• Anúncios

Virtual Caches - Geocaching ou não?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Mensagempor papaleguas » quarta fev 11, 2009 11:13

Lima... As caches virtuais não estão fora das guidelines. As que existem, existem mas não se podem publicar mais. São por isso legitimas e logares ou não, não é batota.

Fazer ou não fazer depende de gostos pessoais. Acho que só fiz uma, mas estive lá. Fazer as que o owner pede para colocar fotos, textos, códigos, etc... em casa é uma opção de cada um.

Mas não é contra as regras. É uma cache publicada.

Penso que mesmo as que exitem terão os dias contados e passrá tudo para o waymarking.

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor Lima_Paço » quarta fev 11, 2009 11:24

Eduardo, não era isso que eu queria dizer, eu sei que as caches virtuais existem e estão dentro das guidelines, apenas já não se podem publicar mais. Eu também já fiz 2 em Portugal e fui ao local exacto delas.
Quando me referi ao facto de estar fora das guidelines foi quando fazemos essas mesmas virtuais ou mistério, sem sair do sossego da nossa casa ou do escritório, que foi o meu caso :shock: .
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Pois....

Mensagempor Silvana » quarta fev 11, 2009 12:17

Este é sem dúvida um assunto polémico e cujo o resultado - logar ou não - deveria ficar ao critério da consciência de cada um. E ponto final!...
No meu caso, nunca loguei nenhuma cache cujo local não o tenha visitado préviamente. Reconheço já ter resolvido várias caches virtuais em Paris, Sul de frança, EUA, Suiça e até mesmo na Àsia... E tenho comigo, as respostas a vários desses enigmas... Cheguei ao ponto de contactar um posto de turismo perdido nos Alpes franceses, uma companhia de bombeiros, a recepção de um famoso museu de arte, um escritor da Camarga, uma agência de viagens aventura peruana.... Mas fi-lo apenas pelo prazer de descobrir a solução ou resposta. Com isto tenho mantido o contacto com algumas das pessoas que me ajudaram a resolver e a obter as respostas e algumas descobriram assim o geocaching.
No entanto, nunca as loguei e só o farei quando tiver a oportunidade de visitar os ditos locais em questão. :wink:
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Re: Pois....

Mensagempor prodrive » quarta fev 11, 2009 12:59

Silvana Escreveu:Cheguei ao ponto de contactar um posto de turismo perdido nos Alpes franceses, uma companhia de bombeiros, a recepção de um famoso museu de arte, um escritor da Camarga, uma agência de viagens aventura peruana....

Isso não é Geocaching e a nota de arquivamento da cache do reviewer é muito clara:

January 21 by RattlingCrew (1365 found)
This cache is being abused by foreign visitors, apparently geocaching has a different meaning across the pond. You are supposed to use a gps to visit the site, not a computer to find the answer. The owner has not logged on since August of 2008. Unfortunately for the honest people, the abuse of this owner's caches will lead to the being locked and archived. Glen

A realidade é que os batoteiros que logaram a cache provocaram o seu arquivamento e isso é: "Vergonhoso! Desonesto! Infantil! Inqualificável!" :wink:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor lopesco » quarta fev 11, 2009 13:07

Ora boas!

Então aqui vai, para alguns, um esclarecimento:

Existem virtuais que são para fazer em casa. Exemplo:

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 291a31d94a

Consiste numa adivinha. Sabem a solução e podem logar o Found.

Ou mesmo a:

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 54c17fb864

Que era ouvir um pedaço de uma emissão de rádio.

Ou a:

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... fac7d8b7e2

Que é descobrir uma imagem de um trabant, nas imagens colhidas pelas camaras de transito.

Ou ainda:

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 99df4dbc77

que consistia numa caçada virtual numa página web.

Existem outras que, apesar de se poderem fazer em casa (internet, amigos, etc.), o objectivo é levar as pessoas ao local.

Exemplo:

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... ca70ad99ec

(Esta já foi modificada da forma original. Antes não era obrigatória a fotografia)

ESSAS é que é discutivel se se deve logar ou não. Eu loguei uma dessas; uma das "discutivéis". Ainda ontem me questionei se apago o log ou não. Decidi não. O quanto é batota logar essa ou fazer um enigma que não resolvemos, só porque vamos à boleia de um geocacher que já sabe a resposta?
Eu decidi que, apartir daquele momento, não logo mais virtuais em que não as faça realmente.

Abreijos!
Imagem
lopesco
Extra Large

Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51

Mensagempor SUp3rFM » quarta fev 11, 2009 13:11

Parece-me também que se estão a generalizar as coisas, o que não faz sentido.

As "couch potato caches" são para fazer em casa, tal como as que o Lopes indicou. As outras TODAS são para se fazer no local. O abuso/batota leva a situações como o arquivamento. Simples.

Todas fazem parte do geocaching. Estão publicadas como tal. Umas exigem a presença e algo mais, outras nem isso. Simples.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor salprata » quarta fev 11, 2009 13:22

Há alguns batoteiros....

Mas eu vejo logo quem são
:twisted:

O jogo é sairmos do sofá encontramos a caixinha ou resolvermos qualquer coisa... combatermos o sedentarismo... logo as caches virtuais não fazem muito sentido, (já passamos muitas horas agarrados ao ecran)

ter 10 founds ou 100 ganhamos o mesmo
:lol:

agora ter 100 founds verdadeiros, significa que adquirimos alguma coisa ao descobrir sítios novos

cada um com a sua consciência...
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor prodrive » quarta fev 11, 2009 13:23

SUp3rFM Escreveu:O abuso/batota leva a situações como o arquivamento. Simples.

E não vale a pena fazer dramas porque afinal de contas: It's just another bloody cache...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor SUp3rFM » quarta fev 11, 2009 13:24

salprata Escreveu:O jogo é sairmos do sofá encontramos a caixinha ou resolvermos qualquer coisa... combatermos o sedentarismo... logo as caches virtuais não fazem muito sentido, (já passamos muitas horas agarrados ao ecran)

Errado. Estás a generalizar. Também faz parte do geocaching as caches que se podem logar a partir de casa.

Não formatem o geocaching à vossa imagem. Isto também é geocaching. Pode-se é não gostar!

prodrive Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:O abuso/batota leva a situações como o arquivamento. Simples.

E não vale a pena fazer dramas porque afinal de contas: It's just another bloody cache...

É mais ou menos isso, sim. O tipo de situações relatada levaria ao arquivamento de uma cache tradicional na smesmas condições (owner ausente, etc). E o destino seria o mesmo, o arquivamento.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor Silvana » quarta fev 11, 2009 14:24

A realidade é que os batoteiros que logaram a cache provocaram o seu arquivamento e isso é: "Vergonhoso! Desonesto! Infantil! Inqualificável!"

Como já disse, nunca loguei nenhuma cache q não tivesse procurado/encontrado. :wink:
Agora, existem caches que sendo virtuais ou enigmáticas são autênticos desafios. E já encontrei a solução de algumas.... Para isso e não estando no local, é natural que se procure obter a informação de outra forma. Qto a logá-las como encontradas... Isso é que não!!!! Para mim, só quando as encontrar fisicamente ou visitar o local.
"Mes amis", isto é apenas um jogo, um passatempo!...
Qto ao nº de logs, caches encontradas ou DNFs, FTFs, etc.... Têm uma importância relativa... O importante são os bons momentos que se passam enquanto se pratica este hobby 8)
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor the_ateam » sexta fev 13, 2009 23:49

Olha mais um tópico reavivado para a confusão... não deixam os mortos em paz!

Mas alguém terá alguma coisa a ver com as caches que os outros logam ?? Cabe ao owner controlar isso ou não, ponto.

Eu pessoalmente uso-as quando quero fazer número para fazer com que determinada cache calhe numa milestone... e depois? Já aqui à tempos disseram que eu teria xxx founds menos 4... bom, agora é menos 5 ou 6! Devo-vos dizer que durmo tranquilamente com a minha consciencia!
the_ateam
Regular

Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor kidloco » sábado fev 14, 2009 13:01

prodrive Escreveu:
Silvana Escreveu:Cheguei ao ponto de contactar um posto de turismo perdido nos Alpes franceses, uma companhia de bombeiros, a recepção de um famoso museu de arte, um escritor da Camarga, uma agência de viagens aventura peruana....

Isso não é Geocaching e a nota de arquivamento da cache do reviewer é muito clara:

This cache is being abused by foreign visitors, apparently geocaching has a different meaning across the pond. You are supposed to use a gps to visit the site, not a computer to find the answer. The owner has not logged on since August of 2008. Unfortunately for the honest people, the abuse of this owner's caches will lead to the being locked and archived. Glen

A realidade é que os batoteiros que logaram a cache provocaram o seu arquivamento e isso é: "Vergonhoso! Desonesto! Infantil! Inqualificável!" :wink:

Neste tipo de caches temos que visitar o local para as podermos registar como encontradas, o motivo de arquivamento desta e outras é claro e limpido como a água, tudo que se possa dizer contra não passa de tentativas de argumentar o injustificável, aliás, certo tipo de argumentos só se podem classificar como imaturos, irresponsáveis e até fruto de um egoismo atróz, mais digo, se em jogos a feijões como este as pessoas se comportam de maneira desonesta, eu pelo menos fico com a ideia que na vida real também o são.

Enfim, se não fossem estes comportamentos lamentáveis esta e outras caches ainda estariam disponiveis para quem joga o geocaching honestamente.
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor papaleguas » sábado fev 14, 2009 23:40

kidloco Escreveu:
prodrive Escreveu:

Neste tipo de caches temos que visitar o local para as podermos registar como encontradas, o motivo de arquivamento desta e outras é claro e limpido como a água, tudo que se possa dizer contra não passa de tentativas de argumentar o injustificável, aliás, certo tipo de argumentos só se podem classificar como imaturos, irresponsáveis e até fruto de um egoismo atróz, mais digo, se em jogos a feijões como este as pessoas se comportam de maneira desonesta, eu pelo menos fico com a ideia que na vida real também o são.

Enfim, se não fossem estes comportamentos lamentáveis esta e outras caches ainda estariam disponiveis para quem joga o geocaching honestamente.

Embora não seja adepto deste tipo de caches e a única (acho que só foi uma) que fiz estive realmente lá, atenção a um promenor: tal como refere o sup3r há caches que são mesmo para fazer do sofá, em que as pessoas não têm que ir aos locais e esse é um objectivo referido na listing (isto possibilita por exemplo pessoas sem mobilidade de fazerem geocaching.... mesmo virtual). O que compromete as caches é nos casos em que isto não se aplica, tentar inventar ou atropelar as regras.

As virtuais, embora não goste do conceito, não são batotas nem desvios ao geocaching e fazer ou não, depende de cada geocacher: há quem goste mais de multis, mistérios, etc etc. Aproveitar estas caches para fazer número como refere alguém acima não é desonesto.

Elas existem... quem quer faz... como em todas as outras :)

Quem não gosta... não faz :)

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor manelov » domingo fev 15, 2009 01:25

Não sei qual o problema com as virtuais estalevou-nos a ver com mais atenção este monumento do que qualquer cache tradicional faria.
Se lá estivesse uma cache tradicional, provavelmente teriamos feito o log, dado uma breve vista de olhos e seguido, assim reparámos em todos os pormenores do monumento, tornando esta cache inesquecivel.
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor kidloco » terça fev 17, 2009 22:50

Papaleguas, esqueces-te de dizer, tal como já foi referido e bem por outro colega, que existem de facto caches virtuais que podes registar com encontrados do conforto do teu lar, normalmente adivinhas ou utilização de uma webcam, mas outras há que se tem que ir ao local, é destas que estamos a falar quando se diz que a desonestidade de muitos leva ao seu arquivamento.

Copiei a seguinte norma da Groundspeak sobre este assunto:

Virtual Caches

A virtual cache is an existing, permanent landmark of a unique nature. The seeker must answer a question from the landmark and verify to the cache owner that he was physically at the location.

Como se pode ler, quem procura tem que ir fisicamente ao local para poder dizer que a encontrou honestamente.
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes