• Anúncios

Sobre a dificuldade e o terreno

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Sobre a dificuldade e o terreno

Mensagempor tmob » sexta ago 13, 2010 19:56

Torgut Escreveu:
tmob Escreveu:Puseste em causa se existia algum geocacher de cadeira de rodas.

Engraçado. Não me recordava de ter escrito isso, e mesmo depois de reler o meu post várias vezes continuo sem ver tal coisa escrita. Era uma boa ideia ler com atenção - e nem é precisa muita - antes de comentar participações.

Torgut Escreveu:Não conheço nenhum geocacher de cadeira de rodas. Tenho até dúvidas se existirá algum em todo o país.

Ter dúvidas da existência é assim tão diferente de por em causa?

Torgut Escreveu:
tmob Escreveu:Mesmo que seja para uma minoria, ou até mesmo no limite apenas para esta senhora, considero uma preocupação válida. Como aliás o são as preocupações com a mobilidade das pessoas.

Sim, faz todo o sentido adulterar todo um sistema, utilizado vários milhares em prol de UM. Que na realidade parece nem existir (e isto, de novo, falando de Portugal apenas).

Para quê construir rampas de acessos se os outros conseguem subir as escadas?

Torgut Escreveu:Agora, se me apresentarem um atributo que diga se sim ou se não a cache é practicável por pessoas em cadeiras de rodas, ai sim, faz todo o sentido, e serei o primeiro a usá-lo escrupulosamente em todas as minhas caches. Agora, inflacionar artificialmente o grau de terreno, não.

Concordo integralmente. Era sem dúvida uma melhor solução, e substancialmente mais útil. Porque não fazes a sugestão no feedback da groundspeak?
Imagem
tmob
Regular

Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Mensagempor Torgut » sexta ago 13, 2010 20:59

tmob Escreveu:
Torgut Escreveu:
tmob Escreveu:Puseste em causa se existia algum geocacher de cadeira de rodas.

Engraçado. Não me recordava de ter escrito isso, e mesmo depois de reler o meu post várias vezes continuo sem ver tal coisa escrita. Era uma boa ideia ler com atenção - e nem é precisa muita - antes de comentar participações.

Torgut Escreveu:Não conheço nenhum geocacher de cadeira de rodas. Tenho até dúvidas se existirá algum em todo o país.

Ter dúvidas da existência é assim tão diferente de por em causa?

Torgut Escreveu:
tmob Escreveu:Mesmo que seja para uma minoria, ou até mesmo no limite apenas para esta senhora, considero uma preocupação válida. Como aliás o são as preocupações com a mobilidade das pessoas.

Sim, faz todo o sentido adulterar todo um sistema, utilizado vários milhares em prol de UM. Que na realidade parece nem existir (e isto, de novo, falando de Portugal apenas).

Para quê construir rampas de acessos se os outros conseguem subir as escadas?

Torgut Escreveu:Agora, se me apresentarem um atributo que diga se sim ou se não a cache é practicável por pessoas em cadeiras de rodas, ai sim, faz todo o sentido, e serei o primeiro a usá-lo escrupulosamente em todas as minhas caches. Agora, inflacionar artificialmente o grau de terreno, não.

Concordo integralmente. Era sem dúvida uma melhor solução, e substancialmente mais útil. Porque não fazes a sugestão no feedback da groundspeak?

1) Tenho dúvidas da existência e ponho em causa que haja, em Portugal. Foi o que escrevi em primeiro lugar.

2) As rampas de acesso servem os xxxxxx mil deficientes motores que circulam pelo nosso país. Diferente de fazer algo numa cache para servir os zero deficientes motores que a irão procurar. Ou um, um dia, lá longe, quando um deficiente motor geocacher estrangeiro venha a Portugal. Ou aparecer um português. De resto, as probabilidades podiam ser avaliadas, com algum trabalho. Há 10 milhões de portugueses. Destes, não sei quantos terão a infelicidade de depender de uma cadeira de rodas para se movimentarem. 0,50% ? Bom, dos 10 milhões de portugueses, quantos fazem Geocaching? 0,01% ? Quais serão as probabilidades de ter um Geocacher de cadeira de rodas a fazer Geocaching? Justifica que se adulterem os padrões de avaliação de terreno para lhe facilitar apenas um pouco a vida? Na minha opinião, não.

3) Já coloquei duas sugestões lá. Uma dizem que será aplicada um dia destes, quando tiverem vagar. A outra acho que nem comentaram. Já perdi o tempo que tinha a perder quando num dia de optimismo acreditei que a GS tinha decidido dar ouvido à vontade dos seus "accionistas".
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor pxlobo » sexta ago 13, 2010 22:34

Pois sim !!! Está-me cá a parecer que esta vai dar pano para muitas mangas !!!

Tudo muito lindo o até aqui referido, mas até me rio ao consultar algumas "habilidades" :shock: ... Até bem recentes !!!

apareça com o seu animal de estimação no GZ ... :mrgreen:
A vossa primeira missão é tentar chegar ao piso superior ... :idea:

Entre outras [:D] !!!
.
Imagem . . . . Não leves a vida tão a sério... Afinal nem sairás vivo dela ... . . Imagem
pxlobo
Regular

Registado: domingo jan 07, 2007 18:58

Mensagempor mrwho » sábado ago 14, 2010 15:24

Não compreendo o porquê de tanta discussão. A meu ver, o sistema que uso para classificar as minhas caches - o questionário da groundspeak - pode não ser perfeito (como já foi aqui comentado) mas é uma das formas possíveis de classificar as caches e não será, decerto, a pior.

Mas o mais importante é que se, apesar de todas as suas imperfeições, toda a gente usasse esse sistema para classificar as caches, decerto que seria mais fácil a quem vai procurar a cache saber com o que contar, visto que toda a gente se guiaria pela mesma bitola.

Da forma que está agora - como se pode ver pela discussão corrente - só se pode comparar a um mundo onde cada um usa a sua medida - eu uso metros, aquele mede em jardas, o outro usa polegadas, aquele outro ali guia-se pelos "cagagésimos", o lá de traz usa braças - e obviamente que ninguém se entende.
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

Mensagempor Torgut » sábado ago 14, 2010 19:21

MrWHo... a tua lógica parece-me irrepreensível mas contudo subestima um elemento determinante: a incapacidade do sistema recomendado pela GS em classificar alguma coisa. É assim como se dissesse: para classificar o terreno e dificuldade das nossas caches vamos lançar dois dados. Assim, usamos o mesmo critério, e pelo menos fica tudo nivelado. Só que nem o sistema recomendado nem os dados servem para muito nesta matéria.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor mrwho » sábado ago 14, 2010 23:42

Penso que o problema do questionário da GS apenas se resume ao facto de algumas das perguntas serem algo subjectivas.

Se em relação ao terreno ser bastante simples (só temos de olhar para o terreno da cache e responder às perguntas colocadas de acordo com o que estamos a ver), em relação à dificuldade já depende da pessoa que a esconde (se a cache é fácil de encontrar ou não, por exemplo).

Mas ainda assim defendo que é preferível uma organização imperfeita do que uma anarquia sem quaisquer critérios comuns.

O problema é que subestimo ainda outro factor mais decisivo do que aquele que apontas - a natureza humana! :)
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

Mensagempor Torgut » domingo ago 15, 2010 11:43

tmob Escreveu:

E não é que o atributo existe!? Sendo assim, então, é que não tenho qualquer dúvida - mesmo a nivel global, para além do nosso país - que incrementar meia estrela é um absurdo.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor manelov » domingo ago 15, 2010 12:07

Torgut Escreveu:E não é que o atributo existe!? Sendo assim, então, é que não tenho qualquer dúvida - mesmo a nivel global, para além do nosso país - que incrementar meia estrela é um absurdo.

E alguém liga a meia estrela? [}:)]
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor manelov » domingo ago 15, 2010 12:15

Um dia fiz duas caches do mesmo autor. Uma que estava com terreno 3, só não era acessivel a cadeira de rodas porque estava no chão, Outra que estava com terreno 1, para a alcançar era preciso trepar para um parapeito com 20cm de largura, situado a 2m do chão e fazer 5 ou 6 metros nesse parapeito, agarrado às saliências da parede para alcançar a cache.
Se utilizassem o sistema proposto, por muito mau que seja, evitava disparidades destas.
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor lynxpardinus » segunda ago 16, 2010 17:16

Se todos utilizássemos um sistema comum e conhecido, isso facilitaria bastante a busca. No entanto, aposto que continuaria a manter a minha percentagem de DNFs...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor alieri » segunda ago 16, 2010 18:43

Será que a solução - para ter caches melhor classificadas - passaria por ter o método de classificação da Dif/Ter mais evidente, ao invés daquele semi-invisível link no formulário de submissão de nova cache?
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Torgut » segunda ago 16, 2010 22:48

No que me diz respeito, passaria por um método decente. Com questões decentes, em número decente e com mais senso comum.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quinta ago 26, 2010 16:07

Respondendo a uma das perguntas iniciais, acabei de alterar o nível de dificuldade de uma das minhas caches (que estava completamente desajustado da realidade e que, por acaso, até pensava que já tinha mudado há uns anos). Ou seja, sim, se acham que alguma das classificações não faz sentido, não há nada como dizê-lo ao owner.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes