• Anúncios

Incêndios

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Incêndios

Mensagempor elpombero » quarta mar 18, 2009 21:42

[quote="Torgut"

P.S. - Isto dos militares é giro. Mas esperem. E ali o Zeca, quando disser: "Eu aderi à carreira das armas não foi para andar a apagar fogos de forma coerciva", quem é que lhe tira a razão? Há pois é. É que a rapaziada de verde é humana, não são peças de xadrez ou robots, que andam para onde lhes mandam sem limites. Melhor ainda... depois no dia em que um par de militares, que até sabiam bem que a carreira profissional que escolheram implica riscos, mas à base de metralha e balázio, bater a bota num infermo de chamas florestais, quem é que justifica aos entes queridos que cá ficaram, porque é que estavam lá aqueles? Já agora... mandem também para a campanha de incêndios professores, varredores de rua ociosos, empregados de escritório municipais... afinal, são tudos funcionários de todos nós, e aposto que muitos deles com demasiado tempo livre no Verão. Mas assim como assim, o Exército até vai dando uma mãozinha.

O Bold é meu...

Em 3 palavras: extra ordi nário!! Só mesmo uma ... :lol:
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor papaleguas » quinta mar 19, 2009 00:50

Elpombero.

EU concordei com o que disseste, a questão é que por alguma razão não se faz. Há uns anos os fuzileiros faziam patrulha na arrábida. Havia brigadas motorizadas dos bombeiros, da aflops e dos voluntários da serra.

Tudo isto foi retirado por falta de verbas... no ano seguinte ardeu.

Roscas :)

E verdade, mas se conheceres um bomebiro que num incêndio fique sossegado em casa... desconfia. Esse gajo não é bombeiro! O que as pessoas dizem não é contra os bombeiros... é a revolta de perderem as coisas e de verem o que é seu a arder.

Eu tive um comandante que frequentemente dizia que era necessário calçar as botas dos outros para ver o seu ponto de vista...

Torgut

Um incêndio é um incêndio. Todos temos nele um papel, se o quisermos desempenhar.
O problema americano é diferente do nosso. Nós por cá trabalhamos com massa humana quase toda VOLUNTÁRIA que sai para o incêndio depois de um dia de trabalho e sacrifica a familia. A paga que recebe é quase sempre a mesma, mas isso todos nós sabemos.

Como dizia ao roscas... bombeiro que é bombeiro não fica em casa... não é capaz de ficar. Mas isso é preciso ser bombeiro para perceber :)

No geral todas as pessoas gostam e defendem os bombeiros. Nós não nos queixamos nem lamuriamos com as pessoas dizerem isto ou aquilo.
Mas os incêndios podiam ser grandemente evitados... Mas isso é outro assunto.
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor GeoDuplaP&F » quinta mar 19, 2009 09:19

papaleguas Escreveu:bombeiro que é bombeiro não fica em casa... não é capaz de ficar. Mas isso é preciso ser bombeiro para perceber :)

Eu nunca fui bombeiro, mas acho que entendo. Estares em casa a ver ou a saber que algo está a arder e que até podias estar lá a ajudar, e só não vais porque já estiveste lá no activo 25 horas seguidas... mesmo assim deve estar a roer-te o bichinho a forçar-te a levantares do sofá e ires lá ajudar apesar de todo o cansaço que já tens acumulado. É isso ou não?

E a tua mulher a dizer "Não vás, já te esforçaste demais e está lá muita gente." E tu a continuares a sentir um formigueiro porque queres lá ir.

É isso que imagino.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor pimigas » quinta mar 19, 2009 23:42

Torgut Escreveu:
1º - Um incêndio é um incêndio. E não conhece fronteiras. Por assim dizer, até parece que é costume os incêndios começarem em Portugal e chegando ali a Badajoz pararem porque acabou o país, ou porque os espanhóis não lhe dão visto de entrada. Não sei se me estou a fazer, mas se se olhar para um mapa físico do mundo, os EUA e a Austrália são digamos equivalentes à Europa. Se um incêncio começa numa aldeola do Wyoming não é lá muito diferente de começar ali junto de Freixo-de-Espada-à-Cinta. Uma faísca, propagação e ai está... um incêndio.

2º - Parece que os incêndios que devastaram a Austrália há umas semanas também andavam por cantinhos à beira mar plantados. Sem falar dos gregos, mas isso já fica um bocado ao lado da especificidade dos exemplos apresentados.

3º - Quem leia até pode pensar que nos EUA e na Austrália os incêndios se iniciam já com frentes de 100 km. Se são de grande dimensão é porque há falhas gravissimas nos sistemas de prevenção, detecção e intervenção rápida. Problema deles. Só é estranho é o Governo (português, seja ele de que partido for) não ter também culpa nisso.

1º Tem tudo a ver... É claro que a área de floresta continua é igual em Portugal (até lhe podes juntar a Espanha) e nos Eua... e o tipo de floresta tambem... e o terreno, clima...

2ª Se tivermos as temperaturas que existiram na Australia por esses dias, podes crer que começa a arder no Algarve e só para no Norte da Galiza...

3ª Com o mal dos outros posso eu bem... O governo portugues tem culpas nos nossos... e como nos vivemos por cá...

No tempo em que existiam guardas florestais e limpeza da mata, havia agricultores a cortar mato para os animais, havia pastores com força e os incendiários eram presos, não havia tanto incêndio e tanta área ardida...

Mas como no verão se não houver incendios as TV não tem noticias para dar...
Mas como os incendios são uma coisa la no meio da serra, (e desde que não haja muitos em Sintra e na Arrabida porque já começam a dar fé do fumo e tem sempre um amigo que tem la uma casa) e não é uma coisa que chateie muito a quem está lá nos gabinetes...
Show must go on...
pimigas
Small

Registado: terça abr 24, 2007 17:13

Mensagempor MAntunes » domingo mar 22, 2009 14:11

A Mata da Albergaria (Gerês) está a arder... :-( Aquela bela mata que parece ser ter sido extraída de documentários na National Magazine...

Eu sei que todas as matas/florestas são importantes mas não consigo deixar de destacar esta pela diversidade da flora que ela apresenta(va).

in; vários meio de comunicação, entre os quais TSF.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Jesus » domingo mar 22, 2009 15:18

MAntunes Escreveu:A Mata da Albergaria (Gerês) está a arder... :-( Aquela bela mata que parece ser ter sido extraída de documentários na National Magazine...

Eu sei que todas as matas/florestas são importantes mas não consigo deixar de destacar esta pela diversidade da flora que ela apresenta(va).

in; vários meio de comunicação, entre os quais TSF.

Acabo de saber igualmente pelos meios de comunicação esta lamentável notícia do incêndio que deflagrou na Mata da Albergaria, bem como em outros pontos essencialmente a norte do nosso país. Parece que as condições metereológicas não são as mais favoráveis, não estado a ajudar os bombeiros Portugueses e Espanhois a extinguir este incêndio. É realmente lamentável [V] , chega a doer a alma, saber que toda aquela magnífica beleza natural está a ser destruida e ameaçada pelas chamas. [:(!]

Votos de rápida extinsão.
Imagem
Jesus
Regular

Registado: quinta jul 26, 2007 11:14

Mensagempor lenan2do » segunda mar 23, 2009 12:43

Que posso eu fazer?
Os pastores precisam de pasto para o gado, os madeireiros compram a madeira mais barata, etc...
Então há que queimar, destruir [:(]

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/co ... id=1178905

http://www.jn.pt/paginainicial/pais/con ... id=1178978

Vamos ver onde vai parar. Que revolta!
lenan2do
Regular

Registado: terça fev 26, 2008 18:07

Mensagempor Coruja » segunda mar 23, 2009 13:26

No caso da Mata de Albergaria, tendo em conta que está inserida na Zona de Protecção Total, e no caso deste fogo ser propositado, tem a ver com muito mais do que isso.

Temos de nos lembrar que nesta zona existem muitos terrenos com dono e aos quais são aplicadas regras precisamente sobre os terrenos. Ou seja, são donos mas não podem fazer o que lhes apetece. Para nós da cidade que já estamos habituados a ouvir falar em Planos de Ordenamento de Território não é assim tão fora do comum vermos estes casos, mas quem sempre viveu da terra e em regime de comunidade, as coisas não funcionam bem assim.

Não é fácil introduzir este tipo de pensamento sobre as pessoas. No entanto surgem outras questões sobre a questão dos terrenos e a verdadeira legitimidade sobre os mesmo. Será que são donos porque compraram o terreno ou porque usufruem da lei de posse por uso capeão? Será que se destruirem alguma área, esta deixa de ter o regime de protecção tão restrito e desta forma eles podem ter um pouco mais de liberdade sobre os "seus" terrenos?

Bem, havia muito a falar sobre isto e sobre as possiveis causas dos incendios nesta zona em especial.

O que importa neste momento é que o fogo termine o mais rápido possivel a fim de evitar danos de grande escala!
ImagemImagem
Imagem
Coruja
Regular

Registado: domingo Oct 07, 2007 10:33

Mensagempor lynxpardinus » segunda ago 09, 2010 12:22

E parece que o Gerês está outra vez a arder. Desta vez será a Mata do Cabril a estar ameaçada...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes