• Anúncios

Coisas que mudam... porquê?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Coisas que mudam... porquê?

Mensagempor MightyReek » quinta Oct 02, 2008 12:40

Ele há cada uma...
Já há tempos me deparei com uma situação semelhante e agora vejo acontecer a mesma coisa e é uma coisa sobre a qual não posso deixar de falar uma vez que não percebo o porquê disto tornar a acontecer.

Há vários factores que nos levam a escolher um local para plantar uma cache, sejam eles a beleza natural do local, o seu simbolismo, a arquitectura, porque está relacionado com o tema que queremos abordar ou ainda porque não queremos "ocupar" um local que por si só merece uma cache com "aquele" enigma manhoso e em que andamos a matutar há tempo sem fim ou porque queremos deliciar o mundo do geocaching com aquele contentor que nos demorou 4 semanas a construir... Uma obra de arte que vai invariavelmente ficar danificado aquando do seu 78º found...
O que for... Até aqui tudo bem, cada um coloca do modo que quer, motiva-se com o que quer que seja, o importante é que respeite as regras de colocação e esta seja aprovada.

Uma vez escolhido o local onde vamos colocar a cache, o tema e tudo o mais, temos mais duas coisas a pensar: O recipiente e o esconderijo do mesmo. Quanto ao recipiente também não tenho nada a dizer. Às vezes é o que temos disponível, às vezes tem que ser aquele porque não há esconderijos apropriados, é à vontade do freguês.

Finalmente chegámos ao esconderijo do recipiente, e é isto que me faz escrever tanto.
O esconderijo onde enfiamos o tupperware, o rolo de fotografias ou o que seja, também será obviamente à vontade do owner e do modo que este o quiser esconder ou achar que fica melhor. Por vezes não será a melhor opção, mas até aí está tudo bem! Quem escondeu achou que ficava melhor assim, foi assim que ficou e é assim que devemos deixar, o mais que podemos fazer é dizer a nossa opinião à pessoa responsável, apesar de haver quem possa não apreciar o comentário, decerto haverão muitos mais que irão agradecer a preocupação e considerar a opinião.

Hoje deparei-me com um log numa cache que pela sua "particularidade" ficou na minha watchlist.
Na página da cache, além de muitas outras coisas temos esta descrição:

"Antes de chegar ao monte existe uma estrada que sobe para o monte,
no começo estão uns eucaliptos. Ver por detrás pendurado."

E o geocacher que fez o FTF escreveu o seguinte:
"Encontrei um saco de plástico transparente atado a um ramo de um eucalipto, tipo peça de fruta..."

Não escrevo referentemente à particularidade do recipiente nem ao local onde estava, porque até estava descrito assim e não há nada que regule isso.

Diz ainda, e agora sim:
"...Não deixei o saco atado onde estáva. Deixei-o dentro de num pé de eucalipto que está cortado e parcialmente tapado com folhas."

O que me preocupa, e não é pouco, é a alteração do modo como estava escondido o recipiente.
Se estava do modo que estava alguma razão teria! A ideia não será deixar como estava? Pelo menos eu não acho normal mudar-se assim o local do esconderijo. Já numa cache minha aconteceu igual, o recipiente estava debaixo de umas pedras (sim pedras, o habitual) e foi alterado para outro local e para debaixo de uns torrões de terra que se desfizeram ficando enterrado... Qual foi a vantagem?

Pelo menos nas caches que escondo e mantenho, se o local está comprometido ou se há uma razão válida até agradeço que o façam, só peço que me informem-me do sucedido, mas se as razões se prendem com "porque sim" ou "porque ali fica melhor" sem qualquer outra explicação, por favor agradeço que deixem estar como está, ou posso sentir-me tentado a apagar logs.

Peço desculpa pelo alongar da conversa mas as ideias iam surgindo à medida que ia escrevendo.
Não sei se alguém tem razões de queixa do meu comportamento, se tiverem digam... Eu quando vejo qualquer coisa errada gosto de comentar e dar a minha opinião.

Obrigado pela atenção.
Filipe
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor rmatosinhos » quinta Oct 02, 2008 12:57

É triste, mas é natural que aconteça...

Já lá vai o tempo em que eram poucos os cachers. Faço geocaching à apenas uns meses e desde aí conheci montes de gente que aderiu recentemente.

O facto de haver mais pessoas também aumenta a percentagem de cachers mal intensionados.

A sugestão que deixo é que antes de recrutarem algum colega para o vício dos caixotes se certifiquem que está bem ensinado relativamente às regras da boa conduta do geocaching.

Pena que algumas dessas regras não sejam específicas do geocaching, mas sim pequenas regras de cortesia dos bons costumes, que infelizmente cada vez menos pessoas têm.
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Mensagempor GeoDuplaP&F » quinta Oct 02, 2008 13:12

Já me aconteceu algo semelhante.

A cache do Farol do Bugio foi deixada num local que, embora público, não é de passagem. Só lá se vai de propósito.

Pois alguém entendeu que ali não estava bem, e levou-a para um ponto 3 ou 4 metros afastado, mesmo NO MEIO DO CAMINHO de toda a gente... Por acaso um geocacher que estava à procura, ao não encontrar (pela dica) alargou o raio de busca, até ter dado com ela.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor larkeecalcopirite » quinta Oct 02, 2008 13:24

Ando pelo geocaching a cerca de um ano e cada vez se encontram cada vez mais estranhas ate mesmo uma das nossas caches ja foi encontrada a beira de um caixote do lixo.
Nesta cache que se faz referencia tambem ha muitos misterios
1° O user que a colocou esta registado desde 2002 e nunca encontrou nem colocou qualquer cache e passado 6 anos decide colocar uma cache????
2° A descricao da cache alem de ser muito resumida ele repete 2 vezes a mesma coisa
3° O Ftf a descrever um saco plastico atado a uma arvore.

Acho que se ele so encontrou esse tal saco plastico e segundo consta nao o conseguiu recolocar deveria entrar em contacto com o owner para este decidir o que fazer
Imagem
larkeecalcopirite
Micro

Registado: segunda set 22, 2008 16:32

Mensagempor ajsa » quinta Oct 02, 2008 14:20

Então Companheiro!? Não te aborreças, o jogo não dá para isso.

Julgo que já todos tivemos de tudo isso um pouco, já ouvi estórias de mensagens enviadas ao owner a comunicar a nova localização da cache com o consequente final na sua manutenção porque este simplesmente já não sabe onde ela está.

Numa das nossas eu já cheguei ao ridículo de colocar um X a dizer (“esconder aqui”) porque numa das vezes que fui ver o que se passava com ela (vários DNF) encontrei-a ao fim de muito tempo a cerca de 30 metros.

Numa outra, que se encontra em vias de extinção, perdão arquivamento, por muito que peça para serem discretos só falta mesmo andarem com um cartaz a dizer o que estão a fazer.

Resultado: encarna o verdadeiro papel de como somos conhecidos, senta-te no chaparro e espera que o tempo passe. :)
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor SUp3rFM » quinta Oct 02, 2008 14:35

Tudo isto acontece porque alguém se esquece de um dos elementos basilares do geocaching:

"Deixe a caixa no mesmo local onde a encontrou".

Quantas vezes já andei à procura da cache d'O Tejo porque alguém resolveu ser criativo...

São coisas que acontecem e vão voltar a acontecer n vezes. Veremos se a situação se altera quando os geocachers que fazem isso se tornam owners e depois começam a ver alguém a mudá-las de localização. :)
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor MightyReek » quinta Oct 02, 2008 15:07

ajsa Escreveu:Então Companheiro!? Não te aborreças, o jogo não dá para isso.

Não é uma questão de me aborrecer, é só falar de uma coisa que acontece desnecessáriamente. Também já me aconteceu uma cache no mesmo local estar escondida de modo diferente e por pouco não a dei como perdida... É a mesma coisa!
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Ora aqui está um tema que dá pano para mangas

Mensagempor touperdido » quinta Oct 02, 2008 20:40

Ora aqui está um tema que dá pano para mangas, houve uma altura em que realmente me apeteceu fazer uma bíblia (autêntica) de atitudes e maneiras de pensar, mas com o passar do tempo, achei que havia de publicar, mas agora que se fala nisso.....

É um facto de que é impossível que fique como estava, atendendo ao bom senso das pessoas porque cada pessoa pensa de sua maneira e se para uns é descabido, já para outros é de facilidades e atitudes hipócritas que se alimentam do geocaching....

Por assim dizer, há sempre um chico esperto que acha que a podia deixar melhor escondida, ignorando a forma com o owner pretende que fique escondida ou pior, por sua intenção (de boas intenções estão o inferno cheio) de esconder melhor, acaba por piorar a situação e ainda acaba o log a chamar de "estúpido" e "ignorante" ao dono da cache.

Podia estar aqui até amanhã a dar exemplos de caches em que acontece isso e algumas minhas, mas de pouco vale...

Entendo e compreendo (bem) as razões do MightyReek e eu próprio também já me questionei porque é que as pessoas fazem isso...

Rui Duque
touperdido
Small

Registado: domingo mai 07, 2006 20:26

Mensagempor isioux » quinta Oct 02, 2008 22:05

Já perdi a conta das vezes que tive de procurar as minhas próprias caches... será que dá direito a reclamar o found... :D
Nenhuma delas está "hiper" escondida nem nada de extraordinário, mas mesmo assim é surpreendente o número de vezes que mudam de sítio...
Porquê? Ora aí está uma boa pergunta MightyReek...
Imagem
isioux
Small

Registado: sábado fev 09, 2008 17:48

Mensagempor papaleguas » quinta Oct 02, 2008 23:46

:)

Esta tread dá-me uma sensação de dejavu.

Se encontrasse uma cache escondida pendurada com saco numa árvore entrava em contacto com o owner, mas deixava a cache no sitio. Isto já me aconteceu com duas caches (que não estavam na árvore) que estavam totalmente à vista. Não sei é se foi o owner ou outra equipa que as deixou assim e como tal deixo como encontro.

Numa das minhas caches dava quase para fazer uma anedota. Várias equipas foram procurar e como não encontraram pedi a outra equipa para verificar e se não estiversse lá para lá colocarem outra se possivel. Assim aconteceu. Passado algum tempo outras pessoas lá foram e como não a encontraram colocaram lá outra.

O resultado foi: visitei a cache e estavam lá dois containers. A partir deste ponto nunca mais autorizei manutenções nas minhas caches mas percebo e agradeço a boa onda de quem as sugere.

Há por aqui alguém que não deu com a sua própria cache e quando estava a colocar outra, encontrou a primeira a alguns metros de onde devia estar.

É caso para perguntar: qual é a parte de "deixar como está" que algumas equipas não percebem?
Esse fenómeno está associado a duas coisas: uma é o pensarem que a cache originalmente não deveria estar ali e alguem a lá deixou e então tentam "ajudar" o owner. A outra é a ganãncia de procurar em que por vezes nessa ganância nem se lembram de onde ela estava e deixam em qualquer sitio.

Mas isto é algo que não tem tendencia para acabar. Secalhar a solução passa por manutenções menso espaçadas.

Compreendo perfeitamente o mighty.

Eduardo

Ps: agradeço no entanto a quem fez algumas manutenções das minhas, com logbooks caixas e companhia. Isso é diferente.
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes