hfap Escreveu:Os ingleses/americanos não põem pequenas dicas em portugues pois não? Embora não tenhamos problemas com o ingles, em portugal somos portugueses, lá fora "comemos" o que houver, assim o deve fazer quem vem cá. Se para os portugueses existem tradutores e dicionários, para os estrangeiros tambem. Quantas caches em frança têm tradução para ingles? e espanholas? e por esse mundo fora, com linguas bem piores de se entenderem?
Porque, e digo mais uma vez, não sou de opinião que nos devamos comparar aos que são piores que nós, mas sim aos que são melhores. Se nós portugueses somos os únicos a fazer as coisas como deve ser (na minha opinião, claro!), porque não servir de exemplo para os outros ao invés de fazer como eles fazem?
Claro que cada um faz a cache como bem entender, e pessoalmente não conto deixar de traduzir o conteúdo da minha cache para inglês, bem como os founds/dnfs que faço.
Mas faz-me alguma comichão esta ponta de nacionalismo que se cheira em alguns posts desta discussão.

hfap Escreveu:Sou a favor, unica e exclusivamente de se por a hint traduzida, tudo o resto é e será em português, salvo multicaches onde se extendem todos os pontos de calculo, fora disso, qualquer monumento tem visitas e panfletos traduzidos para quem tem realmente interesse pelo local. Até no trabalho somos confrontados com situações de ter que andar por ai a falar ingles, mas se os confrontamos, curiosamente, até falam português.
No meu trabalho acontece várias vezes ter de falar em inglês. Mas os meus interlocutores não falam inglês por serem ingleses - quando o faço, é quando tenho de interagir com belgas, alemães e holandeses. Claro que eu podia fazer finca-pé e exigir que eles falassem português, mas isso não iria dar resultado. E se fosse ao contrário? Estava eu lixado se eles quisessem que eu falasse belga, alemão ou holandês com eles.
Calhou, muito por força de Hollywood e outros, que o inglês se tornasse a lingua "universal" (embora não seja a falada por mais pessoas - para isso, teriamos de aprender a falar mandarim), e acho que, se queremos pertencer a esta "aldeia global" teremos, pelo menos, de a saber "arranhar".
hfap Escreveu:"Ah porque o ingles é universal", mas o que é isto? reis do mundo? É por estas e por outras que este país não vai para a frente.
E eu que pensava que era por causa da crise - Afinal de contas é por isso. Como é que os nossos governantes ainda não se aperceberam disso, pergunto eu?
hfap Escreveu:Haverá povo melhor que o PORTUGUÊS ? então porque é que o ingles é que é universal?
Sim, porque não o Japonês? É das linguas mais fáceis de aprender do mundo - se aprendermos apenas em romaji, ou seja, o alfabeto ocidental, esqueçam o kanji, o katakana e o hiragana - não tem complementos directo nem indirecto, e nem sequer existe o género, o que facilita bastante a construção frásica - pensem nisso!