto. Podia ter sido feito de outra forma, mas escolhemos esta. Por exemplo, a da anémona já a tentei fazer à 1h da manha ao fim de semana e é impossível ir para alí sem dar nas vistas.

RaspaPT Escreveu:Eu estou contente por o ter feito, e guardo comigo uma recordação de uma noite bem passada na companhia da minha namorada e de um amigo.

E isto para mim é a verdadeira razão pela qual eu considero que foi uma noite de geocaching.

vsergio Escreveu:Enfim... o geocaching não tem compromissos.

Concordo com isto, sem dúvida. E reforçando a ideia do ajsa, como "quem corre por gosto não cansa", para mim compromissos de geocaching não são compromissos. Nunca sairei de casa a pensar: "Que seca, tenho que ir fazer aquela cache", ou "... fazer manutençao aquela cache". Para isso fico no sofá a descansar que bem me faz falta.
RaspaPT
Small

Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Mensagempor Mikron » quarta jul 22, 2009 09:07

vsergio Escreveu:Para mim apenas preciso preparar a caçada aquela cache no Gerês, lá perdida no meio da serra, ou preparar.me para os 45 kms ali na linha do douro (e muitas outras, claro), tal como se preparara qualquer grande caminhada (aliás). O resto, é para ser levado como tenho levado praticamente todas as aventuras: com descontracção e liberdade. Sem medos de falhar, sem medos de ser apanhado, sem querer cumprir com objectivo especifico numérico nenhum, sem querer ganhar nada. É ir por ir, é ir para me distrair, é ir para me divertir... com as caches que tiver no GPS. É chegar a casa depois de um dia estúpido e desabafar no chat que preciso de desanuviar e sair 2 minutos depois para ir ter com alguem que me acaba de convidar para ir beber café a uma cache. É sair do trabalho e telefonar a perguntar se está disposto a comemorar o meu dia de anos a fazer aquelas caches ali na serra. É ir ter com a malta ao almoço e apanhar esta e aquela cache de m#$%#% distraida e gozar o pagode porque foi das cenas mais divertidas da semana. É comer bifanas, é beber copos, é passear com as crianças...
Enfim... o geocaching não tem compromissos.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Chega de obstinação por regras e preconceitos no geocaching.

Chega de criticar que alguém fez um log mais extenso ou mais minimalista.

Chega de criticar se o rookie teve um pouco menos de cuidado.

Malta vamos é divertir.
Há uns geocacheres um tanto quanto sisudos que vem no geocaching a única coisa que sabem fazer da vida e não fazem mais que isso.

Lá porque não se sabem divertir terão esses o direito de impedir que os outros se divirtam [?]
Mikron
Small

Registado: sábado jul 28, 2007 16:34

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes