• Anúncios

helpdesk? como?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: helpdesk? como?

Mensagempor Lima_Paço » segunda ago 02, 2010 16:47

mrwho Escreveu:Por mim, continuarei a usar o helpdesk...

Mesmo que ele te mande para as silvas??? 8-)
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor mrwho » segunda ago 02, 2010 16:55

Erm... Usar=Consultar... Se depois sigo as indicações, bem, isso depende do trajecto e do vestuário! :)
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

Mensagempor lgass » segunda ago 02, 2010 22:47

bem isto gerou uma discussão interessante. eheh

eu, que volto a dizer que sou novato so queria que um dia de geocaching corresse bem...

tenho planeado um tour de 17 caches (objectivo minimo de 10) para fazer e nao queria arriscar a que de inicio nao encontrasse nada e depois fosse bola de neve.

relativamente ao que li, concordo que vai depender de cada um e da relação de cada um com este jogo.

ainda nao fiz nenhum DNF... queria evitar o mais possivel
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor geopate » segunda ago 02, 2010 23:06

marcoca Escreveu:Do ponto de vista do owner, embora menos, também é frustrante ver que aquela cache que preparei com tanto carinho e dedicação, consumindo o meu precioso tempo a tentar adicionar-lhe criatividade, foi encontrada, sem qualquer mérito por alguém que se limitou a ligar para outro a perguntar.

Isto é bem frustrante! Em Caches que decidimos elevar as estrelas da dificuldade, criando por exemplo um enigma ou um container mais trabalhoso, mas mesmo assim realizável depois de se terem esforçado... e passado um dia de lá estar já nos perguntam se podem dar uma dicazinha, que já tentaram muito e que não entendem e que não encontram a solução e que e que e que... :-(

às vezes já parece mais vício do que falta de paciência.

Com estes posts todos, acho que estamos todos ansiosos por saber da descrição da aventura do lgass! :-D
Imagem
geopate
Large

Registado: segunda abr 28, 2008 12:06

Mensagempor ajsa » segunda ago 02, 2010 23:27

geopate Escreveu:
marcoca Escreveu:Do ponto de vista do owner, embora menos, também é frustrante ver que aquela cache que preparei com tanto carinho e dedicação, consumindo o meu precioso tempo a tentar adicionar-lhe criatividade, foi encontrada, sem qualquer mérito por alguém que se limitou a ligar para outro a perguntar.

Isto é bem frustrante! Em Caches que decidimos elevar as estrelas da dificuldade, criando por exemplo um enigma ou um container mais trabalhoso, mas mesmo assim realizável depois de se terem esforçado... e passado um dia de lá estar já nos perguntam se podem dar uma dicazinha, que já tentaram muito e que não entendem e que não encontram a solução e que e que e que... :-(

Confesso que no inicio ainda me sentia, digamos ferido, ao saber que alguém tinha "furado o esquema" quer seja por pedir ajuda a encontrar um contentor mais complicado, quer seja para concluir rapidamente uma multi.

Isto são tempos que já lá vão.
Compreedi e aceitei (não tive alternativa ou então deixava de ser uma diversão para ser um aborrecimento) que existem milhentas formas de estar no geocaching:

Existe os que gostam de encontrar contentores desafiantes,
Os que gostam de encontrar contentores rapidinho e sem perder grande tempo,
Os que gostam de caches fisicamente desafiantes,
Os que preferem, se possível, fazer o log sem sair do carro,
Os que detestam nano e micros,
Os que adoram caches grandes só para serem facilmente encontradas e nunca trocam nada,
Os que não se importam seja do que for,
Os que gostam de multis muito elaboradas,
Os que detestam multis e mistérios,
Os que gostam de caches em locais espectaculares,
Os que gostam de locais espectaculares mas não dizem que não a mais uma,
Etc,
Etc,
Etc,

Simplesmente entendi que não existem definições e que teremos de respeitar a opinião e gosto de cada um.

Portanto, se um geocacher entende que deve utilizar helpdesk para se sentir realizado na procura, porque não faze-lo? Será preferível a frustração?
Se existem os geocacheres que não querem saber cá de multis para nada e querem ir logo ao final seja lá ele qual for, qual é o problema? Ele é que sai a perder (ou a ganhar.)

Por tudo isto e mais alguma coisa, não vejo problema no helpdesk e, como já referi, até o acho salutar em muitas vertentes. Cada um deve utiliza-lo, ou não, como melhor se aprouver.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor geopate » terça ago 03, 2010 00:06

ajsa Escreveu:
Confesso que no inicio ainda me sentia, digamos ferido, ao saber que alguém tinha "furado o esquema"...

Entendo perfeitamente que o que nos chateia hoje, amanhã nos passará ao lado... não sei se somos nós que nos deixamos vencer pelo cansaço e nos resignamos ou se um dia há coisas que deixam de ser um problema. Acho que será mais a última com uma pitada da primeira... também acho que vou nesse caminho, Ajsa. :-)

Por mim não há qualquer problema em haver diversidade no modo como se joga e ainda bem que há tantas diferenças.
Mas não posso encarar com agrado, por exemplo fazer-se uma Cache que sei ser complicada de achar as coordenadas e depois esta ser logada de modo a que nem haja referência a esse problema...

É só uma questão de se ter um gosto acrescido em ver o feedback de quem achou (e sei que todos gostamos de ler um bom log nas nossas caches). Mas claro que não desato aos tiros a ninguém porque usou helpdesk. :-)

Senão tinha que dar alguns em mim! :-D
Imagem
geopate
Large

Registado: segunda abr 28, 2008 12:06

Mensagempor ajsa » terça ago 03, 2010 08:31

geopate Escreveu:Entendo perfeitamente que o que nos chateia hoje, amanhã nos passará ao lado... não sei se somos nós que nos deixamos vencer pelo cansaço e nos resignamos ou se um dia há coisas que deixam de ser um problema. Acho que será mais a última com uma pitada da primeira...

Honestamente também não sei dizer o que terá acontecido, se foi resignação, cansaço ou iluminação espontânea. :shock: hehehe

geopate Escreveu:Mas não posso encarar com agrado, por exemplo fazer-se uma Cache que sei ser complicada de achar as coordenadas e depois esta ser logada de modo a que nem haja referência a esse problema...

Para este problema foi mesmo a resignação! Convenci-me mesmo que são eles que saem a perder. (seja lá o que for, no mínimo, em consciência, não a concluíram!)

Agora estou-me a lembrar dum outro helpdesk que pedi ao meu amigo lufi69 (um grande abraço :) ).
Estava eu numa cache ali para os lados do Campo Grande. Mexi e remexi e não havia meio de a encontrar.
Pedi-lhe ajuda e afinal... Sempre a tive na mão... Fiquei contentíssimo, só precisei de um pequeno empurrão e consegui.
Uma excelente cache! :)
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Torgut » terça ago 03, 2010 08:54

ajsa Escreveu:Portanto, se um geocacher entende que deve utilizar helpdesk para se sentir realizado na procura, porque não faze-lo?

Um dos efeitos mais perniciosos do helpdesk é o fornecimento de um pseudo-argumento ao owner de uma cache de porcaria para a defender. Já vi várias vezes. É só ver quem faz caches usando um GPS em vez de um telefone escrever um log a dizer que a multi está cheia de erros e receber um mail irado do owner "ah e tal mas já teve 20 founds e ninguém se queixou".

Adicione-se a isto o frequente desajustamento entre a realidade e o grau de dificuldade atribuido pelo owner à cache, devido à sequência (ou defendidos pela sequência) de falsos achamentos proporcionados por helpdesk.

São duas razões, assim de repente.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Lima_Paço » terça ago 03, 2010 09:25

Nunca até hoje recusei um helpdesk a ninguém. Já não é a primeira vez que perfeitos desconhecidos me ligam a perguntar por caches minhas e sempre têm uma resposta pronta e sincera, se estou por perto inclusive vou ter com eles para os conhecer. Chegou mesmo a acontecer eu ir à janela de casa e deparar-me com um casal e um jovem (que posteriormente vim a saber ser um team da margem sul) estar a procurar uma cache que eu tive mesmo ao pé da minha casa, mas que entretanto tive de mudar para um lugar mais afastado, dada a frequência com que desaparecia. Eles ainda tinham as coordenadas antigas e eu apercebendo-me disso, saí de casa e fui auxiliá-los.
Por outro lado já são inúmeras as vezes que por falta de jeito, por uma burrice extrema, ou simplesmente por preguiça de procurar mais, agarrei no telemóvel e liguei a alguém para me ajudar. Também aqui sempre me deram (bem o mês passado não foi bem assim, mas não interessa, cada um é como cada qual) aquela dica que accionou o interruptor que faltava.

Tenho por passatempo, eu e o puto Alpha_Paço (faz-lhe bem exercitar os neurónios) resolver alguns enigmas, há por aqui outro team que tem o mesmo passatempo, por vezes (não é um hábito instituído, mas acontece) trocamos algumas coordenadas, discutimos à mesa do café a forma de os resolver, mas se querem saber (é óbvio que não estão minimamente interessados, mas digo na mesma) não fui à procura de praticamente nenhum deles, um dia que passe por algum desses locais faço depois todos de uma vez (como é o caso da série do Paisagista, em Évora, que ainda tem um que me anda a partir a cabeça, mas...).

Quanto àquelas caches que implicam cohecimentos muito profundos sobre determinada matéria, ou que necessitam de downloads de programas específicos (acho que isto vai contra as guidelines, mas não tenho a certeza), começo por tentar e garantidamente parto a cabeça até ao ponto que vejo não ser possível prosseguir, a partir daí se a quero mesmo fazer peço uma ajuda, o que é que perco? 1€ ou 2 numa chamada que normalmente se prolonga um bocado em amena cavaqueira? De resto não perco mais nada, vou aos locais pretendidos e logo a cache... ;))

Eu próprio criei a minha 1.ª cache enigma em Março passado, por altura do CITO que aqui organizei, para mim próprio era uma 5 estrelas de dificuldade, pois é... no dia em que saiu teve logo a visita de uma meia dúzia de clientes :shock: , é que me esqueci de que o que tinha sido para mim um grande trabalho, para quem está ligado às matemáticas, ou quem tem profs de matemática [}:)] , resolve este enigma com uma perna às costas, a partir daí a mensagem passa de boca em boca e a cache torna-se banal.

Acham que fiquei chateado? Claro que não. Cada um faz o seu Geocaching, uns gozam a fazer tudo direitinho, outros gozam a fazer as coisas mais "liberalmente". Eu sinceramente tenho dias, nuns sou "liberal", noutros faço tudo "by the book" ;))

Depois deste testamento todo apenas uma palavra para o Igass (apenas por ter sido ele a abrir o tópico, mas é óbvio que é extensível a todos): Se vieres para os lados da Figueira já sabes, se estiveres atrapalhado apita ;)) .
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Lima_Paço
Extra Large

Mensagempor ViperUnderground » terça ago 03, 2010 10:01

Lima_Paço Escreveu:(como é o caso da série do Paisagista, em Évora, que ainda tem um que me anda a partir a cabeça, mas...).

Se precisares de "ajuda" apita. :D [:P]
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Lima_Paço » terça ago 03, 2010 10:03

ViperUnderground Escreveu:Se precisares de "ajuda" apita. :D [:P]

Obrigadinho, mas espero não ter que me vergar a um... simpático geocacher. [:D]
Lima_Paço
Extra Large

Mensagempor Paisagista » terça ago 03, 2010 10:46

Lima_Paço Escreveu:(como é o caso da série do Paisagista, em Évora, que ainda tem um que me anda a partir a cabeça, mas...).

Então? Não tenho sido facilitadora com as ajudas? [:D]
ImagemImagemImagemImagem
Paisagista
Regular

Registado: sábado jul 04, 2009 09:39

Mensagempor Paisagista » terça ago 03, 2010 11:10

lgass Escreveu:ainda nao fiz nenhum DNF... queria evitar o mais possivel

Já recebi ajuda inesperada de owners depois de terem lido o meu log de DNF a descrever a aventura, quanto mais não seja palavras encorajadoras para a próxima tentativa de encontrar a cache.

Quanto à série Postmaster: chegam pedidos por mail e dou achegas mas não dou as coordenadas de bandeja.

Com os pedidos de ajuda também percebemos onde é que há dificuldades pelo que adaptamos a cache (colocámos um spoiler numa das caches - o container é fora do normal e estava difícil demais dar com ele) e damos dicas no geochecker (que nem sempre são lidas, porque será?).
ImagemImagemImagemImagem
Paisagista
Regular

Registado: sábado jul 04, 2009 09:39

Mensagempor Lima_Paço » terça ago 03, 2010 11:21

Paisagista Escreveu:

Então? Não tenho sido facilitadora com as ajudas? [:D]

Claro que sim [^] e já agora agradeço publicamente os "empurrões" recebidos :clap: , apenas um me continuava a dar luta e andava a tentar resolvê-lo com um amigo muggle, mas não estava fácil, até agora... ;))
Lima_Paço
Extra Large

Mensagempor lgass » terça ago 03, 2010 18:20

évora há de ser um local que hei de visitar nos proximos tempos. parecem ter umas caches bem agradaveis.

obrigado a todos pelas respostas. ja fiquei com duas ou tres referencias para fora de lisboa... e em lisboa, alguem cacha por estas bandas?

nao me parece que va usar hd com leviandade porque sou orgulhoso, mas tambem deve ser bueeeeeeee mau sair sem encontrar cache...
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes