por ajsa » quarta mar 18, 2009 17:02
Como é que um isqueiro dentro de uma cache provoca um incêndio?
Realmente muito curioso!
De entre outras coisas, a forma mais simples é pelo achado da cache por uma criança (para não levantar coisas, não geocacher) que acha muito engraçado ter encontrado aquilo que os pais nunca lhes deixaram mexer… daí até ao incêndio, para não falar em ferimentos muito graves é um saltinho.
E como pode um isqueiro dentro duma cache provocar um incêndio sem a intervenção humana?
Um isqueiro descartável, os que são deixados em caches, devem suportar sem fugas ou ruptura, uma pressão interna de pelo menos duas vezes a pressão do vapor do combustível a 55º C.
Como é sabido, os contentores de caches podem de certa forma funcionar como um dispositivo de Papin, vulgarmente conhecida como panela de pressão.
No ano passado a minha estação meteorológica registou à sombra 52º C (por isso é que instalaram ao nosso lado a central foto voltaica).
Com estas temperaturas facilmente se consegue concluir que o interior duma cache pode atingir temperatura muito altas, o que, com um isqueiro lá dentro, poderá desencadear uma explosão do mesmo e o consequente incêndio.
Ah!
Esqueci-me de referir que o que foi dito no paragrafo anterior será relativo a um isqueiro em boas condições, ou seja, excluo os isqueiros com fugas, mal vedados, fraca construção, eventualmente lascados, made in china (sim, sim, eu sei que lá também se fazem bons produtos)……
Já agora existem mais produtos que podem ter resultados semelhantes com por exemplo as velinhas.
Editado pela última vez por
ajsa em quarta mar 18, 2009 17:21, num total de 1 vez.