Atendendo a este log nas Antenas do Marão parece que lá andam com mangueiras

Moderador: Moderadores
Insano Escreveu:Estás confundido... eu não me queixei de linhas ocupadas, pelo contrário... foi o Fernando... eu disse foi para tentar mais vezes...
Mas já agora, essa do "Norte"... percebo pouca da poda... mas faz-me confusão que metas tudo no mesmo saco... Marão e Gerês, a título de exemplo, têm morfologias diferentes... que até afectam o próprio clima... por isso, duvido que seja tudo igual...
E já que me puxam para a conversa, há realidades distintas no "bombeirismo"... por ex, a mim faz-me espécie que esta função esteja entregue a um regime de voluntariado... porque como é lógico, há aquele que naquele dia não quer ouvir a sirene do Quartel... morei mais de 20 anos a 50 metros de um quartel, há o que está emborrachado, como há o míudo de 20 anos cheio de brio... deveriam ser todos assim...
Bem longe de uma corporação de sapadores.
Que eu saiba, no exército também aprendem a manejar armas e dispor-se no terreno... não seria nada complicado ensinar mais qualquer coisinha... nenhum bombeiro nasce ensinado.
Mais, eu até sugeria umo obrigação cívica no género do exército suíço.
papaleguas Escreveu:... os incêndios com vento atingem a velocidade de propagação de 180 a 200 Km/h ...
pimigas Escreveu:Os incendios são muitos em Portugal porque nos somos assim, não gostamos de cuidar o que é nosso....
Embora cometam muitos erros, e já há muitos bombeiros adeptos da teoria "é mato, deixa arder!", não são os bombeiros o principal problema por este martirio de estar tudo queimado. Somos nós, portugueses, desde cidadões simples a cidadões com responsabilidades na comunidade que nada fazemos para preservar as florestas.... O grande combate que se pode travar aos incêndios é feito antes de ele começar... limpeza de matos, correcta florestação, linhas de agua, caminhos de acesso... cuidado com lixos, queimadas, foguetes... e sei lá que mais...
É incrivel ver, ano após ano, imagens de pessoas a acudirem por bombeiros, a dizerem mal deles por não estarem onde é preciso, aflitas por o lume estar a chegar às suas casas... e mato da altura delas ao redor das casas!!! E limpar o matinho, não? Isso já não é para eles... e depois é um ai jesus que vai arder tudo!
P.S.- Se alguém souber esclareça uma coisa: os meios aéreos contratados ainda recebem por horas de utilização? Quanto mais actuarem, mais ganham?
pimigas Escreveu:P.S.- Se alguém souber esclareça uma coisa: os meios aéreos contratados ainda recebem por horas de utilização? Quanto mais actuarem, mais ganham?
Insano Escreveu:
E nos EUA e na Austrália... é culpa da natureza ou também "não gostam de cuidar do que é deles"...?
papaleguas Escreveu:Os meios aereos recebem por serviço, mas só os contratados.
pimigas Escreveu:Insano Escreveu:
E nos EUA e na Austrália... é culpa da natureza ou também "não gostam de cuidar do que é deles"...?
1º- Dimensão dos paises... A floresta de Portugal é um cagagesimo da desses paises...
2º- Clima... Ser um cantinho à beira mar plantado dá cá um jeitaço que nem imaginas!!
3º- Dimensão dos incendios: aqui são muitos incendios, mas pequenos em dimensão... logo muito mais faceis de evitar! Lá quando começa a arder a serio... é fugir da frente deles!
Como vês, continua a depender de cada um de nos evitarmos os incêndios...
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes