• Anúncios

Dicas para planear percursos com o Garmin Forerunner 205/305

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Dicas para planear percursos com o Garmin Forerunner 205/305

Mensagempor otalivan » domingo abr 12, 2009 20:59

Olá a todos! Este tópico pretende abrir a discussão sobre qual a melhor maneira de programar percursos no Forerunner 205, e possivelmente em outros aparelhos da Garmin que utilizem software semelhante.

Vou partilhar o que consegui descobrir sozinho, que é o modo como agora planeio percursos de maneira a facilitar caminhadas, passeios em BTT, etc. Agradecia se alguém com um pouco mais de conhecimentos nestes programas (não deve ser difícil!) pudesse acrescentar algo de maneira a facilitar ainda mais este tipo de planeamentos!

Ora bem, sendo assim, passo a explicar. Presentemente utilizo 3 programas no PC, todos de utilização gratuita e fáceis de encontrar na net: o GoogleEarth, o KMLtoGPX Converter 2.0 da Mackerel Software, e o GSAK. Os passos são os seguintes:

1º - planeio um percurso no GoogleEarth (isto só é possível em zonas com definição no GoogleEarth suficientemente boa para ver os trilhos), e coloco vários pontos (os "indicadores de local") onde existirem intersecções ou curvas, de maneira a procurar que o traçado de linhas rectas entre estes pontos mimetize ao máximo possível o percurso real que vou ter que fazer quando estiver no terreno.

2º - gravo estes pontos todos numa pasta dentro d'Os Meus Locais do GoogleEarth, e de seguida gravo este conjunto de pontos como um ficheiro KML.

3º - Utilizo o KMLtoGPX para converter o ficheiro KML em ficheiro GPX.

4º - o GSAK abre estes ficheiros GPX às mil maravilhas! Abro o GSAK e faço uma "database" nova com o nome do percurso. De seguida abro o ficheiro GPX recém-criado com o GSAK, o que vai importar os pontos do GoogleEarth para esta base de dados do GSAK.

5º - de seguida é só enviar os dados para o GPS, aquela que é a minha função preferida do GSAK, e que me evita horas e horas de "pic pic pic" naquelas teclas duras do Forerunner 205!

6º - por fim é preciso criar o "percurso" no Forerunner 205. Este acaba por ser o passo mais chato, porque ainda não descobri maneira de o fazer automaticamente. O que faço presentemente é criar um percurso novo, e adicionar os vários pontos importados através do GSAK, um por um, ao percurso. É algo que se faz com relativa rapidez, mas ainda assim é a parte mais chata deste planeamento, e se calhar existe alguma maneira de criar percursos no PC e exportá-los directamente para o Forerunner 205, mas ainda não consegui descobrir como se faz isto, se é que é mesmo possível.

E é tudo. Quando estou no terreno geralmente utilizo a opção "mapa", que é a mais fácil de utilizar na minha opinião quando se anda de bicicleta.

Não sei se existe muita gente a utilizar o Forerunner 205 ou 305, ou outro qualquer que também possa beneficiar com estas dicas, mas de qualquer das formas aqui fica o meu contributo para o fórum, na esperança de que possa de alguma forma ser útil para alguém.

Abraços e beijinhos para todos e todas respectivamente.
Imagem
otalivan
Micro

Registado: quarta dez 24, 2008 16:53

Re: Dicas para planear percursos com o Garmin Forerunner 205/305

Mensagempor pbrandao » segunda abr 13, 2009 08:10

Viva!

O Garmin Training Center importa percursos e pode enviar directamente para o GPSr. Apenas é necessário converter um percurso em GPX para o seu formato .csr, se não me engano...

Na wikiloc podem ser carregados trilhos em GPX e descarregados em csr...
pbrandao
Small

Registado: quinta ago 16, 2007 10:20

Mensagempor salprata » segunda abr 13, 2009 10:50

Para quem tem o mapsource ou outro que comunique com O GPS e abra ficheiros KML

Através das novas versões do google earth, com a ferramenta Add Path, desenha-se linha sobre o caminho que queremos fazer no google earth, OK, depois no Place, selecciona-se e save as no formato KML :D , abrimos esse ficheiro no Mapsource, e é só enviar para o GPS. No terreno é só manter a seta a negro, sobre a linha para não nos perdermos... podemos fazer uma rota com todas as caches que queremos para X dia....

Para partilhar, criar percursos, tracks, (faz o mesmo que Add path, um pouco mais completo,) base dados de tracks, pessoais ou públicos... uso este site

http://www.gpsies.com/

é semelhante a este

wikiloc

[^]
Editado pela última vez por salprata em segunda abr 13, 2009 13:15, num total de 1 vez.
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor otalivan » segunda abr 13, 2009 12:08

Porreiro, obrigadíssimo! Vou tentar as vossas sugestões num próximo passeio.

Abraço
Imagem
otalivan
Micro

Registado: quarta dez 24, 2008 16:53

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes