Pois é... foi o único titulo que me lembrei para colocar neste tópico, ultimamente e com a forte divulgação do Geocaching, pelos meios de comunicação, vimos um forte crescimento de adeptos nesta modalidade, será bom ou será mau?
Será que os "novos iniciados" o fazem pela convivência, pelo passeio com a família, pelas caminhadas e descoberta de novos locais?!
Peço desde já desculpa aos iniciados na modalidade, que são conscienciosos e que se deram ao trabalho de ler as regras do jogo.
Mas ultimamente parece que existe muita gente que começa a praticar Geocaching, apenas pela moda... e não tem o mínimo de respeito pelo trabalho que o owner da cache A, B ou C, teve na sua colocação...
Temos assistido de tudo, desde pedidos de arquivamento, porque a cache "A" não tinha lápis, afia ou porque o logbook estava cheio, levarem a cache "B" para casa porque não lhes apetecia esperar cinco ou dez minutos porque o muggle estava a fumar um cigarrito no local do esconderijo e passados 2 ou 3 dias vão a colocar no local ou simplesmente a escondem onde lhes dá na real gana, porque acham que ali é que é um bom local para estar escondida, sem sequer colocarem uma nota a avisar na pagina da cache em questão.
"Sacar" as caches à descarada sem o mínimo olhar em redor a ver se existe alguém a observar ou até bem pior, quando "tiram" a cache do esconderijo mesmo em frente a uma "catrafada" de muggles (essas já eu vi pessoalmente), só porque não lhes apetece voltar novamente aquele jardim.
Dizer mal da cache "C" só por dizer, quando nem sequer se deram ao trabalho de ler a historia da cache e o que ela representa, muitas das vezes foram horas/dias de trabalho de pesquisa, favores que se pedem à simpática sra. da junta de freguesia, para nos disponibilizar informações relativas a um determinado local, etc...
Logs sem pés nem cabeça, onde os Owners preferiam com toda a certeza que esses fossem apenas: "Found It" mas que tivessem pelo menos um TFTC (Thanks for the cache, em português "Obrigado pela caixa"), sim é a forma de agradecer a quem teve trabalho a esconder a cache.
Já lemos logs, onde "Geocachers" (ou pelo menos intitulam-se) com meia dúzia de founds, falam mal ou dão a entender isso, em caches de companheiros que tão belo serviço tem prestado a esta comunidade, quando vamos a "investigar", apenas se dedicaram a descobrir meia dúzia de urbanas e fáceis (atenção: não as pretendo descriminar) e depois vão fazer uma cache onde tem de passar por meia dúzia de arbustos e vem todos "chatiadinhos", descarregar nos logs, porque partiram o verniz da unha ou cravou um espinho no dedinho...
Mas criticar é muito fácil, mesmo quando o fazemos só por fazer ou porque apenas queremos dar nas vistas...
Já que são tão "inteligentes" pelos mais diversos motivos, desde saberem tirar coordenadas ao "pintelho", saberem qual era o esconderijo indicado a 200%, aquele tamanho de cache é que era o indicado e se calhar em lilás, só me questiono: porque é que ainda não colocaram nenhuma cache vossa?! Pois é dá um trabalho do caraças!!! Mas de língua faz-se muita coisa!!!
Novamente peço desculpa a quem se iniciou agora no Geocaching, mas que o fez pelo gosto da camaradagem, pelo contacto com a natureza... QUE LEU AS REGRAS E TOMOU CONSCIÊNCIA DELAS!
Aos que se inscreveram apenas, porque é cool e está na moda, porque o vizinho também faz, deixa-me então comprar um gps e butes lá...
Tenham o mínimo de respeito por quem faz isto por gosto e perde bastante do seu tempo a esconder uma cache, para ir proporcionar horas de prazer a muitos outros que também o fazem pelo mesmo gosto da aventura...
Querem modas?! Vão tomar chá com as "tias", comprem roupas e sapatos finex, vitonex, etcex... fiquem em casa a jogar PS3, Xbox360... Mas não dêem cabo do trabalho/prazer dos outros.
PS: Nenhum dos casos descritos se passou pessoalmente comigo, são apenas relatos e leituras que temos assistido.
Bolacha