• Anúncios

Esqueceram-se?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Esqueceram-se?

Mensagempor jasafara » sexta jul 26, 2013 22:19

Para variar concordo a 100% com o Torgut :)
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor clcortez » sexta jul 26, 2013 23:40

Torgut Escreveu:... Nao logar está mal.

Ainda não consegui perceber o problema de incluir os números nas inúmeras razões para se fazer geocaching. Desde que se o faça com "fair play" e rigor. Quando não se faz com "fair play" e rigor, está-se a trazer maus princípios para a comunidade e para o jogo e a cometer-se uma injustiça para os que o continuam a fazer com "fair play" e rigor (tipo, eu).

No que me toca podes não logar nas caches dos owners que acham que no geocaching "cada um joga como quer". Tens ai um bom ponto. Os "peace and love yo brother tasse bem" terão o que merecem. Fora isso, não logar está mal. Não há nenhuma razão positiva ou válida para não logar. Só me ocorre vingança, despeito ou preguiça a precisar de uma má desculpa. Posso estar a esquecer-me de alguma mais positiva.

Mais uma vez, concordo e assumo que não logar esta mal, mas tenho as minhas razões, aceita quem quer. E se ninguém as aceitar, tenho mais com que me entreter e que se calhar é mais útil à sociedade e para mim que andar a pregar aos peixes.

Não sei se a mensagem já passou alguma vez, mas fica aqui de novo: eu não logo porque não quero, é porque não posso logar como quero(em tempo útil). Eu quero logar efectivamente, mas o tipo de log que quero fazer (detalhar a caçada, colocar fotos, etc) exige tempo que não tenho.
Quem me conhece bem (felizmente poucos) sabe que passo a vida em trabalho em viagem pelo país, passando dias inteiros sem acesso à net. Claro que quando chego a casa tenho coisas para fazer, e numa lista de prioridades obviamente fazer os logs das caches que vou fazendo não está no topo dessa lista. É que eu decididamente não vivo para o geocaching, não quero criar problemas familiares por passar a vida no computador em vez de estar a fazer o que realmente é importante, conviver com a familia, entre outras coisas que são prioridade numa casa de campo. Assim, fico com tempo para procurar as caches (durante o dia durante a semana) mas raramente consigo ter tempo para fazer os logs decentemente. Assim, guardo as fotos das caçadas datadas e organizadas de modo a que saiba o que encontrei e por onde andei. Mais, para mim o espírito do geocaching é uma cache=um momento para recordar, logo, não há caches da treta para procurar, logo, não há logs da treta para fazer. Ainda assim, infelizmente, de vez em quando apanho uma decepção.
Ah, mas agora dizes "não tens tempo para fazer logs, nem que seja só um "log later, mas tens tempo para escever aqui". Se for o caso, que não seja por isso, não frequento "casas" onde sinto que não sou bem vindo. Já deixei de frequentar a "tasca" do lado, deixo de frequentar esta também. Volto aqui apenas quando tiver os logs em dia, se algum dia os tiver. Quanto aos "log later", so numa situação muito expecífica o farei, não são o meu procedimento. Isto talvez tenha a ver com uma embirração de 2006 com um conhecido geocacher por causa de um log later dele, que ainda lá está como log later. Bom, na verdade escrever log later é isso mesmo, later, se calhar ainda o vai fazer. :twisted:
E depois, a inspiração. Acredito que qualquer pessoa tenha inspiração para escrever um ":)" ou um "TFTC" ou outra treta do género, mas para os logs que quero fazer é preciso inspiração. E sossego. É preciso transportar-me para o local e o momento da caçada, só assim poderei reviver a aventura.
Para mim, os logs são como um histórico dos locais por onde passei, com quem fui, o que andava a fazer, a razão da ida, como estava o tempo, etc etc. São como um blog onde vou escrevendo as minhas memórias. É que geocaching para mim é isso (ir a locais onde de outra forma não iria, conhecer novos locais), mesmo que para a maioria não passe de um "jogo". Eu não gosto de jogos, por isso para mim Mistérios e afins bem podiam ir para uma outra prateleira, ou então punham as caches que eu gosto numa prateleira à parte. Não sou fundamentalista do geocaching, por isso se criarem algo parecido com o que já foi o geocaching mudo para lá de bom grado, deixando de chatear a maioria que acha que "agora é que é bom".

Quanto aos números, não me diz quase nada, e cada vez menos. Para mim, as coisas são inversamente proporcionais, quanto maior quantidade de pessoas gostam de uma coisa, menos eu gosto, até ao ponto de detestar. Não gosto de massas, multidões, confusão, maiorias. Gosto de dar força às minorias. Mas isso não impede que a maioria goste! Eu é que não gosto. E acho que ainda posso dizer que não gosto, ou não?

E para terminar, devemos saber respeitar os outros não os avaliando. Cada um sabe as razões que têm para fazer ou não fazer determinada coisa. Provavelmente acabamos por ser injustos pois muitas vezes há factos que desconhecemos sobre a vida da outra pessoa, como é normal. Factos esses que a impedem de ser como tu achavas que ela deveria ser. Mas isso, só se fossemos todos grandes amigos, e aqui, no geocaching, como em quase tudo, é algo impossível.
E por hoje chega. O tempo que gastei aqui neste post dava para fazer 3 logs mais ou menos decentes :wink:
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor jasafara » sábado jul 27, 2013 00:06

clcortez Escreveu:Eu quero logar efectivamente, mas o tipo de log que quero fazer (detalhar a caçada, colocar fotos, etc) exige tempo que não tenho....

Ah, mas agora dizes "não tens tempo para fazer logs, nem que seja só um "log later, mas tens tempo para escever aqui".

Eu revejo-me aqui nestas frases. Tanto quero fazer uns logs de jeito que não os faço de todo. E escrevo imensos posts. Mas os posts exigem menos concentração. Para mim é fácil estar a trabalhar e ir colocando uns posts sem prejudicar o que estou a fazer. Logs de jeito requerem inspiração.

A diferença é que tu vais acumulando e nunca vais ter tempo e ficam por logar. Eu de vez em quando numa acção desesperada de por os logs em dia, faço uns logs de treta e despacho umas dezenas, centenas... Vai dar mais ou menos ao mesmo, mas os meus números vão actualizando e posso dar favoritos se for o caso...

clcortez Escreveu: Se for o caso, que não seja por isso, não frequento "casas" onde sinto que não sou bem vindo. Já deixei de frequentar a "tasca" do lado, deixo de frequentar esta também...

Quanto a tascas, acho injusto dizeres que não és bem vindo no Geopt. Se não és bem vindo por uns, és benvindo por outros. O facto de não concordarem contigo eventualmente na maioria das situações, até de deveria deixar contente, tu que gosta de estar em minoria (porque gostar de minorias é gostar de estar em minoria ;))).
E aqui estás a ser muito "sensível". Criticam-te por não fazeres logs e consideras logo um ataque pessoal.

O conselho que te dou é aquele que me tento convencer sem muito sucesso. A solução é fazer os logs de imediato e ser moderado no que se escreve na maioria...
jasafara
Extra Large

Mensagempor clcortez » sábado jul 27, 2013 00:32

Bom, certo, mas a parte do "os meus números vão actualizando" é que não me dizem nada. Olha, por exemplo, se me perguntares quantas caches tenho logadas não faço ideia, tenho que me logar no gc.com para ir ver, está a ver portanto o meu interesse nos números..
Mais uma vez, não é meu habito e vontade logar com logs temporários, ou logs em sequência, com textos repetidos, só em casos muito especiais.

Quanto às tascas, são conversas mais pessoais do que para se ter em fóruns, mas para mim basta-me que um utilizador me diga que não sou bem vindo (mesmo que por meias palavras) para eu não o contrariar mais. Não faz parte do meu feitio estar onde não me sinto bem, e onde sinto que há quem não vá com a minha cara, mesmo que por vezes pela frente sejam os mais simpáticos. E depois, depende de quem é o utilizador que estamos a falar.
E aqui, só venho por consideração às poucas pessoas que aqui vêm com frequência e aos administradores que dia após dia, ano após ano mantêm esta casa aberta, e que tanto contribuiu para a minha evolução enquanto geocacher. Só por isto, acho que toda a comunidade devia de acarinhar esta casa em vez de se aliar dela só porque a "maioria" desanca nela quanto pode.

Não se trata de sensibilidade, trata-se de pura razão: quem criticou tem razão, logo não há desculpa. Limito-me a explicar, não a pedir desculpa.

Moderado com o que se escreve na maioria? Não, isso não é liberdade de expressão. Para mim, há duas falhas graves ali: condicionalismo do discurso e parcialidade e falta de moderação. Afinal, é o que a malta gosta, do "deixa andar", "cada um faz como quer". E a maioria sempre se assumiu como um conjunto de ferramentas para as massas, não para as minorias. Percebes?

E só para terminar, uma reflexão: se eu deixar de "dar sinal de vida", sabes quem é que me contacta a perguntar se está tudo bem comigo? sabes quem é que realmente se preocupa e não apenas quando lhe interess? A pergunta é para ti soment,e e a resposta, se quiseres, que venha em PM. Assunto encerrado.
clcortez
Extra Large

Mensagempor RuiJSDuarte » sábado jul 27, 2013 07:42

Dass!!!!! [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!]
Estou a escrever um post à imenso tempo e agora carreguei não sei onde e apanhei-o!!!!!
Vou comer um bolo!

Um abraço para voces e, resumo dizendo que concordo com todos, e ai-de algum que pense em deixar de vir mandar bitaites porque alguem não gosta. [;)]
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor jasafara » sábado jul 27, 2013 13:58

RuiJSDuarte Escreveu:Dass!!!!! [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!]
Estou a escrever um post à imenso tempo e agora carreguei não sei onde e apanhei-o!!!!!
Vou comer um bolo!

Um abraço para voces e, resumo dizendo que concordo com todos, e ai-de algum que pense em deixar de vir mandar bitaites porque alguem não gosta. [;)]

Muito chato. Também já me aconteceu duas ou três vezes...
Nem aqui nem no Geopt alguma vez admiti deixar de dizer o que penso, mesmo contra todos. No entanto quando estamos sozinhos contra todos vale a pena reflectirmos se somos mesmo nós que andamos com o passo certo. Se acharmos que sim e que os outros estão todos mal é de continuar, senão é de dar o braço a torçer.
jasafara
Extra Large

Mensagempor rifkinda » segunda jul 29, 2013 10:13

Claúdio, é sempre um prazer ter-te por cá!
Aparece sempre que quiseres! :-D
E que tal, para mostrares ainda melhor o que são para ti logs de qualidade, que merecem ler lidos apesar de já serem escritos bastante tempo depois da cache encontrada, que tal arranjares um tempinho, escreveres uns dois ou três e depois vires cá colocar os links, para o pessoal se poder deliciar a lê-los e a ver as fotos? :wink:

Só quem nunca "cachou" contigo, não percebe a animação que pode ser e o que tu aprecias e retens dos locais onde vais! [8D]
Continua assim, a seleccionar as caches a que vais.

p.s. Estive no sábado à noite, para te "chatear" a ver se me desenrascavas com um stress que houve... mas precisamente por saber que na vida há outras prioridades, achei que não te devia incomodar, porque iria roubar-te tempo precioso para estares com a família.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor RuiJSDuarte » sexta ago 09, 2013 13:24

WIMM Team - A Tribute to Pixies
The Grey Havens
Knight of the Blue River [Arrábida]
O Tesouro Perdido dos Maias
In & Out
Edhellond [Middle Earth]
SECRET BUNKER

Fui dar uma vista de olhos já que tinha alguns favoritos para distribuir e filtrei por percentagem... pode-se dizer isto ou aquilo dos favoritos e da opinião de cada um mas a verdade é que as caches com mais favoritos, em %, são mesmo boas (claro que podem não ser AS melhores, mas são BOAS). Estas sete ficaram no topo da lista e foram as favoritadas... deixaram-me todas belíssimas recordações, sem duvida. [*5]
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor jasafara » sexta ago 09, 2013 13:29

RuiJSDuarte Escreveu:... pode-se dizer isto ou aquilo dos favoritos e da opinião de cada um mas a verdade é que as caches com mais favoritos, em %, são mesmo boas (claro que podem não ser AS melhores, mas são BOAS).

Nem mais, nem ontem :)
jasafara
Extra Large

Mensagempor clcortez » sexta ago 09, 2013 16:11

..mas isso, caro Rui, porque estas caches têm, por esta ordem:
- Um bom local
- uma boa aventura
- um bom container

Certo? ;))

É que se a ordem for a inversa...então não te conheço :twisted:
clcortez
Extra Large

Mensagempor jasafara » sexta ago 09, 2013 16:39

clcortez Escreveu:..mas isso, caro Rui, porque estas caches têm, por esta ordem:
- Um bom local
- uma boa aventura
- um bom container

Certo? ;))

Então e a parte do "(claro que podem não ser AS melhores, mas são BOAS)."? Não é ressalva suficiente? Então uma cache está mesmo proíbida de ser considerada boa por só ter um container de jeito, num local de treta?
jasafara
Extra Large

Mensagempor CarlosDBG » quinta ago 22, 2013 20:45

Como em tudo na vida: o que é demais não presta.
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Registado: domingo set 06, 2009 23:51

Mensagempor clcortez » sexta ago 23, 2013 13:58

jasafara Escreveu:
clcortez Escreveu:..mas isso, caro Rui, porque estas caches têm, por esta ordem:
- Um bom local
- uma boa aventura
- um bom container

Certo? ;))

Então e a parte do "(claro que podem não ser AS melhores, mas são BOAS)."? Não é ressalva suficiente? Então uma cache está mesmo proíbida de ser considerada boa por só ter um container de jeito, num local de treta?

Passou-me despercebido este post.

Para mim sim, e ressalvo, para mim. Vamos por partes:
- definição de "container de jeito": para mim, e ressalvo, para mim, um container de jeito é um container que:
- é estanque
- tem espaço para um logbook generoso (que permita escrever algo mais do que apenas a data e o nick), uma stashnote, material de escrita e espaço para trocas
- está devidamente identificado pelo exterior
- poderá ser dissimulado com a envolvente do local, mas sem danificar nada. Aprecio containers elaborados, mas não manhosos, com mecanismos complexos de abertura, códigos, chaves, ou casinhas trabalhadas, bonecos, bruxas e afins a servir de adornos, e coisas do género que são apenas acessórios, não fundamentais.
- está escondido num local livre de muggles, ou onde a sua busca não obriga a manobras de diversão e descrição exagerada

Assim, para mim, e ressalvo, para mim, uma cache que não tenha um "container de jeito" conforme a definição acima e que esteja num local da treta não é boa. Se for por exemplo uma nano escondida na casca de uma árvore, um tronco oco que se divide em dois mas que no interior tem um recipiente não estanque, tubos PVC amarrados a qq coisa para meter água dentro para fazer subir um tubo de comprimidos efeverescentes, entre outras coisas, podem ser engraçadas mas não são para mim, e ressalvo, para mim, "containers de jeito".

Por ordem de preferência:
- locais excelentes com containers de jeito
- locais excelentes com containers da treta
- locais da treta com containers de jeito
- locais da treta com containers da treta

Assim de repente estou a lembrar-me de umas quantas nomeadas GPS 2012 que estão no 4º (e último) grupo. Obviamente que não vou publicamente indicar quais são, pois é uma opinião pessoal. No entanto, se estão nomeadas é porque uma larga maioria gosta delas, ou entao porque a fórmula que as apanhou está direccionada para um tipo de geocaching que não o meu.
clcortez
Extra Large

Mensagempor jasafara » sexta ago 23, 2013 14:23

clcortez Escreveu:...
- locais da treta com containers da treta

Assim de repente estou a lembrar-me de umas quantas nomeadas GPS 2012 que estão no 4º (e último) grupo. Obviamente que não vou publicamente indicar quais são, pois é uma opinião pessoal. No entanto, se estão nomeadas é porque uma larga maioria gosta delas, ou entao porque a fórmula que as apanhou está direccionada para um tipo de geocaching que não o meu.

Cláudio
Peço-te que por PM me envieis alguns exemplos. Quanto a gostos não se pode fazer nada, mas posso tentar perceber o que eventualmente provoque distorções nas fórmulas...
Eu próprio encontrei três ou quatro nesta categoria ;))
jasafara
Extra Large

Mensagempor clcortez » sábado ago 24, 2013 14:28

Vale mesmo a pena? É que me parece que é mesmo uma questão de gostos. Eu e tu até podemos não gostar, mas a maioria gosta, pois dizem nos logs "estas é que são boas" e "deviam ser todas assim". E depois, Favoritos com força. Não é uma questão só da fórmula, é mesmo uma questão de mentalidades.
Agora, de facto se ajustares a forma de modo a não incluires as caches que não gostamos, então talvez mudes (ligeiramente) as mentalidades. E como já disse, podem começar por:
- premios distritais por categoria de cache: tradicional, multi, misterio, LB, EC, evento. Deixa de haver uma vencedora absoluta por distrito, acaba-se a palhaçada da votação nos amigos.
- premio nacional para a melhor cache por categoria, incentiva a colocação de caches boas sem dar destaque às LB apenas, só porque "são muita fixes".
- premio nacional para a mais votada em absoluto. Acaba a votação em duplicado, pois o vencedor nacional é SEMPRE um vencedor num distrito, e como as coisas estaão agora é fácil adivinhar quem vai ganhar, basta estar atento.

Se ainda achares que vale a pena enviar-te alguns exemplos diz, mas são maioritariamente caches nano, sem condições, em lugares que foram adulterados para esconder o container.
clcortez
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes