• Anúncios

Manutenção de verão e incêndios

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Manutenção de verão e incêndios

Mensagempor papaleguas » quarta mar 18, 2009 14:22

Aproveitando a boleia do tópico dos incêndios:

Já aqui foi amplamente discutido o problema do lixo nas caches, mas neste caso em particular o apelo vai para os isqueiros e materiais inflamáveis que por vezes deixam nos containers.

Nesta altura e com a aproximação do calore seria interessante os owners fdarem uma ronda nas suas caches florestais a fim de retirarem objectos dessa classe evitendo assim acidentes.

Aos elementos novos, peço que consultem o tópico "lixo nas caches" onde este assunto já foi discutido (não consigo por o link)

O pessoal que encontra isqueiros nas caches, mesmo que não sejam suas deveriam retirar esses objectos. Penso que nenhum owner se importará :)

Vamos ver se este verão há menos área ardida

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Manutenção de verão e incêndios

Mensagempor MAntunes » quarta mar 18, 2009 14:29

papaleguas Escreveu:Aos elementos novos, peço que consultem o tópico "lixo nas caches" onde este assunto já foi discutido (não consigo por o link)

Eu ponho, Lixo nas caches.
(não, não ponho lixo nas caches!)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor alieri » quarta mar 18, 2009 15:25

Por chocante que isso possa soar, há uns tipos que assinaram alguns logbooks em caches minhas com "Bombeiros da Vidigueira" e deixaram um isqueiro!!! Acho que não estão registados no gc.com, mas pelo que escreveram no logbook são mesmo bombeiros (mergulhadores?).
Se alguém os conhecer, digam-lhes qualquer coisinha, pfv.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor papaleguas » quarta mar 18, 2009 15:38

Alieri

Se tiveres a certeza de que foram Bombeiros, posso mandar uma mensagem ao comando se me mandares o local da cache.

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Mensagempor Insano » quarta mar 18, 2009 16:20

Mera curiosidade pirómana... como é que um isqueiro... dentro de uma cache... que normalmente está fechada e tapada por algo (não recebe luz directa) provoca um incêndio?
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta mar 18, 2009 16:38

Eu também nunca percebi essa. A única hipótese que eu vejo é que, se houver um incêndio e a cache arder, se o isqueiro tiver gás vai provocar uma explosão... explosinha... sei lá! Também gostava de saber.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor SUp3rFM » quarta mar 18, 2009 16:45

Insano Escreveu:Mera curiosidade pirómana... como é que um isqueiro... dentro de uma cache... que normalmente está fechada e tapada por algo (não recebe luz directa) provoca um incêndio?

Pode não provocar. (não estou a excluir a possibilidade remota de tal acontecer)

Fica é mais difícil de explicar que o Geocaching é uma actividade "pró-Natureza" quando dentro das caixas está algo como um isqueiro, em zonas sensíveis.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor ajsa » quarta mar 18, 2009 17:02

Como é que um isqueiro dentro de uma cache provoca um incêndio?
Realmente muito curioso!
De entre outras coisas, a forma mais simples é pelo achado da cache por uma criança (para não levantar coisas, não geocacher) que acha muito engraçado ter encontrado aquilo que os pais nunca lhes deixaram mexer… daí até ao incêndio, para não falar em ferimentos muito graves é um saltinho.

E como pode um isqueiro dentro duma cache provocar um incêndio sem a intervenção humana?

Um isqueiro descartável, os que são deixados em caches, devem suportar sem fugas ou ruptura, uma pressão interna de pelo menos duas vezes a pressão do vapor do combustível a 55º C.
Como é sabido, os contentores de caches podem de certa forma funcionar como um dispositivo de Papin, vulgarmente conhecida como panela de pressão.
No ano passado a minha estação meteorológica registou à sombra 52º C (por isso é que instalaram ao nosso lado a central foto voltaica).
Com estas temperaturas facilmente se consegue concluir que o interior duma cache pode atingir temperatura muito altas, o que, com um isqueiro lá dentro, poderá desencadear uma explosão do mesmo e o consequente incêndio.

Ah!
Esqueci-me de referir que o que foi dito no paragrafo anterior será relativo a um isqueiro em boas condições, ou seja, excluo os isqueiros com fugas, mal vedados, fraca construção, eventualmente lascados, made in china (sim, sim, eu sei que lá também se fazem bons produtos)……

Já agora existem mais produtos que podem ter resultados semelhantes com por exemplo as velinhas.
Editado pela última vez por ajsa em quarta mar 18, 2009 17:21, num total de 1 vez.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Insano » quarta mar 18, 2009 17:19

Com estas temperaturas facilmente se consegue concluir que o interior duma cache pode atingir temperatura muito altas, o que, com um isqueiro lá dentro, poderá desencadear uma explosão do mesmo e o consequente incêndio.

E dá para secar o logbook da passagem do Inverno... [:P]
Insano
Regular

Mensagempor ajsa » quarta mar 18, 2009 17:22

Insano Escreveu:

E dá para secar o logbook da passagem do Inverno... [:P]

Nãooooo, fica mesmo colado! :lol:
ajsa
Extra Large

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta mar 18, 2009 17:30

Pronto, com tanta coisa boa que um isqueiro pode provocar, não tenho mais nada a acrescentar, dando-se por encerrada a discussão. :lol:
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor ajsa » quarta mar 18, 2009 17:34

Só uma informação adicional acerca dos isqueiros made in terra do Lao Tin Uang. :lol:
ajsa
Extra Large

Mensagempor Insano » quarta mar 18, 2009 17:36

ajsa Escreveu:Só uma informação adicional acerca dos isqueiros made in terra do Lao Tin Uang. :lol:

É proíbido comercializar isqueiros sem "segurança" há mais de um ano.
Insano
Regular

Mensagempor papaleguas » quarta mar 18, 2009 18:12

Todas as matérias combustiveis têm vários pontos de comportamento ao fogo.

O gás tem vários limites de concentração, mas só arde dentro do limite inferior e superior de inflamação LSI e LII (ou seja referimos a variável concentração gás-comburente).
Depois existe a componente de temperaturas características e existem a temp de ignição, combustão e deflagração e esta última é a temperatura a que uma matéria se auto-inflama.

Coloca isto dentro de uma estufa (cache) e consulta um programa que se chama ERGO2008 que tem todos os dados de temperaturas, cuidados, combate e primeiros socorros de todas as matérias que existem... Vais ver que no caso do butano ficas surpreendido :)

Eduardo

PS: quando quiseres vir dar uma volta pelo alentejo eu mostro-te como se incendeia gasolina sem fóosforos só por colocares um pouco no chão....
Imagem
papaleguas
Large

Mensagempor papaleguas » domingo mar 22, 2009 20:23

Volta na arrábida com o pessoal...

25 caches visitadas: 3 isqeuiros e uma vela.

:(

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes