• Anúncios

Hints da treta

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Hints da treta

Mensagempor oitodoonze » quinta jan 12, 2012 12:42

Hoje acordei a questionar a razão de ser das dicas. Pessoalmente, o que quero que os colegas saibam acerca da cache, escrevo na descrição. Mas hints existem que apenas servem o verbo encher: não tem utilidade rigorosamente nenhuma.

Por isso, o desafio de hoje é o seguinte: Hints que bem podiam desaparecer do mapa

Começo eu:
http://coord.info/GC2Q3TQ: Procurem que aparece
Agora que penso nisso, ainda me falta registar uma cache que me apareça sem eu ou alguém procurá-la, daquelas que me saltam para as mãos por obra e graça do divino espírito santo...
oitodoonze
Micro

Registado: segunda jun 13, 2011 13:35

Re: Hints da treta

Mensagempor alieri » quinta jan 12, 2012 13:38

http://coord.info/GCHEMB - Windmill Route [Palmela] - a dica é grande demais para colocar aqui (117 palavras = 174 caracteres (incl. espaços), a descrever os acessos à cache, terminado com "It should be easy to find, please try to hide it well when you leave!")

Acerca desta, o PauloHercules comentou uma vez:
"Temos de avaliar esta situação de acordo com o "período geocachiano nacional" em que a cache foi escondida.
Em 2004 não havia a panóplia de ajudas à navegação que temos hoje ao nosso dispor (Google Earth, BirdsEye, "turn-by-turn" maps, etc).
Nesses tempos, relatou-me o Owner durante algumas caminhadas que realizamos em conjunto, uma das maiores dificuldades era descobrir o caminho para a cache.
O maior auxiliar que havia na altura eram as cartas militares, como é óbvio estou a referir-me às caches não urbanas.
Portanto neste caso, creio que o Owner resolveu colocar as instruções do percurso na dica porque, na altura seria um desafio maior do que encontrar a cache.
Deste modo (encriptado) não estragava a diversão a quem gostava de explorar os caminhos possíveis para atingir o local da cache.
Também havia geocachers que iam sempre em frente seguindo a "setinha" ou liam logo a dica."
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor MAntunes » quinta jan 12, 2012 14:06

Hints da treta? Hints da treta?! Hints da treta é comigo! :mrgreen:

Eu explico. Tal como o PauloHercules (citado pelo Alieri) disse, é necessário equacionar as dicas pela época em que foram geradas.
Obviamente não concordo com uma dica tipo "procura bem" ou "de certeza que precisas da dica?" mas, no início, e peço compreensão para as dicas colocadas há vários anos, cultivava-se a ideia de que a dica devia ser uma ...dica, ou seja, uma ténue indicação do local ou forma como a cache estava escondida, e não a revelação clara de onde ou como a cache estava escondida. Isso, estava (não sei se ainda está) sugerido no próprio site do geocaching.com na zona do 'Hide".

Por isso, levei muita porrada no início com as minhas dicas que nunca revelavam claramente o local da cache. Agora (há uns tempos) decidir evoluir (embora nem sempre a evolução seja para melhor e neste caso, acho que se ficou a perder) e aderir às dicas claras e reveladoras de informação imediatamente útil e que não necessitem de tempo de processamento do cérebro dos visitantes das minhas caches ...ou ponho uma dica generalista (porque algumas caches têm a tendência para andarem a 'passear' :evil: ).

Com isto, e respondendo ao tópico, a pior dica que já encontrei foi mesmo uma parecida com "de certeza que precisas da dica?" . Lembremo-nos que no início não se desencriptavam as dicas no pc em casa mas, sim, no terreno, após se ter tentado encontrar a cache e, não a tendo encontrado, se ia desencriptar a dica recorrendo ao lápis/caneta no local da cache. Foi realmente desagradável desencriptar, à mão, um texto que me disse; "de certeza que precisas da dica?". :evil:
Editado pela última vez por MAntunes em quinta jan 12, 2012 14:08, num total de 1 vez.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Silvana » quinta jan 12, 2012 14:08

Aconteceu-me isso há um mês na Alemanha.
Não encontrava a cache e a hint estava em alemão. Tive dificuldade em encontrar alguém disposto a traduzir para inglês.
Como se não bastasse, a hint era algo do género: "no sítio do costume"...
Não me ajudou muito pois não havia nenhuma pedra para deslocar... [:(!]
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor lgass » quinta jan 12, 2012 14:48

um assunto recorrente...
hints que não dizem nada de jeito, hints que têm avisos que deviam estar nas listings...

chateia-me mais isso do que não ter... se o owner não quer dar hint, não coloque nenhuma
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 12, 2012 14:56

Sim, não gosto de hints que basicamente me dizem "aqui não há hint". Mas também não gosto de hints demasiado óbvias - talvez resquícios do tempo em que considerava a hint era um extra para encontrar a cache, só apenas e depois de admitir que não havia nada a fazer (e, muitas vezes, só na segunda visita, depois de registar o primeiro DNF).
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lgass » quinta jan 12, 2012 15:06

isto irritava-me mais quando as descodificava 'à pata'... agora como tenho tudo no GPS'r não me irrita tanto, mas continuo a achar parvo
Imagem
lgass
Large

Mensagempor galinha84 » quinta jan 12, 2012 16:58

Discordo. Hints fazem falta e dão muito gente. Raio de puritanos...
galinha84
Micro

Registado: sábado abr 16, 2011 03:02

Mensagempor lgass » quinta jan 12, 2012 17:58

galinha84 Escreveu:Discordo. Hints fazem falta e dão muito gente. Raio de puritanos...

discordas com que ponto????
Imagem
lgass
Large

Mensagempor geo-amd » quinta jan 12, 2012 18:05

Galinha84, bem-vindo a este fórum!
Este tópico não é contra as hints, mas sim contra as hints cujo conteúdo é inútil.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor David Santos 87 » quinta jan 12, 2012 18:21

bem e hints que tem o que vos faz falta para uma formula de uma multi???

uma vez bem lia a listing de uma ponta a outra e nada...

chego a casa e dizia na hint o que era o A e B necessários para a formula.
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
David Santos 87
Regular

Registado: segunda abr 04, 2011 18:02

Mensagempor geo-amd » quinta jan 12, 2012 18:24

Para mim, situações do tipo descrito atrás anterior (fórmula na hint, etc.) são as piores.

Lembro-me de ter feito uma cache que obrigava a percorrer algumas dezenas de metros por cima da linha de caminho de ferro do Algarve. Como acontece em mais de 70% dos casos, descobri a cache sem precisar de recorrer à hint.

À noite, em casa, calhou eu olhar para a hint e, entre algumas coisas úteis, a hint avisava: "Tenha muito cuidado. Consulte o horário dos comboios e saiba que não precisa de seguir por cima da linha.". O texto da cache não alertava para quaisquer perigos!

Outra hint semelhante: "Não procure no meio das pedras do monumento, para não estragar". Só fui ler a hint porque a cache nunca mais aparecia, e nessa altura já tinha apalpado por entre todas as pedras do monumento. Se a intenção era preservar o monumento, o aviso devia estar repetido no texto da cache.
geo-amd
Extra Large

Mensagempor geo-amd » quinta jan 12, 2012 18:41

Lembrei-me agora da pior hint que já vi. Apesar de ser uma cache excelente em termos de localização (e parabéns ao owner!), está em causa um problema grave. A cache está definida como tradicional, mas a hint deixa implícito que a cache não está nas coordenadas indicadas e dá indicações sobre como procurar.

Na verdade trata-se duma cache mistério, mas só se apercebe disso quem ler a hint. Quem não ler a hint trama-se, porque acredita nas coordenadas dadas.
geo-amd
Extra Large

Mensagempor lgass » quinta jan 12, 2012 18:50

e já reportaste isso? a cache tem que ser alterada... eu acabei de enviar um mail porque acho que há duas caches a 27 metros de distância
Imagem
lgass
Large

Mensagempor geo-amd » quinta jan 12, 2012 19:07

Só deixei na cache uma nota de manutenção. Lendo os logs dos outros visitantes, mais ninguém se queixa e toda a gente está feliz. Por isso eu tive receio de estar a ser demasiado "esquisito".

Além disso a situação é um pouco indefinida porque afinal o desvio é de apenas 15 metros. Procurei durante muuuuuuuuuuuuuuuuito tempo e no final até encontrei o contentor quando me lembrei de ir ver se havia hint. Por 15 metros, até podia ser um erro de coordenadas... mas o texto da hint mostra que é deliberado o facto das coordenadas dadas não serem as coordenadas do contentor.

Se a distância fosse de 30 metros ou maior, aí teria apresentado uma queixa formal e invocaria a regra: "The coordinates listed on the traditional cache page provide the geocache's exact location."
geo-amd
Extra Large

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes