Eu comecei por dizer isto:
SUp3rFM Escreveu:Não entendi, António. Podes concretizar de uma forma mais clara?
ajsa Escreveu:Uma cache desabilitada, com diversos pedidos de arquivamento e que não há noticias do seu dono não deveria ser tratada da mesma forma que um cache que também está desabilitada (com duração semelhante) mas que o dono até está activo e presente e só não resolveu o assunto porque não consegui (qualquer que seja a razão).
Tal como indiquei, não olhei para geocachers nem para caches. Olhem para os factos.
Eu agi sobre caches que necessitavam de intervenção. Tinha tudo do meu lado para que no primeiro dia, se fosse necessário, arquivar todas as caches inactivas de owners que não entram no site há 1 ano. Não o fiz. Enviei mensagem pelo perfil e por outros contactos, para saber se planeavam tratar das mesmas. Não responderam e as caches tiveram o seu fim.
O mesmo fiz sobre caches inactivas pertencentes a geocachers activos, com visitas diárias ao site. Encontrei muitos exemplos assim. Caches que não estão longe dos geocachers. No entanto, estes optaram por não responder à mesangem que lhes enviei, não obstante fazerem geocaching ou de visitarem diariamente o site.
Devo com estes ser mais tolerante? Porquê? As suas caches estão há 10, 8, 6 meses sem qualquer tipo de intervenção. Fazem geocaching com regularidade, visitam o site, recebem as mensagens e sabem o que se anda a passar. Não responder foi, se calhar, uma opção. Tive de agir da mesma forma.
No entanto, posso mostrar vários exemplos de caches nesta situação (inactivas e com owners activos) em que estes responderam ao pedido de ponto de situação e colocaram nas mesmas a informação de que a manutenção iria acontecer dentro de um prazo razoável. Obviamente que não arquivo caches que estão neste caso. Para quê? O owner compromete-se a reactivar. Resta-nos aguardar um pouco mais.
ajsa Escreveu:Em analogia, isto seria semelhante (de forma grotesca) à rejeição dum pagamento de 100,00 € de determinado cliente presente, activo tratado da mesma forma que a rejeição de 100,00 € dum cliente que faz um depósito de meio em meio ano. Tem de existir obrigatoriamente diferenciação.
É uma comparação grotesta, conforme referes. Mas se quiseres comparar, deixa-me tentar espelhá-la de forma correcta:
- O sujeito A deve €100. Está desaparecido há meses. Ninguém sabe dele. Ninguém o consegue contactar.
- O sujeito B deve €100. Anda por aí, alguns até sabem onde ele para, no entanto, deve esta quantia há 6 meses.
Tenta-se falar com o sujeito A (exemplo: "Viva, está devedor de €100, será que indica uma data para o pagamento? Agradeço resposta em 2 semamas"...) Raios. Ninguém sabe mesmo dele. Dá-se a informação à polícia.
Tenta-se falar com o sujeito B. Mesma mensagem (exemplo: "Viva, está devedor de €100, será que me indica uma data para o pagamento? Lembro que pode pagar de várias formas, até em prestações se quiser. Por favor, diga-me algo num prazo de um mês para avaliar de novoa situação) Raios. Sei que ele anda por aí e mesmo assim não me responde. E agora? Dá-se a informação para a polícia.
Foi isto que acontece. Diferenciou-se assim. Foi isto que fiz.
Acresce ainda o facto do sujeito A e B saberem de antemão o compromisso que assumiram. Assim como as suas consequências.
Como nota final, o arquivamento de uma cache não é o final de vida da mesma. Se o owner, num espaço de tempo razoável, quiser "desarquivar" a sua cache no mesmo local, com a mesma forma, basta solicitá-lo.