• Anúncios

E que tal um português para" Geocacher Of The Month"?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: E que tal um português para" Geocacher Of The Month"?

Mensagempor MAntunes » domingo dez 30, 2012 09:28

Agora, pondo a incrivel soberba de lado e voltando ao assunto do topico onde ja ficou claro que nao eh aqui que encontraras um candidato a candidato, deixa-me dizer que dificilmente o encontraras onde quer que seja.
Isto porque... Geocacher of the month, em portugues, geocacher do mes, do mes, mes. Um mes eh um periodo de tempo demasiado curto para que algum geocacher se destaque com a sua obra (e, para mim, eh a sua obra, dentro de um determinado mes em foco, que o deve destacar e nao a sua popularidade). A nao ser que, numa ocorrencia fortuita, algum geocacher faca algo de espectacular e importante em favor da comunidade ou de algum outro colega que mereca tamanho destaque num tao curto espaco de tempo. Como, por exemplo, agora, hoje, na "Pedra da Ursa", onde tu estas a arriscar os teus ossos para parecres "jovem" como eu, alguem te lance a mao e impeca de caires, salvando assim a tua vida e as "provocacoes" que vais continuar a fazer neste forum. Vais, nao vais? ;p)

Se o ambito temporal fosse outro (ver abaixo) eu ja concordava e ate ajudava a fazer lobby nos foruns da GS (onde tenho alguma presenca regular) para que tal acontecesse.

(abaixo)
Se o ambito temporal fosse pelo menos um trimestre, temos, em Portugal, a equipa que salvou o Geocoinfest e fez um trabalho espantoso em prol do Geocaching em Portugal. Temos tambem a equipa que traduziu o site da GroundSpeak, embora nao tenha a certeza de que se encaixem no ambito "trimestral". Provavelmente, foi mais tempo.

Se o ambito temporal fosse a carreira, entao eu proporia o clcortez e o danieloliveira. O clcortez pelo seu enorme altruismo em prol da educacao dos novos geocachers e que o manifesta de varias formas (posso detalhar, se for preciso). O danieloliveira pela sua grande obra (la esta... a Obra) com as earthcaches que criou e ajudou a a criar e que sao de um valor cultural imenso.
Poderia ter indicado mais dois nomes/equipas mas um descontinuou a sua obra e os outros, pior ate, abandonaram a sua obra. Nao fora isso, e eram tambem, para mim, fortes candidatos a candidatos a "Geocacher de Carreira".
Editado pela última vez por MAntunes em domingo dez 30, 2012 09:34, num total de 2 vezes.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor clcortez » domingo dez 30, 2012 09:30

Joaquim, gosto bastante da tua frontalidade e mais uma vez consegues expressar de uma forma inequívoca o que sentes, e que será certamente opinião partilhada por muitos.

No entanto, se a ideia que passa é que os geocachers mais antigos se acham "superiores" então está errada. Nunca, do meu ponto de vista, se quis dar a entender que os geocachers mais antigos são "superiores", ou que o geocaching de antigamente "é que era bom". Lamento profundamente, e acredita que é uma das mágoas que tenho, que uma boa parte de geocachers mais recentes (digo mais recentes, talvez que tenham chegado desde 2005) ache isso mesmo. E alguns têm feito questão de referir isso, mas não tão directamente como tu o fizeste agora. ;)
Importa referir, que muitos dos mais antigos o que fizeram foi afastar-se quando o geocaching começou a mudar, quando deixou de ser a actividade de lazer que conheciam e que os levou a praticá-la. Não conheço outra actividade de lazer que se tenha transformado tanto em tão pouco tempo. E só isso já explica o "abismo" geracional de geocachers. Exemplos como o do Zoombee ou dos GreenShades são dos mais notáveis.
Importa também referir que o "saudosismo" não deve ser de todo confundido com "superioridade". O que acontece é que a sociedade muda de tal forma em tão pouco tempo que é difícil as pessoas adaptarem-se. Nunca as coisas mudaram tão rápido como agora, a tecnologia ( a electrónica de mãos dadas com a informática) permite avanços brutais em pouco tempo. Nos ultimos anos, os avanços têm sido mais notados nas questões sociais, depois do abrandamento dos avanços tecnológicos. Esses hoje estão mais ligados às questões pessoais (telemóveis, tablets, outras porcarias do género) e menos à industria, por exemplo. Não sei se me expliquei bem.
Assim, o que os geocachers mais antigos gostavam e que os levou a gostar de geocaching naquela altura, praticamente desapareceu. Então, enquanto uns se adaptaram rapidamente e acompanharam de perto a rápida mudança da actividade que passou a ser vista como um "jogo", outros mantiveram os seus gostos e não aceitaram tão bem a mudança. Assim, uns afastaram-se, e outros mantiveram-se por cá, uns mais activos que outros.

No meu caso, apesar de ser saudosista, não aceito que me cataloguem como "superior". Tenho feito os possíveis par ame integrar naquilo que é hoje o geocaching. Continuo a fazê-lo, ao meu ritmo, e a tentar ser coerente o mais possível com o que gosto e defendo, apenas isso. Quando tenho oportunidade, tento passar a mensagem de que pode ser feito de várias maneiras, e outras que muitos hoje não o fazem, porque quando chegaram já era assim, rápido, viciante, competitivo. Congratulo-me por ver geocachers chegarem agora e quererem fazer geocaching nas calmas, fazendo umas caminhadas de vez em quando, respeitando a natureza e o meio. Posso ser eu que estou errado, mas não é melhor isto que andarem a colocar containers ao longo de um percurso (vulgo Powertrail) e ainda andarem a graffitar paredes e afins?
Podemos nós, "antigos", fazer um geocaching à "nossa" maneira, e comentar livremente o que achamos estar diferente do que foi a génese inicial do geocaching? Podemos? Ou é isso que é ser se "superior"? É que se é assim, e porque não me acho "superior" a ninguém, então que me digam para que não incomode mais ninguém. E o que não faltam, como já disse, são mentes mesquinhas por aí que não são capazes de assumir o que pensam, preferem calar ou dizer "está tudo bem, assim é que é, há espaço para todos, cada um faz como quer" e coisas do género. Até a própria GS assume um postura do "deixa andar" limitando-se a gerir uma base de dados de caches, sendo na minha opinião pouco interventiva no modo como o geocaching é implementado. Também como já disse, há bem pouco tempo senti-me envergonhado pela 1ª vez em ser geocacher, perante uma entidade pública, quando tentava defender a actividade, em quase 10 anos que sou geocacher. Posto isto, vais continuar-me a achar superior?
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor jasafara » domingo dez 30, 2012 16:22

Primeiro uma resposta curta ao Manuel.

Geocacher do mês é uma forma de dizer. Não analisei os até agora nomeados, mas duvido muito que tenham sido propostos, votados e escolhidos por acções efectuads num único mês...
E na génese do projecto que no ano passado foi abandono o que se queira era escolher o geocacher da década para o propor (de forma aliás muito redutora) para o tal "geocacher of the month".
Para mim é-me completamente indiferente que um geocacher português apareça como vencedor, na Latitude 47 o que será lido e valorizado por pouca gente.
Mas gostaria de participar em iniciativas que destacassem geocachers que pela sua OBRA, material (caches) ou de intervenção cívica (nos fóruns, mas não só) se distingam.
Acho que se poderia ter eleito o Geocacher da Década por coptação dos 10 finalistas. Acho que se podem e devem destacar geocachers mais recentes.
O que sei é que o vencedor não é necessáriamente o vencedor de uma ou mais caches GPS, pelo que não se podem extrapolar os prêmios das caches para o geocacher...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes