Ele há cada uma...
Já há tempos me deparei com uma situação semelhante e agora vejo acontecer a mesma coisa e é uma coisa sobre a qual não posso deixar de falar uma vez que não percebo o porquê disto tornar a acontecer.
Há vários factores que nos levam a escolher um local para plantar uma cache, sejam eles a beleza natural do local, o seu simbolismo, a arquitectura, porque está relacionado com o tema que queremos abordar ou ainda porque não queremos "ocupar" um local que por si só merece uma cache com "aquele" enigma manhoso e em que andamos a matutar há tempo sem fim ou porque queremos deliciar o mundo do geocaching com aquele contentor que nos demorou 4 semanas a construir... Uma obra de arte que vai invariavelmente ficar danificado aquando do seu 78º found...
O que for... Até aqui tudo bem, cada um coloca do modo que quer, motiva-se com o que quer que seja, o importante é que respeite as regras de colocação e esta seja aprovada.
Uma vez escolhido o local onde vamos colocar a cache, o tema e tudo o mais, temos mais duas coisas a pensar: O recipiente e o esconderijo do mesmo. Quanto ao recipiente também não tenho nada a dizer. Às vezes é o que temos disponível, às vezes tem que ser aquele porque não há esconderijos apropriados, é à vontade do freguês.
Finalmente chegámos ao esconderijo do recipiente, e é isto que me faz escrever tanto.
O esconderijo onde enfiamos o tupperware, o rolo de fotografias ou o que seja, também será obviamente à vontade do owner e do modo que este o quiser esconder ou achar que fica melhor. Por vezes não será a melhor opção, mas até aí está tudo bem! Quem escondeu achou que ficava melhor assim, foi assim que ficou e é assim que devemos deixar, o mais que podemos fazer é dizer a nossa opinião à pessoa responsável, apesar de haver quem possa não apreciar o comentário, decerto haverão muitos mais que irão agradecer a preocupação e considerar a opinião.
Hoje deparei-me com um log numa cache que pela sua "particularidade" ficou na minha watchlist.
Na página da cache, além de muitas outras coisas temos esta descrição:
"Antes de chegar ao monte existe uma estrada que sobe para o monte,
no começo estão uns eucaliptos. Ver por detrás pendurado."
E o geocacher que fez o FTF escreveu o seguinte:
"Encontrei um saco de plástico transparente atado a um ramo de um eucalipto, tipo peça de fruta..."
Não escrevo referentemente à particularidade do recipiente nem ao local onde estava, porque até estava descrito assim e não há nada que regule isso.
Diz ainda, e agora sim:
"...Não deixei o saco atado onde estáva. Deixei-o dentro de num pé de eucalipto que está cortado e parcialmente tapado com folhas."
O que me preocupa, e não é pouco, é a alteração do modo como estava escondido o recipiente.
Se estava do modo que estava alguma razão teria! A ideia não será deixar como estava? Pelo menos eu não acho normal mudar-se assim o local do esconderijo. Já numa cache minha aconteceu igual, o recipiente estava debaixo de umas pedras (sim pedras, o habitual) e foi alterado para outro local e para debaixo de uns torrões de terra que se desfizeram ficando enterrado... Qual foi a vantagem?
Pelo menos nas caches que escondo e mantenho, se o local está comprometido ou se há uma razão válida até agradeço que o façam, só peço que me informem-me do sucedido, mas se as razões se prendem com "porque sim" ou "porque ali fica melhor" sem qualquer outra explicação, por favor agradeço que deixem estar como está, ou posso sentir-me tentado a apagar logs.
Peço desculpa pelo alongar da conversa mas as ideias iam surgindo à medida que ia escrevendo.
Não sei se alguém tem razões de queixa do meu comportamento, se tiverem digam... Eu quando vejo qualquer coisa errada gosto de comentar e dar a minha opinião.
Obrigado pela atenção.
Filipe