• Anúncios

Caches com poucas visitas e/ou demoradas

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Caches com poucas visitas

Mensagempor MAntunes » quarta ago 07, 2013 20:13

jasafara Escreveu:
rifkinda Escreveu:...Eu sinceramente não gosto de ir a uma cache, só porque todos os outros vão ou porque há alguma lista a dizer-me para ir.

Queres uma lista com todas as caches que não constam em listas? [:D]

Queres que os Rifkindsss deixem de procurar caches? [}:)]
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor rifkinda » quarta ago 07, 2013 21:02

Já estivemos mais longe disso...
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor jasafara » quinta ago 08, 2013 08:39

MAntunes Escreveu:
jasafara Escreveu:
rifkinda Escreveu:...Eu sinceramente não gosto de ir a uma cache, só porque todos os outros vão ou porque há alguma lista a dizer-me para ir.

Queres uma lista com todas as caches que não constam em listas? [:D]

Queres que os Rifkindsss deixem de procurar caches? [}:)]

Eu não! Só desejo que eles continuem por muitos e bons anos :)
Sobre listas e "orientação de gostos" talvez com calma escreva um dia destes qualquer coisa.
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Caches com poucas visitas e/ou demoradas

Mensagempor jasafara » quinta ago 08, 2013 08:59

Alterei o nome do tópico para se debater também a questão das caches "demoradas" (http://www.geopt.org/index.php/board/vi ... =89&t=7163).

Fundamentalmente...

Esta badge vai na sequência lógica da [Badge] Caches com poucas visitas.

Se a primeira em principio devolve caches onde se demora a chegar de carro e que dão "pouco retorno" em termos de números, esta pretende ter caches demoradas de fazer e que portanto também dão "pouco retorno" em termos de números. Mas haverá um conjunto de caches que estarão naturalmente nas duas badges.

A ideia é a identificação de caches individuais que requeiram algum tempo para ser realizadas. Ou seja que contrariem a massificação e o geocaching para os números.
Podem ser caminhadas ou não. O que interessa é que tenham sido pensadas para não serem feitas a correr.
Editado pela última vez por jasafara em quinta ago 08, 2013 09:08, num total de 1 vez.
jasafara
Extra Large

Mensagempor RuiJSDuarte » quinta ago 08, 2013 09:04

jasafara Escreveu:O que interesse é que tenham sido pensadas para não serem feitas a correr.

O interesse é que não possam ser feitas a correr (apenas pelo Lynx).
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor jasafara » quinta ago 08, 2013 09:46

Sobre este assunto seria interessante reflectir sobre o seguinte.

:arrow: Estratégias que podem ser utilizadas para realçar as caches boas antigas (digamos anteriores a 2009) e que eram o objectivo principal de uma cachada e que estão perdidas no meio da selva actual.
:arrow: Estratégias que podem ser utilizadas para que uma cache nova não seja apenas mais uma e consiga ser o objectivo principal de uma cachada.

edit: isto evidentemente em complemento a metê-las em listas que alguns poderão utilizar como referência ;))
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quinta ago 08, 2013 10:10

Isto sendo claro que todos preferimos caches pouco visitadas do que caches "desrespeitadas"... ;))
jasafara
Extra Large

Mensagempor clcortez » quinta ago 08, 2013 16:57

Penso que neste caso há uma questão fundamental: o que se entende por tempo que demora a fazer uma cache.
Dou um exemplo concreto e meu: a cache Loca do Gato demorava antes entre 1 a 2h a fazer (menos de 1h se fosses de TT, e essa é outra questão ainda, é que se para uns as caches são para ser feitas a pé, há quem faça quase todas de jipe...mas esses são uma minoria e não contam, a meu ver. O que interesse é a vontade do owner, e se ele pede para ser feita a pé e demora 2h, é isso que se deve ter em conta) pois não tinha nenhuma nas imediações. Agora, tem um PT perto, e os geocachers deixaram de lá ir de propósito para a fazer, para a maioria passou a ser "mais uma" que fica no caminho. Isso pode ser visto inclusive nos logs. Agora, demoa muito menos, se tivermos em conta que pode ser feita a meio de um PT e o "desvio" para a ir fazer caso estejam a meio do PT é de cerca de meia hora, entre sair da ultima cache, logar esta e chegar à próxima. Antes seria incluída nas demoradas, agora assim não.
Então, como ficamos? O que vai ter sido em conta? O que o owner pediu quando a cache foi publicada ou o estado actual? E tempo conta desde o estacionamento à cache e voltar ou desde a cache mais próxima e voltar? É que se a segunda "incentiva" a prática e fazer caches em série, a primeira incentiva as caches "a solo".
Muito há que debater e ponderar neste tema.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor RuiJSDuarte » quinta ago 08, 2013 17:11

Muito haverá a debater sim, o que é bom, mas acho que não nesse ponto... :-P
Se, do local onde o geocacher regular pode parar o seu carro e por exemplo essa tua cache, demora mais de uma hora, ir e vir, é cache para mais de uma hora. Se o geocacher prefere parar a cada 200 ou 500 metros até lá chegar, demora bem mais de uma hora, não demora menos... se ao fazê-lo perde o que ti (e para mim) é e deve ser um bonito passeio, para passar o tempo a olhar para o ponteiro do GPS e andar a remexer nos arbustos, é problema dele.
Tenho feito boas caminhadas, apenas com as caches dignas de nota no GPS, passando ao lado de muitas outras e, não me arrependo, de todo.
Cada vez que faço contas a dois ou três minutos a procurar caches de treta VEZES o número de caches de treta nesse percurso vejo que perco (porque a palavra será mesmo essa) imenso tempo que posso utilizar para me sentar um pouco e relaxar ou tirar umas fotos. Para mim, não há motivo para ter de pensar duas vezes no que devo/quero fazer.
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Mensagempor jasafara » quinta ago 08, 2013 17:31

RuiJSDuarte Escreveu:...Tenho feito boas caminhadas, apenas com as caches dignas de nota no GPS, passando ao lado de muitas outras e, não me arrependo, de todo...

É essa a chave da questão, mas que obriga a uma decisão pessoal que admito que não seja fácil de tomar para a maioria dos geocachers (para mim não o é [:I]).
Mas sim. Só assim se consegue apreciar devidamente uma cache. Tirando a poluição à volta. Já temos muitas ferramentas para isso e as badges que estou a propor apenas as vão completar. Agora o difícil é dar o próximo passo. Não apenas privilegiar as boas, o que eu por exemplo já faço, mas de todo esquecer as outras...
Eu acho que sei como isso se poderia fazer e até já o referi no Geopt, mas não foi no momento certo...Vamos amadurecer aqui umas ideias e depois pode ser que volte à carga :)
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quinta ago 08, 2013 17:36

clcortez Escreveu:...Então, como ficamos? O que vai ter sido em conta? O que o owner pediu quando a cache foi publicada ou o estado actual?

Para mim também me parece pacífico. O que o owner pediu ;)) Até porque os PT não serão considerados.
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » quinta ago 08, 2013 18:24

Para mim, também é o tempo que o owner indicou na listing e/ou nos atributos, se existirem. Trata-se de uma fonte de informação única automatizável e colocada por quem pensou e planeou a cache. Usar a informação dos logs, além de ser informação dispersa, talvez não seja automatizável ( uma hora, 1 hora , 'bué de tempo'...? ) e seria informação colhida em situações díspares (uns foram apenas à cache em análise, outros foram à cache no meio de uma jornada de várias outras ) e por quem não tem qualquer responsabilidade pela cache.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor zoom_bee » sexta ago 09, 2013 10:24

Não tenho tempo para ler o tópico todo, mas realmente à imenso tempo que uma geocache deixou de ser um indicador garantido de um lugar fantastico para ser visitado, e isso foi uma das grandes desilusões que tive nesta actividade, agora faço ao contrario, escolho o local e vejo se existe alguma perto que me pareça merecedora do tempo de a procurar, apenas para dar de comer ao bichinho, mas se não me parecerem merecedoras do meu tempo ignoro todas as outras, mas raramente logo online (por uma questão de privacidade, não me agrada nada a ideia que monitorizem o que ando a fazer).

Se uma cache é muito visitada ou não, não me importa nada acho que nem nunca observei isso, os favoritos sim contam como um pequeno indicador (os gostos são discutíveis), mas as fotos, a listing e os logs são o que costumo observar mais. Nunca consultei qualquer lista nem pretendo fazê-lo.

Quanto a ter alguma cache com poucas visitas, tenho uma que adoro, e que deve ter menos de 10 visitas por ano, mas 10 visitas de qualidade, de geocachers que vão para usufruir do local e não para facturar (porque felizmente não devem haver muitas outras caches perto).

Não quero de forma alguma menosprezar o excelente trabalho do Joaquim, mas não me agrada nada a ideia de existir alguma listing que impulsione mesmo eventualmente os geocachers de corrida para fazer esta minha cache (por exemplo), por mim assim está optimo.

Um abraço.
Imagem
zoom_bee
Site Admin

Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Mensagempor RuiJSDuarte » sexta ago 09, 2013 10:36

Offtopic para ti zoom_bee, tenho uma foto como a tua, do perfil do GC, mas junto do Farol em Sagres. A tua é onde?
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Mensagempor jasafara » sexta ago 09, 2013 11:01

zoom_bee Escreveu:...mas raramente logo online (por uma questão de privacidade, não me agrada nada a ideia que monitorizem o que ando a fazer)...

Belo tema de discussão :)

zoom_bee Escreveu:...Não quero de forma alguma menosprezar o excelente trabalho do Joaquim, mas não me agrada nada a ideia de existir alguma listing que impulsione mesmo eventualmente os geocachers de corrida para fazer esta minha cache (por exemplo), por mim assim está optimo..

Está descansado que não é por haver listing que vai estimular os geocachers de corrida a lá irem... Mas pode estimular alguns geocachers que fazem um geocaching mais activo do que o teu, com predisposição a ganharem "bons" hábitos de geocaching e que podem gostar desses desafios (assim tipo...eu [:D]
jasafara
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes