• Anúncios

O âmbito do geocaching - overs and outs

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: O âmbito do geocaching - overs and outs

Mensagempor prodrive » quarta mar 10, 2010 15:19

jasafara Escreveu:Ora aqui está. É mesmo o que eu penso (antes do ou...). Depois do ou... fiquei curioso com quais teriam sido os actos "...tristemente acontecidos no Geocimbalino...". Deduzo que tenha a ver com pessoal do Norte. Seria interessante abir um tópico relacionado com o bas-fond do geocaching nacional (cenas picarescas, rivalidades históricas, etc.) que dessem contexto aos recentes ingressados como eu, para perceberem melhor estas 'guerras' que pelos vistos já são antigas, mas que se resolviam de forma mais civilizada á volta de uma mesa.

Tal como o Holocausto, nunca houve cenas picarescas, rivalidades históricas, etc. no Geocaching nacional. Podes procurar o que quiseres neste forum, que só encontrarás flores, abraços, parabéns, contagem em imagens e agora também em texto, continuação de histórias em 5 palavras (não sei se alguém já se lembrou de criar o mesmo tópico mas em 4 palavras), estado civil dos Geocachers Portuguesas e outras futilidades úteis.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor Carlytos » quarta mar 10, 2010 16:53

Nao fui ainda a nenhuma gejantarada, ou a uma geocopos, mas mesmo nao estando dentro do assunto, é impossivel nao obter uma ideia do que se passou ao fim de algumas dezenas de post's.

A minha opiniao pessoal é qua ambos os lados estão errados e certos ao mesmo tempo! Sou um utilizador banal em varios foruns e moderador em dois, por isso percebo bem os dois lados.

Quanto ao utilizador no geral, jlgo que cada um deve se livre de expressar as suas opinioes, desde que nao chegue à ofensa "porca", pois muita vezes as ofensas nao sao graves, depende da interpretação de cada um, de como a lê, de como se dá com o utilizador...
Quanto ao moderador(es), a sua função é ingrata, mas deve sempre por ter sempre as mesmas atitudes perantes todos, e não ser diferentes com A ou B. Mas a verdade é que à Moderadores ou outras altas patentes que abusam do "poder" que têm (falo no geral nao expessificamente em relação a este forum), e isso é condenável.
Quanto as utilizadores que estão por fora, existem 3grupos: os amigos de A, os amigos de B e os que nao sao anigos nem de A ou B, e esses sim, sao os que melhor percebem o que realmente se passou e os que julgam melhor.

Nada que uma "reuniao extreordinaria" nao resolvesse alguns problemas!

P.S: Como ainda nao conheço ninguem deste mundo, coloco-me de parte no que toca a escolher partes, dá considerar este comentario como neutro e sem ofensas!
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Mensagempor btrodrigues » quarta mar 10, 2010 17:13

prodrive, estás-te a esquecer do peixe, palhaço. [:o)]

agora a sério, jasafara. o contacto pessoal é das melhores coisas do geocaching. existirão praí uma dezena de pessoas dispostas a explicarem-te com mais ou menos pormenor o que se passou no cimbalino.

quanto aos restantes incendiários:

Meu amigo, isto que aconteceu é muito simples, meu amigo. O que aconteceu é que eu chego aqui e sou logo confrontado com certas e determinadas situações ahnnn
E eu digo: “Então mas como é que é?” e os gajos: “Ah e tal…” e eu :”Ah e tal não! Ah e tal não!”
Então eu venho lá de baixo e dizem-me que não sei quê, chego cá acima afinal parece que não! Em quê que ficamos?
E os gajos: “Ah não sei que mais e o camandro…” e eu: “Mauuu queres ver que a gente tem que se chatear?”
Porque isto não pode ser, eu sou um gajo que está aqui a trabalhar, eu quero trabalhar, ahn e dizem-me como eu aqui oubi, dizem-me: “Ah não sei quê…”
Mas qué isto?? Qué isto??
Isto não se faz, porque eu sou um gajo que me dou bem com toda a gente, sim senhor, dou-me bem, por mim tá tudo bem e fazem-me isto e há gajos que andam praí fazem trinta por uma linha e e depois passa tudo incólume… qué coisa que eu não percebo.
É que eu assim não venho deixo de bir aqui, vou fazer a minha bida para outros sítios.
Sítios onde inclusibamente malta me diz “Epah e tal sim senhor!” e é pra lá que eu bou, deixo de bir aqui pah! Ahnn…
Porque quando eu vejo que há prai palhaços pah que falam falam, falam falam, falam falam e eu não os bejo a fazer nada pah fico chateado com certeza que fico chateado pah… tah a perceber??... Aeh..

Encaixa na perfeição...
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor bicho felpudo » quarta mar 10, 2010 17:18

Sagitario Escreveu:Boas

Quando entrei para este fórum em Setembro de 2005, já estes comportamentos existiam.

A única diferença que me lembro de relevante era que as postas de pescada e bifes que aqui eram lançadas, ficavam por ca a temperar, passavam também pelo lume onde eram cozinhadas e depois servidas à mesa num qq restaurante da zona.
E assim eram digeridos/resolvidos os problemas.

Hoje denoto que as mesmas atitudes já não são assim tão bem digeridas, e o pessoal passa-se por completo não conseguindo juntar-se à volta dos pratos e dos canecos para resolver o que aqui se começa.

Assim sendo, quem está cá só tem duas alternativas, ou assiste impávido e sereno ao espectáculo e vai aproveitando o que de melhor se retira do fórum e divertindo-se com o pior, ou entra nas contendas que por sua vez podem descambar para actos semelhantes aos tristemente acontecidos no Geocimbalino...

Se isto é um jogo onde só existem "orientações" por que é que temos de achar que o "meu Geocaching" tem de fazer Lei?
Que eu sou o maior da aldeia e que todos tem de ser como eu sou?

Depois, bem, o pessoal chateia-se e sai... pk?, alguns pk não e revêem neste estado de coisas e preferem simplesmente deixar de se incomodarem e de ser incomodados e outros pk não conseguiram fazer valer as suas ideias.

Estou agora a lembrar-me não só das "saídas" recentes, mas tb da ausência de Geocachers que me acolheram quando eu cheguei.

Vá lá, se isto é para o bem comum, de que adianta andar-mos aqui com tricas desnecessárias? Para isso aproveitem a ideia do colega Papléguas... eu lá não entro!

Fiquem bem, boas cachadas, melhores jantaradas

Sagitário

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
bicho felpudo
Extra Large

Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50

Mensagempor prodrive » quarta mar 10, 2010 17:26

btrodrigues Escreveu:prodrive, estás-te a esquecer do peixe, palhaço. [:o)]

[:o)]

Mesmo aí, o que encontrarás é uma sequência desencadeada de posts sem nexo nenhum, graças à [Moderação][/Moderação] que decidiu aleatoriamente ou com critérios discrepantes e pouco imparciais apagar/remover para parte obscura/onde Judas perdeu as botas, alguns posts que retiraram à thread todo o seu encadeamento, [:o)] .
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Mensagempor btrodrigues » quarta mar 10, 2010 17:40

prodrive Escreveu:Mesmo aí, o que encontrarás é uma sequência desencadeada de posts sem nexo nenhum, graças à [Moderação][/Moderação] que decidiu aleatoriamente ou com critérios discrepantes e pouco imparciais apagar/remover para parte obscura/onde Judas perdeu as botas, alguns posts que retiraram à thread todo o seu encadeamento, [:o)] .

24. Todas as comunicações sobre os temas e regras aqui descritas, incluindo pedidos de intervenção, pedidos de explicação, ou reclamações, serão obrigatoriamente tratadas de forma privada directamente com os Admins, utilizando para tal o seguinte mail: geocachingpt@gmail.com.

boa sorte.
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor rifkind » quarta mar 10, 2010 17:56

prodrive Escreveu:Podes procurar o que quiseres neste forum, que só encontrarás flores, abraços, parabéns, contagem em imagens e agora também em texto, continuação de histórias em 5 palavras (não sei se alguém já se lembrou de criar o mesmo tópico mas em 4 palavras), estado civil dos Geocachers Portuguesas e outras futilidades úteis.

Deves ter procurado noutro fórum. Experimenta usar a pesquisa simples neste fórum (canto superior direito), ou a Pesquisa avançada.
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor prodrive » quarta mar 10, 2010 18:28

Pesquisa avançada:

Cenas Picarestas = 2 posts

Rivalidades históricas = 2 posts

Flores = 54 posts

Abraços = 1607 posts

Parabéns = 2974 posts

Contar em Imagens = 1279 posts

Continuação da História em 5 palavras = 4041 posts

Qual era mesmo o Forum a que te referias?
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Mensagempor rifkinda » quarta mar 10, 2010 18:57

Ora somando os posts que tu dizes que são só flores, abraços, parabéns, etc e dividindo pelo total de posts no fórum, dá menos de 7%.

Se tu só encontras 7% dos posts do fórum... é porque não estás a querer ver todos os outros 93% de posts constructivos, de entreajuda entre geocachers e de informação utíl.

Além disso, mesmo esses 7% que tu dizes que não interessam a ninguém... parece-me que estás enganado. Porque precisamente, partindo dos números que tu próprio apresentaste, há muitos users que gostam de escrever sobre flores, abraços, parabéns, etc...
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor acasim » quarta mar 10, 2010 19:15

[Moderação]

No sentido de tentar aproveitar este tópico para algo de útil, e também para clarificar alguns aspectos que poderão não estar no espírito de alguns intervenientes directos (e também dos muitos que apenas seguem sem vontade de intervir), aqui ficam 3 notas que nos parecem oportunas.

1- Sobre as razões da expulsão do utilizador kidloco

Apesar da moderação ser soberana, pensamos que neste caso será útil dizer mais alguma coisa sobre esta medida (essencialmente numa perspectiva educativa e clarificadora para os muitos utilizadores que estão um pouco por fora, que não têm contexto, etc). Ao longo do tempo o utilizador kidloco esteve envolvido e fomentou várias discussões onde se verificaram ataques pessoais. Este tipo de comportamento, insistente, e ignorando vários avisos, culminou na sua suspensão temporária (caso singular na história do fórum). De referir ainda o facto de em trocas de mensagens com a moderação se terem observado atitudes que não eram abonatórias da boa fé do utilizador (e a má fé até dá direito, segundo as regras, a expulsão directa). Finalmente, contribuiu de forma decisiva para a expulsão o facto de se verificar a persistência em atitudes provocatórias, quando era exigível (e tinha-o sido de forma explícita) precisamente o contrário.

2- Sobre a importância do cumprimento do código de conduta.

O fórum tem regras e a moderação existe para tentar fazer cumprir essas regras. As regras são o garante de que se pode participar em liberdade no fórum (não confundir com libertinagem -- a intervenção do Torgut foca também este aspecto!), mas têm de ser cumpridas. Uma das regras (e note-se que a participação no fórum implica a aceitação destas regras) é clara quando diz que não é permitido usar o fórum para comentar a actuação da moderação. Por tradição existe alguma flexibilidade por parte da equipa de moderação em situações de violação desta regra, mas tem limites.

Contudo, não é proibido falar sobre as próprias regras. Essa discussão é legitima, permitida, e até útil no sentido em que pode conduzir a melhorias.

3- Sobre este tópico.

Este tópico poderia ser aproveitado no sentido indicado acima, ou seja, para que se discutam possíveis melhorias às regras. Esse até foi o sentido impresso em algumas das opiniões aqui expressas, que são as que verdadeiramente interessam! Agora tudo depende da vontade das pessoas que intervêm, dos objectivos com que participam...

A equipa de Moderação

[/Moderação]
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor prodrive » quarta mar 10, 2010 19:26

rifkinda Escreveu:Além disso, mesmo esses 7% que tu dizes que não interessam a ninguém... parece-me que estás enganado. Porque precisamente, partindo dos números que tu próprio apresentaste, há muitos users que gostam de escrever sobre flores, abraços, parabéns, etc...

Estás errada! Eu acho que são interessantes, em última análise para avaliar o nível intelectual de quem os escreve. Mas já estamos a entrar em off-topic e ainda aparece aí um [Moderador][/Moderador] que nos expulsa aos dois do Forum, o que seria lamentável (falo por ti, claro).
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Mensagempor prodrive » quarta mar 10, 2010 19:58

António

Compreendo os vossos argumentos e gabo a vossa paciência em aturar alguns foristas (nos quais me incluo), mas não me parece que apagar posts de forma sistemática e excluír utilizadores seja o caminho.

Eu admito que desde o primeiro instante o Kidloco mostrou uma atitude pouca digna (para não dizer ordinária), ultrapassando em alguns casos o limite do razoável. Também eu tive algumas questões com ele, e cheguei mesmo a levar com o número da "advogada". Rapidamente percebi o que a casa gasta e dei-lhe o desconto necessário para uma "sã" convivência.

Tal como muitos outros utilizadores, o Kidloco tem opiniões válidas em determinados assuntos, noutros claramente que mete a colherada apenas para inflamar a chama. Não falta por aí disso, embora alguns com mais talento do que outros. Acho mais construtivo uma crítica ainda que mordaz, que fazer desfilar uma sequência infindável de números... em imagens. Mas isto sou eu...

A verdade é que dali já sabíamos o que esperar. E as suas opiniões valiam o que valiam, havendo sempre a possibilidade de o ignorar. Não me parece que amordaçá-lo o vá fazer desaparecer do mapa.

O facto de o banirem apenas vai gerar a criação de um novo user (eventualmente com o IP do computador do filho do amigo do pai), tal como aconteceu anteriormente, e aí preparem-se para aturar a fera enraivecida.

Mas isto é apenas a minha opinião, e por aqui me fico.

Agora vou jantar, peixinho [:o)]
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Mensagempor Carlytos » quarta mar 10, 2010 20:13

acasim Escreveu:[Moderação]

No sentido de tentar aproveitar este tópico para algo de útil, e também para clarificar alguns aspectos que poderão não estar no espírito de alguns intervenientes directos (e também dos muitos que apenas seguem sem vontade de intervir), aqui ficam 3 notas que nos parecem oportunas.

1- Sobre as razões da expulsão do utilizador kidloco

Apesar da moderação ser soberana, pensamos que neste caso será útil dizer mais alguma coisa sobre esta medida (essencialmente numa perspectiva educativa e clarificadora para os muitos utilizadores que estão um pouco por fora, que não têm contexto, etc). Ao longo do tempo o utilizador kidloco esteve envolvido e fomentou várias discussões onde se verificaram ataques pessoais. Este tipo de comportamento, insistente, e ignorando vários avisos, culminou na sua suspensão temporária (caso singular na história do fórum). De referir ainda o facto de em trocas de mensagens com a moderação se terem observado atitudes que não eram abonatórias da boa fé do utilizador (e a má fé até dá direito, segundo as regras, a expulsão directa). Finalmente, contribuiu de forma decisiva para a expulsão o facto de se verificar a persistência em atitudes provocatórias, quando era exigível (e tinha-o sido de forma explícita) precisamente o contrário.

2- Sobre a importância do cumprimento do código de conduta.

O fórum tem regras e a moderação existe para tentar fazer cumprir essas regras. As regras são o garante de que se pode participar em liberdade no fórum (não confundir com libertinagem -- a intervenção do Torgut foca também este aspecto!), mas têm de ser cumpridas. Uma das regras (e note-se que a participação no fórum implica a aceitação destas regras) é clara quando diz que não é permitido usar o fórum para comentar a actuação da moderação. Por tradição existe alguma flexibilidade por parte da equipa de moderação em situações de violação desta regra, mas tem limites.

Contudo, não é proibido falar sobre as próprias regras. Essa discussão é legitima, permitida, e até útil no sentido em que pode conduzir a melhorias.

3- Sobre este tópico.

Este tópico poderia ser aproveitado no sentido indicado acima, ou seja, para que se discutam possíveis melhorias às regras. Esse até foi o sentido impresso em algumas das opiniões aqui expressas, que são as que verdadeiramente interessam! Agora tudo depende da vontade das pessoas que intervêm, dos objectivos com que participam...

A equipa de Moderação

[/Moderação]

prodrive Escreveu:António

Compreendo os vossos argumentos e gabo a vossa paciência em aturar alguns foristas (nos quais me incluo), mas não me parece que apagar posts de forma sistemática e excluír utilizadores seja o caminho.

Eu admito que desde o primeiro instante o Kidloco mostrou uma atitude pouca digna (para não dizer ordinária), ultrapassando em alguns casos o limite do razoável. Também eu tive algumas questões com ele, e cheguei mesmo a levar com o número da "advogada". Rapidamente percebi o que a casa gasta e dei-lhe o desconto necessário para uma "sã" convivência.

Tal como muitos outros utilizadores, o Kidloco tem opiniões válidas em determinados assuntos, noutros claramente que mete a colherada apenas para inflamar a chama. Não falta por aí disso, embora alguns com mais talento do que outros. Acho mais construtivo uma crítica ainda que mordaz, que fazer desfilar uma sequência infindável de números... em imagens. Mas isto sou eu...

A verdade é que dali já sabíamos o que esperar. E as suas opiniões valiam o que valiam, havendo sempre a possibilidade de o ignorar. Não me parece que amordaçá-lo o vá fazer desaparecer do mapa.

O facto de o banirem apenas vai gerar a criação de um novo user (eventualmente com o IP do computador do filho do amigo do pai), tal como aconteceu anteriormente, e aí preparem-se para aturar a fera enraivecida.

Mas isto é apenas a minha opinião, e por aqui me fico.

Agora vou jantar, peixinho [:o)]

Acho que estes dois post's dizem tudo...duas ideias acertadas, que juntas e transformadas em apenas uma, seria 100% correcta!

Cump,
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Mensagempor papaleguas » quarta mar 10, 2010 22:53

prodrive Escreveu:António

Devo estar a ficar velho... mas concordo plenamente que esta não é uma solução, se bem que todos (uns mais que outros) tenham uma veia meio provocatória (eu cá não me incluio no peixe palhaço porque continuo a defender que aquele tópico está engraçado, mas desta vez tenho que concordar com o Prodrive (apesar da conhecida falta de concordância com o mesmo) que apagando alguns posts impediram os users de perceberem o que se passou ali naqule tópico e o mesmo acontece noutros... Eu naquele não tive qualquer intervenção porque a minha paciência ao longo do ano lectivo vai sendo mais curta, mas o apagar de mensagens aqui e ali retira toda a sequência de uma tread e impede as pessoas de perceberem as razões que levaram àquela atitude...

Quanto ao geocimbalino... em nenhum ponto falei nele e acho abusivo o termo "malta do norte" utilizado algures. Até porque estes problemas já surgiram no sul, no centro e no diabo a sete.

O Sagitário espehou aquilo que no fundo era importante.. é que antes o pessoal encontrava-se e resolvia o problema com umas bejecas e dois dedos de conversa. Haverá ainda pessoas que o fazem obviamente, outras não terão condiçãoes para tal. Cada vida vive-se como se pode e como a cabeça a regula.

Quanto ao termo "soberano"... Nuno, concordo, mas não gosto. A soberania subentende uma razão superior e mais uma vez não concordando com o Prodrive, não temos aqui (pelo menos que eu conheça) pessoas com capacidade para avaliar a capacidade intelectual ou moral de este ou aquele forista (daqui a pouco estamos todos a tirar os diplomas dos cursos mestrados , doutoramentos e outras coisas do género para documentar as nossas habilitações profissionais). Nos termos que descreves, a posição por voces tomada é obviamente correcta, mas não tardará a surgir uma destabilização ainda maior...e aí... era desnecessário.

O que fazer? É dificil, mas exequivel...deixem rolar.. acho que a confusão se extingue por ela própria... ou em último aso cada um faz queixa.

eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor Torgut » quarta mar 10, 2010 23:37

papaleguas Escreveu:Quanto ao geocimbalino... em nenhum ponto falei nele e acho abusivo o termo "malta do norte" utilizado algures. Até porque estes problemas já surgiram no sul, no centro e no diabo a sete.

Eh pá receio que vá atear alguns enervamentos e fogueiras por ai, mas o que penso e tenho a dizer digo mesmo: a verdade é que desde que o pessoal do Norte começou nisto mais a sério sou um frustrado. Dantes, era o rei do peixe e da traulitada. Não havia conflictos se eu não estivesse por perto. Mas agora, sou um desgraçado, arremessado para o desemprego... já ninguém ouve a minha pobre voz no mercado da Ribeira. A sério... desculpem lá e não levem isto para uma provocação regionalista, que é caminho que muito abomino e desprezo... mas nos tempos que correm e desde há talvez um par de anos, dá-me a ideia que todas (como é evidente, "todas" é uma forma de expressão. Será que posso arredondar para "90%"?) as picardias mais sérias andam pelo Norte. Não que me importe, até porque gosto de uns conflictos que dêem pica e acho que fazem muito bem. Mas chamem-se os bois pelos nomes.

papaleguas Escreveu:Quanto ao termo "soberano"... Nuno, concordo, mas não gosto.

Como eu ia dizendo, chamarem-se os bois pelos nomes era boa ideia. Por exemplo, não vi nenhum "Nuno" participar neste tópico. Lá que uns saibam mais do que os outros sobre os outros está muito bem. Mas não usem essa informação, tá?

papaleguas Escreveu:O que fazer? É dificil, mas exequivel...deixem rolar.. acho que a confusão se extingue por ela própria... ou em último aso cada um faz queixa.

Boa! Vamos fazer isso para os incêndios florestais também. E para o tráfico de droga! E para tudo o mais que é ilegal e contra as regras deste país. Que valem o que valem, ou seja, nas devidas proporções, exactamente o mesmo que as regras deste fórum: são para ser cumpridas, se necessário de forma coerciva. A libertinagem de 75 há muito que ficou para trás, e nem o teu Guevara te safa disso agora.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes