• Anúncios

E de repente ...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Mensagempor prodrive » sexta dez 12, 2008 17:59

PLnauta Escreveu:
prodrive Escreveu:Paulo,

Com o devido respeito permite-me um pequeno reparo:

Não sei os benefícios nem prejuizos da Associação Portuguesa de Geocachers, e muito honestamente neste momento é a última coisa que quero saber.

E é pena, pois são as opiniões de pessoas com conhecimento e experiência que valorizam toda e qualquer proposta que se apresente.

Paulo,

Noutra qualquer fase da minha vida teria todo o prazer em prestar atenção a essa proposta e se visse que ela traria algum benefício a esta comunidade tê-la-ia defendido com todo o meu entusiasmo, a minha convicção e as minhas forças nem que fosse uma voz dissonante no meio das restantes.

Neste particular momento, só ouvir pronunciar a palavra "Geocaching" provoca-me uma profunda angústia e um nó na garganta que quase me asfixia.

Se entendes que essa proposta representa uma melhoria para a harmonia e felicidade desta comunidade defende-a com unhas e dentes, mas não partas de exemplos negativos, porque garanto-te que é uma batalha perdida.

Se a minha opinião ainda vale alguma coisa recomendo-te que apagues do post inicial todas as conotações negativas.

Não esperes de mim qualquer voz de apoio ou oposição. Neste momento apenas quero esquecer que o Geocaching existe.

Felicidades para todos
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor GeoDuplaP&F » sexta dez 12, 2008 19:25

Aiiiii... Estou a sentir a aproximar-se um monstro terrível e muito feio chamado "burocracia"... :? Para quê complicar o que é simples? Associação de Geocaching Português? Não bastam as milhentas associações que por aí existem e que muitas delas nada trazem de novo a não ser algumas reuniões de direcção ou assembleias gerais em que se discute muito e nada se resolve?

Garanto-vos que o momento em que eu tiver que me inscrever numa associação para ir plantar ou descobrir caches será exactamente o meu último momento ligado ao Geocaching.

SUp3rFM Escreveu:... reunir num único recurso informações sobre as localizações das caches para poder trabalhar com as forças de segurança nos locais, para evitar chatices maiores.

Havia de ser lindo... pedir à PSP ou GNR para esconder uma nova cache... Ai a burocracia... Faz-me lembrar quando há uns anos criei um Rali-paper, e fomos falar à GNR para a devida autorização. Pergunta deles: "Querem que mande uns batedores à frente dos carros que participarem?" :lol:

Mas... se alguém me conseguir convencer que há vantagens e que não há desvantagens...
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor SUp3rFM » sexta dez 12, 2008 19:59

GeoDuplaP&F Escreveu:Havia de ser lindo... pedir à PSP ou GNR para esconder uma nova cache... Ai a burocracia... Faz-me lembrar quando há uns anos criei um Rali-paper, e fomos falar à GNR para a devida autorização. Pergunta deles: "Querem que mande uns batedores à frente dos carros que participarem?" :lol:

Mas... se alguém me conseguir convencer que há vantagens e que não há desvantagens...

Fernando, compreendo essa perspectiva. Também sou avesso à burocracia. Por isso, refiro que a existir um organismo este só deve existir se for a única forma da actividade ser reconhecida por entidades oficiais. É quase um "em último recurso, cria-se!".

Quanto à burocracia de pedir à PSP para colocar uma cache... Bom, eu conheço relativamente bem o trabalho na Geocaching Association of Great Britain, em particular o trabalho desenvolvido com a Metro Police, com a associação de proprietários de terras e com o organismo que gere os parques naturais (o ICN lá do sítio).

A burocracia evita muitas, mas mesmo muitas chatices, mesmo que implique medidas radicais como aquela que foi tomada há uns meses atrás, quando a Metro Police solicitou a inactivação de dezenas e dezenas de caches na zona de Londres, em pontos sensíveis a nível de segurança.

O trabalho desenvolvido com as outras entidades referidas ajuda a regular a actividade. Estabelecem-se limites e todos convivem.

Conheço também o trabalho de outras associações ou grupos nos Estados Unidos perante semelhantes entidades. O último grande evento que mexeu com algumas associações e grupos foi o arquivamento compulsivo de dezenas de caches colocadas no fabuloso Appalachian Trail, pela agência federal gestora dos parques (foi uma confusão que não vos passa pela cabeça - pesquisem por Black Wednesday nos fóruns da GSP).

Não conheço a fundo o trabalho da associação espanhola, mas as primeiras impressões não são muito positivas...

Nos casos que conheço, só com a criação e organização o geocaching passou a ser olhado de outra forma. Quase que valorizado.

A questão que coloco é precisamos já disso? Temos que ser pragmáticos nas respostas. Elas definirão o caminho a seguir.

P.S. A saber, não pretendo em caso algum, participar em qualquer lugar na possível Associação Portuguesa.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor GeoDuplaP&F » sexta dez 12, 2008 20:20

E lá se vai uma grande parte do divertimento... Não. Para isso não contem comigo.

A não ser que me consigam mostrar que estou errado... :?
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor lopesco » sexta dez 12, 2008 20:23

Não gosta da ideia de haver uma Associação...

Depois, uns pertenciam e outros não... Uns pagavam cotas, os outros não... Os que pagavam, iriam ter mais regalias, e mais não sei quê e o camandro...

Papeladas...

Burocracias...

Nãããããããã... Não gosto muito da ideia!

Abreijos!
Imagem
lopesco
Extra Large

Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51

Mensagempor alieri » sexta dez 12, 2008 21:21

Associação de Geocachers Portugueses? Sócios dispersos por todo o país. Regulamentos aplicáveis em todo o país, não fiscalizados. Corpos gerentes espalhados pelo país, para não ferir susceptibilidades nem fomentar ódios norte sul e outros que tais...
Assembleias gerais, a que alguns só iriam se contasse como evento.
Discussões sem fim sobre regras inaplicáveis.
Tudo na vã esperança que o facto de haver uma organização com personalidade jurídica faça mudar as atitudes e formas de pensar dos outros, sejam associados ou não.
Desculpem, mas acho que não...
Avancem, se quiserem, mas acho que vai ser uma perda de tempo e de energias...e digo eu que tenho experiência associativa.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor danieloliveira » sexta dez 12, 2008 21:41

lopesco Escreveu:Não gosta da ideia de haver uma Associação...

Depois, uns pertenciam e outros não... Uns pagavam cotas, os outros não... Os que pagavam, iriam ter mais regalias, e mais não sei quê e o camandro...

Papeladas...

Burocracias...

Nãããããããã... Não gosto muito da ideia!

Abreijos!

Concordo plenamente contigo. Quanto mais burocracia menos divertimento.
If you really must know, then click below:
http://img.geocaching.com/stats/img.asp ... 93eae3ea8f
danieloliveira
Large

Registado: sexta dez 26, 2003 09:12

Mensagempor Diogosergio » sexta dez 12, 2008 22:04

Eu sou contra a criação da associaçao e o que acho e' que toda a gente ta a levar isto tudo muito a sério. Isto e' um hobby, um jogo, uma brindadeira. Sigam as regras estabelecidas pela groundspeak e tudo corre bem. Problemas existem em todos os lados.. nao comecem e' a divagar.
Quem quiser segue as regras, quem nao quiser nao segue, e cada um sofre as consequencias dos seus actos.

Acho que se devem lembrar e' que isto e' um simples jogo ! e nao o levem tão a sério.

Paz e amor pa todos ! :D
Cachem e deixem cachar.. e nao compliquem o que e' simples.
Imagem
Diogosergio
Regular

Registado: quinta abr 10, 2008 20:17

Mensagempor PLnauta » sexta dez 12, 2008 23:18

Diogosergio Escreveu:Acho que se devem lembrar e' que isto e' um simples jogo ! e nao o levem tão a sério.

Olá Diogo,

pois mas se calhar já é mais do que um simples jogo, jogado em dezenas de países espalhados pelo mundo .... etc, etc... e talvez seja a hora de o levarmos mais a sério.

O que se ganha e o que se perde. Quais são as vantagens e quais são as desvantagens?

PL
Imagem
PLnauta
Large

Registado: sábado abr 14, 2007 13:34

Mensagempor alieri » sábado dez 13, 2008 00:41

pois, smas se sendo um hobbie (que alguns levam mais a sério que outros) já dá a barraca que dá, imagino se fosse "levado mais a sério".

E não tou a ver quem é que vai andar armado em policia a verificar se os associados levam o geocaching "a sério"...e qual a sua autoridade.
E se os estatutos desse putativa associação serão aplicáveis à forma de fazer geocaching dos não-associados.

Talvez me esteja a falhar alguma coisa, admito. Mas continuo na minha...contra!

Antes que venham com coisas:
"putativo, do Lat. putativu, suposto"

------
Depois de reler todos os posts anteriores com mais atenção, creio que talvez esteja a usar um tom demasiado duro. Ora, recordo alguns desportos que evoluíram a partir do momento em que os praticantes se organizaram. Certamente que antes disso também houve discussões sobre prós e contras, mas os objectivos dessas actividades seriam outros (a competição e definição de regras das provas para reconhecimento internacional, etc).
Não me parece que tenhamos essa necessidade. Mesmo os exemplos dados pelo SuperFM serão possibilidades remotas em Portugal (excepto eventualmente nalgum parque natural melhor gerido).
Pode ser que o futuro prove que estou errado. Vou acompanhar os argumentos pro.

Quanto à questão que o PLnauta levantou no post inicial, sobre retirar o poder de decisão aos fóruns...que poder de decisão? As regras são definidas pela Groundspeak e aplicadas pelo reviewer/aprover. As pessoas ou as seguem ou não e sofrem as consequências (arquivamento compulsivo, são banidos, etc). Pergunto, que poder de decisão poderia ter uma APG?
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor the_ateam » sábado dez 13, 2008 09:01

Como hoje está definido, este passatempo já tem regras e constrangimentos a mais. Uma associação é para trazer mais regras e mais tachos... de resto não vejo utilidade!

Não contem comigo!
the_ateam
Regular

Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor GeoDuplaP&F » sábado dez 13, 2008 10:34

Embora já tenha dado a minha opinião, que sou totalmente contra uma Associação em que temos que nos inscrever para o Geocaching, gostava de pegar numa frase e comentá-la:

alieri Escreveu:E se os estatutos desse putativa associação serão aplicáveis à forma de fazer geocaching dos não-associados.
...
recordo alguns desportos que evoluíram a partir do momento em que os praticantes se organizaram.

Mesmo que um dia seja criada a tal Associação, porque chegaram à conclusão que era melhor e mais não sei o quê, poderá vir a acontecer o que acontece com os desportos em geral. Existem associaçoes de muitas das modalidades, nas quais existem filiados que pagam quotas, cumprem regras e tudo isso, e existem milhentos outros praticantes dessas mesmas modalidades mais a "nível caseiro" que não pertencem a qualquer associação e o fazem por sua própria conta e risco.

Seria essa a única salvação para a criação da dita associação.

Por isso mesmo, continuo a não entender qual seria o interesse.

É verdade que alguns desportos evoluiram com a criação das associações. Há os casos óbvios das equipas de futebol, que começaram com uns interessados a dar uns pontapés na bola e acabaram no topo da lista dos melhores clubes internacionais.

Mas o Geocaching sempre foi, é e será um desporto a nível individual, de amigos, de família, nunca um desporto que pretenda sequer evoluir para nível nacional ou de competição.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor olivenj » sábado dez 13, 2008 10:49

Embora cá venha com frequência, como não sou um participante assíduo neste fórum hesitei bastante antes de intervir... mas como o âmbito do assunto não é um _fórum_ sobre Geocaching mas sim _o_ Geocaching em Portugal, achei que devia fazer esta pergunta:

Conheço o Geocaching como um conceito em que indivíduos - e não a groundspeak ou outro - são responsabilizados pela (boa) colocação e pela (responsável) busca das caches, havendo um conjunto de regras básicas de segurança destinadas a prevenir faltas de bom senso ou "distrações" do owner... O que é que uma associação vem acrescentar a este conceito?
Imagem
olivenj
Micro

Registado: domingo jan 21, 2007 19:59

Mensagempor MakoShark2 » sábado dez 13, 2008 11:30

Frontalmente contra.

Parece-nos que vai contra o espírito livre (por vezes até clandestino) e despreocupado do jogo.

Para além disso, existe obviamente o problema do trabalho de escritório, estatutos, reuniões, gerência, eleições, cotas, etc.. que a nosso ver iriam complicar as coisas a um nível considerável e provavelmente segmentar ainda mais o pessoal - já repararam que já hoje existem alguns grupinhos (o que é perfeitamente normal) com pequenas "rivalidades"... Parece que já estou a ver a "facção" A, B e C a digladiarem argumentos no forum (ou noutro lado qualquer).

E a verdade é que associado ou não, quem irá impedir qualquer pessoa de fazer, qualquer cache da forma que entender? (excepto se o geocaching.com fechar o site apenas a associados, o que deverá ser difícil).

Para nós o geocaching é apenas uma brincadeira saudável, uma agradável forma de passar parte do nosso tempo, e é assim que prentendemos que fique.

Cumps!
Célia & Daniel (MakoShark2 Team)

Imagem
MakoShark2
Micro

Registado: quarta mar 26, 2008 14:13

Mensagempor mrwho » sábado dez 13, 2008 11:33

Acho que, pelo simples facto de não estar a ver forma de existir no futuro um tipo de "geocacher profissional", não vejo qualquer utilidade nessa dita associação.
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes