• Anúncios

A minha primeira vez

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

A minha primeira vez

Mensagempor JoaoVr » domingo dez 20, 2009 01:00

Boas Noites,

Hoje tive a minha primeira experiência com o Geocaching e a coisa não correu lá muito bem. Bem, acho que fiz o trabalho de casa minimamente bem feito, já conhecia o Geocaching à algum tempo, li alguns fóruns, wikis, tinha mais ou menos a ideia do que me esperava, ganhei coragem e decidi experimêntar.

Consultei as caches no Geocaching.com, escolhi 3 aqui pertinho de casa, sítios já conhecidos, admito que li a descrição, o spoiler e grande parte dos comentários. Apontei num papel as coordenadas, o spoiler e outras informações que encontrei e fui a procura delas.

O equipamento não era mais adequado, tenho um Nokia com GPS interno e tinha visto no fórum, tanto neste como no do Geocaching.com que alguma gente usava estes equipamentos para estes fins. Instalei o Locify, o AFTrack e outro compasso que encontrei mas nada me valeu.

Bem, o GPS não serviu de grande coisa, sempre o usei para conduzir e nunca dei pelo enorme erro que aquilo pode dar. Tanto me dava num ponto como outro a 10 metros de distancia.

Das 3 caches não encontrei nenhuma. E elas estão lá, pelo menos foram visitadas as 3 nos últimos 10 dias. Bem, fiquei um pouco desanimado, as 3 caches eram de dificuldade fácil e eu não dei com nenhuma.

Pedi ao meu irmão o GPS "dinossauro" que ele tinha na gaveta, um Magellan SporTrak a ver se melhora um pouco mais a precisão que preciso. Agora o meu jeito já não sei se vai lá, começar isto do zero é um pouco estranho, não conheço mesmo ninguém que faça isto.

Como foram as vossas primeira vez? Algum conselho que possam dar ao inexperiente?
Imagem
JoaoVr
Micro

Registado: quinta dez 10, 2009 03:54

Re: A minha primeira vez

Mensagempor alieri » domingo dez 20, 2009 01:48

Primeiro conselho: não desanimes, isto é um jogo, às vezes ganha-se e encontra-se a cache, noutra acontece o contrário. Com a prática verás que as vezes que "ganhas" são infinitamente maiores do que as que "perdes".

Aposto que o problema é este: o GPS que está integrado no teu telemovel está feito para usar no carro, onde a velocidade de deslocação é grande, comparando a quando andas a pé (ou Static Navigation). Ou seja, abaixo da velocidade x, o GPS tem dificuldade em perceber que mudaste de posição. A alternativa passa por andares mais depressa ou correres à maluca, mas sempre distâncias consideráveis (se deres dois passos para o lado, mesmo que rápidos, ele vai pensar que estás no mesmo sitio).

Algo me diz que te vais dar melhor com o tal dinossauro, uma vez que é feito, não para o carro, mas para andar a pé, ou de bicicleta, e qualquer alteração no teu posicionamento será imediatamente detectada pelo GPS.

Finalmente... isto vale quer para o sportrack quer para o nokia: Estás a 100 ou 50 metros da cache. A seta aponta determinada direcção. Tiras a olho a medida à distância que falta e tentas ir a uma velocidade constante sempre na direcção que a seta aponta.
Quando estiveres a uns 10/20 metros já vês mais ou menos onde pode ser o esconderijo (com a prática vais ver como é assim, às vezes, pelo menos :) ). Quando estás muito perto, então é altura de meter o GPS no bolso e procurar a cache. SE tiveres spoilers então, é tiro e queda.
claro que tudo isto é falando em geral, há casos mais ou menos bicudos :)

Também podes ver na secção "Eventos" quando é o próximo encontro de geocachers mais perto de onde vives e vais até lá conhecer mais uns maluquinhos por tamparués
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor vasconde » domingo dez 20, 2009 14:06

Olá.

Trata-se apenas de falta de experiência. Penso que estás a complicar.
Eu uso um nokia navigator 6110 desde sempre, ao inicio também achava que não tinha precisão suficiente e que precisava de um GPSr a sério mas com o passar do tempo apercebi-me que não valia a pena. Nunca instalei software adicional e encontro sempre todas a caches (com algumas excepções, mas não devido ao GPSr).

Na minha primeira incursão também não achei nada mas depois de encontrada a primeira nunca mais tive problemas de maior. A primeira vez é sempre a mais complicada (Não só para o Geocaching [;)]).
Só não tenho mais caches descobertas por falta de tempo. Experimenta começar por caches de tamanho regular que essas são de caras, as micros, para principiantes, tornam-se frustrantes, principalmente se forem nanos.

Nota: Se usas um nokia navigator 6110 uma ferramenta ideal para o geocaching é o Menu->Aplicações->Dados GPS. (Coloco todas as coordenadas das geocaches como Macros).
Imagem
vasconde
Small

Registado: domingo mar 08, 2009 14:06

Mensagempor JoaoVr » domingo dez 20, 2009 16:09

Obrigado pelas dicas.

As caches de ontem: GC1TN45 GC19DTJ e GC19DTA (2 Micro + 1 Small).

Hoje vou experimentar esta: GCY1ME (Regular).

Acho que vou levar os dois GPS para ver qual dos dois mais me agrada.

O software original do meu Nokia pede-me as coordenadas em 3 possíveis formatos que são diferentes dos que oferecem no Geocaching.com

Nokia:
DDDº MM' SS.SS"
DDDºMM.MMMM'
DDD.DDDDº

Geocaching.com:
Normal GPS Coordinates (WGS84 Datum)
Decimal
DDD MM.MMM
DDD MM SS.SSS

Older Datum (NAD27)
DECIMAL
DDD MM.MMM
DDD MM SS.SSS

UTM (WGS84 Datum)

British Grid
Imagem
JoaoVr
Micro

Mensagempor Sagitario » domingo dez 20, 2009 16:22

Boas.

Para o teu nokia usa as coordenadas fornecidas nas caches no 2º formato (DDDºMM.MMMM) e não preenches a 4ª casa decimal ou então coloca um 0 (zero).

Digo-te isto pk o OziExplorer, que eu uso no meu pda, neste formato DDDºMM.MMMM tb pede 4 casas decimais nas decimas de minuto, e eu não a preencho. E fora uma excepção em que errei mais de 250m, tenho sempre dado conta do recado.

Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor RaspaPT » domingo dez 20, 2009 19:38

Hehe, acontece.

Na minha primeira cache estivemos 6 marmanjos atrás de uma cache, a procurar no sítio certo e nada. Voltei lá uns meses mais tarde e não demorei 15 segundos a econtrá-la.

A experiência aqui conta muito, e o difícil é começar. Vê também se convences alguém a ir contigo. 2 pessoas sempre procuram melhor do que uma. Evita as micros e nanos. Mete as coordenadas no google maps para teres uma noção do local onde a cache pode estar (Mas não te fies muito, porque os erros às vezes são de 20-30 metros).

Se fores da zona do Porto ou arredores avisa que eu faço-te companhia um dia destes.

Mas não desanimes. Vais ver que quanto encontrares a primeira vais ficar mais contente que um miúdo na noite de Natal.

Boa sorte para as próximas. E não desistas que depois de começar vais ver que nunca mais páras
RaspaPT
Small

Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Mensagempor vasconde » domingo dez 20, 2009 21:52

JoaoVr Escreveu:Nokia:
DDDº MM' SS.SS"
DDDºMM.MMMM'
DDD.DDDDº

Geocaching.com:
Normal GPS Coordinates (WGS84 Datum)
Decimal
DDD MM.MMM
DDD MM SS.SSS

Older Datum (NAD27)
DECIMAL
DDD MM.MMM
DDD MM SS.SSS

UTM (WGS84 Datum)

British Grid

DDDº MM' SS.SS" --> DDD MM SS.SSS

DDDºMM.MMMM' --> DDD MM.MMM

DDD.DDDDº --> Decimal

Quando vês que não tem casas suficientes só tens de arredondar ou truncar. ;))
Imagem
vasconde
Small

Registado: domingo mar 08, 2009 14:06

Mensagempor Torgut » segunda dez 21, 2009 00:04

JoaoVr Escreveu:Boas Noites,
Consultei as caches no Geocaching.com, escolhi 3 aqui pertinho de casa, sítios já conhecidos, admito que li a descrição, o spoiler e grande parte dos comentários. Apontei num papel as coordenadas, o spoiler e outras informações que encontrei e fui a procura delas.

O equipamento não era mais adequado, tenho um Nokia com GPS interno e tinha visto no fórum, tanto neste como no do Geocaching.com que alguma gente usava estes equipamentos para estes fins. Instalei o Locify, o AFTrack e outro compasso que encontrei mas nada me valeu.

Bem, o GPS não serviu de grande coisa, sempre o usei para conduzir e nunca dei pelo enorme erro que aquilo pode dar. Tanto me dava num ponto como outro a 10 metros de distancia.

Das 3 caches não encontrei nenhuma. E elas estão lá, pelo menos foram visitadas as 3 nos últimos 10 dias. Bem, fiquei um pouco desanimado, as 3 caches eram de dificuldade fácil e eu não dei com nenhuma.

Pedi ao meu irmão o GPS "dinossauro" que ele tinha na gaveta, um Magellan SporTrak a ver se melhora um pouco mais a precisão que preciso. Agora o meu jeito já não sei se vai lá, começar isto do zero é um pouco estranho, não conheço mesmo ninguém que faça isto.

Como foram as vossas primeira vez? Algum conselho que possam dar ao inexperiente?

1) A minha primeira não foi muito diferente da minha última. Acho que seria absurdo dizer que ao fim de quase 2500 caches não aprendi nada. Aprendi. Há tipos de containers que se tornaram conhecidos e o achamento de novas caches baseadas em tais containers torna-se mais rápido. Mas a diferença entre as minhas pesquisas hoje e há cinco anos não é significativa. Continuo a não encontrar muitas caches, e arriscaria dizer que a taxa de sucesso se mantém idêntica. O tempo necessário para um achamento é que é capaz de ter diminuido. O que eu aprendi foi a ler melhor, muito melhor, os sinais de desaparecimento de uma cache. Ao início, não encontrava, concluia logo que ela já era. Agora é preciso mais para chegar a essa conclusão.

2) Pois o SporTrak pode ser obsoleto, mas quer-me parecer que mesmo assim será de infinita mais utilidade para este trabalho do que o Nokia. É assim... pega num ex-pugilista com 60 anos de idade e põe-o à luta com um caixinha de óculos intelectualoide, tipo Nuno Markl, de 24 anos.

3) Podes simplesmente não ter vocação. Não é vergonha nenhuma, e depois de ver muita gente a fazer Geocaching tenho agora a certeza que o factor vocação existe e é importante. Há pessoas que levo a cachar e ficam completamente perdidas, mesmo depois de lhes explicar bem como é: não sabem procurar, não têm a imaginação para ver possíveis esconderijos, andam às apalpadelas, metem as mãos mesmo junto à cache e depois afastam-se.... outras, com menos explicações, chegam ao terreno e movimentam-se como Geocachers experientes, procurando nos esconderijos prováveis e encontrando as caches em três tempos.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Sagitario » segunda dez 21, 2009 01:37

Torgut Escreveu:...

3) Podes simplesmente não ter vocação. Não é vergonha nenhuma, e depois de ver muita gente a fazer Geocaching tenho agora a certeza que o factor vocação existe e é importante. Há pessoas que levo a cachar e ficam completamente perdidas, mesmo depois de lhes explicar bem como é: não sabem procurar, não têm a imaginação para ver possíveis esconderijos, andam às apalpadelas, metem as mãos mesmo junto à cache e depois afastam-se.... outras, com menos explicações, chegam ao terreno e movimentam-se como Geocachers experientes, procurando nos esconderijos prováveis e encontrando as caches em três tempos.

Ora boas.

Não posso estar mais de acordo com estas palavras do torgut.
Se ouvesse um ranking de founds por cabeça para nós Sagitários, eu perdia e por larga margem, não obstante fui eu que comecei com este jogo e que arrastei a minha Sagitária para ele. Contudo é ela que tem o "olho" para as caches.

Quanto ao GPS, eu comecei com um Garmin III plus. e não foi por isso que andei à nora na minha primeira cache e que na segunda só a encontramos 2 semanas depois de lá termos estado.

E caches "mini" deixa para depois, concentra-te em caches maiores ;)

Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor t@ndre » segunda dez 21, 2009 13:46

um outro possivel conselho é talvez começares por caches fora da zona urbana, pois estas têm de estar bem mais escondidas do que restantes devido aos muggles
t@ndre
Large

Registado: terça mar 25, 2008 14:23

Mensagempor Insano » sexta dez 25, 2009 16:58

Ela estava prostada.. ai não era isso...
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor JoaoVr » domingo dez 27, 2009 21:29

Boas,

Já comecei a encontrar umas caches! ;) A GCY1ME e a GC19DT2 respectivamente, ambas situadas no parque Corgo cá em Vila Real, bem pertinho de casa.

O SporTrack é um pouco ingrato de se trabalhar, já li o manual daquilo mas mesmo assim ainda não entrei bem no esquema, o meu Nokia com o software original e se for a andar porta-se bem melhor ;)

Levei a "Maria" a acompanhar e foi uma ajuda e pêras ;) A ver vamos como as próximas caches correm ;)

Um muito obrigado pela vossa ajuda!
Imagem
JoaoVr
Micro

Mensagempor t@ndre » segunda dez 28, 2009 09:08

Então muitos parabéns!!

que muitas sigam o caminho do found ;)

diverte-te

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
t@ndre