• Anúncios

Tópicos para submissão de cache - check-list útil (creio!)

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Tópicos para submissão de cache - check-list útil (creio!)

Mensagempor SUp3rFM » segunda jul 20, 2009 12:15

Viva,

Depois de um mês como reviewer e de olhar para algumas centenas de caches submetidas, deixo-vos alguns tópicos que creio ajudarem no processo de submissão de novas caches. São alguns erros comuns com fácil solução. Se os evitarem, o processo de publicação será mais rápido... garantidamente!

- Distância entre caches: Sigam esta indicação "A distância entre containers físicos deve ser superior a 161 metros, faça ou não parte de uma multi-cache, puzzle/mistério, tradicional, etc". Ou seja, sempre que houver "caixotinho", tem que colocar os vossos a mais de 161 metros. Simples;

- Additional Waypoints/Pontos Adicionais: Ao submeterem qualquer cache, podem utilizar a funcionalidade "Additional Wayoints" para indicar diversos pontos que achem relevantes para os geocachers. Locais de estacionamento, pontos de interesse local, etc. Esta funcionalidade assume particular importância quando há caches construídas com mais pontos que o final (tipicamente, multis e puzzle/mistério). Ao submeterem uma cache que necessite de mais pontos, preciso de conhecer todas as coordenadas de todas as etapas com as descrições correspondentes. Para tal, utilizem o campo: "Additional waypoints", situado no menu do canto superior direito da página da cache. Preencham o quadro com as coordenadas dos pontos intermédios e a coordenada onde está o container final. Se os pontos intermédios não devem ser do conhecimento dos restantes geocachers, aconselho a activar a opção: "Hide this waypoint from view except by the owner or administrator". O mesmo se aplica para a coordenada onde está o container final. Esta operação permite gerir de forma mais eficiente, todos os pontos das coordenadas relevantes para a cache, não só para o revisor, como também para o proprietário;

- Caracterização dos pontos adicionais: Esta questão está relacionada com as distâncias entre containers. Se o ponto é virtual, ou seja as coordenadas para o próximo passo são obtidas com recurso a uma observação no local (placa, data, etc), o ponto adicional deve ser indicado como "Question to answer". Se o ponto intermédio (ou inicial de uma multi, etc) é físico este deve ser do tipo "Stages of multicache". Esta questão ajuda-me muito na análise de uma cache numa zona saturada;

- Nível de terreno 1 e atributo "Wheelchair Acessible": Se numa cache foi atribuído o nível de terreno 1, sem contudo indicar o atributo de "Wheelchair accessible" é necessário intervenção do owner. Se o terreno se ajusta a essa classificação, por favor, coloquem o atributo visível. Caso contrário, é necessário rever para cima o nível do terreno. A preocupação com estes casos existe. Não há obrigatoriedade para atributos, excepto nesta situação. É algo avaliado com bom senso;

- Home Coordiantes/localização da área do geocacher: É necessário introduzir as coordenadas do domicílio, ou de um local aproximado. Necessitamos de saber se a cache se encontra na área habitual do geocacher. Esse é uma garantia de que haverá manutenção à cache colocada. Para tal, basta ir à área "My Profile" e escolher a opção do lado direito "Update Home Coordinates". No mapa que surge há várias formas de colocarmos a informação. Podemos pesquisar pela morada completa ou, em alternativa, fazer mover o indicador no mapa até à zona do domicílio. Após essa alteração, basta carregar em "Save Changes" e o trabalho está feito! A informação é guardada em sistema, sem ser partilhada com nenhum dos utilizadores do site. Essa informação é privilegiada e a Groundspeak respeita o dever à privacidade;

- Caches longe do domicílio/zona do geocacher: Sempre submeterem uma cache que fica fora da vossa área normal de geocaching/domicílio, por favor, indiquem em forma de "Reviewer Note" de que forma está planeada a manutenção à cache, caso venha a necessitar. Este assunto é particularmente importante para evitar que as caches fiquem inactivas por não haver manutenção atempada e cuidada. Sempre que colocarem uma cache numa zona assim, pensem sempre num plano B (que pode ser necessário uma semana após a sua colocação!);

Espero ter ajudado com estas indicações. Se tiverem outra questão, podem-na colocar aqui ou contactar-me através do meu perfil.

Obrigado e boas caches!

SUp3rFM
Hugo Silva
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Re: Tópicos para submissão de cache - check-list útil (creio!)

Mensagempor Torgut » segunda jul 20, 2009 15:41

SUp3rFM Escreveu:- Distância entre caches: Sigam esta indicação "A distância entre containers físicos deve ser superior a 161 metros, faça ou não parte de uma multi-cache, puzzle/mistério, tradicional, etc". Ou seja, sempre que houver "caixotinho", tem que colocar os vossos a mais de 161 metros. Simples;

Simples simples não é. Porque quem cria, não sabe onde está o caixotinho de uma "mistério" ali na área, e as coordenadas publicadas da tal "mistério" não são as de um caixotinho... não são de nada, na esmagadora maioria dos casos. E quanto às multis, também não sei como funciona. O ponto inicial não é o ponto do caixotinho. O ponto do seu caixotinho só se conhece se já se "fez" essa cache.

Não sei como estão as coisas agora, mas já vi uma praça de uma cidade com 4 ou 5 caches "empilhadas" lá. 1 tradicional, e as outras, multis e mistérios.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor schreit » segunda jul 20, 2009 15:52

Cumprimentos...
Ainda não tive o prazer de te dar as boas-vindas como reviewer e pelo que vi, tens feito um excelente trabalho, a meu ver.
Espero que continues assim.
Quanto ao tópico em si sobre os tópicos, no tópico da distancia física entre caches ser de 161m no mínimo, independente do tipo de cache, há caches que não cumprem esses requisitos.
Falo apenas do que conheço certamente e refiro-me a caches que fiz há dois fins de semana atrás, em que uma multi e uma tradicional, os "caixotinhos" estão apenas separados por 15 metros +/-. Não tenho nada contra as caches que refiro, apenas estou a referir isto perante o tópico da distancia mínima dos 161 metros.
Isto apenas para que não hajam precedentes assim, e qualquer dia temos caches multi e tradicionais, "coladas" umas ás outras. Certamente que como reviewer, só saberás as coordenadas de uma multi, se elas forem facultadas pelo owner, no acto de pedido de aprovação, se assim não for, pode acontecer o caso que acima referi dos 15 metros entre "caixotinhos".

Um bem haja a todos e ao reviewer em especial, continuação do bom trabalho.
Imagem
schreit
Micro

Registado: segunda mai 04, 2009 01:35

Mensagempor Torgut » segunda jul 20, 2009 15:57

schreit Escreveu:Certamente que como reviewer, só saberás as coordenadas de uma multi, se elas forem facultadas pelo owner, no acto de pedido de aprovação, se assim não for, pode acontecer o caso que acima referi dos 15 metros entre "caixotinhos".

Como reviewer ele saberá sempre, porque esse elemento é de indicação obrigatória. A questão que se coloca é: como raio sabe um candidato a owner o que é que existe ao pé do seu planeado caixotinho? Não sabe. O melhor é perguntar ao reviewer antes de mais nada se há algum impedimento referente aquelas coordenadas onde pensa deixar uma cache.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Insano » segunda jul 20, 2009 16:01

Só uma "brasita"...

161 metros... no entanto, caso as condições sejam "únicas", pode haver excepções, certo?
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor schreit » segunda jul 20, 2009 16:08

Torgut Escreveu:
schreit Escreveu:Certamente que como reviewer, só saberás as coordenadas de uma multi, se elas forem facultadas pelo owner, no acto de pedido de aprovação, se assim não for, pode acontecer o caso que acima referi dos 15 metros entre "caixotinhos".

Como reviewer ele saberá sempre, porque esse elemento é de indicação obrigatória. A questão que se coloca é: como raio sabe um candidato a owner o que é que existe ao pé do seu planeado caixotinho? Não sabe. O melhor é perguntar ao reviewer antes de mais nada se há algum impedimento referente aquelas coordenadas onde pensa deixar uma cache.

No caso que referi, aconteceu isso mesmo, ou seja... a tradicional foi posta depois da multi, dai o owner da tradicional, não saber que haveria um "caixotinho" de uma multi a 15 metros de dstancia apenas. Daí nestas situações especificamente, a possível "responsabilidade" das caches estarem assim tão proximas, é do reviewer.

Por isso os 161 metros, dependem apenas e somente do reviewer, tal como todo o processo de aprovação de uma cache.
Imagem
schreit
Micro

Mensagempor RavenMaster » segunda jul 20, 2009 16:19

SUp3rFM Escreveu:- Home Coordiantes/localização da área do geocacher: É necessário introduzir as coordenadas do domicílio, ou de um local aproximado. Necessitamos de saber se a cache se encontra na área habitual do geocacher. Esse é uma garantia de que haverá manutenção à cache colocada. Para tal, basta ir à área "My Profile" e escolher a opção do lado direito "Update Home Coordinates". No mapa que surge há várias formas de colocarmos a informação. Podemos pesquisar pela morada completa ou, em alternativa, fazer mover o indicador no mapa até à zona do domicílio. Após essa alteração, basta carregar em "Save Changes" e o trabalho está feito! A informação é guardada em sistema, sem ser partilhada com nenhum dos utilizadores do site. Essa informação é privilegiada e a Groundspeak respeita o dever à privacidade;

- Caches longe do domicílio/zona do geocacher: Sempre submeterem uma cache que fica fora da vossa área normal de geocaching/domicílio, por favor, indiquem em forma de "Reviewer Note" de que forma está planeada a manutenção à cache, caso venha a necessitar. Este assunto é particularmente importante para evitar que as caches fiquem inactivas por não haver manutenção atempada e cuidada. Sempre que colocarem uma cache numa zona assim, pensem sempre num plano B (que pode ser necessário uma semana após a sua colocação!);

Hugo,

e quem, como eu, tem como áreas de GC/domicílio/trabalho três zonas distintas ?
Durante a semana, corro uma grande zona em trabalho e estou numa casa.
Durante o fim de semana e a menos que surja algo em contrário estou em outra casa...
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor caixeiro_viajante » segunda jul 20, 2009 16:24

e se for 161m em altura ou profundidade? :roll:
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
caixeiro_viajante
Regular

Registado: domingo ago 10, 2008 21:28

Mensagempor SUp3rFM » segunda jul 20, 2009 16:56

Torgut Escreveu:Simples simples não é. Porque quem cria, não sabe onde está o caixotinho de uma "mistério" ali na área, e as coordenadas publicadas da tal "mistério" não são as de um caixotinho... não são de nada, na esmagadora maioria dos casos. E quanto às multis, também não sei como funciona. O ponto inicial não é o ponto do caixotinho. O ponto do seu caixotinho só se conhece se já se "fez" essa cache.

É um risco que se corre, particularmente em áreas "saturadas". Não se pode fazer nada. Fazê-las todas é o único método realmente seguro.

Torgut Escreveu:Não sei como estão as coisas agora, mas já vi uma praça de uma cidade com 4 ou 5 caches "empilhadas" lá. 1 tradicional, e as outras, multis e mistérios.

É muito possível que tal aconteça. Há apenas uma condição. A tradicional é física (pois claro!) todas as outras empilhadas tem como ponto inicial waypoints virtuais, logo a distância não se aplica.
SUp3rFM
Extra Large

Mensagempor SUp3rFM » segunda jul 20, 2009 17:00

schreit Escreveu:Cumprimentos...
Ainda não tive o prazer de te dar as boas-vindas como reviewer e pelo que vi, tens feito um excelente trabalho, a meu ver.
Espero que continues assim.

Obrigado pelo apoio. Espero poder corrresponder todos os dias. :-)

schreit Escreveu:Quanto ao tópico em si sobre os tópicos, no tópico da distancia física entre caches ser de 161m no mínimo, independente do tipo de cache, há caches que não cumprem esses requisitos.
Falo apenas do que conheço certamente e refiro-me a caches que fiz há dois fins de semana atrás, em que uma multi e uma tradicional, os "caixotinhos" estão apenas separados por 15 metros +/-. Não tenho nada contra as caches que refiro, apenas estou a referir isto perante o tópico da distancia mínima dos 161 metros.
Isto apenas para que não hajam precedentes assim, e qualquer dia temos caches multi e tradicionais, "coladas" umas ás outras. Certamente que como reviewer, só saberás as coordenadas de uma multi, se elas forem facultadas pelo owner, no acto de pedido de aprovação, se assim não for, pode acontecer o caso que acima referi dos 15 metros entre "caixotinhos".

Há uns anos atrás, não havia obrigatoriedade dos owners em preencherem os Waypoints Adicionais, aliás, nem estes existiam. Após a sua instituição, começou a ser obrigatório incluir a localização dos pontos intermédios e final nesses campos. Só dessa forma se consegue realmente controlar as distâncias entre pontos físicos.

Não conheço essa situação, mas posso atirar ao ar alguns cenários possíveis:

- Uma multi publicada antes da obrigatoriedade, a tradicional vem depois;
- O inverso;
- O final da multi ter sido movido para outro local, sem contudo ter tido em conta que estaria perto da tradicional;
- Um erro de avaliação a quando da publicação de alguma cache (o que acontece e acontecerá comigo, certamente).

O facto de haver caches assim, já publicadas e disponíveis não é garante suficiente para que outras surjam nas mesmas condições.

abraço e, mais uma vez, obrigado!
SUp3rFM
Extra Large

Mensagempor schreit » segunda jul 20, 2009 17:02

Torgut Escreveu:Não sei como estão as coisas agora, mas já vi uma praça de uma cidade com 4 ou 5 caches "empilhadas" lá. 1 tradicional, e as outras, multis e mistérios.

É muito possível que tal aconteça. Há apenas uma condição. A tradicional é física (pois claro!) todas as outras empilhadas tem como ponto inicial waypoints virtuais, logo a distância não se aplica.[/quote]

No caso que referi de caches a 15 metros apenas, não são pontos iniciais waypoints virtuais, na multi é mesmo a coordenada final onde está o caixotinho, ou seja a cache física propriamente dita.
Imagem
schreit
Micro

Mensagempor SUp3rFM » segunda jul 20, 2009 17:03

Insano Escreveu:Só uma "brasita"...

161 metros... no entanto, caso as condições sejam "únicas", pode haver excepções, certo?

Certo: Excepções, no verdadeiro sentido da palavra. Estes casos são analisados um a um. Não há uma avaliação pré-formatada.
SUp3rFM
Extra Large

Mensagempor SUp3rFM » segunda jul 20, 2009 17:05

RavenMaster Escreveu:Hugo,

e quem, como eu, tem como áreas de GC/domicílio/trabalho três zonas distintas ?
Durante a semana, corro uma grande zona em trabalho e estou numa casa.
Durante o fim de semana e a menos que surja algo em contrário estou em outra casa...

Tenho formas de gerir e armazenar essa informação para que esteja sempre disponível quando tenho necessidade de analisar novas caches. Peço-vos que me indiquem os casos em que tal aconteça. Essa informação é absolutamente confidencial e não estará acessível e mais ninguém, excepto para os reviewers.
SUp3rFM
Extra Large

Mensagempor SUp3rFM » segunda jul 20, 2009 17:06

caixeiro_viajante Escreveu:e se for 161m em altura ou profundidade? :roll:

Boa questão. Teria que analisar caso a caso, conforme indiquei.
SUp3rFM
Extra Large

Mensagempor SUp3rFM » segunda jul 20, 2009 17:07

schreit Escreveu:No caso que referi de caches a 15 metros apenas, não são pontos iniciais waypoints virtuais, na multi é mesmo a coordenada final onde está o caixotinho, ou seja a cache física propriamente dita.

Tal é possível de acontecer pelas razões que citei acima. Da minha parte, estou a tentar garantir que situações dessas não se repitam no futuro. No entanto, essa responsabilidade passa por todos nós, como geocachers.
SUp3rFM
Extra Large

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes