• Anúncios

Dinamizar o fórum

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Dinamizar o fórum

Mensagempor Kinder » sexta jan 28, 2011 09:11

Sejamos sinceros!

Infelizmente e com muita pena minha se não for o offtopic este fórum não sei o que será dele. A dinamização dum fórum deveria ser feita pelos moderadores e pelos administradores, principalmente. Mas mais uma vez infelizmente raramente se ve um post destes ou a dinamização do fórum por parte deles.

A pessoa que neste momento talvez mais dinamize o fórum com temas de geocaching é o lynxpardinus. O que se esta a passar? Se querem manter as pessoas focadas comecem a agir com informação interessante com conteudos interessantes.

Não levem a mal este meu post mas vejo o fórum cada vez mais em baixo e não vejo ninguém agir.
Imagem
Kinder
Large

Registado: segunda dez 24, 2007 01:01

Dinamizar o fórum

Mensagempor ajsa » sexta jan 28, 2011 09:44

Kinder Escreveu:Sejamos sinceros!

Infelizmente e com muita pena minha se não for o offtopic este fórum não sei o que será dele. A dinamização dum fórum deveria ser feita pelos moderadores e pelos administradores, principalmente. Mas mais uma vez infelizmente raramente se ve um post destes ou a dinamização do fórum por parte deles.

A pessoa que neste momento talvez mais dinamize o fórum com temas de geocaching é o lynxpardinus. O que se esta a passar? Se querem manter as pessoas focadas comecem a agir com informação interessante com conteudos interessantes.

Não levem a mal este meu post mas vejo o fórum cada vez mais em baixo e não vejo ninguém agir.

Concordo totalmente contigo que existe mesmo uma enorme falta de dinamização do fórum, mas acredito que não é com offtopic sucessivos em tópicos que podem ser excelentes concorrentes a tópicos de interesse que se resolve o assunto. Existe uma área aqui no fórum onde isso pode ser feito.

Já agora, talvez fosse interessante mover estas duas respostas para um novo tópico específico para se discutir esta importante questão agora colocada pelo Kinder: - Dinamizar o fórum!
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Dinamizar o fórum

Mensagempor Lima_Paço » sexta jan 28, 2011 10:05

Bom eu tinha dito a mim mesmo que não dizia mais nada aqui, mas um vez que o Kinder respondeu ao ajsa e vice-versa, acho que devo deixar aqui os meus 2 cts.

Concordo com o ajsa em praticamente tudo e faço mea culpa dos off-topic que aqui coloquei, mas acho que há tópicos e tópicos, e este é um daqueles "levezinhos" em que o pessoal pode aproveitar para fazer umas brincadeiras sem ofender nem prejudicar nem ninguém nem o bom andamento do forum. Se calhar até se fosse movido todo ele para o off-topic não era nada de chocar e o pessoal continuaria calmamente a mandar umas bocas uns aos outros na maior e, no meio disso tudo ía-se falando do apadrinhamento/amadrinhamento de novos geocachers por outros mais antigos (sejam eles pessoas idóneas ou não [}:)] ). Estas bocas só mostram que, apesar do que por vezes transparece, há pessoas que se dão bem e que gostam de brincar umas com as outras, conheçam-se ou não pessoalmente, tendo sempre presente que aquilo que os une é o gosto por esta magnífica actividade (não não me estou a referir ao colocar off-topics constantemente, estou mesmo a referir-me ao Geocaching [:D] ).
Gostei bastante da maneira como o alieri agiu ontem e por isso mandei aquela boca, obviamente relacionada com outras vezes em que estive em completo desacordo com ele, ele mostrou fair-play e respondeu à letra mantendo mesmo assim, e bem, o seu papel de moderador.

Pode parecer um contrasenso, mas também concordo com o Kinder quando se queixa de alguma falta de dinamização e que é o off-topic (ok, usem mas não abusem ;)) ) que vai mantendo isto com alguma actividade/animação.

Espero que não levem a mal estas minhas opiniões, são minhas e são sinceras.
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Re: Dinamizar o fórum

Mensagempor rifkinda » sexta jan 28, 2011 11:36

[Moderação]

Foi feito um split topic, tal como sugerido pelo ajsa, já que o assunto já estava a divergir do original.

[/Moderação]
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor rifkinda » sexta jan 28, 2011 12:06

Notem que qualquer utilizador pode dinamizar o fórum, com informação e conteudos interessantes.
Não me parece que tenha de ser a administração/moderação a ter o papel principal de dinamizar.

O fórum deve ser dinamizado pelos seus utilizadores, ou seja todos nós, pertencendo à administração ou não.

Claro que o conteúdo deve ser sobre geocaching. Para os off-topics há uma secção criada para o efeito e mesmo assim, espera-se que não ocupe a maioria do assunto no fórum. Os off-topic podem ser escritos, mas com conta e medida e na secção destinada para o efeito.

Tal como o lynxpardinus e outros utilizadores, têm criado tópicos interessantes ultimamente, qualquer outro utilizador o pode fazer.

Aliás, é com satisfação que tenho visto vários tópicos, nomeadamente de geocachers a dinamizar actividades (o passeio de bicicleta até Sagres ou a caminhada no Gerês) e muitos outros tópicos em que são colocadas dúvidas sobre a actividade/software/GPS e tem havido sempre gente disposta a ajudar.

Não se acanhem e sempre que acharem que podem abrir um tópico interessante, por exemplo, para ter opiniões de outros geocachers sobre algo nesta actividade ou divulgar algo (como por exemplo, ser mais fácil ir caminhar para o Gêres - como eu gostei dessa notícia :clap: ), façam-no.

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Mensagempor poetagps » sábado jan 29, 2011 20:04

Com este post não quero ofender ninguém. Apenas quero que o mesmo seja motivo de reflexão. Trata-se somente de uma opinião pessoal.

O afastamento de alguns geocachers que dinamizavam o forum, através de expulsões, suspensões, censuras de opiniões contrárias e chamadas de atenção apenas para determinados grupos de geocachers, tomados com total dualidade de critérios, muito contribuiram para o alheamento dos geocachers do mesmo.

Se existem problemas deve-se resolver os mesmos e não censurar de uma forma arbitrária quem tem opiniões diferentes, silenciando-os.
[xx(]

Os problemas não desaparecem apagando as opiniões diferentes das nossas e apenas se tornam mais incomodativos causando mal estar no forum.

Um forum é um local de expressão de opiniões diferentes e os administradores apenas devem moderar o forum e não determinar as opiniões que devem constar nele. Tem de ser isentos na sua apreciação e se estão demasiado envolvidos deveriam afastar-se e dar o exemplo, não tomando partidos.

Espero que este forum no futuro possa ser um local de união da família geocacher, de todos.
poetagps
Micro

Registado: segunda jul 13, 2009 21:07

Mensagempor Torgut » terça fev 01, 2011 14:29

Eu sempre disse, com muita discórdia como reacção, que Geocaching não é um tema suficiente rico para alimentar uns fóruns. Quer dizer, pelo menos de forma dinâmica e sólida. A maior parte dos temas que são trazidos naquilo a que chamaria de "dinamização induzida" já foram debatidos antes, o que é apenas natural porque rapidamente se esgotam as problemáticas nesta área.

Depois, há os que gostam de terminar os seus posts com a "inteligente passagem": "Vão mas é cachar". E se calhar as pessoas cumprem, e vão, e deixam de escrever, porque para esses alguns parece que nada pode ser debatido, a não ser talvez o que eles próprios desejem. Por vezes há variações igualmente tolas, como "não levem isto tanto a sério".
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor MAntunes » segunda mar 28, 2011 16:48

Agora que o software do forum está actualizado e parece que estabilizado, visto que o "View active posts" também já funciona, que tal acrescentar algumas alterações que poderão dinamizar o forum e a pagina principal?

Algumas sugestões:

1) melhorar a integração entre a pagina principal e os foruns, evitando ter que se validar duas vezes (esta ideia não é minha, já a li em outros posts mas penso que merece ser recuperada e apoiada).

2) incluir latest posts na pagina principal como fazem outros sites de actividades diversas.

3) dinamizar as polls (votações), publicitando a sua utilidade como forma de auscultação da opinião das pessoas.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » segunda mar 28, 2011 19:56

Acho que são boas ideias, que apoio. Penso que permitiriam simplificar o fórum, valorizar a página de entrada e melhor espelhar o crescente dinamismo deste fórum - e que é criado naturalmente pelas pessoas que dele usufruem. Acho que, agora, que a transferência de software foi bem sucedida e todas as arestas estão limadas, poderíamos começar a pensar neste género de melhorias.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor rifkinda » segunda mar 28, 2011 23:24

Respondendo ao MAntunes:

1) Já foi falado internamente. É algo complicado de ser feito (já tem algum trabalho iniciado) e continua na "to do list"
2) Também já foi sugerido e está na "to do list", tal como outras alterações da página principal que estão em curso. Aliás, já foram feitas algumas alterações ligeiras no visual de todo o site. Infelizmente, o tempo não estica e as coisas têm de ser feitas aos poucos
3) Aceitam-se sugestões para polls para a página principal enquanto não nos ocorrem ideias. :wink:

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Mensagempor MAntunes » terça mar 29, 2011 08:59

rifkinda Escreveu:Respondendo ao MAntunes:

1) Já foi falado internamente. É algo complicado de ser feito (já tem algum trabalho iniciado) e continua na "to do list"
2) Também já foi sugerido e está na "to do list", tal como outras alterações da página principal que estão em curso. Aliás, já foram feitas algumas alterações ligeiras no visual de todo o site. Infelizmente, o tempo não estica e as coisas têm de ser feitas aos poucos
3) Aceitam-se [url=http://forum.geocaching-pt.net/viewtopic.php?f=12&t=3773]sugestões[/url,] para polls para a página principal enquanto não nos ocorrem ideias. :wink:

Rifkinda

1) e 2) ok, são boas notícias! Espero que se confirmem. ;-)

3) eu referia-me às polls aqui no forum. Estão disponíveis ao comum dos utilizadores, como se comprova neste teste e poderiam, se usadas sensatamente, servir para situações em que alguém deseje auscultar a opinião dos outros utilizadores sobre algo que necessite apenas de uma resposta simples do tipo 'sim' ou 'não' ou 'este GPSr' ou 'aquele item' sem grandes explicações. Quem quiser justificar ou comentar a sua escolha, faria, quem não o quisesse, dava apenas o sua opinião através do voto.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » quinta mar 31, 2011 19:43

Acho que, na página de entrada, falta uma referência clara a como se podem submeter novos artigos - acho que isto facilitaria e clarificaria o processo para aqueles que o estão a fazer pela primeira vez.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Silvana » segunda abr 04, 2011 16:40

Sugeria um link directo na primeira página para os newbies e apresentação.

E um destaque a cada dia para uma das 365 caches favoritas (com mais votos de favoritos) em Portugal. Acho que seria algo interessante e que daria um pouco mais de vida à página inicial.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor Rupaldizi » segunda abr 04, 2011 22:52

rifkinda Escreveu:[Moderação]

Foi feito um split topic, tal como sugerido pelo ajsa, já que o assunto já estava a divergir do original.

[/Moderação]

Sou novo aqui mas tenho habito de viajar por vários fóruns, sobre varias tematicas.
Nos outros foruns e raro ver intervençoes da moderaçao mas aqui e raro nao ver essas intervençoes. ha alguma razao especial pra isso acontecer?
Rupaldizi
Micro

Registado: quinta nov 18, 2010 22:56

Mensagempor Carlytos » terça abr 05, 2011 00:01

Rupaldizi Escreveu:Sou novo aqui mas tenho habito de viajar por vários fóruns, sobre varias tematicas.
Nos outros foruns e raro ver intervençoes da moderaçao mas aqui e raro nao ver essas intervençoes. ha alguma razao especial pra isso acontecer?

Tão novo e já percebeu o erro da casa! Caro amigo, isso aqui é constante. Nós queixamos-nos das suas intervenções constantes e sem razão...eles queixam-se das nossas postagens sem nexo e merecedoras de censura! É um dilema sem consenso à vista...
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes