Insano Escreveu:A GSP é uma empresa americana... com todas as coisas boas... e todas as coisas más que possam daí advir... já disse que é uma empresa... é que não sei se lembram... caso não saibam, as empresas servem para gerar lucro... depois sim... produzir produtos ou comercializar serviços... ai num gostam... virem as "cores" do mundo...
Ora bem. Estava mesmo, mesmo à espera que aparecesse esta pseudo-justificação, e quem trouxe a fava foi o meu velho amigo Insano, o que até faz todo o sentido, considerando o doutrinamento político que germina naquela cabecinha. Mas não passa mesmo de uma falsa razão. Estamos rodeados de empresas. Que vendem produtos e serviços. E, contudo, todos nós não as avaliamos por igual. Sabemos distinguir as "boas" das "más". E o que faz esta distinção? Certamente não é porque as "más" andam na vida para fazer dinheiro e as "boas" para acumular prejuízos. O respeito pelo cliente, a vontade de fazer mais e melhor, e a compreensão de que lucro e moralidade não são incompativeis são alguns dos elementos que caracterizam as "boas". E sabes que mais: se calhar essas são as que são melhor sucedidas, depois de feitas todas as contas e encerrados os balanços.
E é engraçado que tragas o aspecto "americano" para esta discusssão; porque se há coisa que a GS não é, é americana, na filosofia. No seu
modus operandis faz-me lembrar mais uma empresa a martelo daquelas que tem uma sala alugada numa das torres das Amoreiras, com um ambiente muito ao género do The Office. O espírito empresarial americano é bem conhecido pela tenacidade com que entra em cena, pelo respeito pelo cliente e dinamismo. Tudo isto se encontra ausente das linhas orientadoras da acção da GS. Identifico com muito mais facilidade a esperteza saloia, a preguiça, a desorganização e a apetência pelo lucro fácil e inconsequente que parecem ter encontrado um terreno particularmente fértil num tecido empresarial que todos conhecemos bastante nem, e que não poucas vezes despoleta a frase favorita do povo luso: "Isto só em Portugal". Já se fica a saber que não é bem assim.
Se tudo isto vos parece indicar que sou um admirador dos modelos americanos, não vão por ai... podem perguntar ali ao Insano que ele sabe o que penso dessa "civilização".
papaleguas Escreveu:Além disso os meros tostões que a GS ganha com os premium members não dava nem para limpar o rabo...
Como é?? Pera pera... isto tudo MUITO por alto, mas mesmo MUITO, só para fazer conversa: se a GS tiver 100 mil PM (será por acaso que nunca divulgam os números reais destes?) estamos a falar de cerca de 300 mil USD por mês. Acham muito, 100 mil? Tendo em conta que há para cima de 2 milhões de contas, não me parece exagero que 5% delas sejam PM, bem pelo contrário. Adicionando a isto que o pessoal da GS é um pequeno número - vi uma vez uma imagem de grupo, guardei a ideia que não seriam mais de 20 - e que as despesas operacionais (manter servidores - mal e porcamente - e... mais alguma coisa?) são quase nulas...........