• Anúncios

Quatro Bons Hábitos Perdidos com o Tempo

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Quatro Bons Hábitos Perdidos com o Tempo

Mensagempor Torgut » sexta ago 02, 2013 00:12

O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Quatro Bons Hábitos Perdidos com o Tempo

Mensagempor adolfo dias » sexta ago 02, 2013 00:19

Apesar de ser novo no jogo tenho de :clap:

A parte da conversa tb me posso incluir, pq n sou um tipo de mts palavras, mas de resto so posso concordar
adolfo dias
Micro

Registado: domingo fev 03, 2008 11:44

Mensagempor lynxpardinus » sexta ago 02, 2013 05:49

4 bons pontos, na minha opinião.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor andreia238 » sexta ago 02, 2013 08:12

Muito bons habitos :clap: texto muito bem escrito
andreia238
Micro

Registado: sexta jul 26, 2013 10:09

Mensagempor Torgut » sexta ago 02, 2013 09:35

Obrigado pelas palmas. Adolfo, se és um tipo de poucas palavras não acho que te possas incluir. O artigo é sobre hábitos mudados, e no teu caso é uma questão de personalidade. O que me incomoda é ver as alterações, o hábito engraçado de conviver um bocado na rua, entre cachadas, que quase deixou de existir segundo a minha (algo extensa) experiência.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor dupladepeso » sexta ago 02, 2013 10:56

Não sou nem de longe dos mais antigos, começámos em 2008 mas de facto as coisas eram diferentes...

Se sinto saudades? Sim sinto...

Das coisas que sinto mais saudades é de haver menos gente... isto pode parecer parvo, mas é verdade. havia menos gente, havia menos caches, faziamos 1h de carro para encontrar uma lock&lock normal, mas que na altura era um tesouro. Devíamos fazer com sorte umas 10 caches por dia, hoje se fazemos (numa saída de dia inteiro) menos de 20 parece que é pouco.
Das coisas que sinto também mais saudades é do respeito pelos locais. Existem centenas de pequenas igrejas, fontes, fortes e castelos que estão com caches, mas poucos (hoje em dia), têm o devido respeito.
Eu entendo que se criem caches para o número, PT's para o desafio fisico (ou mental já nem sei), mas criar nano coisas e cenas em fortes (por ex) é uma coisa que não me cabe na cabeça.
As trocas... que saudades e nem falo de TB's e GC's. Lembro-me de levar o meu sobrinho a fazer caches e ele tinha um mega container cheio de brinquedos que tinha arranjado para fazer trocas. Sempre que chegávamos a uma e ele a descobria, a primeira coisa que fazia era trocar alguns bonecos e fazer um desenho no logbook.
Depois cansou-se, quando o levava só encontrávamos Micros, dos containers maiores só havia lixo e ele cansou-se de ser sempre ele a deixar items para troca e nunca levar nada de recordação.
Eu pelo menos fiquei "marcado" com alguns items para troca da altura, lembro-me bem das colheres da "Confraria da Colher", dos smilies da SmileTeam, aquela flor dos Gardunha, das fitas da Optimus do WebXXI (acho), das pedrinhas que várias teams escreviam lá os seus nomes...

Sinto saudades sim, mas admito também que não faço muito para voltar atrás, o dia-a-dia de caches tem se revelado diferente.

Pode ser que ao ler o teu Post inicial, tenha criado em mim/nós uma necessidade de rever a forma como fazemos geocaching.

Obrigado pelo post e pela reflexão.

Cláudio
dupladepeso
Micro

Registado: segunda jan 04, 2010 12:52

Mensagempor RuiJSDuarte » sexta ago 02, 2013 12:51

(mais) Um bom texto, pleno de razão e com refexões fáceis de verificar no "terreno".

Sendo eu de inicios de 2010 vim cá para mesmo, mesmo no virar da página, para pior...
Basta ver que a primeira das 653 caches colocada por um Geocacher da localidade contigua à minha foi colocada em Maio desse mesmo ano... e que o pessoal da Geocacherzone ainda só tinha colocado cerca de uma vintena de caches...
Estamos a falar de cerca de 1000 a 1100 caches (só destes dois users) a menos na altura que me registei, muitas na zona de Loures, Mafra e Lisboa... e que as primeiras dezenas de caches que encontrei eram de um destes: Arquelobo, CLcortez, touperdido, BTrodrigues, almeidara, PLnauta, Meninosousa, Peter!, rcarmo, Heróis do Mar, Lobo Astuto... quem aqui conhece "a obra" destes na zona (e neste forum serão muito) sabe o que se encontrava na altura e o que nos espera agora...
Abria o mapa e via aventuras... as ...Where, as do Cláudio, a subida infernal de bike para a ... e tudo o vento levou do touperdido. Agora abro o mapa e não consigo identificar onde ficam essas caches no meio de tantas outras... lembro-me de me dizerem num forum para assinar o serviço da GS porque podia retirar do mesmo os meus founds!!! E que isso me iria fazer falta. [:O] e tinham razão.

Sendo meio bicho do mato não sou de grandes palavras, ao vivo, que aqui "falo" muito, e tenho poucos conhecidos nisto (também não vou a eventos) mas dos que conheço recordo-me de alguns minutos (horas) bem passados a trocar algumas impressões.

Em relação ás caches em si, não as encontrava sem logbook ou material de escrita e regra geral tinham "cenas" para a troca... geralmente ando com algumas moedas antigas ou tagobugs personalizados para colocar nas caches mas raramente tiro alguma coisa, até porque não costumam ter nada, mesmo as de tamanho grande. Nunca escrevi grande coisa nos logbooks, mais para não ocupar espaço de que por outra coisa mas gosto de ler uma duzia deles quando encontro alguma cache antiga com o original.

As coisas mudaram muito em três anos, isso é certo... provavelmente muitos dos que apareceram a partir de 2011, pelo menos cá pelo Distrito, não julgará que as coisas estão piores ou melhores e sim que "é assim, é isto que temos".
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor moklin » sexta ago 02, 2013 13:06

mesmo sendo novo nisto, concordo com os quatro pontos, é notório que o pessoal abusa numas partes e noutras foge...já encontrei com varias cachers e poucos são os que querem procurar as caches juntos e inda menos os que querem 1 dedo de conversa...até me parecem anti-sociais...
moklin
Micro

Registado: terça jul 19, 2011 18:34

Mensagempor hfilipe » sexta ago 02, 2013 13:54

Torgut, ainda há pouco falavas que o geocaching é uma atividade solitária:
Torgut Escreveu: Considero o acto de geocacher intrinsecamente solitário. O que é que se quer dizer ao certo com "I found it" quando se escreve um log? Tanto quando sei "I found it" significa "EU encontrei". Se for um grupo de gente, só um encontra realmente a cache e não gosto mesmo nada de ser envolvido nessa confusão. Ou encontro ou não encontro. Lá está, geocachar é um acto individual. Posso estar com mais uma ou duas pessoas que nao sejam geocachers mas estar com outros jogadores implica-me profundamente com os nervos.

e agora queixas-te que já ninguém quer ir cachar contigo? :twisted:

Pequenas provocações há parte, acho que é óbvio que o geocaching mudou nos últimos anos. Tornou-se mais moderno, mais rápido, mais stressado e stressante e com ênfase na velocidade dos números. É essa a resposta que encontro para o estado atual, a pressa em descobrir muitas caches, em escrever um rabisco num bocado de papel e partir para a próxima!
É claro que continua a haver quem ainda pratique geocaching "à antiga", com tempo para escolher as caches a procurar, para saborear os locais que nos mostram, para tirar algumas fotos e escrever logs com mais que meia dúzia de carateres. Mas é mais difícil de os encontrar no meio da multidão.

RuiJSDuarte, esses números de caches colocadas nos últimos anos são impressionantes e acho que se repetem, embora com menor intensidade, no resto do litoral do país. Há certas zonas em que, no mapa das caches, já não se vê o mapa, apenas os ícones, sobrepostos uns nos outros.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor RuiJSDuarte » sexta ago 02, 2013 14:23

Acho que o Torgut se está mais a referir ao pessoal que encontra pelo caminho do que às cachadas conjuntas per si.
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Mensagempor Torgut » sexta ago 02, 2013 14:42

hfilipe Escreveu:e agora queixas-te que já ninguém quer ir cachar contigo? :twisted:

Filipe como sabes não é absolutamente de nada disso que me queixo no texto. Mesmo com o smiley, foi um torpedo muito defeituoso :-P

E gostava de salientar uma coisa: por esta vez não me interessava ir pelo caminho de "no meu tempo é que era bom". Quis abordar quatro aspectos muito específicos que creio ser consensualmente vantajosos, que se perderam (isso do consensualmente já nem sei... desde que alguém me disse que achava melhor escrever um DNF e depois um Needs Maintenance em vez de simplesmente clickar de cruzinha e dizer que o DNF devia ser considerado ao mesmo tempo um Needs Maintenance, já não percebo nada de lógica).
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor hfilipe » sexta ago 02, 2013 14:50

Tal como escrevi, foi uma pequena provocação.
Eu percebi que te queixaste da falta de sociabilidade dos geocachers quando se encontram em plena atividade.

Ainda não tive muitos "encontros imediatos" mas costumo apresentar-me e dar dois dedos de conversa. Até agora tenho sido correspondido com boa disposição e simpatia.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor RuiJSDuarte » sexta ago 02, 2013 14:59

Por acaso é uma coisa que me faz alguma confusão é a falta de mais algumas opções nos logs... só peço manutenção quando encontro a cache pelo que devia existir essa opção, um pedido de manutenção que contasse como found e outras variantes.
No Dakota10 isso funciona assim (salvo grande erro), se fizer primeiro o registo como needs maintenance vai para as encontradas... ou será que é para as "não tentadas" [mistery-]
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Mensagempor andreia238 » sexta ago 02, 2013 15:17

Eu um dia destes dei duas entradas, uma a dizer found e outra a dizer que precisava manutençao... nao e suposto ser assim?
andreia238
Micro

Registado: sexta jul 26, 2013 10:09

Mensagempor Torgut » sexta ago 02, 2013 15:20

Andreia... sim... isto foi um desabafo paralelo para coisas sem defesa que são defendidas por algum. A questão é que se encontrares um sitio sem a cache, tens que fazer (ou deverias fazer) um DNF e a seguir um Needs Maintenance. Tal como dizes. E eu sugeri, numa altura em que se podia fazer sugestões para mudanças e melhorias no website, que no DNF houvesse uma opção para duplicar esse log como Needs Maintenance. Tipo uma cruzinha. Para não ter que se fazer dois logs que provavelmente serão iguais. Parece-me literalmente consensual, mas alguém conseguiu discordar disso.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes