• Anúncios

Respeitar o estado de cache indisponível

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Respeitar o estado de cache indisponível

Mensagempor rifkinda » quinta mai 24, 2012 13:28

Ultimamente tenho reparado num crescente número de situações em que apesar de uma dada cache estar indisponivel, os geocachers vão lá na mesma.

Nomeadamente:
1) Numa cache que tinha o logbook encharcado. Cache indisponível e os geocachers foram lá na mesma e sucederam-se os logs do tipo "cache encharcada, não deu para assinar"
2) Numa cache que já não havia espaço no logbook. Cache indisponível até ser colocado um novo logbook e os geocachers foram lá na mesma e sucederam-se os logs do tipo "Não há espaço no logbook"
3) Numa cache que desapareceu metade do contentor, e está lá apenas a tampa. Cache indisponível até ser colocado um novo contentor e os geocachers foram lá na mesma e sucederam-se os logs do tipo "Encontrei metade da cache"

A sensação que tenho, é que independentemente do estado da cache, se o pessoal está nas redondezas, o que interessa é limpar a zona e somar mais um found...

Têm a mesma ideia que eu? Será que é indiferente para os geocachers em geral uma cache estar indisponível ou não? Ou só ligam ao indisponível se for um caso que a cache tenha desaparecido de todo?
Sei que há geocachers que quando vão cachar, só carregam o GPS com caches activas, mas aparentemente, isso não é política geral...

Costumam ir a caches indisponiveis?
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Respeitar o estado de cache indisponível

Mensagempor galinha84 » quinta mai 24, 2012 13:34

Concordo com a tua preocupação. Uma cache desactivada, nem sequer deveria permitir novos logs. Enfim... É o desespero por ter mais um found.

Sent from my Optimus_Madrid using Tapatalk 2
galinha84
Micro

Registado: sábado abr 16, 2011 03:02

Mensagempor ppereira » quinta mai 24, 2012 13:55

Digam o que quiserem sobre saudosismo e afins, a verdade é que todos estes problemas à um tempo tinham solução rápida e todos os logs físicos podiam mais tarde ser validados, hoje em dia o que interessa é encontrar (se é que encontram), e despachar porque esta tem que se transformar em [:)]
rifkinda Escreveu:1) Numa cache que tinha o logbook encharcado. Cache indisponível e os geocachers foram lá na mesma e sucederam-se os logs do tipo "cache encharcada, não deu para assinar"

Era comum encontrar logs do género: "Contactámos o owner e deixámos um logbook de emergencia"
rifkinda Escreveu:2) Numa cache que já não havia espaço no logbook. Cache indisponível até ser colocado um novo logbook e os geocachers foram lá na mesma e sucederam-se os logs do tipo "Não há espaço no logbook"

Era comum encontrar logs do género: "Contactámos o owner e deixámos um logbook de emergencia"
rifkinda Escreveu:3) Numa cache que desapareceu metade do contentor, e está lá apenas a tampa. Cache indisponível até ser colocado um novo contentor e os geocachers foram lá na mesma e sucederam-se os logs do tipo "Encontrei metade da cache"

Era comum encontrar logs do género: "Contactámos o owner e deixámos um contentor provisório"

E não é preciso andar muito para trás, no entanto hoje em dia o owner é um individuo ao serviço dos geocachers e não um mero intermediário entre a cache e o geocacher.
Mas pronto... se calhar foi só um desabafo

Com este tópico tenho de ir ao Seixal, senão ainda me batem com um bastão
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lynxpardinus » quinta mai 24, 2012 18:40

Nesse caso, contacto os geocachers em questão para me apresentarem uma prova de que efectivamente encontraram a cache. Se não o conseguirem fazer, o log é apagado.

Nota: Até agora, todos os que contactei conseguiram fornecer-me as evidências que considerava necessárias.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor elpombero » quinta mai 24, 2012 18:40

rifkinda Escreveu: se o pessoal está nas redondezas

Eu acho é que o pessoal nem nas redondezas está!!
É o mesmo que se verifica quando existem caches "acabadinhas" de serem arquivadas... é logs (de meses atrás) até "dizer chega".
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor sphinx1975 » quinta mai 24, 2012 18:52

Normalmente so passo para o gps as activas, se ouver uma cache inativa aqui pela Estrela e estiver a planear uma caminhada na zona dai a algum tempo tento contactar o owner e ofereço ajuda na manutenção .
Esses logs em caches arquivadas irritam-me um bocado mas isso sou eu:evil:

Sent from my U8800 using Tapatalk 2
sphinx1975
Micro

Registado: quinta Oct 28, 2010 16:27

Mensagempor elpombero » quinta mai 24, 2012 19:01

sphinx1975 Escreveu:tento contactar o owner e ofereço ajuda na manutenção .

Também já o tenho feito (ajudar na manutenção).
Quando encontro caches a precisar de logbook ou até de contentor e se tenho material disponível faço-o.
Raramente recebi um "é pá, obrigado!". Não que seja determinante receber esse "obrigado". Faço-o por respeito/ajuda a quem procura e não em quem "esconde" umas "caches" e se está "nas tintas" para o resto.
Por vezes diz-se que os owners são "mal compreendidos"... e tal e coisa... mas também temos de reconhecer que (como em tudo) muitos (alguns com "experiência") não estão nem aí...
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor Joao Narciso » quinta mai 24, 2012 20:19

Boas

Aqui vai a opinião de um novato, criei uma lista em excel (e no GPS ) de varias caches possíveis, em determinados caminhos que frequento constantemente, tento, ... as poucas que fiz antes de sair, de verificar se ainda não estão arquivadas ou em manutenção e já me deparei com uma em manutenção, tinha o trabalho de casa feito mas ia perder tempo, acho boa regra sempre que possível dar uma olhadela antes de ir para o terreno.
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos: GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem

ImagemImagem
Joao Narciso
Small

Registado: quinta mai 17, 2012 01:11

Mensagempor Sagitario » quinta mai 24, 2012 23:27

Boas.
Vem este tópico mesmo a calhar, tenho uma cache "suspensa" porque o terreno contiguo está a ser limpo, demoradamente mas está a ser limpo e como temia pela "saúde" do contentor retirei-o do esconderijo e desactivei a cache.

Nem 5 dias depois recebi uma mensagem privada a perguntar onde estaria o contentor pk tinham lá andado lá á procura e não tinham encontrado.
Perguntei se o Geocacher em questão sabia o que era um temporarily unavailable e do lado de lá veio uma resposta caricata tipo, muitos geocachers fazem isso mas deixam o contentor... ora eu tenho escrito: Na bouça contigua a esta cache estão a ser realizados trabalhos de abate de Acacias, logo retirei-a para local seguro e fica desactiva até os trabalhos estarem concluídos e ser seguro voltar a ser recolocada... mesmo assim acedi para que se me dessem pormenores da busca e ou me enviassem uma foto eu autorizava o found mesmo sem este constar do log-book... até hoje nada.

Será o Geocaching das massas... será.

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Mensagempor geo-amd » sexta mai 25, 2012 00:05

Uma cache inativa aparece no meu GPSr com uma cruz por cima do ícone. Eu sempre ignorei essas caches pois assumo que o contentor não está lá. Mas pelo que li atrás, vejo que há muitos casos de caches inativas que permanecem no terreno.

Como não há nenhuma regra escrita, e meditando agora neste momento, sou levado a entender que ao inativar uma cache que permanece no terreno o owner quer principalmente avisar: "não vá ao engano - não espere encontrar a cache em boas condições"; de forma alguma quer dizer "não visite a cache porque senão zango-me".

Mesmo assim, quem visita uma cache sabendo antecipadamente que ela se encontra no terreno com problemas, podia fazer um esforço para ajudar na sua manutenção. Tal como o elpombero, sou adepto e praticante da manutenção coletiva das caches, especialmente quando estão em causa owners com muitas caches plantadas a quem dará sempre jeito uma ajuda.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor clcortez » sexta mai 25, 2012 10:26

elpombero Escreveu:

É o mesmo que se verifica quando existem caches "acabadinhas" de serem arquivadas... é logs (de meses atrás) até "dizer chega".

É sabido aqui neste fórum que normalmente há um largo período de tempo entre eu encontrar uma cache e fazer o respectivo log online. Para que conste, neste momento o log mais atrasado que tenho (a par de outros) é de 2005, portanto, cerca de 7 anos.
Neste momento, tenho um pouco mais de 200 logs por fazer. E por isso, sempre que encontro uma cache tiro fotos do meu log no logbook, à cache e à envolvente. Guardo isto numa pasta com a data e nome da cache. Posso por isso fazer o log posteriormente tranquilamente sem falhar a data e os pormenores. Como gosto de escrever nos logs e detalhar a aventura, as fotos são o contributo para que me recorde a aventura da caçada.
Prefiro fazer um log com calma mesmo que anos depois do que fazer um à pressa para actualizar os meus "números". Só faz sentido logar rapidamente se houver alguma situação anómala com a cache e que ainda não tenha sido reportada nos logs anteriores.
Assim, quando faço logs em caches arquivadas (o que vai acontecer muito quando actualizar os logs em atraso) faço questão de colocar fotos que mostrem claramente que encontrei a cache.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor SandroD » sexta mai 25, 2012 18:14

Apesar de concordar bastante com o que foi dito, à pouco tempo loguei uma geocache que não estava activa. A PQ já tinha um mês e tal e no meu gps aparecia como activa. Cheguei lá encontrei, assinei o logbook e segui caminho e só quando fui logar a cache vi que estava desactivada por falta da tampa do conteiner. Visto a ter assinado o logbook e o facto de ela se encontrar a 300km da minha casa loguei a mesma como found.
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small

Registado: quarta dez 15, 2010 22:49

Mensagempor Torgut » sexta mai 25, 2012 21:14

Para mim depende do caso. Mas há muitos em que faço um found, porque ela está lá para ser encontrada. Especialmente se ando por uma zona que sei que tão cedo ou nunca lá voltarei. Mas por mim o sistema não deveria permitir logs de founds em caches disabled ou archived.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor patinhofeio » sábado mai 26, 2012 17:04

Boas.
Eu partilho da opinião do ClCortez.
Actualmente tenho alguns logs em atraso, mas nem se coloca isso em causa. Passo a citar uma história:
Fui de fim de semana às Caldas da Rainha e fiz um conjunto de caches que dava acesso a uma enigma final. Encontrei 3 das 4 caches e consegui aceder à final na tarde de domingo (com uma PQ feita na 6ª à noite). Ao regressar a casa já tarde no domingo, quando estou para fazer os logs, deparo-me com a cache enigma arquivada, porque supostamente e segundo o owner, desapareceu. Ora, se encontrei o conteiner no local e voltei lá 15 dias depois e ainda lá continuava, não percebo a razão da cache ter sido arquivada. Seria válido bloquearem-me um found legítimo porque o owner resolveu arquivar a cache?
Podia ainda referir casos em que há um log que diz: "a cache podia estar em sitio melhor" e o owner por capricho a arquivada enquanto há logs dessa altura por fazer?
Concordo que devia haver um limite do razoável, mas quando há quem logue caches activas sem lá meter os pés, não é de estranhar que se loguem caches arquivadas, mesmo com data de 3 ou 4 medes depois de terem sido arquivadas.
Pessoalmente, costumo renovar a PQ ao início do mês, apenas com caches activas, e apenas adiciono as novas que vão saindo. Se chego a um local e a cache está desaparecida mas entretanto está desactiva, nem logo nada. Se a encontro e não está em condições, ou acrescento logbook de emergência ou se estiver húmido tiro foto.
Em defesa de quem escolhe propositadamente ir a caches inactivas, deixo dois casos de caches aqui perto:
caso 1:Uma cache foi desactivada por ter o logbook cheio, segundo relatos dos geocachers. Como até me ficava a caminho, resolvi passar, ao engano, e qual não é o meu espanto que, pelo meio do logbook, haviam 10 folhas completamente limpas e mais de 20 páginas(costas) em branco. Resumindo, loguei found, e referi a situação, o que fez o owner reactivar a cache sem ser necessário deslocar-se ao local.
Caso 2:Soube que uma cache que eu já tinha feito tinha sido desactivada por terem havido 3 dnf. Eu conheço bem o local da cache e numa oportunidade desloco-me lá a averiguar. A cache estava onde eu a tinha encontrado, boa de saúde. Depois veio a saber-se que os 3 DNF estavam juntos na busca. Mais uma cache que, havia sido desactivada desnecessariamente.
Quando se vai de viagem escolher caches desactivas propositadamente é masoquismo. Arriscam-se à cache nem sequer lá estar e acabam por perder tempo desnecessariamente. Mas isso são outros quinhentos, tal como as caches arquivadas não removidas.

PS: Tal como o ClCortez, os meus logs em atraso são a alternativa ao muito habitual "log temp" ou "TFTC".
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
patinhofeio
Regular

Registado: quinta fev 10, 2011 19:09

Mensagempor Torgut » domingo mai 27, 2012 16:49

clcortez Escreveu:
elpombero Escreveu:

É sabido aqui neste fórum que normalmente há um largo período de tempo entre eu encontrar uma cache e fazer o respectivo log online. Para que conste, neste momento o log mais atrasado que tenho (a par de outros) é de 2005, portanto, cerca de 7 anos.

É sabido é como quem diz. Cada um saberá da minha vida. Para mim, mais de 24 horas de atraso e já me começa a dar comichão. Geralmente termino todos os logs no dia do achamento.

Para mim escrever um log é parte integrante do acto de procurar uma cache, logo, para ser feito mais ou menos ao mesmo tempo. É o segundo acto da mesma peça de teatro. Se não tenho tempo para escrever logs, é porque também não tenho tempo para procurar caches. Isto até por uma questão de respeito para com o owner, que merece os logs a tempo e horas.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante