• Anúncios

Menos texto e imagens caches novas

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Menos texto e imagens caches novas

Mensagempor heldinho » quarta set 17, 2008 11:11

boas!!
Talvez possa parecer egoista ou ate pode ser que seja apenas do meu equipamento. Quando envio o file GPX para o Colorado 300, ele apenas lê parte do texto e não passa as imagens, escrevendo apenas os endereços das mesmas. Desta forma, so envia "palha" para o GPS e por vezes não consigo ter acesso a todo o texto da cache.
Esta situação pode ser alterada nas seguintes situações:
Tentar publicar o menos texto possivel nas caches, isto é, muitas caches são "copy paste" de sites, fazendo que se torne uma pagina pesada e enfadonha e tenha problemas com o GPS.
Colocar uma breve descrição do local e o respectivo site onde se retire alguma informação do local talvez seja o suficiente para contornar o problema.
E a colocação de menos fotos possiveis, apenas spoiler e de apresentação.

Não quero desta forma mandar na publicação das caches de cada um, apenas estou a relatar um problema que me tem surgido com a utilização do Colorado 300. Ja enviei o GPS para a assistencia, pois podera ser defeito dele.
Espero opiniões e ideias.

Boas cachadas
Imagem
heldinho
Micro

Registado: segunda mai 12, 2008 16:49

Mensagempor Insano » quarta set 17, 2008 11:56

Não concordo de forma alguma...

Por ex, há caches que têm lendas associadas (Castelo de Faria), que eu gosto de conhecer, por forma a compreender os "mitos" dos locais.

Ps: Só tens que rodar mais a rodinha.... o bug de sobreposição de texto é defeito do colorado e não das páginas.

Além de que nem precisas de ler o texto, visto que a dica e os logs estão separados da descrição.
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor vsergio » quarta set 17, 2008 12:03

epá, sim senhor, é já a seguir... vou apagar o texto das minhas! E coloco a Dica a Bold... ou será que isso não passa tb os Bolds?
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor btrodrigues » quarta set 17, 2008 12:07

A minha posição de moderador neste fórum e o exemplo que tenho que dar aos outros impedem-me de expressar a minha verdadeira opinião relativamente a este importante assunto.

Vou ser extremamente moderado, sendo assim.

Duh
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor heldinho » quarta set 17, 2008 12:21

Insano Escreveu:Não concordo de forma alguma...

...Além de que nem precisas de ler o texto, visto que a dica e os logs estão separados da descrição.

Tens razão. Mas nas muticaches não é transferida toda a informação acerca dos calculos devido ao excesso de texto anterior. Mas eu disse que não queria mandar na publicação das caches de ninguem. Poderá ser um defeito do GPS. Apenas coloquei este post para esclarecimento e obtenção de ideias e opiniões.
Imagem
heldinho
Micro

Mensagempor cmcfaria » quarta set 17, 2008 12:55

É isso, vou filtrar um pouco o texto das minhas caches para satisfazer os meninos dos colorados. E porque não? Só faltava mais essa, isto há cada um!
Imagem
cmcfaria
Small

Registado: terça abr 17, 2007 09:59

Mensagempor Insano » quarta set 17, 2008 13:20

cmcfaria Escreveu:É isso, vou filtrar um pouco o texto das minhas caches para satisfazer os meninos dos colorados. E porque não? Só faltava mais essa, isto há cada um!

Ei! um menino... não são meninos.... deixa o meu bicho em paz! Olha que eu sei onde estão as tuas caches!!! :twisted:
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor the_ateam » quarta set 17, 2008 13:26

Insano Escreveu:
cmcfaria Escreveu:É isso, vou filtrar um pouco o texto das minhas caches para satisfazer os meninos dos colorados. E porque não? Só faltava mais essa, isto há cada um!

Ei! um menino... não são meninos.... deixa o meu bicho em paz! Olha que eu sei onde estão as tuas caches!!! :twisted:

:D

ele diz isso porque não comprou o Colorado, senão a perspectiva era outra!!!

Mas compreendo a dor aqui exprimida que eu já passei pelo mesmo... mas como agora não vejo bolha no display :roll:
the_ateam
Regular

Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor alieri » quarta set 17, 2008 15:42

Já ouvi alguém dizer que havia um bug como o referido pelo heldinho num desses GPS novos, todos XPTO, e que esse bug teria sido corrigido com o novo firmware. Caso seja o caso do teu, já testaste essa opção?

Enquanto geocacher paperless, percebo o ponto de vista do Heldinho, pois embora obtenha o GPX todo e já saiba como sacar também os spoilers para o PDA, o que acontece é que algumas listings têm uma formatação que se perde e que confunde o texto todo (uso o cachemate no PDA, que transforma o HTML em texto simples).

Este facto complica-me por vezes (poucas felizmente) a tarefa de entender os cálculos pedidos numa multi-cache.

Há algumas práticas que poderiam facilitar a vida nestes casos. Deixo alguns exemplos:
- não usar tabelas.
- separar o texto PT do ENG, em vez de os intercalar.
- dar o nome de spoiler a uma foto spoiler em vez "a cache está aqui" pois o spoilerSync procura fotos marcadas como "spoiler" apenas.
- meter o texto dos cálculos das multis entre tags html PRE para manter a formatação tal e qual.

Quanto ao texto das listings...isso é outra guerra. O owner é que deve decidir o que é pertinente ou não. Mas é verdade que há textos que não interessam ao menino Jesus :)
Editado pela última vez por alieri em quarta set 17, 2008 15:51, num total de 2 vezes.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor prodrive » quarta set 17, 2008 15:46

alieri Escreveu:Quanto ao texto das listings...isso é outra guerra. O owner é que deve decidir o que é pertinente ou não. Mas é verdade que há textos que não interessam ao menino Jesus :)

O que é que tens contra os textos das caches do Menino Hugo Jesus?
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor alieri » quarta set 17, 2008 15:52

eu nada, a ele é que não lhe interessam :)

Estava mesmo à espera dessa...
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor heldinho » quarta set 17, 2008 15:55

alieri Escreveu:Já ouvi alguém dizer que havia um bug como o referido pelo heldinho num desses GPS novos, todos XPTO, e que esse bug teria sido corrigido com o novo firmware. Caso seja o caso do teu, já testaste essa opção?...

Sim, tinha instalado a versão mais recente disponivel pela Garmin.
Mas já enviei o GPS para a Garmin para detectar o problema que possa existir.
Imagem
heldinho
Micro

Mensagempor SMF Team » quarta set 17, 2008 19:01

Bem nós agora practicamos geocaching com um Garmin Colorado 300 e das poucas vantagens que vejo no GPSr é de facto de se poder fazer paperless.

Quando o comprei não foi só por causa disso!
Para fazer paperless há decerto melhores opçoes, pois o colorado é um GPS e não um mini computer.

Quando tenho que fazer uma multi, levo sempre os papeis :D e acho que não ha necessidade de reduzir textos ou retirar imagens que tao bem ficam na pagina da cache e que descrevem a causa dela.

Perfiro fazer caches com um Colorado e papel (pela a sua causa) do que fazer as que não tenham qualquer causa (geo ou historica) como algumas que de vez enquando lá aparecem :roll: , .

O Colorado é um bom GPSr, como todos os garmin's que tive e tenho.

Não é perfeito, e pelos vistos não é tão robusto como o anunciam!

Tambem tenho duvidas se a questão é do colorado ou é das pocket query pouco desenvolvidas visto que a questão das fotos era possivel contornar.

Cumprimentos,
SMF Team
Imagem
SMF Team
Regular

Registado: domingo ago 03, 2008 08:38

Mensagempor clcortez » sexta set 19, 2008 21:31

Podem a seguir chamar-me velho, puritano ou simplesmente saudosista, não faz mal.

Quando comecei não haviam PDA's com paginas de caches ou até listas e mapas de caches. Ao carregar no GPSr as coordenadas pouco mais para além do nome da cache, tudo o resto teria que ir em papel.
Pessoalmente também não concordo em absoluto com a utilização do papel, mesmo que em print friendly, a não ser que seja uma versão muito reduzida e aproveitada dos dois lados, claro.

A utilização de todos os gadget's no apoio ao Geocaching veio potenciar as caçadas massificadas, do género "chegar, logar e bazar". É pena.

É por isso que cada vez mais alguns se afastam do que são os procedimentos da maioria nesse aspecto. Nunca, mas nem pensar, alterar o texto de uma cache (ou tabelas, ou código, ou o que seja) para que seja gadget-friendly. Mais certo seria alterar para colocar o texto em inglês (mas sem os fundamentalismos que há por aí), ou colocar informação útil.

Cláudio Cortez
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor ajsa » sexta set 19, 2008 21:40

Concordo com o Cláudio!

Confesso que existem caches que leio o seu texto na diagonal porque não são dos meus temas favoritos, mas também é completamente verdade que uma grande parte delas leio a listagem na totalidade com atenção e interesse principalmente quando transmitem alguma história sobre a própria cache.

Existe um outro tipo de caches que, para além de as ler com muita atenção e dedicação, faço investigação sobre o assunto antes e depois de as visitar: as Earth Caches, umas das minhas favoritas!

Tenho conhecimentos para manipular a meu belo prazer a informação que extraio e disponibilizo no GPSr, mas não dispenso uma folhinha de rascunho com informação importante resumida manualmente por mim. É o trabalho de casa. :)
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes