• Anúncios

A minha rua

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

A minha rua

Mensagempor jasafara » terça jan 26, 2010 23:36

Este tópico foi colocado simultaneamente aqui e em http://forums.groundspeak.com/GC/index.php?showforum=55.

Tem três objectivos:

1) Avaliar a representatividade dos dois grandes foruns de geocaching que conheço em Portugal. Gosto dos dois e tenho pena de ter de me dividir pelos dois.
2) Convidar-vos a visitar a minha 1ª cache GC1ZHAP - A minha rua, que deverá ser publicada em breve. Isto óbviamente depois de lerem cuidadosamente a parte final da descrição e se reverem ou não na população geocacher a quem a cache é dirigida.
3) E o principal é...

A cache chama-se "A minha rua" e no início da descrição não engano ninguém

<<Ok. Podia disfarçar e ter chamado a esta cache por exemplo "########".
Mas embora aproveite para vos dar a conhecer melhor este grande actor Português, a grande motivação para que ela tenha sido aqui colocada é passar a ser a mais perto da minha casa...

De facto quando vierem fazer a cache, eu poderei estar-vos a ver pela janela.
A maior parte do tempo também poderão ver por aqui estacionado o UMM que serve de foto ao meu perfil.>>

Também indico

<<Esta é a minha primeira cache, pelo que peço a vossa compreensão... É muito fácil de encontrar. Tentem ser discretos, pois alem dos meus, terão os olhos de dezenas de vizinhos postos em vós.>>

Na sequência do pedido de publishing e consequente pedido de retenção da publicação até tirar melhor as coordenadas, o SUp3rFM enviou-me uma simpática nota que concerteza não se importará que torne pública

<<...No entanto, e apesar de ser apenas uma sugestão, será uma geocache que valerá a pena? Pelo que vejo, será numa rua normal, lógico que sendo a sua tem algum significado, mas na descrição indica que haverá muita gente a ver. Ora, se há essa possibilidade, inclusive com possíveis problemas de sinal e precisão das coordenadas, a hint colocada só atrairá mais atenção sobre os geocachers e dificilmente contribuirá para a longevidade da cache.

Percebo perfeitamente a necessidade de cada geocacher colocar uma cache à porta de casa. Tal acontece com a esmagadora maioria. No entanto, estes são apenas conselhos que visam contribuir para uma melhor cache e evitar aborrecimentos.>>

Embora esteja verdadeiramente agradado com esta nota, pelo que revela de preocupação em aconselhar um owner maçarico, de analisar com atenção as caches que lhe são submetidas (e já rejeitou e com razão uma cache anterior que tinha submetido para revisão e que não se encaixava das guidelines) e de responder rápidamente aos publishing feitos (submissão depois das 0h, nota pouco passava das 12h), irei manter esta cache, aproveitando a ocasião para polemizar um pouco sobre o tema. Assim abri este tópico e acrescentei á descrição da cache o seguinte "Manifesto".

<<
LER COM ATENÇÃO

A quem não se destina esta cache:

1) A quem faz poucas caches e procura criteriosamente aquelas que ou revelam 'maravilhas naturais', ou recantos desconhecidos mas cheios de beleza e/ou história.

2) A estrangeiros. Razão para não estar traduzida para inglês. Aos estrangeiros (a esses sim) acho que só se deve mostrar o melhor deste nosso Portugal.

3) A quem gosta de caches difíceis. Esta é muito fácil.

A quem se destina a cache:

1) Ao reduzido grupo de geocachers (http://forums.groundspeak.com/GC/index.php?showtopic=207649) que coleccionam ou apenas não deixam escapar a oportunidade de um FTF. Para esses (eu incluído (http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=50bbfb6d-c0f4-4dce-9744-3a65adca839b) o importante é que a cache esteja próxima de forma a não durar mais de 30m... Será que o Monho também se interessará por esta? Ou dará oportunidade a outro membro da comunidade...

2) Ao grande (acho) número de geocachers (http://www.cacherstats.com/Portugal1.html) entre os quais também me incluo (embora ainda com um ranking muito humilde) que também correm para as estatísticas. Estes inevitavelmente não terão a pretensão de só encontrarem caches espectaculares.

3) Para quem já tem as caches de Lisboa todas feitas (http://geostats.geocaching-pt.net/map/?guid=97ae4b4d-ebde-459a-8d6c-88f53da449f2) e desespera por uma que permita alimentar o vício/desporto/hobby sem ter de mudar de Concelho e/ou Distrito. O Prodrive será sempre bem-vindo.

4) Para quem gosta de fazer cachadas nocturnas. Claro que mesmo de noite é mais giro fazer uma cache com vista para uma Catedral, mas o que é mesmo bom é ficar num sítio bem iluminado, seguro (espero que ninguém seja assaltado a fazer esta cache...) e com bons acessos a pé, de carro ou de bicicleta (será verdade que os geocachers não andam de transportes públicos?).

5) A quem não perde muito tempo a ler as descrições. Claro que é muito agradável uma página bem construída em HTML com imagens e com uma história bem contada, mas isso não deve ser o mais importante para quem carrega os pontos para o GPS e lá vai á descoberta.

6) Sim claro que o geocaching se destina a indicar monumentos bonitos que merecem sem visitados. Olha aqui está um bom tema para um tópico: Qual a percentagem dos geocachers que aproveita a boa intenção do owner e visita o monumento mostrado? Pois têm uns horários esquisitos (abertos das 9h-17h) e estamos com pressa que ainda temos de fazer mais umas tantas. Mas fica a intenção "Em breve vou cá voltar", "Pena estar fechado",etc, etc. Aqui não tem de ter complexos de culpa por não ligarem ao que os owners vos sugerem. Podem fazer uma cache simples e descomplexada que só mostra "a minha rua".

7) A quem quer conhecer melhor Lisboa. Nestes poucos meses que levo de geocaching já viajei mais por Lisboa do que nos meus 30 anos anteriores. Além dos lugares especiais, fiquei também a conhecer lugares normais, onde vivem as pessoas, fiquei a conhecer melhor as ruas de Lisboa. Assim quantos de vós conhecem Pedralvas além dos que eventualmente aqui moram? Ora aqui têm uma oportunidade. Esta não será uma cache muito boa, mas quando cá voltarem para fazer uma melhor já sabem o caminho...

8) Os que estão fartos de caixas de rolos de fotografias como eu. Uma coisa prometo. Não sei se colocarei muitas caches. Não sei se terei imaginação para colocar sempre containers diferentes. Mas uma coisa prometo, nunca utilizarei esse container (pode ser parecido mas não serão rolos de fotografia pretos...). Eu sei que são resistentes, pequenos e óptimos para colocar em todos os sítios. Também sei que depois de desaparecer um, dois, três containers deve começar a chatear e não se tem paciência para caixas mais elaboradas. Também já li bastantes vezes a opinião do Torgut sobre containers 'originais' (outro bom tema para um tópico) mas eu pessoalmente (e acredito que bastantes geocachers) apreciam um container diferente...

9) A quem acha que ninguém é obrigado a ir a todas, que desde que uma cache seja honesta e não leve ao engano (como julgo que esta não leva) e não esteja a menos de 161m de um spot que mereça realmente ter uma cache anda não colocada, quanto mais caches houver melhor.

10) Por último, ao concerteza pequeno número de geocachers/owners que colocou uma cache "na sua rua" [:)]

P.S Com todos estes considerandos não pretendo óbviamente menorizar as grandes caches que todos nós gostamos de fazer e que ficam na memória. Esta cache nunca será objecto de logs empolgados como eu e muitos outros escrevemos quando encontramos uma daquelas caches que nos fazem agradeçer o tempo que dedicamos a este hobby/desporto/... >>

Serve assim este tópico para saber a vossa opinião teórica sobre esta questão.
Se e quando fizerem a 'A minha rua", poderão também obviamente dar as vossas opiniões nas logs...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: A minha rua

Mensagempor Maxado » terça jan 26, 2010 23:54

Eu também tenho uma na minha rua:

Uma cache sem jeito nenhum!!
:D :D :D

Logo, essa plos vistos é destinada a mim. :clap: :clap:
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Mensagempor jasafara » quarta jan 27, 2010 00:12

Maxado Escreveu:Eu também tenho uma na minha rua:

Uma cache sem jeito nenhum!!
:D :D :D

Logo, essa plos vistos é destinada a mim. :clap: :clap:

Fica prometida a visita! Todas as caches tem direito a existir :D As espectaculares e as sem jeito nenhum...
jasafara
Extra Large

Mensagempor acasim » quarta jan 27, 2010 00:27

Pois, acho que criar uma cache à porta de casa é uma tendência natural. Ao que sei o próprio Sup3rFM tem uma (ou teve, não sei se ainda está activa), por isso ele sabe muito bem do que fala :D

E como não podia deixar de ser, a cache mais próxima de minha casa é..... minha [:D] [:D]

Provavelmente, em muitos casos a cache "na minha rua" é até a primeira a ser criada. Acho que uma das razões para que isso aconteça, pelo menos assim foi no nosso caso, tem a ver com a necessidade de ganhar confiança, ter a dita quase à vista para a poder proteger (é o primeiro "filho"), saber que num instante se pode ir lá ver se está tudo bem, ou fazer manutenção.... Quando se começa a perceber o que é ser owner de uma cache, então torna-se mais fácil colocá-las em locais mais distantes.

Claro que somos todos diferentes, e haverá certamente muitas experiências distintas desta. mas aqui fica a minha ideia sobre o assunto.

Antonio
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor jasafara » quarta jan 27, 2010 00:38

acasim Escreveu:Provavelmente, em muitos casos a cache "na minha rua" é até a primeira a ser criada. Acho que uma das razões para que isso aconteça, pelo menos assim foi no nosso caso, tem a ver com a necessidade de ganhar confiança, ter a dita quase à vista para a poder proteger (é o primeiro "filho"), saber que num instante se pode ir lá ver se está tudo bem, ou fazer manutenção.... Quando se começa a perceber o que é ser owner de uma cache, então torna-se mais fácil colocá-las em locais mais distantes.

Ora é precisamente isso. Antes de me aventurar em caches mais elaboradas, quero ter uma que vejo todos os dias, que manterei com deslevo e que concerteza me indicará o que fiz de melhor ou pior pela leitura das logs. Obrigado acasim

E fica prometida a visita http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=82c5bd69-c3a8-4942-9a98-945913e595e3. Para primeira cache é muito elaborada. Parabéns.
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta jan 27, 2010 00:54

Bem e agora vou-me deitar mas parece-me que o primeiro objectivo deste tópico estará já atingido. A esta hora geocaching-pt.net (2 replys (tirando as minhas)/ 28 views) vs geocaching.com (0/0). Vamos ver se no médio prazo a tendência se mantêm, mas para já parece conclusivo...
jasafara
Extra Large

Mensagempor Sagitario » quarta jan 27, 2010 01:22

Ora o tema é interessante, mas na minha rua por agora é impossivel, com o arranjo que fizeram deram cabo, salvo seja, dos esconderijos todos, e o local tem história e paisagem, mas por agora na dá, ou melhor, dá uma micro... mas uma micro à minha porta não...
Sim, a minha cache mais perto tb é minha.

Abraço
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Torgut » quarta jan 27, 2010 01:35

jasafara Escreveu:Serve assim este tópico para saber a vossa opinião teórica sobre esta questão.

1) A minha opinião sobre estas caches é tão substancial como as próprias.
2) A minha opinião sobre o post é que gostas de escrever pra caramba.

acasim Escreveu:Pois, acho que criar uma cache à porta de casa é uma tendência natural. Ao que sei o próprio Sup3rFM tem uma (ou teve, não sei se ainda está activa), por isso ele sabe muito bem do que fala :D

Por acaso nunca me ocorreu que fosse uma tendência natural. Se é, é triste que o seja. É sinal que não se compreendeu nada sobre isto do Geocaching. Que se crie uma à porta de casa quando já não ocorre nada melhor para fazer, é uma coisa; que seja a tendência natural, é outra.

O Sup3rFM não tem nem teve uma à porta de casa, nem na sua rua. Não é longe, mas isso é uma coisa diferente.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor jasafara » quarta jan 27, 2010 01:54

[quote="Torgut

Por acaso nunca me ocorreu que fosse uma tendência natural. Se é, é triste que o seja. É sinal que não se compreendeu nada sobre isto do Geocaching. Que se crie uma à porta de casa quando já não ocorre nada melhor para fazer, é uma coisa; que seja a tendência natural, é outra.
[/quote]

Caro Torgut

O Geocaching é o que cada um entender que é. Não esqueçamos que quem colocou a primeira cache o fez apenas para celebrar o fim da degradação do sinal GPS. O Dave Hulmer não pretendeu criar uma religião, nem uma filosofia de vida. Acho bem que existam guidelines para regulamentar a coisa, mas a partir dai cada um encara o geocaching como entender. A qualidade de cada cache será avaliada pelos logs daqueles que se dão ao trabalho de a fazer, agora não vejo como possa prejudicar as boas caches (aquelas que realmente vale a pena fazer) a existência (em cenário urbano) de caches que servem para alimentar "a tendência natural" de alguns geocachers, ou para o que quer que seja.
Lamento não poder contar com a sua visita (embora quem já tenha mais de 2.000 caches de certeza que já fez bem pior...). Pelo meu lado quando for ao Algarve terei todo o prazer em fazer algumas suas (por enquanto Algarve só na zona de Tavira).
Editado pela última vez por jasafara em quarta jan 27, 2010 10:08, num total de 1 vez.
jasafara
Extra Large

Mensagempor manelov » quarta jan 27, 2010 09:06

Isto é que é falar. Por acaso na minha rua temos (eu e os meus filhotes):
Esta
Esta
Esta
e...
Esta
e mais Esta e Esta que ficam em frente da minha casa :lol:
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor rifkinda » quarta jan 27, 2010 11:12

Sinceramente eu não colocaria caches em qualquer das duas ruas onde temos casa em Lisboa. Simplesmente, por achar que os locais não têm interesse e por isso, não valer a pena uma deslocação por parte dos restantes geocachers a esses locais.

No entanto foram colocadas caches (não por nós) nas traseiras das casas dos nossos pais.
No caso da casa dos pais do Rifkind, é de facto um ponto de interesse da zona e já lá fomos, até diversas vezes, para colocar trackables em movimento. Entretanto a cache foi arquivada.
No caso da casa da mãe da Rifkinda, ainda não fomos lá, apesar de lá passarmos ao lado diversas vezes. Claro que o local inicial me diz muito (afinal de contas brinquei ali muitas vezes) mas além disso, é um ponto de interesse da zona, por lá existir um pelourinho. É uma letterbox e pelos logs deve percorrer parte da cidade, e por isso ainda não arranjámos tempo para a fazer. De qualquer modo, está indisponível desde Outubro.

De um modo geral, preferimos ir a caches que nos levem a locais históricos/culturais, a belas paisagens e a percorrer trilhos. Mas se por acaso alguma cache com aparentemente menos interesse, se atravessar no nosso caminho, e o tempo não faltar, claro que também lá vamos.
Há uns anos atrás, nós dizíamos "Vamos a todas!" (agora já não é bem assim,... já são tantas, que jamais teremos tempo de ir a todo o lado... ). Afinal de contas, só depois de lá ir, é que podemos dizer se gostámos ou não.

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor ViperUnderground » quarta jan 27, 2010 11:16

Torgut Escreveu:Por acaso nunca me ocorreu que fosse uma tendência natural. Se é, é triste que o seja. É sinal que não se compreendeu nada sobre isto do Geocaching. Que se crie uma à porta de casa quando já não ocorre nada melhor para fazer, é uma coisa; que seja a tendência natural, é outra.

Torgut, permite-me concordar e discordar em parte. :D
Realmente, colocar uma cache em frente de casa, só por que sim, não é natural.
Agora, que a "nossa primeira cache" seja o mais próximo possível de casa, é perfeitamente natural. E se para tal, calhar em frente da nossa casa, melhor(?).
Escrevo da esquerda para direita. Começo do inicio e acabo no fim. Ou seja, quando pensei em colocar uma cache, tomei o ponto de partida a minha casa e fui alargando raio. Por isso, é natural que se siga esta lógica, e por tal, que muitas primeiras caches sejam em frente da "nossa casa".
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Torgut » quarta jan 27, 2010 11:57

jasafara Escreveu:O Geocaching é o que cada um entender que é.

Evidentemente que o Geocaching é o que cada um entender que é. Inclua-se a práctica de devassar as caches alheias e tantos outros mimos do moderno Geocaching. Viva o liberalismo a todo o custo.

jasafara Escreveu:Acho bem que existam guidelines para regulamentar a coisa, mas a partir dai cada um encara o geocaching como entender.

É mesmo. Sobre a qualidade, intenção e práctica das guidelines Grounspeak já muito foi dito, por todos nós. De resto... é... é como conduzir... a regulamentação diz que quem se apresenta naquele acesso à estrada principal tem que esperar pela sua vez... depois, se na estrada principal está uma fila de 5 km, fica ao critério de cada um... se deixar entrar o desgraçado ou não. Como em tudo, haverá os que criam caches à porta de casa e os que deixam entrar. É a diferença entre o peso da regulamentação e o bom senso e a aprendizagem dos costumes como foram apreendidos durante o nosso crescimento. Como pessoas, como condutores, como geocachers. Moral da história: há muito para além da regulamentação oficial, em tudo. Nalguns casos, códigos éticos, noutros, bons costumes; noutras situações, bom senso.

E para mais... viewtopic.php?f=2&t=5538&p=83401&hilit=liberdade#p83401

jasafara Escreveu:(...) agora não vejo como possa prejudicar as boas caches (aquelas que realmente vale a pena fazer) a existência (em cenário urbano) de caches que servem para alimentar "a tendência natural" de alguns geocachers, ou para o que quer que seja.
Lamento não poder contar com a sua visita (embora quem já tenha mais de 2.000 caches de certeza que já fez bem pior...). Pelo meu lado quando for ao Algarve terei todo o prazer em fazer algumas suas (por enquanto Algarve só na zona de Tavira).

Prejudicar, prejudicar, literalmente, também não vejo. Agora, de forma geral, estas caches prejudicam tanto as outras, como conversar à refeição sobre fezes prejudica a qualidade do bifinho com natas que temos à frente. Simplesmente são desncessárias e dispensáveis, podem causar nojo e mesmo assim, tal como já atormentei desgraçados à hora do almoço, também as faço.

ViperUnderground Escreveu:
Torgut Escreveu:Por acaso nunca me ocorreu que fosse uma tendência natural. Se é, é triste que o seja. É sinal que não se compreendeu nada sobre isto do Geocaching. Que se crie uma à porta de casa quando já não ocorre nada melhor para fazer, é uma coisa; que seja a tendência natural, é outra.

Torgut, permite-me concordar e discordar em parte. :D
Realmente, colocar uma cache em frente de casa, só por que sim, não é natural.
Agora, que a "nossa primeira cache" seja o mais próximo possível de casa, é perfeitamente natural. E se para tal, calhar em frente da nossa casa, melhor(?).
Escrevo da esquerda para direita. Começo do inicio e acabo no fim. Ou seja, quando pensei em colocar uma cache, tomei o ponto de partida a minha casa e fui alargando raio. Por isso, é natural que se siga esta lógica, e por tal, que muitas primeiras caches sejam em frente da "nossa casa".

Não percebi bem o que acabaste por concluir. Então, uma coisa é o mais próximo possível [assumo eu, num local com algo interessante para mostrar ou uma história para contar], outra coisa é ali em frente a casa, só porque sim.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor RavenMaster » quarta jan 27, 2010 12:05

rifkinda Escreveu:De um modo geral, preferimos ir a caches que nos levem a locais históricos/culturais, a belas paisagens e a percorrer trilhos. Mas se por acaso alguma cache com aparentemente menos interesse, se atravessar no nosso caminho, e o tempo não faltar, claro que também lá vamos.
Há uns anos atrás, nós dizíamos "Vamos a todas!" (agora já não é bem assim,... já são tantas, que jamais teremos tempo de ir a todo o lado... ). Afinal de contas, só depois de lá ir, é que podemos dizer se gostámos ou não.

Exactamente, é o bom (para muitos o único ponto positivo) do boom no Geocaching.
Agora há caches para todo o tipo de gostos e em tanta quantidade que nos permite escolher quais fazer, e quando as fazer.
Numa grande cidade, é raro estarmos no centro da mesma e não passarmos por uma ou duas. Se as procuramos ou não já é "problema" nosso. ;))

Ontopic, why not ? Desde que tenha algo para mostrar com o mínimo de interesse :mrgreen:
Na minha só se for uma tasca que já foi acusada de ser bar de alterne... [:P]
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor Lima_Paço » quarta jan 27, 2010 14:07

Eu também tive uma mesmo à frente de casa, num local que considero bastante bonito e confesso que me deram bastante gozo as abordagens que fiz aos geocachers apanhados com a boca na botija, desde o directíssimo "Olá, eu so o owner e tu quem és?", ao "Vocês são?...", passando por umas manobras de estacionamento bastante azelhas, até ao "Estão enganados ela já não mora aqui" :( . Esta última foi quando alguém resolveu destruir o contentor inicial (e os "caçadores" não tinham as coordenadas actualizadas), o que me obrigou a deslocá-la para um local também bastante bonito, mas que me tirou o gozo de abordar os desprevenidos "caçadores".
Pode ser que um dia volte de novo para perto da janela, mas por agora fica aonde está, que "parte" a cabeça a muito boa gente. ;))
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes