• Anúncios

Descrições em inglês nas caches: Sim ou não?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Descrições em inglês nas caches: Sim ou não?

Mensagempor strangedays » terça jul 28, 2009 11:42

Acho que sim, quem tenha essa possibilidade deve colocar a página bilingue.
Mesmo que o texto principal, excertos, poemas não estejam traduzidos devem ter indicações para a cache em "camone".
Já vi páginas só em catalão, castelhano, alemão, italiano, polaco...etc e é frustrante não entender patavina do que lá está escrito.
Tenho um orgulho enorme em conseguir comunicar com toda a espécie de estrangeiro.
Como quase todos os portugueses o fazem.
E eles sabem isso. Sempre souberam. Por isso estamos espalhados pelo mundo inteiro.
Por isso a nossa hospitalidade é conhecida. Até para fazer Geocaching.
Gosto muito de Portugal e não o trocava por nenhum outro país, podia ser melhor, é um facto.
Só depende de nós, não fazer nada para o mudar não pode continuar a ser o nosso fado.
Por isso em Outubro...traduz lá as páginas, vá !
ImagemImagem
strangedays
Regular

Registado: domingo set 23, 2007 19:56

Mensagempor alieri » terça jul 28, 2009 11:53

Não resisto à ironia, inspirado por um participante que ouvi há pouco na rádio, num fórum sobre futebol.
Dizia ele, queixando-se de haver poucos jogadores portugueses no clubes nacionais, que "se os jogadores estrangeiros vêm jogar para cá é porque não os querem lá fora." Ou seja, se não servem para os outros, não servem para nós.
Extrapolando para este tópico, diria a brincar que os estrangeiros que vêm cachar para cá deviam ser barrados à entrada, não têm nada que nos vir cá chatear e alterar os nossos hábitos :D :D
Parece-me que há por aqui quem participe em fóruns sobre futebol :)

Sempre que possivel, publico as caches em PT + ENG. No minimo, a informação necessária para encontrar a cache.

Já vos contei aquela da familia inglesa que tinha um mapa do Algarve com todas as caches, e que tinha feito uma cruz em cima das que não tinham tradução, e por isso não as iam visitar?
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Torgut » terça jul 28, 2009 12:06

Lima_Paço Escreveu:Acho que isto está outra vez a descambar para um beco sem saída. :(

Manter esta questão viva e com visibilidade nunca é um beco sem saída. E sabes porquê? Porque o Geocaching em Portugal seria infinitamente melhor se os recém-chegados fossem confrontados com estes assuntos antes de ganharem "vicios" e adoptarem posturas porque são as que eles vêem em seu redor. Como já disse anteriormente, a tipologia dos indíviduos que mantêm caches apenas em Português é simples de definir:

1) Os que o fazem porque nem lhes ocorre que possa dar jeito uma versão internacional.
2) Os que o fazem porque não sabem inglês, ou, mais frequentemente, não o dominam a ponto de lhes ser confortável utilizá-lo.
3) Os que o fazem por doutrinação convicta.

Se os do grupo 3 são casos perdidos, os que se enquadram ni ponto 1 podem ter a sua alma salva ao lerem tópicos como este, e, com menos esperança, o mesmo vai para os do grupo 2.

Lima_Paço Escreveu:Não se trata de ser ou não nacionalista (eu até sou daqueles que quando toca o hino ou algum português, seja pelo que for, é distinguido no estrangeiro me emociono, mas também tenho consciência de que se o D. Afonso Henriques não tem batido na mãe, eramos capazes de ter um nível de vida um bocado melhor [ai que lá vem [B)] ]).;))

Não é por Portugal ser um país independente que tem o nível de vida que tem, seja ele bom ou mau.

Lima_Paço Escreveu:acho que devia fazer parte das guidelines a obrigação de estar na língua do país em que esta se encontra colocada e em inglês (agora é que fico mesmo todo [B)] ).

Sabes porque é que isso não está nas Guidelines? Porque por mais justo, lógico e razoável que seja, faria as sanguessugas da Grounspeak perder uma fatia dos seus lucros.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Lima_Paço » terça jul 28, 2009 13:31

Torgut Escreveu:Manter esta questão viva e com visibilidade nunca é um beco sem saída. E sabes porquê? Porque o Geocaching em Portugal seria infinitamente melhor se os recém-chegados fossem confrontados com estes assuntos antes de ganharem "vicios" e adoptarem posturas porque são as que eles vêem em seu redor. Como já disse anteriormente, a tipologia dos indíviduos que mantêm caches apenas em Português é simples de definir:

1) Os que o fazem porque nem lhes ocorre que possa dar jeito uma versão internacional.
2) Os que o fazem porque não sabem inglês, ou, mais frequentemente, não o dominam a ponto de lhes ser confortável utilizá-lo.
3) Os que o fazem por doutrinação convicta.

Se os do grupo 3 são casos perdidos, os que se enquadram ni ponto 1 podem ter a sua alma salva ao lerem tópicos como este, e, com menos esperança, o mesmo vai para os do grupo 2.

Concordo em pleno, só disse que estávamos num beco sem saída, porque a meu ver o número de participantes nesta discussão pertencentes ao grupo 3 parece-me ser demasiado grande. :(

Torgut Escreveu:Não é por Portugal ser um país independente que tem o nível de vida que tem, seja ele bom ou mau.

Este ponto pode ser tema de acesa conversa um dia que nos encontremos por aí a cachar, ou num evento qualquer. ;))

Torgut Escreveu:Sabes porque é que isso não está nas Guidelines? Porque por mais justo, lógico e razoável que seja, faria as sanguessugas da Grounspeak perder uma fatia dos seus lucros.

Este argumento não percebo, mas se calhar é porque não tenho conhecimentos suficientes sobre o funcionamente da "máquina". :OO
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor Torgut » terça jul 28, 2009 16:45

Lima_Paço Escreveu:Se os do grupo 3 são casos perdidos, os que se enquadram ni ponto 1 podem ter a sua alma salva ao lerem tópicos como este, e, com menos esperança, o mesmo vai para os do grupo 2.

[/quote]

Nem por isso, e mesmo que o fosse, mais uma razão para manter a discussão viva.

Lima_Paço Escreveu:
Torgut Escreveu:Sabes porque é que isso não está nas Guidelines? Porque por mais justo, lógico e razoável que seja, faria as sanguessugas da Grounspeak perder uma fatia dos seus lucros.

Este argumento não percebo, mas se calhar é porque não tenho conhecimentos suficientes sobre o funcionamente da "máquina". :OO

Se a qualidade é inimiga da quantidade, também é inimiga do lucro, porque este, associa-se a quantidade, não?
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor bockyPT » terça jul 28, 2009 18:50

Não havia por ai há uns tempos um projecto de tradução de textos de caches para os owners que não têm conhecimentos suficientes de inglês? Que é feito dele?
Imagem
bockyPT
Regular

Registado: segunda abr 11, 2005 19:54

Mensagempor Lima_Paço » terça jul 28, 2009 21:01

bockyPT Escreveu:Não havia por ai há uns tempos um projecto de tradução de textos de caches para os owners que não têm conhecimentos suficientes de inglês? Que é feito dele?

Não tenho conhecimento desse projecto, ou não me lembro dele, de qualquer maneira reafirmo o que disse anteriormente, se alguém precisar de ajuda é só pedir. ;))
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Lima_Paço
Extra Large

Mensagempor Lima_Paço » terça jul 28, 2009 21:05

Torgut Escreveu:Nem por isso, e mesmo que o fosse, mais uma razão para manter a discussão viva.

Não concordo muito, mas ok, tudo bem.

Torgut Escreveu:Se a qualidade é inimiga da quantidade, também é inimiga do lucro, porque este, associa-se a quantidade, não?

Aqui não concordo em definitivo, não vejo onde é que eles obtêm o lucro com as caches apenas escritas em alemão (por exemplo). Posso estar ser burro. :roll:
Lima_Paço
Extra Large

Mensagempor vsergio » quarta jul 29, 2009 01:11

bockyPT Escreveu:Não havia por ai há uns tempos um projecto de tradução de textos de caches para os owners que não têm conhecimentos suficientes de inglês? Que é feito dele?

Sim, havia, mas já fechou.
Fechou porque se traduziram dezenas (ou mais) de caches mas praticamente ninguém usava as traduções que gentilmente o Sup3er, o Btrodrigues, o MAntunes e outros se davam ao trabalho de fazer. E boas que elas eram!

Era um site alojado no servidor do btrodrigues... talvez um dia lhe apeteça outra vez...
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor Torgut » quarta jul 29, 2009 22:45

Hoje reparei na gentileza tocante de um Geocacher que, na minha cache Rua de Santo António, depois de fazer o log em inglês, colocou uma tradução em português, fruto de um tradutor automático. O gesto é bonito, mas deixa mais uma vez a descoberto o patético que é pretender que um link para uma coisa destas é de facto algo de válido ou útil:

My two sons took off after this one and used the droping of coins trick to recover the cache. Nice hide.

Meus dois filhos descolaram após este e usaram droping das moedas enganam para recuperar o esconderijo. Couro cru agradável.

É caso para dizer... que os que pretendem ter uma versão internacional através de uma tradução automática almoçem agradável couro cru até à eternidade.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor papaleguas » quinta jul 30, 2009 00:56

laranja Escreveu:Em que língua estava o geocaching.com quando se registaram por lá?
Conseguiram ler o site para criar uma conta e ler os termos de utilização, não foi?
Conseguem ler o site para fazer logs, criar novas caches, por aí adiante, não é?

Então não se metam com nacionalismos cretinos.

:clap: :clap: :clap: :clap:

(obrigado pelo boneco das palmas)

Simples e democrático: estamos a falar das mesmas pessoas que passam o tempo a quererem respeito dos outros países da união europeia, de pessoas que querem mostrar a sua evolução, de pessoas que estão sempre a reclamar que nos outros paises é que é bom?

A meu ver a cultura de um povo não se belisca por descrições em inglês nas caches... Eu gosto muito do meu país, e se os outros não fazem lá fora: óptimo... somos melhores porque oferecemos diversidade. Ou só conseguimos mostrar os nossos defeitos?

A cultura no futuro mede-s pelaa globalização e pela capacidade de adaptação à mesma.
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor papaleguas » quinta jul 30, 2009 01:04

Aboim_Survivor Escreveu:Não isto não tem nada a ver com nacionalismos cretinos pk se algum dia colocar uma cache no estrangeiro não a irei colocar em português obviamente, mas na lingua que se falar nesse país onde a cache se encontra, pois a maioria que a irá fazer não são certamente os estrangeiros mas sim os geocachers desse país e não não fiz em palma pk não tem logica eu estar em espanha e ter caches caches em ingles e alemão e em espanhol nada. É verdade que tb tem, mas não estavam o meu raio de ação.
Mas agora se para ti ser nacionalista é ser cretino então sou mesmo muito cretino pois tenho imenso orgulho em ser português e no meu país.

O orgulho nada tem a ver com colocar ou não dicas em Inglês: Eu também tenho orgulho em ser Português, mas se não se falasse inglês no turismo tinha cá moscas. Não vamos transformar nacionalismo ou orgulho em batalhas de falta de cultura.

Se os outros nos outros paises não colocam dicas em inglês... eu tenho orgulho em ser português porque nós por cá pelo menos sabemos duas linguas e podemos dar-nos a esse luxo. Coisa que nem todos podem dizer lá fora.
Além disso... para falar no estrangeiro é preciso pelo menos ter estado no estrangeiro para comparar (e não são os dois dias de férias)... eu cá nunca fui maltratado em lado nenhum: não sei francês e em frança falei inglês (os portugueses que por lá encontrei não ajudaram nada... obrigadinho pela porcaria do orgulho). Na alemanha... inglês. No chipre... inglês em inglaterra... inglês... e nunca encontrei ninguém que não tentasse perceber o que eu tentava dizer... A não ser em espanha. (e ás vezes cá em Portugal) :)

Nós gostamos é de ficar conhecidos pelas piores razões e por isso é que passamos por ignorantes aos olhos do resto da europa... já agora PK significa o quê em Língua Portuguesa?

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor Lima_Paço » quinta jul 30, 2009 08:56

Desculpem voltar outra vez à vaca fria (nem está tão fria quanto isso mas...).

Tenho os meus 1.os TB's encontrados numa watchlist e recebi hoje a informação de que o DinosFTF foi colocado na cache Prvni pomnik obeti dopravni nehody, pelo nome tive curiosidade de ver por onde anda o "bichinho". Anda pela Eslovénia e pela descrição da cache deve ser um local muita giro Imagem.
Acham que é este o exemplo que devemos seguir [mistery-]

Por mim Imagem

Luís
Lima_Paço
Extra Large

Mensagempor Torgut » quinta jul 30, 2009 11:47

Bem sei que as línguas eslavas são, do ponto de vista linguistico, bastante homogéneas, mas mesmo assim estava a parecer-me que esse esloveno era tal e qual checo... depois queixam-se quando os camones chamam Espanha a Portugal.

O teu TB está numa cache botada num local onde se ergue um padrão comemorativo de um dos primeiros acidentes rodoviários mortais - e, já agora, note-se que a Rep. Checa consegue a proeza de ter mais mortos na estrada do que Portugal. A 22 de Dezembro de 1706, a baronesa de Astfeld, Maxmiliana Alsterova, perdeu a oportunidade de viver mais uma consoada de Natal, ao espetar-se no seu coche, num cruzamento sito na aldeia de Jesenice. O acidente mortal pode não ter sido o primeiro, mas parece que o memorial sim, é o primeiro que marca uma morte na estrada. E pronto, é mais ou menos isto.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor Lima_Paço » quinta jul 30, 2009 13:21

Torgut Escreveu:Bem sei que as línguas eslavas são, do ponto de vista linguistico, bastante homogéneas, mas mesmo assim estava a parecer-me que esse esloveno era tal e qual checo... depois queixam-se quando os camones chamam Espanha a Portugal.

:oops: :oops: :oops:

Pois, é o que faz nós "googlarmos" as coisas. Como o primeiro Jesenice que me apareceu fica na Eslovénia, decidi que a cache é eslovena, quando afinal é checa a poucos kms de Praga.

Torgut obrigado pela tradução. Isto só vem provar que faz muita falta uma versão da cache na tal língua internacional de que muitos não gostam. ;))

Já agora, o TB não é meu, é apenas um dos seis primeiros que encontrei e coloquei-os numa watchlist para ver aquilo que eles "passeiam".
Lima_Paço
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes