• Anúncios

Melhor maneira de visitar o Powertrail da Vialonga

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Melhor maneira de visitar o Powertrail da Vialonga

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 05, 2012 15:13

Sim, eu percebo que seja um risco assumido pelos geocachers que o fazem. Mas é um risco bem maior do que parece, para o próprio jogo. A ET Highway, o powertrail de mais de 1000 caches que existia em Nevada, EUA foi arquivado por solicitação estatal devido a questões deste tipo (e, depois de muitas conversações, foi substituído por outro diferente e maior). E, neste momento, é proibida a colocação de caches a menos de 100 metros da estrada no Estado canadiano de British Columbia devido também a situações como estas ( viewtopic.php?f=2&t=8294&p=115702&hilit=canadiano#p115702 ). A presença de caches em sítios que propiciem o estacionamento de carros em locais potencialmente perigosos é um risco directo para todas as caches - no mínimo, ao mesmo nível da colocação de caches em muros de pedra.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » quinta jan 05, 2012 15:58

Na altura não me ocorreu mas, ao ler a resposta do lynxpardinus, lembrei-me que, especialmente em questões a ver com a utilização de vias rodoviárias ou dos seus espaços circundantes, quando se pôe e própria vida em perigo também se está a colocar a vida e segurança dos outros em perigo. Por isso, concordo que o argumento de que é um risco assumido não levará em conta a verdadeira dimensão do mesmo.

Um condutor de um veículo que se aproxime pode, ao ver a via ocupada de uma forma inesperada, assustar-se e incorrer ele próprio em acidente e envolver outros também.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor elpombero » quinta jan 05, 2012 18:57

clcortez Escreveu:Quando chegam ao fim do dia depois de fazer um PT, como se sentem? É que eu sou novo nisto e ainda me faz um bocado de confusão essa história dos Powertrails onde se fazem 50 caches num dia e que não nos dão gozo nenhum. É pelos números? Há algum prémio?

Só fiz um PT. O da Malveira. E adorei. Foi feito a "penantes", como manda a figurino e valeu por 4 razões: a 3ª cache, a 20ª cache, a 30ª cache mas sobretudo pela companhia, pelas "parvoíces" e brincadeiras constantes, pelo desafio pessoal (sabes, já não vou para novo!), pela paisagem, por ter sido um dia em grande... Assim que cheguei a casa (depois do banho!!) fui fazer os logs das 30 e não sei quantas caches. Um a um! Sem copy paste! Por respeito aos owners que se deram ao trabalho de me proporcionar um dia assim.
O da Vialonga sou capaz de lá ir. Não todo de uma vez. Até me apetecer ou as pernas aguentarem. Detesto andar de bicicleta sem ter um objectivo. Nem que seja:"OK, vou dar uma volta de 3 horas". Mas tenho de ter um objectivo. Fazer umas caches de bicicleta parece-me um excelente objectivo. E sempre faço algum exercício.
Não é pelos números ou o que seja lá o que for. É mesmo pelo gozo pessoal que isso me dá. Dar uma "voltita" de bicicleta e fazer umas caches. É só isso. Simples!
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor Pcalisto » quinta jan 05, 2012 20:05

clcortez Escreveu:Pcalisto e Patinho feio,

Quando chegam ao fim do dia depois de fazer um PT, como se sentem? É que eu sou novo nisto e ainda me faz um bocado de confusão essa história dos Powertrails onde se fazem 50 caches num dia e que não nos dão gozo nenhum. É pelos números? Há algum prémio?

Obrigado.

Caro clcortês, não entendo a razão de tal confusão... Pelos números, eu, que nem tenho 300 caches encontradas? Duvido...

Como me senti.... ora bem, senti-me como se tivesse passado um dia bem porreiro, bem acompanhado, numa zona que não conhecia... Conheci outros geocachers, localizei potenciais clientes, comi uma bela almoçarada.

Prémio nem houve, mas gostei. Prontos. Pode haver quem não goste... Eu não bebo cerveja, detesto e não me faz confusão quem bebe... é o gosto de cada um e não tenho que me sentir incomodado nem questionar... Também não me faz confusão haver adeptos de clubes que não o que eu simpatizo... O que ganham esses adeptos? Nada... simplesmente gostam...

Seguindo esse raciocínio: malta que se enfrasca em cerveja, qual é o gozo? Há prémio? É pelos números? É que 'tou farto de tentar gostar disso e não a bebo, nem que tenha sede (coisa que não dá gozo nenhum).

E antes que me comecem a dar na cabeça pelas minhas ironias peço já desculpa a quem não souber interpretar o meu texto "na boa onda". Não respondo a retaliações e demais provocações que eu até sou bom rapaz e não me meto em conflitos - há coisas melhores na vida.
Imagem
Pcalisto
Small

Registado: segunda mai 30, 2011 11:06

Mensagempor Pcalisto » quinta jan 05, 2012 20:11

lynxpardinus Escreveu:... A presença de caches em sítios que propiciem o estacionamento de carros em locais potencialmente perigosos é um risco directo para todas as caches - no mínimo, ao mesmo nível da colocação de caches em muros de pedra...

Acho que neste nosso caso o owner tem sempre defesa, falando o socialmente correcto.

Vamos lá ver:
- Existe a indicação de fazer o PT a pé ou de bicicleta
- Em caso de acidente, contra-ordenações ou mesmo das regras do Geocaching o owner pode argumentar que "logo ali ao fundo" existe local para parar em segurança e que não é regra ter que parar o veículo no local da cache. O mesmo tento fazer eu nas minhas (ainda poucas) geoquintas: As caches não estão em locais privados, quem entrar sujeita-se.

Acho que, como sempre, está na consciência de cada um se respeita e obedece ou não, e o PT não deve sofrer por causa disso. Pior será se causar danos a terceiros...
Imagem
Pcalisto
Small

Mensagempor elpombero » quinta jan 05, 2012 20:27

Pcalisto Escreveu: Eu não bebo cerveja, detesto

Pcalisto Escreveu: É que 'tou farto de tentar gostar disso e não a bebo, nem que tenha sede (coisa que não dá gozo nenhum)

Ah não! Isso não! Não posso admitir! Agora estamos a falar de coisa sérias!! Quais powertrails qual quê!!
Isso que dizes devia ser considerado crime!! Blasfémia!! Devias ser queimado na fogueira de Inquisição! Em fogo lento!
Existe lá coisa melhor que uma "bejeca"... pronto... vá lá... duas "bejecas" numa tarde de calor??? [:D] [:D]
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor Pcalisto » quinta jan 05, 2012 20:47

elpombero Escreveu:
Pcalisto Escreveu: Eu não bebo cerveja, detesto

Pcalisto Escreveu: É que 'tou farto de tentar gostar disso e não a bebo, nem que tenha sede (coisa que não dá gozo nenhum)

Ah não! Isso não! Não posso admitir! Agora estamos a falar de coisa sérias!! Quais powertrails qual quê!!
Isso que dizes devia ser considerado crime!! Blasfémia!! Devias ser queimado na fogueira de Inquisição! Em fogo lento!
Existe lá coisa melhor que uma "bejeca"... pronto... vá lá... duas "bejecas" numa tarde de calor??? [:D] [:D]

Ehehehe, o que me fartei de rir. Obrigado por animares o tópico :D
Imagem
Pcalisto
Small

Mensagempor btrodrigues » sexta jan 06, 2012 01:37

Fiz parte do PT de Vialonga de bicicleta e não recomendo. A parte que fiz (a inicial, começando pela #1, é uma questão de verificarem os meus logs) consiste de caches colocadas à beira da estrada, grande parte delas nos rails. Obriga a circular nas bermas de vias onde os carros atingem, em infracção clara, velocidades acima dos 100Km/h. Senti por várias vezes a deslocação do ar provocada pelos pesados a passar e não foi algo agradável. Fazê-lo a pé pelo lado de dentro dos rails (onde existem) é menos mas igualmente perigoso, dado que não existe um percurso marcado e será necessário andar a saltar por tudo quanto é sítio e a atravessar um ou dois pontos (rotundas) mais complicados. Pessoalmente, não me agradou a experiência.

Sei de quem fez o PT na íntegra de carro e que não gostou do pára/arranca repetido. Eu tive a mesma percepção e ia de bicicleta. Caches espaçadas com 200 ou 300 metros mal dá para ganhar ritmo.

Existem pontos do PT que, no entanto, podem ser feitos com mais tranquilidade porque estão em estradas e caminhos com menos movimento. Não percebo a opção de povoar os rails daqueles troços mais rodoviários...

A resposta certa é um grande "depende". Não quero forçar as minhas opções a ninguém, apenas a informar.
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor MAntunes » sexta jan 06, 2012 08:50

E fiquei eu escandalizado, aqui há uns anos atrás, quando começaram a aparecer caches nas áreas de serviço...
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor clcortez » sexta jan 06, 2012 10:23

MAntunes Escreveu:E fiquei eu escandalizado, aqui há uns anos atrás, quando começaram a aparecer caches nas áreas de serviço...

Eheheh...purista!! :mrgreen:
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor geo-amd » domingo jan 08, 2012 23:49

marulhar Escreveu:
clcortez Escreveu:Quando chegam ao fim do dia depois de fazer um PT, como se sentem? É que eu sou novo nisto e ainda me faz um bocado de confusão essa história dos Powertrails onde se fazem 50 caches num dia e que não nos dão gozo nenhum. É pelos números? Há algum prémio?

Embora não me sendo dirigida a questão, vou responder à provocaçãozinha. :wink:
Eu sou daqueles que gosta de PT. Acho que já os fiz todos num raio de 80 km de Lisboa, sempre a pé. É uma forma de aliar duas actividades que me dão bastante prazer: caminhadas e geocaching. O "prémio" é o caminho, o puro prazer de caminhar, aquela relação ancestral que nos liga ao espaço, aquele impulso que nos leva a dar os primeiros passos... É sobretudo um gozo físico e sensível, mas é também um exercício que impele à reflexão, ao estabelecimento de conexões, face aos encontros e descobertas que se fazem ao longo do trajecto. As caixinhas vêm por acréscimo, e eventualmente até potenciam a experiência. Acho que me podes chamar um geocacher peripatético! [:D]

Marulhar, obrigado por esta descrição. Eu penso que também sou um geocacher peripatético. Sou um geocacher-muitas-coisas, mas a faceta peripatética é um pouco mais importante do que as outras. Até acontece que antes de descobrir o geocaching já fazia muitos percursos pedestres.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot] e 8 visitantes