Antes de responder a algumas questões deixadas pelos colegas geocachers, deixem-me esclarecer o propósito da "porque podemos" que tanto chocou alguns elementos.
O "porque podemos" aplica-se no sentido de:
- Não estarmos a inventar nada
- Estamos a seguir as guidelines da Groundspeak
- Colocámos e pedimos a publicação da cache no geocaching.com de acordo com tudo o que foi pedido
- Porque somos PM e por consequência podemos colocar uma cache PM only.
- Por último, porque nos deu na telha.
Não podemos criar uma cache que seja do agrado de todos. É impossível. Das poucas que já colocámos cedo chegámos a essa conclusão. Não levamos a mal, nem ficamos ofendidos. Se a coisa correu mal, então é assim que deve ser descrita. Se o pessoal não gosta, ou o demonstra online no seu log, ou nem a chega a fazer. Se o pessoal gosta, lá se estende nos logs e nos mails que obviamente apreciamos. Tudo isto faz parte do geocaching, assim como as caches premium, as caches no topo das paredes de escalada, as que estão debaixo d'água, dentro de um museu, jardim botânico, reserva, numa ilha, etc.
Nem todas as caches tem que ser apanhadas por nós, e se houver alguma que se enquadre nas impossibilidades momentâneas ou não, deixamo-la para um depois... ou para um nunca. É da vida, faz parte.
Manchanegra Escreveu:Epá! Agora fiquei com uma duvida.
Afinal quem é que utiliza o serviço? É o geocacher que lá vai colocar o TB para o teleportar para outra cache ou é o owner do TB que vê o mesmo saltar facil e rapidamente para o outro lado do mundo sem problemas?
O serviço é utilizavel apenas por TB´s de PM´s ou pode ser usado por TB´s de qualquer tipo de membro??
É duvida mesmo!
Alberto, tal como está escrito no topo da descrição da Stargate: "
De uma forma simples, qualquer travel bug que chegue até à cache Stargate é rapidamente "teleportado" para outra cache Stargate para continuar a sua viagem.". Acho que esclarece qualquer dúvida sobre os TBs. Quanto à cache, é para PM only, tal como está também patente na página da cache.
baiavieira Escreveu:Tá bem, isso é tudo muito giro.
Mas agora pergunto eu:
E o basic member que conseguiu deduzir sozinho as coordenadas da cache e depois conseguiu sozinho deduzir como logar um found no site não pode ir lá encontrar a cache, assinar o logbook e logar o found só pela piada de ter percebido como o fazer?
Afinal, é o mesmo que resolver o enigma de uma cache, mas fica a dúvida da resposta do owner a tal atitude.
Apaga o log? Não me parece justificado.
Vai a trás das caches do basic member em questão e parte-as com uma marreta? Claro que não (eh... não, pois não?)
Fica chateado? Não me parece que fique.
É um enigma porreiro (e o único que eu consegui resolver este mês!)
E estou feliz por ter conseguido resolvê-lo.
Agora quero ir lá e logar.
Basílio Vieira
A cache é para PM only. Parece que isso é resposta suficiente para esclarecer toda e qualquer tipo de dúvida sobre quem pode ou não logar a cache, assim como para quem é dirigida. Nestes e noutros casos, era bom que o civismo imperasse.
play mobil Escreveu:Pois era...
(esta é daquelas coisas que quanto mais se mexe mais mal cheira, mas deixem-nos lá dizer qualquer coisita...)
Pois é. O bom senso evitaria muito disparate e muita opinião destrutiva. Mas faz parte. Portanto, seguimos em frente.
play mobil Escreveu:Pois a nós parece-nos que as caches deviam ser públicas, com desafios ou sem desafios, com passeios ou sem passeios, com gaitinhas ou sem elas, mas públicas, já que usam obrigatóriamente espaço de acesso público.
Excepto aquelas que usam espaços privados em que se tem que pagar algo, algumas onde nós já estivemos e tu também já estiveste e mesmo assim deste por bem empregue o dinheiro.
Por exemplo, numa delas, gastaste certamente €5 por pessoa para lá ir encontrar. Certo que o local é lindíssimo e de muito bom gosto. A experiência em si também deve ter sido muito boa. A questão é: Nessa altura, ao pagar €5/pessoa para se entrar no recinto, qual é a diferença entre uma cache premium em que se tem que pagar $3/mês?
São obviamente experiências diferenteas, mas não é a mesma questão?
Nesta confusão, deixo esta passagem:
Torgut Escreveu:Caches só para PM é elitismo; caches só para escaladores não. Caches só para pagantes é elitismo; caches só para pagantes de espaços vedados sujeitos a bilhete não. Caches só para PM é elitismo; caches só acessiveis a possuidores de uma mente lógica capaz de resolver charadas, não.
Humm então, logo, aqueles que não souberem ou não puderem escalar, criarão caches onde escaladores não poderão ir "por decreto"; aqueles que não conseguem resolver charadas, criarão caches para os Mr. Mistério. Evidente. I rest my case.
play mobil Escreveu:Porque podemos
Claro que podemos. Todos podemos fazer muitas coisas que não fazemos por uma questão de atitude e postura para com os outros, principalmente quando partilhamos interesses e objectivos supostamente comuns.
Mas desculpa-me, mas o que é que eu fiz de tão grave para estar a aborrecer meio mundo? Lancei uma cache com coordenadas mal tiradas e foram parar ao meio do rio? Coloquei a cache dentro de uma caixa forte e 10 geocachers foram presos por tentarem arrombar o sítio para o FTF?
Irra. É só
UMA cache, entre as 1200, quase todas esmagadoramente diferentes.
play mobil Escreveu:Para garantir um acesso mais reservado
Reservado? Nós a pensarmos que o geocaching era exactamente o contrário disso, que era público e mundial! És o mesmo SUp3rFM que apareceu a cachar na televisão quando estavamos a jantar?? Estamos confusos!
Confusos porquê? Por aparecer na TV só devo publicar caches 1/1 para os novatos a apanharem todas? Não posso publicar enigmas? Não posso publicar uma cache em que haja um período onde se paga para aceder à mesma?
play mobil Escreveu:Dado ser um serviço diferente, é um privilégio para os PM
Tá ela por ela: Adoramos o "diferente" mas odiamos o "privilégio". Ninguém é perfeito!
Infelizmente, não se pode mesmo agradar a todos.
play mobil Escreveu:Por, eventualmente, tal medida poder garantir alguma longevidade da cache, e principalmente dos TBs que lá estão (este argumento é falível, como é natural)
Põe "falível" nisso!... Se cinco contos por ano garantissem a inteligência e integridade de alguém não estavamos aqui a falar sobre a longevidade das caches!
Tal como escrevi,
falível. Depois de de 4 dias registado no geocaching.com tornei-me PM. Resultados práticos? Só as PQs. De resto, tudo igual. No entanto, há quem consiga demonstrar isso mesmo.
play mobil Escreveu:Pelo audit log
"It's not about the numbers? Or is it"? Em quê que ficamos??
Quais ''numbers''? O audit log não é um instrumento contabilístico. Ele indica-te quem vê a página, hora das visitas, e número. Para uma Stargate isso é vantajoso, porque se o dono de um TB após ver o log do drop numa cache SG já teve oportunidade de se inteirar do seu funcionamento. Isso facilita a comunicação entre nós e o owner dos TBs.
play mobil Escreveu:Mas, também nos parece que o disparate maior vem da Groundspeak ao instituir este tipo de privilégio.
É pegar nestas rants, traduzir para inglês e enviar para
contact@geocaching.com ou
appeals@geocaching.com.
play mobil Escreveu:A cache é óptima e o conceito "Stargate" é fantástico, só escusava de ser uma "PMOC porque podemos".
Pensamos que isso não engrandece em nada o geocaching nacional e que passavamos bem sem as PMOCs. Por este andar não tarda muito a que andemos todos a fazer disparates intoleráveis no GC só "porque podemos".
O "porque podemos" está explicado acima. Se alguns acham mal as PMOC, apesar de serem PM, não a façam.
O nosso "disparate intolerával" foi criar um PMOC? Um bocadinho extremista não? Já criar uma cache que envolva o pagamento de algo a alguém, ou pendurada numa árvore já é motivo de elogio.
Mais uma vez, o sujeito aqui é a Groundspeak, não outra entidade qualquer. Mais uma vez, para entrar num local X, ou para chegar ao local Y, podemos pagar bem mais do que se paga para ser PM. Mas pronto, a "cretinice" está em criar PMOC. Percebido.
2 Cotas Escreveu:Isto não tinha muito mais piada quando a coisa era reduzida a um pantaruere dentro de um saquelho me'doso?
Nahhhhhhhhh.

alieri Escreveu:Quanto ao assunto em discussão:
- sei que as regras do jogo permitem que sejam criadas caches acessiveis apenas a PMs.
- Como aceitei (ainda que sem ler) as regras, nada mais tenho a dizer sobre isso a não ser que as aceito.
- E que confio que o SuperFM criou aquela cache porque as regras lho permitem (e não simplesmente 'porque podemos' como erradamente tem sido interpretado) e porque ele achou que isso era a melhor opção para o objectivo da cache.
- Certo
- Certo
- Certo
Como já referi n vezes. Há 1200 por aí. Divirtam-se e esqueçam esta. Ou então, encarem-na como mais uma a fazer, caso seja essa a vossa vontade, de acordo com o que é pedido na mesma. Ou seja, igual a todas.