• Anúncios

Erros nas distâncias...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Erros nas distâncias...

Mensagempor geopate » quarta mai 27, 2009 20:08

Na minha opinião, se são Caches citadinas, quanto mais aproximada a coordenada melhor.
Evita-se dar demasiado nas vistas em Caches muito bem camufladas. Se há uma grande dificuldade com o sinal do GPSr, aí acho bem uma dica muito pouco directa! (Dicas directas, perde toda a piada).
Se for no campo, não me chateia muito existir erros até aos 6, 7 metros… às vezes até irrita de tão certinhas estarem as coordenadas no monte de pedras. :-D
Imagem
geopate
Large

Registado: segunda abr 28, 2008 12:06

Mensagempor MAntunes » quinta mai 28, 2009 22:15

Como foi dito acima, depende um bocado do local e do que se procura.

No Sábado passado vi uma cache minha ser encontrada a 80 m do ponto 0. :oops: Agora, como é que ela se mexeu ou, se as coordenadas estavam mesmo mal desde o início, como é que nunca ninguém tinha dito nada até agora, é que me deixou confuso.

Tenho as novas coordenadas mas prefiro ver os proximos logs ou voltar lá outra vez para confirmar (pode ter sido um mau momento colectivo dos GPSr presentes por causa de toneladas de metal ali perto).
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Torgut » quinta mai 28, 2009 23:42

Com toda a subjectividade intrínseca (o erro será meu ao procurar, ou do owner ao criar - é melhor ver se há outras reclamações antes de começar a resmungar), considero que erros superiores a 8-10 m são inaceitáveis e revelam falta de cuidado/responsabilidade no trabalho efectuado. Sobretudo se se tratam de áreas complicadas e com terreno / dificuldade elevada. O caso mais berrante que me lembro de ter visto encontra-se (a não ser que tenha sido corrigido) em Castelo Branco, com um desvio para ai de 25 metros, numa cache de dificuldade elevadissima.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor ShadowLord » sábado mai 30, 2009 15:08

No fim de semana passado andei a colocar umas caches cá pelo Algarve. Estava a usar o meu VistaC para tirar a coordenada e o Oregon300 dum amigo meu para fazer a confirmação dos locais. Conclusão, não houve uma única coordenada que batesse certo nos dois. Numa delas tive um erro de 9 metros do GZ e num local aberto em que pouca coisa iria afectar a recepção. A minha questão é em qual deles confiar???
Apesar do Oregon ser mais recente e daí ser supostamente mais preciso, acabei por publicar com as minhas coordenadas.

Também já me aconteceu andar à procura e o gps me dar o GZ onde estava, dar uma volta ao local e o gps mudar o GZ para 5 metros afastado de onde tinha dado inicialmente o GZ.

Por isso acho que as coordenadas vão ter sempre uma margem de erro, umas vezes maior outras menor. Vai sempre depender de factores externos que influenciem o sinal de gps e do próprio gps. Juntando o erro de quem colocou mais o erro de quem procura, se tivermos sorte anulam-se, senão é uma area maior a procurar!
O erro aceitável será assim uma coisa muito subjectiva, dependendo do local, da descrição feita na página da cache e da hint. Dizer que um erro de 10 metros num local é inaceitável sem antes ter analisado os três factores anteriores pode ser um mau julgamento.
ShadowLord
Micro

Registado: domingo jan 15, 2006 20:24

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes