• Anúncios

Isto será... uma grande lata? ou quê?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Isto será... uma grande lata? ou quê?

Mensagempor Carlytos » segunda jul 26, 2010 17:32

Kinder Escreveu:
ppereira Escreveu:E assim pronto, evita a confusão.

Qual confusão? Fez o FTF? Não, então qual é o problema? Vamos voltar à velha conversa se devemos ou não logar os nossos eventos?

Se é para armar confusão, estou cá eu! :D

Agora a sério. Este é um tema que cada um deve segui-lo conforme acha ser o mais correcto! Por exemplo, eu não curto nanos e não é por isso que vou ser contra a sua existência, simplesmente não as faço!
E aqui é igual, se no próprio site da GC.com é permitido logar, é porque não é ilegal. Por isso, deixem que cada um escolha o que ache ser o mais correcto!

Cump,
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Mensagempor ajsa » segunda jul 26, 2010 19:23

ppereira Escreveu:
ajsa Escreveu:É por esta razão que aparece o seu nome como cirador/mentor da cache

Porque razão?
Ás vezes é melhor verificar prós e contras antes de agir, e perceber todas as precedências que estamos a criar.
Então se alguém pegar numa ideia daqui coloca quem no owner? Já que todos os geocachers que participaram no tópico parece-me que não vai caber.

Ora vamos lá a assentar ideias.
O projecto Alentejo, usando o exemplo, são caches colocadas sobre o mesmo tema por diferentes geocachers que a única coisa que têm em comum, para além da amizade e do hobby, é participarem no mesmo projecto.

Existem diferentes projectos semelhantes por esse planeta fora. As Lusitani, Power Trails, Auto-estradas....
Ora, por esta ordem de ideias, tendo eu um cache do projecto Lusinati, então não poderei registar mais nenhuma como encontrada outra do mesmo projecto.

Se observarem com atenção, cada cache só pode pertencer a um geocacher.
Se o problema são os números, então todos os outros geocachers referidos como "ownwers" também estão em desvantagem uma vez que esta (as caches conjuntas) não incrementam o número de caches escondidas.

Eu continuarei a manter os meus registos de encontrada nas caches deste projecto escondida pelos dois outros participantes.
Como diz o Manelov, nenhum de nós faz ideia como são as caches dos outros até as encontrar. Entendo o "found" como mais que legitimo.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor MightyReek » segunda jul 26, 2010 19:49

Exactamente como diz o AJSA.
O campo de "owner" na cache é editável, ou seja, podemos lá por o que quisermos. Podemos fazer uma "homenagem" a quem ajudou a esconder, a quem participou no Projecto, etc.

O verdadeiro owner, aquele que tem responsabilidade da manutenção, esse que tem a cache contabilizada nas escondidas, esse não deve fazer o found numa cache sua. A não ser que fosse adoptada. Adoptei caches que já tinha encontrado, e outras que não. Por acaso decidi não fazer o found quando lhes fui fazer manutenção, mas e se fizesse o Found?

De resto, mesmo com o meu nome no campo "owner" de uma cache, farei o found se a encontrar, e farei o found quando participar no escondimento de uma cache.
Quanto aos FTF's, isso é outra história, não me aquecem nem arrefecem, mas respeito que haja quem goste de fazer e quem corra atrás deles (só não compreendo que se criem inimizades por causa disso). De qualquer modo um found no escondimento nunca o contaria como FTF, se os contasse.

E mais, se tanto o Manuel como o António quiserem que remova as referências aos seus nicks das caches, basta uma palavra...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor ajsa » segunda jul 26, 2010 21:40

MightyReek Escreveu:E mais, se tanto o Manuel como o António quiserem que remova as referências aos seus nicks das caches, basta uma palavra...

Então companheiro?
Se esteve assim até aqui, se essa foi a tua vontade, porque diabo haverias de alterar?!

Eu dou tanta importância aos números que tenho mil e qualquer coisa e não faço a mais pálida ideia onde fiz a mil.
Tenho disponíveis algumas caches nas quais já por lá passei mesmo ao lado (entenda-se a menos de 30 metros) e ainda não as fui procurar. Um dia destes.
Tinha alguns "founds" feitos em caches virtuais que até me deram prazer em as deslindar e passeios todos para notas porque não estive lá fisicamente.
Possuo, estas sim, em conjunto com outros amigos caches do Compadrio Marafado e nem eu nem nenhum dos seus elementos fez um único "foound" ou tão pouco a equipa Compadrio Marafado tem "founds" noutras caches.
Este é o meu interesse pelos números. Neste caso, o exemplo do projecto Alentejo, santa paciência, são mais que legítimos!
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Torgut » terça jul 27, 2010 00:18

Carlytos Escreveu:E aqui é igual, se no próprio site da GC.com é permitido logar, é porque não é ilegal. Por isso, deixem que cada um escolha o que ache ser o mais correcto!

Achas que no mundo que observas em teu redor, tudo o que é ilegal é mau e tudo o que não o é está bem? Mesmo?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor CPTeam » terça jul 27, 2010 07:14

TPFernandes Escreveu:Reparem nisto: http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 477b5bf5f8

E neste log: http://www.geocaching.com/seek/log.aspx ... 85da06d9f4

Se calhar vou ficar com mais umas 13 caches encontradas dado que escondi 13.. :pop:

Após 2 paginas de roupa suja lavada, ainda não percebi qual é o problema original. Nem o que é que o "papão" da GS tem a ver com isto.

Resumindo:
- Foi colocada uma cache por um owner com ajuda de outro (que por exemplo, pode ter feito o container)
- O co-autor (como geocacher) foi ao local e fez o log no logbook... Ou não, mas isso cabe ao owner verificar... ou não.
- O co-autor fez o log online.

:?:
Não percebo onde é que está a lata. A minha resposta é "ou quê"
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular

Registado: sexta fev 22, 2008 19:21

Mensagempor manelov » terça jul 27, 2010 07:31

ajsa Escreveu: Se esteve assim até aqui, se essa foi a tua vontade, porque diabo haverias de alterar?!

Apoiado.
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor geo-amd » terça jul 27, 2010 08:08

A situação originalmente reportada era suspeita e um bom tema para discussão. No final concluiu-se que, neste caso particular, afinal não havia problema.

Quem escreveu o log podia ter acrescentado uma ou duas linhas de justificação no próprio log...
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor ppereira » terça jul 27, 2010 08:20

MightyReek Escreveu:O verdadeiro owner, aquele que tem responsabilidade da manutenção, esse que tem a cache contabilizada nas escondidas, esse não deve fazer o found numa cache sua.

No entanto se aparece o user no cabeçalho estás sempre sujeito a ser tomado como responsável da cache.
Na minha opinião entendo que quando mais que um user estão como owners, a cache é conjunta e os dois partilham essa responsabilidade, mas é apenas a minha maneira de interpretar a palavra: owner.

MightyReek Escreveu: A não ser que fosse adoptada. Adoptei caches que já tinha encontrado, e outras que não. Por acaso decidi não fazer o found quando lhes fui fazer manutenção, mas e se fizesse o Found?

Porque a partir do momento da adopção, a cache passa a estar nas tuas caches escondidas e em cima dizes: (...)esse que tem a cache contabilizada nas escondidas, esse não deve fazer o found
Não acho sequer lógico, fazer um found numa cache que passou a ser tua. Mas mais uma vez é a minha forma de ver o jogo.

ajsa Escreveu:Ora, por esta ordem de ideias, tendo eu um cache do projecto Lusinati, então não poderei registar mais nenhuma como encontrada outra do mesmo projecto.

Então!! mas do que estamos a falar?
O teu user aparece como owner? Não? Então não tem nada a ver....
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Silvana » terça jul 27, 2010 10:37

MightyReek Escreveu:Exactamente como diz o AJSA.
O campo de "owner" na cache é editável, ou seja, podemos lá por o que quisermos. Podemos fazer uma "homenagem" a quem ajudou a esconder, a quem participou no Projecto, etc.

O verdadeiro owner, aquele que tem responsabilidade da manutenção, esse que tem a cache contabilizada nas escondidas, esse não deve fazer o found numa cache sua.

Para mim, o owner é o único detentor da cache e também, quem se responsabiliza por esta. Os co-owners são aqueles que vão ao local e participam na colocação da cache ou tendo visitado a cache posteriormente, se responsabilizam pela sua manutenção conjuntamente com o owner.
Quanto á adopção.... Se alguém dá uma cache para adopção, está a transferir um título de propriedade e as responsabilidades inerentes ao mesmo. E pronto!

Na minha opinião, se alguém participa na colocação da cache, essa pessoa deve sentir-se á vontade para registar ou não o found, isto é, consoante o entender. Tudo depende da sua forma de cada um estar no jogo, independentemente de ser ou não co-owner.
É que o termo co-owner para alguns é entendido com sendo também proprietário da cache, pelo que, não logam a cache como encontrada. Para outros, é apenas uma cache na qual participaram na sua colocação, pelo que, logam o found pois entendem que conheceram o local.
No entanto, continuo a achar que o FTF, deveria ficar reservado para quem vai á procura da cache sem ainda ter conhecimento do esconderijo da mesma.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor Carlytos » terça jul 27, 2010 11:06

Torgut Escreveu:
Carlytos Escreveu:E aqui é igual, se no próprio site da GC.com é permitido logar, é porque não é ilegal. Por isso, deixem que cada um escolha o que ache ser o mais correcto!

Achas que no mundo que observas em teu redor, tudo o que é ilegal é mau e tudo o que não o é está bem? Mesmo?

Eu percebo o teu ponto de vista porque também eu sou contra logar as nossas caches! Daí concordar que se deveria proibir essa função no GC.com.
Mas se eles não proíbem e se permitem tal coisa, cadaum é livre de utilizar essa função sem estar a infringir as "leis"... mas concordo plenamente contigo!
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Mensagempor MightyReek » terça jul 27, 2010 19:40

ppereira Escreveu:No entanto se aparece o user no cabeçalho estás sempre sujeito a ser tomado como responsável da cache.
Na minha opinião entendo que quando mais que um user estão como owners, a cache é conjunta e os dois partilham essa responsabilidade, mas é apenas a minha maneira de interpretar a palavra: owner.

Podem partilhar ou não. Cada caso é um caso, mas quantas caches não têm "alguém que faz a manutenção"? O nome não tem que lá estar, por vezes a pessoa nem é geocacher. Owner é aquele a cujo perfil vais parar quando carregas no campo owner da cache, independentemente do que estiver escrito.

ppereira Escreveu:
MightyReek Escreveu: A não ser que fosse adoptada. Adoptei caches que já tinha encontrado, e outras que não. Por acaso decidi não fazer o found quando lhes fui fazer manutenção, mas e se fizesse o Found?

Porque a partir do momento da adopção, a cache passa a estar nas tuas caches escondidas e em cima dizes: (...)esse que tem a cache contabilizada nas escondidas, esse não deve fazer o found
Não acho sequer lógico, fazer um found numa cache que passou a ser tua. Mas mais uma vez é a minha forma de ver o jogo.

Por isso não fiz o log... Mas não vou apagar as que tinha encontrado antes de serem minhas...

ppereira Escreveu:
ajsa Escreveu:Ora, por esta ordem de ideias, tendo eu um cache do projecto Lusinati, então não poderei registar mais nenhuma como encontrada outra do mesmo projecto.

Então!! mas do que estamos a falar?
O teu user aparece como owner? Não? Então não tem nada a ver....

Aparece em alguns casos... Mas não é owner... O owner sou eu... Mas pus lá os nomes deles porque são meus "sócios" no Projecto...
Exemplo 1
Exemplo 2
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor bicho felpudo » terça jul 27, 2010 20:57

Então expliquem-me uma coisa já que estão mais dentro do assunto:
- Uma pessoa arranja o container, o lápis, faz um logbook e cola os íman e os velcros;
- E outra pessoa só coloca o container no local;
As minhas dúvidas são estas:
1º Quem é o owner?
2º É só o que escreve o nome na página?
3º Ou é quem tem o trabalho todo de a fazer?
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
bicho felpudo
Extra Large

Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50

Mensagempor NecaXing » terça jul 27, 2010 21:40

bicho felpudo Escreveu:1º Quem é o owner?

O owner "legamente" é aquele que submete a cache para publicação. Por exemplo: tu dás-te a esse trabalho todo, eu faço o favor de tratar da publicação. No campo do Nome do Autor até posso meter o teu nick, mas submetendo eu o listing para publicação, ela irá constar sempre nas minhas caches e não nas tuas.
Editado pela última vez por NecaXing em terça jul 27, 2010 22:10, num total de 1 vez.
NecaXing
Regular

Registado: sexta abr 17, 2009 21:11

Mensagempor Torgut » terça jul 27, 2010 22:03

Resumindo e baralhando... isso de colocar os nomes de alguém que não é o owner no campo do owner é uma tripilharrice que só serve para criar confusão. Querem fazer homenagens, citar inspirações? Escrevam na listing, que é o que faz sentido. Caramba, o owner é o owner. O gajo que criou a cache, que submeteu a listing. Foi mais que uma pessoa a fazer isso? Pois então há mais que um owner. A coisa está prevista. Agora um onwer por homenagem!? Tende dó, não faz sentido mas cria polémicas e confusão se a coisa chegar a tanto. A troco de nada.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes