• Anúncios

Erros nas distâncias...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Erros nas distâncias...

Mensagempor papaleguas » terça mai 26, 2009 10:32

Tenho verificado com alguma curiosidade que em algumas caches o pessoal tem reclamado com a distância a que se encontra a cache, das coordenadas originais.

Isto não se passou ou passa só em caches minhas mas tenho verificado comentários de que algumas caches se encontram a 5, 6, 7 metros do GZ.

Cabe perceber que a recepção dos aparelhos é influenciada por vários factores: Metereológicos, barreiras naturais, vegetação, etc e que à partida já quem tira o ponto tem um erro que pode ir aos 3 a 4 metros, somando o erro de quem procura por vezes temos distâncias ao GZ de 4 ou 5 metros o que penso ser aceitável.

Em algumas situações, por coincidência a cache pode estar milimétricamente em cima do ponto de coordenada dado pelo GPS.

Sendo assim, qual e afinal o "erro" aceitável?
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Erros nas distâncias...

Mensagempor mrwho » terça mai 26, 2009 10:44

Falo apenas por mim, mas acho que o erro aceitável depende do local onde se encontra a cache. Por exemplo, numa zona densamente arborizada acho um erro de 10 ou 15 metros perfeitamente aceitável, ao passo que num descampado, provávelmente já é algo exagerado.

Mas isto sou só eu... :-)
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

Mensagempor ajsa » terça mai 26, 2009 10:59

Na minha opinião, o erro aceitável é mesmo muito relativo.

Por exemplo, um cache numa clareira, de baixa dificuldade, com indicações mais ou menos óbvias, a precisão torna-se secundário uma vez que podemos imaginar de imediato o local da cache com a velha pergunta “Se fosse eu onde esconderia?”

Em situações, que existem os tais outros factores que interferem com o erro, tomando em grande consideração o grau de dificuldade, terreno, informações nas entrelinhas de outros logs, reflexos de sinal por paredes próximas, condições meteorológicas, diferentes marcas/modelos de GPSr, entre muitos outros, penso que não existe grande precisão que nos valha, temos mesmo que tentar entender ao máximo os “objectivos” da cache.

É claro que também existe outros factores que nem com DGPS lá iríamos como um caso que aconteceu com uma cache minha que foi parar a 50, perdão 52 metros, do local onde escondi. :lol:
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Team HCCD » terça mai 26, 2009 13:47

Boas!

Creio que tem tudo que ver com a relação que se estabelece com a hint ( ou ausência dela) e o GZ.
Quando a hint orienta de uma forma efectiva, parece-me que a margem de erro nos 10 metros não tem nada de mal, quando a hint não existe, ou não ajuda nada, por exemplo no meio de vários arbustos, parece-me que 5 metros já é complicado, caso sejam todos muito semelhantes.

H
Team HCCD
Imagem
Team HCCD
Small

Registado: domingo mar 01, 2009 21:53

Mensagempor salprata » terça mai 26, 2009 14:18

Noutro dia fiz a seguinte experiencia.

Sentada num banco de jardim gravei o ponto, deiuma volta e voltei a sentar no mesmo sitio, gravrei um 2ª ponto. Os dois coincidem ? Não !

Há quem faça uma médias quando colocam caches, tira varios pontos, (não sei, mas parece que não vale muito a pena)

Não existe coordenadas exactas...

quando fazes zoom, +-8m, aparece um circulo á volta, da seta de localização, que representa a margem de erro, que pode ir de 5 a 10 metros. (não sei se todos os gps o fazem )

nos livrinhos dos GPS, tem uma nota a dizer que não se responsabilizam por quaisquer danos, imaginem que estão à beira de um precipicio :wink:
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor danieloliveira » terça mai 26, 2009 14:47

mais de 30 cm e mando arquivar a cache [:o)]
If you really must know, then click below:
http://img.geocaching.com/stats/img.asp ... 93eae3ea8f
danieloliveira
Large

Registado: sexta dez 26, 2003 09:12

Mensagempor bolacha » terça mai 26, 2009 16:52

danieloliveira Escreveu:mais de 30 cm e mando arquivar a cache [:o)]

Alto e para Tudo!!! Quê isto?! Pedir arquivamentos?! Needs?! Coisa e tal!!!
Mas tu queres que eu vá para o fundo de desemprego?! :mrgreen:

voltando aos "trópicos":

mais de 4,99mts é muito :wink:
Imagem Imagem Imagem Imagem
bolacha
Extra Large

Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Mensagempor salprata » terça mai 26, 2009 17:31

temos 24 satelites a trabalhar para nós...

acho que já é muito bom, o trabalho que eles fazem

[^]
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor bockyPT » terça mai 26, 2009 21:11

Tendo em conta que o erro mínimo costuma ser 3m para qualquer lado, é possível haver um erro de até 6m em boas condições (3 de erro do owner e 3 de quem está à procura). Se tiverem a sorte do erro dar para o mesmo lado, as coordenadas coincidem. Caso contrário, no pior dos casos pode chegar aos tais 6m.

Na minha cache fui lá um dia tirar coordenadas (deixei estabilizar bastante tempo), voltei no dia seguinte e já dava 5m ao lado. Mesmo GPSr, mesmas condições. :wink:

Claro que há situações em que 6m de erro é demasiado, e para isso existe a hint.
Imagem
bockyPT
Regular

Registado: segunda abr 11, 2005 19:54

Mensagempor MightyReek » terça mai 26, 2009 21:26

No campo mais de 10m já se torna chatinho... Mas além de 15m é o descalabro...
Na cidade ainda é pior quando temos que andar feitos parvos a meter dedos em tudo o que é buraco...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor htf » terça mai 26, 2009 21:42

No meio do campo, num sitio cheio de arbustos, com uma dica "bush" [}:)] , procurar uma micro e encontra-la a 7 metros do GZ, significa uma área de 196m2. Um gajo já danado ter que procurar uma micro, (ainda não entendi a ideia de esconder micros no meio do campo) agora ter que palmilhar tanto terreno............ :pop:
Imagem
htf
Micro

Registado: quinta abr 24, 2008 12:07

Mensagempor mrwho » terça mai 26, 2009 22:21

htf Escreveu:ainda não entendi a ideia de esconder micros no meio do campo

Duas palavras: "Agulha" e "Palheiro" [:P]
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

Mensagempor papaleguas » quarta mai 27, 2009 00:54

htf Escreveu:No meio do campo, num sitio cheio de arbustos, com uma dica "bush" [}:)] , procurar uma micro e encontra-la a 7 metros do GZ, significa uma área de 196m2. Um gajo já danado ter que procurar uma micro, (ainda não entendi a ideia de esconder micros no meio do campo) agora ter que palmilhar tanto terreno............ :pop:

Uma cache com tampa VERMELHA num arbusto VERDE...não há perdão...

além disso essas contas estão feitas à moda de algo estranho porque não dó 7 metros para cada lado (na melhor das hipóteses seriam 49 m2). Dessas medidas eliminamos dois pontos cardeais por lógica: um porque não há "bush" no meio da estrada e outro ponto cardeal porque não pode estar em propriedade privada. Restam assim 7 metros lineares com arbustos...desses 7 metros só dois arbustos são fechados o suficiente para a cache não se ver. Logo restam apenas sete metritos.

O erro em 7 metros é um erro normalissimo em equipamentos destes. eu já estive em cima do GZ e sem desvios e já estive a cerca de 10 metros.

A parte das micros... é opção. Está lá a dizer que é micro. E é micro porque já me desapareceram tantos containers que eu acho que nas caches cá por setúbal é este o tipo de container que é viavel colocar (só não o fiz na matrix). Há montes de micros no mato... há nanos em sitios onde cabia um camião... opção do owner. Mau seria não estar lá o tamanho do container referido

Nessa cache a dica é que não é realmente muito boa, mas não me lembrei de mais nada (aceito sugestões... e coordenadas mais precisas).

A abertura desta tread nem tem a ver com o vosso comentário na cache (nesto ou noutra), mas sim com vários comentários em várias caches no qual se reclamam justamente os 5, 6 ou 7 metros. Como achei e acho que é um erro normalissimo "sondei" o pessoal porque há de facto formas de tirar coordenadas mais precisas, mas ppara isso tem qe haver por vezes alguma colaboração de quem visita as caches no sentido de enviarem novas coordenadas.

Lembro uma cache do homemdomacaco que esteve meses com um erro de 30 metros e toda a gente referia isso. Mais simples é tirar as coordenadas e mandar. Nós agradecemos :)

Um erro de 10 metros em cidade é mais complicado porque aí damos mais nas vistas, agora no campo... ali não dava mesmo para colocar mais nada. A folha do arbusto há-de cair e depois fico com a cache à mostra :)
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor vsergio » quarta mai 27, 2009 09:46

>= 5metros segue mail para o Bolacha com WPTcode
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor htf » quarta mai 27, 2009 18:42

papaleguas Escreveu:além disso essas contas estão feitas à moda de algo estranho porque não dó 7 metros para cada lado (na melhor das hipóteses seriam 49 m2).

Não estou a referir o "caso" em concreto e as contas, para ser mais preciso seriam num raio de 7metros o equivalente 154 m2 :wink:

Em relação ás micros, na minha opinião, já chegam os locais onde não dá mesmo para colocar outra coisa. As crianças também gostam das "prendinhas" para não falar da troca de tb's e gcoins. :D
Imagem
htf
Micro

Registado: quinta abr 24, 2008 12:07

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes