• Anúncios

E as 4 letrinhas no fim? É assim tão difícil?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: E as 4 letrinhas no fim? É assim tão difícil?

Mensagempor ajsa » quarta ago 12, 2009 23:22

Por norma eu coloco sempre um "Muito obrigado"!

Porquê?

Porque assim me ensinaram e fui educado. Ensinaram-me que devo agradecer quando a minha mãe me passa o jarro de água à refeição, ou quando o meu filho me apanha a esferográfica que caiu ao chão ou quando a minha esposa me dá um simples chocolate dizendo "olha, fui ao supermercado e lembrei-me de ti" ou simplesmente alguém me diz a que horas chega o comboio.

Coisas simples do quotidiano para as quais me ensinaram a agradecer.
Não me canso mais por isso, não fico mais pobre nem me sinto mais humilhado. É uma questão de postura perante as pessoas que me rodeiam.

Concordo que deveremos ser assertivos mas definitivamente não deveremos ser rudes!

Quando alguém nos oferece uma lembrança de aniversário e por sinal não corresponde ao nossos gostos, definitivamente deveremos ser mais reservados nas nossas palavras e esquecer um pouco a assertividade uma vez que qualquer critica será entendida não como um acto de honestidade e bom, mas como uma declaração de má educação e rudeza.

Este é o espírito que defendo e tento utilizar ao visitar qualquer cache. Pode ser errado, mas é o que entendo como correcto.
Prefiro ser chamado de hipócrita do que mal educado e mal agradecido.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor papaleguas » quinta ago 13, 2009 00:12

Algumas coisas devem responder-se para que se perceba... ou não. Este é um desses casos:

Insano. Não percebo a teoria do comportamento gera comportamento, mas por acaso nunca; e sublinha isto, critiquei ou destrui caches de outras pessoas... mais à frente já percebes porquê, portanto nem percebo o comportamento gerado pois em algumas caches vem de pessoas que nem frequentam este fórum. Regionalismos e outras coisas do tipo entram naquele discurso que ignoro grandemente... até porque como não nasci em nenhuma zona de Portugal... Agora não confundas comportamentos com educação.

Torgut: Já tivemos oportunidade de discutir este assunto noutra tread e fiquei com a impressão, tal como tenho agora de que não me expliquei bem... é a palavra escrita...

Vamos lá então ver: Uma coisa é agradecer uma visita a uma cache e escrever alguns aspectos mais negativos... e aqui há duas formas de dizer as coisas; se eu disser: "Grande porcaria de cache" secalhar ficas ofendido. Mas se disser "poderia te alguns aspectos a melhorar" não ficas.
Não confundam frontalidade com má educação. Nada te dá o direito de mandar abaixo algo de alguém que não conheces.... mas tens todo o direito de fazer uma critica negativa.
Isto nada tem a ver com agradeceres.

Eu agradeço a saida de casa para lá ir, a passagem ou wathever porque o OWNER merece essa destinção. Teve trabalho a fazer a cache, seja ela boa ou má.
Agora; posso criticar uma cache no meio do lixo ou que esteja de modo geral mal concebida, mas será sempre uma critica à CACHE e não ao OWNER...

Há que distinguir e principalmente distinguir frontalidade de liberdade de ofender...

A parte do agradecimento ée um simbolo de urbanidade. Para mim quem não agradece é mal educado... é como se comesse e não agradecesse. Mas cada um faz o que quer... são opiniões pessoais... e como este comportamento da minha parte não é aceite por todos... podem criticar ;)
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor Kinder » quinta ago 13, 2009 02:26

Torgut Escreveu:
offteam Escreveu:
lenan2do Escreveu:Não fugiu nada ao tema. Estamos precisamente a tratar a questão da gratidão/ingratidão.
É óbvio que qualquer crítica construtiva é sempre aceitável e recomendável, principalmente quando parte de alguém com experiência no meio.
Agora algum esperto, que nunca escondeu um bocado de plástico ou lá o que seja, com um papel lá dentro, como vai fundamentar as suas críticas? Com que exemplo?

Deve há ver algum engano. Algum esperto que nunca escondeu? Ou que nunca encontrou?
E preciso esconder para avaliar? Não me parece.

Preciso? Preciso, preciso não. De resto, os logs mais imbecis de todos os tempos, os logs com uma palavrinha, os logs com as maiores cretinices, todos eles vêm de gente que nunca escondeu nada. Pois não será impossível, nem nada que se pareça, deixar-se logs de primeira apanha sem nunca se ter escondido uma cache. Mas a crueza dos números mostra que quem não sabe escrever um log é geralmente que nunca escondeu caches, o que é capaz de querer dizer qualquer coisa. E depois, quando a coisa entra para o lado da crítica, se calhar falta ali um toque de legitimidade. É assim como um lider político apelar à coragem do povo num momento de traulitada com o vizinho do lado quando se sabe que nos seus tempos de juventude mexeu cordelinhos para fugir à tropa. Ou o paizinho bêbado, desempregado e mulherengo arengar ao filho sobre as virtudes de uma estrita moral.

Discordo completamente disso, alias conheço muita boa gente que nunca escondeu uma cache mas que eu sem ser me pedido faço questao de ir de semana a semana ler os seus logs por mero entretenimento.
Afirmar dessa maneira que os logs mais imbecis sao os dos que nunca esconderam para mim sabe a pouco como dizia o outro, conversa da treta, talvez seja melhor pedir uma stat para verificar essa afirmaçao.

Nao duvido que, sim os logs mais minimalista sejam os dos novos geocachers, mas e natural passa tudo por um processo de aprendizagem de todos nos como geocachers. Duvido que algum de vos nao o tenha feito no inicio, que tenha começado a fazer belos romances dignos de "nobeis" logo nas primeiras caches.

Alias eu na minha primeira cache fiz asneira da grossa, como ainda nao estava completamente familiarizado com o sistema de logs, e la aparecia na pagina de logs a opçao de waypoint, adicionei o waypoint final duma multi a pensar que so eu tinha acesso ao ponto final, mas nao estava enganado.

Admito que muitas das vezes sinto-me ofendido com muita da conversa da treta que passa neste forum, e por incrivel que pareça sempre despoletada pelas mesmas personagens, sera de proposito?
E porque sao novos e escondem mal, por que sao novos e fazem logs minimalistas, porque a geraçao de 2001-2005 e que era boa os restantes vieram estragar isto. So posiçoes de irremediavel m**d* (peço desculpa aos moderadores) Por incrivel ainda nao vi essa escumalha que para ai anda (novos) a virem ao forum abrir topicos de desinteresse completo para o geocache, alias os melhores topicos ate costumam ser deles. Com perguntas tecnicas e questoes interessantes. Pena os mais velhos normalmente nao ligarem tanto a esses topicos como aos topicos de disputa de protagonismo no panorama nacional.
Deixem quem começa aprender desfrutar, nao idolatrem em demasia a vossa posiçao de veteranos, com o devido respeito.

Por essas e por outras sinto-me ofendido, iniciei-me nestas andanças de geocache em Dezembro de 2007, e sim sou um geocacher da geraçao "Morangos com Açucar", sem receio de o afirmar.

[OFF-TOPIC]Com esta ultima afirmaçao passei a fazer parte da escumalha do geocaching nacional :?? , segundo alguns geocachers [-OFF-TOPIC]

Mas apesar de ser apadrinhado pelos "Morangos com Açucar" fazia montanhismo e praticava acçoes de voluntariado de limpeza de montanha (denominada CITO) ha bastante anos, apesar de so ter os meus 24 anitos ainda. Fiz montanhismo e pedestrianismo durante longos anos tendo parado por causa da faculdade, quando me apercebi deste hobbie foi com entusiasmo que me entreguei a ele na esperança de retomar a minha vida de montanha e para poder fazer o maximo de caches de montanha (Geres, Freita, Picos da Europa entre outros). Por isso nao admito a ninguem que me venha dizer que por ser duma geraçao mais nova vim estragar o geocaching nacional.

Saiam mais e aproveitem bem o Sol a fazer caches a desfrutar se possivel do ar livre.

PS: N~~ao liguem ``a falta de acentos porque tenho um problema com o port´´atil e se os tentasse por acontecia algo como nesta linha esta a acontecer. Acentos duplos.
Imagem
Kinder
Large

Registado: segunda dez 24, 2007 01:01

Mensagempor Mikron » quinta ago 13, 2009 02:28

lenan2do Escreveu:Não fugiu nada ao tema. Estamos precisamente a tratar a questão da gratidão/ingratidão.
É óbvio que qualquer crítica construtiva é sempre aceitável e recomendável, principalmente quando parte de alguém com experiência no meio.
Agora algum esperto, que nunca escondeu um bocado de plástico ou lá o que seja, com um papel lá dentro, como vai fundamentar as suas críticas? Com que exemplo?

Olha olha! Um tópico que me foi dedicado.

Desde já, para ser educado. TFTP (Thanks For The Post) ou em português OPP (Obrigado Pelo Post), como mais lhe agradar.

Mas vamos ao que interessa.

Acho que seria de bom tom ao criador deste post contar a história toda, para que de forma directa todos saibam o que se passou e não estar aqui com insinuações e indirectas, pois da mesma forma que assumo as minhas criticas, gostaria que quem me critica não se escondesse ou dissimulasse por trás dum post vago.

Ela começa na cache CASA DO RADAR (DOS AVIÕES).

Apesar dos atributos terem sido ontem, parcialmente alterados, por imposição do revisor, tratava-se duma Multi-Cache dissimulada numa tradicional onde a dada altura, o owner afirmava algo do género:

"Quem não respeitar as regras da cache e comentar algo sobre a surpresa do final, terá os seus logs apagados."
Ainda que o aviso fosse pernicioso, decidimos fazer-la.

Fizemos a cache e até gostamos de a fazer pois tem um spot com uma vista fantástica sobre a cidade.
Estranhamos, que no local das coordenadas publicadas estivesse um contentor com este papel http://rapidshare.com/files/266788310/G ... 0.JPG.html que nos enviava para um ponto final.

Todos os owners sabem que numa situação destas a cache é Multi e não Tradicional.
É uma questão de respeito pelas regras do jogo o que me levou, obviamente, a relatar tal facto ao revisor.

Ao fazermos o log online, logo fomos bombardeados pelo owner com uma nota de mau gosto, baixa e provocatória, (como poderão confirmar na página da cache) e mais grave, afirma conhecer situações similares a esta noutras caches?!?

Ainda assim preferi não responder pois não era o local indicado, e por mim o assunto morreria por aqui.

Mas vi que outros geocacheres tomaram as dores de parto do owner.

Gosto de ver a amizade entre as pessoas e acho salutar defender os amigos enquanto aguardam que o barco aporte de África.
Pena é que os "defendam" pela frente e depois falem mal deles pelas costas.
Admira-me tal comportamento pois quem o ouve falar pensa, por breves instantes, que é a pessoa mais íntegra e idónea.
Mas também, como já estão todos avisados do carácter dessa pessoa, já ninguém lhe liga.
Parece que aos poucos se vai descobrindo a careca, como diz o povo.

Verifico também que sendo owners e conhecendo as regras do jogo, certamente melhor que eu, pactuam com esta situação achando normal não se respeitem as regras.

Para que conste, caso não saibam interpretar um texto, não julguei a cache.
Se lerem atentamente o meu log verificarão que fiz a cache com um sorriso nos lábios e até a achei interessante.
Apenas alertei para a violação das regras do jogo aconselhando o owner da cache a mudar os atributos da mesma de tradicional para Multi.

Logo fui criticado por julgar as caches sem ter colocado alguma.

Acho deveras interessante que alguns owners pensem assim.

Ou seja, tendo já mais de 400 founds,
Se achar a cache boa,
Se fizer uma avaliação positiva da mesma,
Se colocar um TFTC no final do log,
Se não apontar qualquer situação desagradável à cache,
Se não reportar qualquer violação das regras,
Se pactuar com desonestidades...,

Então, mesmo não tendo colocado nenhuma cache, já estou em condições de poder avaliar, julgar, compreender, apreciar, prezar, valorizar, a cache pois como a avaliação é positiva está tudo bem.

Se não achar a cache interessante ou reportar uma situação diferente das anteriores, não sendo owner, parece que perco toda capacidade crítica e logo tudo que possa dizer já não faz sentido porque para o fazer teria que colocar caches.

Acho engraçado pensarem assim...
Isto leva-me a algumas questões.

Terei que ser cozinheiro para avaliar um bom prato?
Terei que ser escanção para avaliar um bom vinho?
Terei que ser marceneiro para avaliar a qualidade de um móvel?
Terei que ser sapateiro para avaliar a qualidade do calçado?
Terei que ser...?

Se tiver, digam por favor onde se tira o curso de avaliador de caches.

Depois qual é o rácio de caches colocadas \ caches encontradas para fazer uma boa avaliação da cache?
E o que é considerado uma boa avaliação?
Há algum critério objectivo?
Se alguém disser bem de uma determinada cache todos os outros são obrigados a concordar. Não podem ter sentido crítico e pensar de forma diferente?

Não acham muito arrogante e petulante da vossa parte julgarem-se acima de todos outros só porque colocaram umas caches?

E os que começam a fazer geocaching?
Têm primeiro que colocar uma cache para ficarem habilitados a fazer qualquer tipo de crítica?
Ou até lá têm que ser hipócritas e dizer que gostam e por TFTC, quando vêm caches em lixeiras, com as coordenadas mal tiradas, sem manutenção alguma apesar dos insistentes pedidos para o fazer, em locais sem qualquer sentido, etc, etc, etc, como tão bem conhecem, só para ficar bem na fotografia e o owner ficar todo contente?

Se fazer geocaching é isso então eu não sou geocacher!
Não pactuo com esse tipo de situações e lamento que aqueles que se arvoram senhores da verdade e da razão não passem de hipócritas.

Se os navegadores portugueses tivessem dado ouvidos aos Velhos do Restelo, ainda hoje estariamos com as naus ancoradas no Tejo.
Ainda bem que começa a haver sangue novo no geocaching.
Talvez assim se consiga mudar algumas mentalidades retrogradas e paradas no tempo.
Mikron
Small

Registado: sábado jul 28, 2007 16:34

Mensagempor cmcfaria » quinta ago 13, 2009 08:45

Primeiro de tudo deve-se ter muito respeito por quem coloca uma cache. Quem coloca uma cache e não convém esquecer, está a fazer um especial favor aos geocachers que irão encontrar-la. Quem coloca uma cache, não recebe comissão por cada found, é tudo feito por carolice, uma coisa que dá muito trabalho e muitas vezes não é recompensada, digo recompensada isto se haver maneira de ser recompensada, a única maneira de isso existir é sentir que os founders ficaram felizes por encontrar-la, de certa maneira vemos o nosso trabalho recompensado.
Também não acho que se deva escrever um log que estava muito boa, quando sentimos o contrario, devemos apontar as criticas mas ao mesmo tempo agradecer o tempo despendido a esconder-la, não existem caches más, por muito menos boa que ela seja, alguém esteve por detrás dela e mesmo que não tivesse tido muito trabalho, pelo menos se calhar lá foi 2 vezes ou mais nem que seja para esconder e tirar coordenadas.
Por mim os logs não me afectam muito, o que me afecta muito é chegar a uma cache minha e ver que não está como a deixei, será que custa muito tirar uma pedra ou qualquer coisa do género e depois tornar a colocar tudo de igual maneira ou até melhor? Isso sim, a mim afecta-me bastante.
Portanto, e deixo a mensagem aos geocachers mais novos... Respeitinho pelos Owners ok? :-D
Imagem
cmcfaria
Small

Registado: terça abr 17, 2007 09:59

Mensagempor Sagitario » quinta ago 13, 2009 10:39

Boas

Caramba, o que é que tem uma coisa a ver com a outra? O que é que um Geocacher que não coloca caches, não importa os motivos, tem a ver com não poder criticar, de forma positiva, como foi o caso, a qualidade de uma cache que visitou?

Não somos seres inteligentes e capazes de avaliar, aos nossos olhos, é claro, a suposta existência de qualidade numa cache? Tenho obrigatoriamente de ser dono de uma cache para poder criticar? E começo por encontrar caches, ou por colocar?

Por estes critérios, eu, Sagitário, posso criticar, bem ou mal, as caches que visito, só pk tenho 4 caches no activo, só pk ando cá desde 2005, só pk já me desentendi com o nosso revisor? Vamos ser mais tolerantes e deixarmo-nos de hipocrisias.

Se assim vamos, vamos mal, muito mal mesmo.

E não me chateia nada a inexistência das tão famosas, e aqui badaladas, 4 letrinhas, nos log’s das minhas caches, já é para mim gratificante que os colegas se dediquem a visitar as minhas caches, é agradecimento suficiente a dedicação de tempo para as visitas, não levo tanto a peito estas questões, que para mim são, completamente, uma pura perca de tempo.

E sim, duas coisas chateiam-me, uma é a suposta amizade existente... não fossem sobejamente conhecidas, sobre o mesmo motivo ou discução, as diferentes tomadas de posição, os dois pesos e as duas medidas, o que se diz ao vivo e sem ser ao vivo, o que se escreve e o que se diz pela frente e por traz, de certo(s) e bem identificado(s) indivíduo(s)... a outra, é, como diz o Cmcfaria, chegar ás minhas caches e reparar que estas não estão bem acondicionadas ou bem escondidas, não custa nada recolocar tudo no mesmo sitio e verificar se está tudo como “EU” gostaria que estivesse caso a cache fosse “minha”.

Já fiz montes de pés-de-vento à custa deste motivo quando as caches não são minhas e eu chego e deparo que anterior geocacher não teve o devido cuidado no acondicionamento da mesma.

Ò Faria, novos em idade ou novos por serem novos, novos depois de 2005? :twisted:

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor kidloco » quinta ago 13, 2009 11:04

Incrivel! Passa-se de um tópico de conversa aparentemente inócuo para mais uma sessão de ataques pessoais dos mesmos e bem identificados geocachers pelas suas habituais atitudes de arruaceiros em tópicos deste forum, é pena que gente deste nivel ainda continue por aqui passeando a sua falta de educação e saber estar. É por estas e por outras que as pessoas se afastam deste espaço de debate, ninguém está para ver atitudes tristes de gente que gosta de apontar o dedo aos outros (o desporto nacional), mas que não suporta uma critica ou que defende de forma cega e doentia os seus amigos.

Agora no tópico, fica sempre bem agradecer, afinal uma cache é uma oferta de alguém que de forma pro bono a colocou à disposição da comunidade, dentro ou fora das normas, ela está lá para ser encontrada e independentemente de gostar-mos ou não da pessoa que a colocou, ela teve trabalho e por isso as pessoas de bem e educadas devem agradecer-lhe.
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor Torgut » quinta ago 13, 2009 12:14

Kinder Escreveu:
Torgut Escreveu:Pois não será impossível, nem nada que se pareça, deixar-se logs de primeira apanha sem nunca se ter escondido uma cache.

Discordo completamente disso, alias conheço muita boa gente que nunca escondeu uma cache mas que eu sem ser me pedido faço questao de ir de semana a semana ler os seus logs por mero entretenimento.

A ideia que me fica é que discordas mais por não apanhares correctamente alguns nacos de texto em Português; como se pode ver nos segmentos que transcrevi, dissémos a mesma coisa.

Kinder Escreveu:Afirmar dessa maneira que os logs mais imbecis sao os dos que nunca esconderam para mim sabe a pouco como dizia o outro, conversa da treta, talvez seja melhor pedir uma stat para verificar essa afirmaçao.

De novo, não foi isso que escrevi. Entre os logs mais imbecis pertencerem a quem nunca esconde caches e os logs mais imbecis serem os dos que nunca esconderam caches vai uma diferença abismal. Assim se põem palavras nas bocas e se arma confusão. O que eu disse é que os logs mais imbecis provêm de quem nunca escondeu caches; o que dizes que eu afirmo é que todos os logs de quem nunca escondeu caches são imbecis. É uma distorção grave, e agradecia que de futuro se tomasse a atenção devida nestes aspectos. E mais uma vez, concordo inteiramente contigo: uma afirmação dessas seria parte meritória do melhor compêndio de conversa da treta.

Kinder Escreveu:Nao duvido que, sim os logs mais minimalista sejam os dos novos geocachers, mas e natural passa tudo por um processo de aprendizagem de todos nos como geocachers. Duvido que algum de vos nao o tenha feito no inicio, que tenha começado a fazer belos romances dignos de "nobeis" logo nas primeiras caches.

Que todos os males fossem o minimalismo, que é já por sim uma senhora praga. Não pude evitar sorrir quando ainda há umas linhas atrás apelavas à necessidade de estatísticas para emitir um parecer, transmitir uma sensação, e já a seguir expresses a ausência de dúvida sobre de que gerações provêm os logs mais minimalistas, independentemente das razões de tal comportamemto. De resto, a tua outra dúvida tem pouca razão de ser e é facilmente desfeita, uma vez que os logs são de certa forma perpétuos e ainda se encontram para consulta os dos primórdios. Se desejares dar-te ao trabalho de fazer umas leituras verás que há uns anos, não era preciso esperar que os novos geocachers passassem por um processo de apendizagem para podermos ler uns bons logs, descritivos e articulados. Seria interessante se conseguisses usar isso para uma breve reflexão, despida do "eu" individual, como se deseja. Não me parece de qualquer forma especialmente coerente que se expresse um parecer sobre algo que não se viveu nem se investigou. Mas a questão da aprendizagem levantou-me uma linha de pensamento que penso poderes julgar interessante: esta faz-se mais pela observação imediata do que por qualquer outra coisa. Apesar de existir um número considerável de livros sobre Geocaching no mercado, creio que os recém-chegados aprendem sobretudo pela observação.

Kinder Escreveu:E porque sao novos e escondem mal, por que sao novos e fazem logs minimalistas, porque a geraçao de 2001-2005 e que era boa os restantes vieram estragar isto. So posiçoes de irremediavel m**d* (peço desculpa aos moderadores) Por incrivel ainda nao vi essa escumalha que para ai anda (novos) a virem ao forum abrir topicos de desinteresse completo para o geocache, alias os melhores topicos ate costumam ser deles. Com perguntas tecnicas e questoes interessantes. Pena os mais velhos normalmente nao ligarem tanto a esses topicos como aos topicos de disputa de protagonismo no panorama nacional.
Deixem quem começa aprender desfrutar, nao idolatrem em demasia a vossa posiçao de veteranos, com o devido respeito.
Por essas e por outras sinto-me ofendido, iniciei-me nestas andanças de geocache em Dezembro de 2007, e sim sou um geocacher da geraçao "Morangos com Açucar", sem receio de o afirmar.

Se queres falar de mim, por favor, tem a ombridade de chamar os bois pelos nomes. Sobre estes últimos parágrafos, deixo umas notas de reflexão:

Achas mesmo que um dia acordei mal disposto e decidi que recém-chegados daquele momento para a frente passavam irremediavelmente a ostentar o rótulo de escumalha? Não te deverá levar a uma auto-interrogação das razões desta mudança de atitude? No meu caso, porquê que foram precisos passar 2 ou 3 anos até começar a condenar, NA GENERALIDADE, o afluxo de novos elementos? Uma vez que não estavas cá antes, mas apenas depois, não poderás admitir que se poderá ter assistido a uma dramática queda na qualidade geral do panorama, desde o aspecto dos logs, até às caches, passando pelas atitudes em campo (como devassar património para encontrar uma cache, deixar os containers à vista depois de os encontrar, para citar alguns exemplos)? Se não viveste os momentos em que me baseio para analisar a evolução do panorama, como podes considerar a minha desilusão como justificada ou não? É claro que pode sempre ser discutível, e amanhã poderei estar aqui a ler um texto de alguém que como eu passou por estas fases e tem uma opinião diferente, mas isso é uma outra coisa.

Kinder Escreveu:Por isso nao admito a ninguem que me venha dizer que por ser duma geraçao mais nova vim estragar o geocaching nacional.

Fazes muito bem. Diz lá quem é/são o/os gajos que dizem uma coisa dessas para lhe/lhes cascarmos em conjunto.

Errr... e desculpem lá o off-topic... que se volte ao tema inicial, seja ele inocente ou uma peixarada encapotada com um alvo definido mas não assumido, que isso ai já não ofende ninguém e não tem importância nenhuma do ponto de vista ético.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor rifkinda » quinta ago 13, 2009 12:21

Ora voltando ao tema...

Eu não costumo escrever as ditas 4 letrinhas no fim.

Para mim o facto de tentarmos sempre escrever logs com mais de duas ou três linhas, a contar a nossa aventura, já é de certa forma um agradecimento a quem colocou a cache.

Sinceramente, prefiro um log que conta a aventura que foi encontrar a cache, mesmo não se agradecendo no fim, mas referindo no log do que gostámos de ver ou de encontrar, do que um log que só diga TFTC, por exemplo.

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor Mikron » quinta ago 13, 2009 13:24

cmcfaria Escreveu:Portanto, e deixo a mensagem aos geocachers mais novos... Respeitinho pelos Owners ok? :-D

Respeito, sim concordo em absoluto!
Subserviência e vassalagem como alguns Gurus do Geocaching pretendem. NÃO OBRIGADO!

Já agora uma questão.

Porque o criador de qualquer tópico neste fórum, tem a ideia e o trabalho em iniciar um assunto de debate, deveriamos em cada resposta terminar com um TFTP (Thanks For The Post)?

Eu posso começar...

TFTP :D
Mikron
Small

Registado: sábado jul 28, 2007 16:34

Mensagempor cmcfaria » quinta ago 13, 2009 14:17

Sagitario Escreveu:Ò Faria, novos em idade ou novos por serem novos, novos depois de 2005? :twisted:

Abraço
Sagitário

Referia-me a geocachers recém registados...
Muitas vezes eles pensam que as caches que existem no território caiu do nada, ou então que foi a Groundspeak que as colocou. É preciso ver que tem muitas horas de trabalho nestas 5 mil caches nacionais.
Imagem
cmcfaria
Small

Registado: terça abr 17, 2007 09:59

Mensagempor caixeiro_viajante » quinta ago 13, 2009 14:34

cmcfaria Escreveu:
Sagitario Escreveu:Ò Faria, novos em idade ou novos por serem novos, novos depois de 2005? :twisted:

Abraço
Sagitário

Referia-me a geocachers recém registados...
Muitas vezes eles pensam que as caches que existem no território caiu do nada, ou então que foi a Groundspeak que as colocou. É preciso ver que tem muitas horas de trabalho nestas 5 mil caches nacionais.

culpa aqueles que lhes ensinaram como se jogava e que se calhar, quem lhes ensinou, era um mal-habituado nesse aspecto dos logs... decerteza que se tivessem descoberto o GC sozinhos, aposto que seriam mais autodidáctas, o suficiente para ir melhorando com o passar do tempo, ao ver os outros a praticar a actividade.... pelo menos conheço um caso assim

1abraço
João
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
caixeiro_viajante
Regular

Registado: domingo ago 10, 2008 21:28

Mensagempor RaspaPT » quinta ago 13, 2009 15:22

Ora bem, em primeiro lugar, não vale a pena chatearmo-nos todos por causa disto. Isto é um jogo/desporto/hobbie que se faz por gosto, e não por obrigação. Se se começam a chatear uns com os outros isto deixa de ser divertido e passa a ser uma treta.

Mas adiante...

Já tive uma conversa noutra thread com o Torgut acerca do pessoal novo no geocaching. Eu não gostei de uma interpretação que fiz de um post dele, em que eu achei ele estava a generalizar os "novatos", como sendo os principais causadores dos problemas do geocaching.

Não se podendo generalizar acabamos por concordar que não se pode dizer: "A malta nova está a causar os problemas", mas sim que: "Grande parte dos problemas são causados pela malta nova". São duas coisas bem distintas: uma é uma generalização, outra é um possível facto com que eu, apesar de ser novo nisto, concordo.

Acho que o problema provém com a exposição que o geocaching tem hoje em dia, e a facilidade com que se pratica. Antigamente, um aparelho de GPS era caríssimo, e não era para qualquer um. Dar uma pipa de massa por um GPS para andar atrás de tupperwares no meio do monte era um sinal claro e evidente de loucura aos olhos dos outros. Alem disso os utilizadores de Internet eram um grupo mais restrito. Com a vulgarização do uso da Internet, e com GPS básicos a rondar os 50-100€, qualquer pessoa pode "praticar" o geocaching. Como tal, deixou de haver aquela barreira que impedia que os geocachers mais problemáticos, andassem por aí a fazer das suas. É este o meu ponto de vista

Voltando ao tópico em questão. Acho completamente irrelevante o uso de "TFTC" no final do log, e até sou contra que se "imponha" o tal uso. Acho que só vai contribuir para que apareçam cada vez mais logs "Found it TFTC". Porque o que faz transparecer é que é bonito e o pessoal gosta que se escreva TFTC no final do log, mas que o log em si é completamente facultativo. Verdade seja dita não gosto muito de escrever logs, mas acho que os owners gostam de ler o que eu escrevo. Portanto esforço-me um pouco mais para contar algo sobre a minha visita à cache, e dar ao owner informação sobre o seu estado. Acho que isso é muito mais importante do que acabar os logs todos sem excepção com TFTC.

Outra coisa que se falou para aí foi das críticas. E acho que se confunde um pouco os termos critica construtiva, destrutiva, positiva e negativa. Não há mal nenhum em fazer críticas positivas ou negativas, desde que de uma forma construtiva. Dizer bem ou mal de uma cache, se for com o intuito de a melhorar, e não de ofender só trás benefícios. Se o owner não gostar, azar o dele. Se eu disser que o container está sujo e que precisa de manutenção, e o owner me disser que sou eu que sou um mariquinhas, eu, com a minha consciência tranquila, deixo de criticar as caches dele. Ele é que perde. Quanto a criticas destrutivas, por muito má que seja a cache, quem as faz não merece o ar que respira. Não há necessidade nenhuma para tal coisa e só serve para vexar em praça pública o owner.

Quanto ao facto de ser preciso esconder caches para se poder criticar, acho um total disparate. Da mesma forma que sei distinguir uma boa de uma má francesinha, sem nunca ter feito nenhuma, também sei distinguir entre uma boa ou uma má cache. Geralmente não sou muito exigente, mas se encontrar uma cache num local mau, se estiver a precisar de manutenção, se tiver atributos errados, se estiver afastada das coordenadas mais do que o razoável, etc. podem querer que o vou relatar no log, mas apenas com o sentido de informar o owner que, NA MINHA OPINIÃO, alguma coisa está errada com a cache. O que ele faz depois com essa informação já não é problema meu.

Uma dúvida que tenho é sobre as "manutenções" que se fazem às caches aquando da sua visita. Geralmente, se puder fazer alguma manutenção às caches, faço. Mas já vi posts de pessoal que ficou "revoltado" por alguem lhe ter colocado um saco plástico na cache. Se o owner desenhou a cache daquela maneira, então qualquer alteração pode mudar a cache, e ir contra a vontade do owner. Portanto temos aqui uma linha ténue a dividir o que é boa manutenção ou um desrespeito pela vontade do owner. Pelo sim pelo não só mudo o que tiver de ser mudado, se tiver algo igual para repor. Não troco, por exemplo. um saco azul por um preto... (Atenção, não estou a apontar o dedo a ninguem nem a mandar indirectas. Estou apenas a constatar um facto.)

Acabando com a divagação, tenho a dizer que apesar de ser novo nisto, tenho algum orugulho na minha maneira de praticar o geocaching. Informei-me atempadamente sobre as "regras", quer explicitas, quer implícitas, e como tal tenho uma noção do que deve ser feito. Mas se alguém for contra as minhas filosofias, tenho todo o gosto em ter uma conversa com essa pessoa, pois acredito que nestas discussões de ideais, toda a gente sai a ganhar. Estou sempre pronto a aprender coisas novas e a melhorar o que faço de errado.

Um bem haja para todos vocês

Pedro Santos
Editado pela última vez por RaspaPT em quinta ago 13, 2009 16:20, num total de 1 vez.
RaspaPT
Small

Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Mensagempor vsergio » quinta ago 13, 2009 15:50

Posts destes dá vontade de Ler.
TFTP, Pedro Santos :D
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor ajsa » quinta ago 13, 2009 21:09

Como seria o Geocaching sem aqueles que gastam o seu tempo e dinheiro a esconder PVC para os meninos se poderem divertir às suas custas?
As criticas deveriam ser bastante engraçadas, e nesse cenário realmente não haveria necessidade de agradecimentos.

Façam um pequeno esforço electrónico; consultem os primeiros registos das primeiras caches de Portugal para aprenderem com na altura eram feitas as criticas!
Entrando numa de cinismo aqui bem patente em algumas opiniões, julgo que existe muita verdade na péssima qualidade (como se isto fosse possível avaliar) nas caches nacionais.

Sítio bom, bom para fazer geocaching é o Congo, aí é que vale a pena criticar!!!! :twisted:

:pop: :pop:
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes