• Anúncios

Olhando para os favoritos

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Olhando para os favoritos

Mensagempor José Carvalho » segunda fev 20, 2012 12:41

Como muitos já citaram, não podemos ver a cache apenas pelos favoritos... Suponhamos que um grupo de finlandeses, todos com contas-premium, fazem caches na Finlândia, que são muito mal escondidas e sem interesse. Têm 4000 caches encontradas.
Eles vêm para Portugal, e como adoram o Algarve, gostam de outras culturas e têm muitos pontos favoritos por usar, dão um sem pensar duas vezes... Um exemplo disso é precisamente a "The End of the World" - Tem 17% de favoritizações e 1210 founds.

Apesar do sítio ser bonito, ser a cache mais a sudoeste da Europa Continental, e outros pequenos aspetos, os 105 favoritos devem-se a ser uma cache turística!
Façamos as contas: 17% x 1210 = 205,7. É pouco...

O que é completamente diferente em caches que já fiz como The Last Tower (32 favoritos; e apesar de ter 60 founds, tem 89% de favoritizações) ;
... e outras que não fiz como Fallen Angels (53 favoritos); A casa mistério (86 favoritos) (com 83% e 86% de favoritizações)

Na minha opnião, o geopt.org podia ter um ranking de percentagem de favoritizações!!!! O que acham?
José Carvalho
Micro

Registado: sábado dez 03, 2011 12:57

Mensagempor rifkinda » segunda fev 20, 2012 13:04

Aqui, no geocaching-pt.net, já existe um ranking dos favoritos, usando quer os valores absolutos, quer as percentagens em relação ao número total de founds premium. Podes ainda ver os favoritos de um só distrito, ou até mesmo os de Espanha e os de Gibraltar.
Essas tabelas estão nas geostats, bem como muitas outras estatísticas sobre esta nossa atividade.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor lynxpardinus » segunda abr 23, 2012 05:34

Top 5 de favoritos em Portugal (ranking absoluto):
1) A Casa Mistério - Tradicional - Santarém - 122 votos (86% fav / premium)
2) Belém Time Portal - Wherigo - Lisboa - 116 votos (58%)
3) The End of the World - Tradicional - Faro - 112 votos (17%)
4) Fenda da Calcedónia - Tradicional - Braga - 108 votos (71%)
5) A Cache do Gil - Wherigo - Lisboa - 98 votos (50%)

Mais uma vez, olhando para este ranking, ele surpreende-me pela diversidade. As caches que aqui estão são muito diferentes! Temos uma cache claramente turística que entra no ranking pelo número de visitas, 2 caches urbanas de complexidade elevada mas muito absorventes (as wherigo), uma clara cache de natureza / desafio outdoor e um local envolvente + um contentor único (pelo que percebo dos logs, porque ainda não fiz "A Casa Mistério"). Acho que isto espelha muito bem a diversidade de preferências de cada um dos geocachers.

No entanto, e no meio de toda esta diversidade, ao mesmo tempo, não posso deixar de notar que, neste ranking, não aparecem caches mistério (ok, está logo a seguir, na sexta posição) mas, e sobretudo, não aparecem letterboxes (a primeira que aparece está na 35ª posição), que normalmente primam pela envolvência.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor rifkinda » segunda abr 23, 2012 08:17

No outro dia também fui espreitar o top dos favoritos, por curiosidade, e concordo com o que dizes.
Curiosamente do top 5 só nos falta a que está em primeiro lugar, tal como a ti.
rifkinda
Moderador

Mensagempor XaviJr » quinta mai 31, 2012 21:27

pessoal, tenho andado afastado um bocado, onde é que vocês vão ver esses favoritos? queria fazer algumas caches urbanas interessantes em lisboa..
XaviJr
Micro

Registado: segunda ago 30, 2010 13:18

Mensagempor rifkinda » sexta jun 01, 2012 01:55

Podes ver nas geostats!
No lado esquerdo, é só clicares na secção "Caches" e depois em "Favoritas".

Se queres ver só em Lisboa, é só escoheres o distrito em cima.
rifkinda
Moderador

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes