• Anúncios

Petição para alteração da distância mínima entre caches

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Deveria a distância mínima entre caches ser alterada?

- Não.
12
39%
- Sim, para baixo
3
10%
- Sim, para cima
16
52%

Total de votos : 31

Re: Petição para alteração da distância mínima entre caches

Mensagempor RCNVilela » sexta mar 08, 2013 21:41

Torgut Escreveu:Eu fico pasmo como é que alguém pode votar sim ou não nesta questão. Como é que se pode? Por mim, se me perguntarem, tenho que responder algo assim... "se for para fazer um power trail, que se aumente; se for para caches urbanas, que se reduza". Porque é mesmo assim... nuns casos os 160 m são de menos, noutros são de mais. Se é para se fazer mais uma estúpida linha de caixas de plástico num pinhal, são de menos. Se é para se mostrar locais e monumentos de uma cidade, é de mais, porque elementos completamente distintos podem estar a umas poucas dezenas de metros uns dos outros, e isso ainda mais se torn verdade se se tiver em conta a distância vertical, que não conta nessa questão das distâncias minimas, mas que pode fazer uma enorme diferença na práctica.

Concordo plenamente.
Io
RCNVilela
Micro

Registado: domingo dez 09, 2012 19:32

Mensagempor geopate » sexta mar 08, 2013 23:02

Por mim pode bem manter-se. Há diferentes realidades em termos espaciais e não devemos considerar a qualidade das caches ou a informação que esta pode dar, ser ou não ser aceite por repetição. Estas nem precisam de tema e não seria justa essa avaliação. O caminho passa muito pela consciencialização de cada um e esta thread já está a ajudar nesse sentido.
Imagem
geopate
Large

Registado: segunda abr 28, 2008 12:06

Mensagempor MAntunes » sábado mar 09, 2013 13:20

Tenho acompanhado este assunto nos Foruns da GroundSpeak e a discussão já divergiu para um reflexão sobre a evolução da colocação de caches versus saturação. E para um perspectiva do rumo que isto irá ter. Ou seja, mais tarde ou mais cedo, os locais 'bons' estarão todos ocupados com caches e quem chega de novo à actividade, já não terá espaço para colocar caches, a não ser que ainda haja algum candeeiro naquela avenida livre para lá colocar uma cache. Isto quase que já acontece nas cidades mas no meio rural e/ou montanhoso, ainda há muitos locais interessantes para partilhar sem ter que aproveitar todos os locais possíveis pelos 161m.

Neste âmbito, li um post da cezanne, uma geocahcer autríaca com quem já troquei alguns posts, e com quem concordo na maioria das vezes, mas que gosto sempre de ler. O post manifesta uma perspecitva negativa de que daqui a 10 anos não haverá espaço para colocar caches e de que a mudança de política da GroundSpeak em relação às powertrails foi netagitvo e terá repercussões negativas no futuro.

E vocês? Que pensam? Chegaremos mesmo a uma situação de saturação tal que a mesma se transformará em arma contra nós, os geocachers e o geocaching em geral, e começaremos a ser mal aceites em todo o lado?

edit: erros de digitação e clarificação.
Editado pela última vez por MAntunes em domingo mar 10, 2013 09:54, num total de 1 vez.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor pimigas » sábado mar 09, 2013 14:33

Com o devido respeito, isto da saturação de caches é conversa para meia dúzia...
...meia duzia que só faz umas quantas caches de longe a longe ( e ninguém tem nada com isso), mas que acha que os outros deveriam praticar o geocaching da mesma maneira que eles.
São muitas? Escolham às que achem que vale a pena ir e façam de conta que as outras não existem. De certeza que elas não vos estorvam...

Se eu colocar uma cache num sitio fantástico sem caches num raio de 2km tenho um ou 2 founds por ano.
Se eu colocar 20 caches numa pedovia urbana tenho quase 70 founds em menos de 2 meses.
Caches de treta? bla, bla, bla, whiskas saquetas... são todos contra para parecer bem na sociedade, mas todos lá vão procurá-las...
pimigas
Small

Registado: terça abr 24, 2007 17:13

Mensagempor allien » sábado mar 09, 2013 15:03

Parece-me que a questão que o MAntunes coloca é outra.
Quem, daqui a 10 anos, chegar ao geocaching, não terá lugar para colocar uma cache...
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor Pcalisto » sábado mar 09, 2013 22:24

Torgut Escreveu:Eu fico pasmo como é que alguém pode votar sim ou não nesta questão. Como é que se pode? Por mim, se me perguntarem, tenho que responder algo assim... "se for para fazer um power trail, que se aumente; se for para caches urbanas, que se reduza". Porque é mesmo assim... nuns casos os 160 m são de menos, noutros são de mais. Se é para se fazer mais uma estúpida linha de caixas de plástico num pinhal, são de menos. Se é para se mostrar locais e monumentos de uma cidade, é de mais, porque elementos completamente distintos podem estar a umas poucas dezenas de metros uns dos outros, e isso ainda mais se torn verdade se se tiver em conta a distância vertical, que não conta nessa questão das distâncias minimas, mas que pode fazer uma enorme diferença na práctica.

É. Aquilo que já foi dito mais acima, mas com um ligeiro travo a indignação (assim o interpretei).

Lá está, concordo.
Imagem
Pcalisto
Small

Registado: segunda mai 30, 2011 11:06

Mensagempor clcortez » domingo mar 10, 2013 19:00

MAntunes Escreveu:E vocês? Que pensam? Chegaremos mesmo a uma situação de saturação tal que a mesma se transformará em arma contra nós, os geocachers e o geocaching em geral, e começaremos a ser mal aceites em todo o lado?

Talvez seja esta a questão mais importante, mais do que se há saturação ou não. E quanto à saturação, posso te dizer que costumo cachar em locais que preciso de fazer dezenas de kms para chegar de uma cache à outra. Isto acho que responde à questão da saturação...se não contarmos com os PTs e os desenhos parvos para serem vistos do céu (smiles, corações e afins) então não há com que preocupar com a saturação, somos um país assimétrico onde o interior está despovoado de geocachers...e caches.
Agora, sermos mal aceites já o somos em alguns locais, e cada vez mais. A tendência será para a criação de regras e "leis" mais cedo ou mais tarde. É isto que me preocupa, a bandalheira generalizada que há na falta de critérios rigorosos que ponham travão ao "quero, posso e mando" que reina na cabeça de muitos geocachers.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor geo-amd » segunda mar 11, 2013 09:39

MAntunes Escreveu:E vocês? Que pensam? Chegaremos mesmo a uma situação de saturação tal que a mesma se transformará em arma contra nós, os geocachers e o geocaching em geral, e começaremos a ser mal aceites em todo o lado.

Não acredito que isto aconteça de forma generalizada, apenas em situações pontuais raras. A coisa continuará sempre a correr bem desde que os revisores estejam atentos e atuem em algumas situações problemáticas.

Se eu estivesse a tomar conhecimento do geocaching pela primeira vez, até teria dúvidas sobre a legalidade de meter uma micro num sinal de trânsito. Contudo, a realidade está sempre a surpreender-me pela positiva. Parece que a polícia aceita bem a atividade: já tive algumas conversas bem dispostas com agentes da autoridade. As câmaras municipais também parecem aceitar a atividade: conheço bem o caso da cidade de Santarém, que na primeira metade do ano 2012 estava absolutamente saturada de de caches, sendo tudo do conhecimento da câmara (conheço pessoas que trabalham na câmara).
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor lynxpardinus » sábado mar 30, 2013 11:40

Conforme prometido na abertura deste tópico, publicámos os resultados da nossa sondagem no tópico da Groundspeak que lhe deu origem, com o resultado disponível à altura deste post.

O texto colocado foi:

"Hi everyone,

We discussed this subject in our forum, with several goods points for all the sides of the discussion - "maintain the guidelined distance between caches", "increase it" and "reduce it". We also opened a poll for the subject. Results were as follow:

- Maintain the distance - 9 votes
- Reduce the distance - 2 votes
- Increase the distance - 16 votes

You can find the discussion and poll in viewtopic.php?f=2&t=9824&hilit=groundspeak (in Portuguese) "

Podem vê-lo também em http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... try5228519

P.S- Conforme explícito aquando da abertura, a sondagem continua aberta, portanto, é possível que este resultado se altere no futuro.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes