• Anúncios

Caches arquivadas (gestão de)

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Caches arquivadas (gestão de)

Mensagempor Luxor » sexta set 19, 2008 08:43

Tal como outros geocachers, nós usamos o GSAK para gerir toda a informação das caches, colocando além da informação fornecida pelas queris do GC aquela informação que achamos importante - sobretudo a dos enigmas resolvidos, para as caches que ainda não fizémos, e informação variada para as que já encontrámos.

O problema é que, passado cerca de 1 ano de actualizações, a base de dados começa a ficar "cheia" de caches com informação de available ou temporarly not available mas que, de facto, já estão arquivadas.

A minha questão é saber como é que vocês fazem para encontrar e retirar (ou actualizar como arquivadas) essas mesmas caches.

Confusos? eu estou um pouco :?
Luxor
Regular

Registado: quinta set 06, 2007 10:33

Mensagempor SUp3rFM » sexta set 19, 2008 09:26

Há dois métodos que utilizo:

1- Quando noto que uma cache é arquivada, por consultar os latest ou receber notificações, abro o GSAK, vou ao menu Waypoint -> Status Check. Isto tem que ser feito um a um. Sim, é um bocadinho chato. O que fiz foi dedicar a tecla F12 para essa operação. O GSAK vai verificar o estado online da cache e actualiza-o, caso necessário.

2- Utilizo a Macro "RefereshAllGPX". Basicamente, o GSAK vai verificar online, automaticamente o estado das caches que estão em determinado filtro. ATENÇÃO: Esta macro deve ser utilizada com ponderação para não se "martelar" os servidores do geocaching.com. Eu faço o seguinte: Selecciono todas as caches, não encontradas, que há 2 meses não tem qualquer tipo de log e executo a macro com elas. O estado das mesmas é actualizado automaticamente.

Experimenta. :)
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor Luxor » sexta set 19, 2008 09:42

Isso é super, vou experimentar mal chegar a casa :D

Já tinha procurado uma macro que fizesse isso mas, não fui lá sozinho:(
Luxor
Regular

Mensagempor the_ateam » sexta set 19, 2008 10:53

Eu ainda uso outro método. Adiciono a coluna que representa a última actualização GPX, retiro os founds. Organizo essa coluna por data e as anteriores à ultima actualização de All GPX são para apagar.
the_ateam
Regular

Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor Luxor » segunda set 22, 2008 08:55

Este fim de semana estive a testar as duas soluções.

A do SUp3FM é basicamente aquela que eu procurava. Uma lista das caches menos actualizadas e uma macro que confirmasse o seu status.

No entanto, a solução da The_ateam é um verdadeiro ovo de Colombo. Funciona, é mais rapida e não sobrecarrega o servidor do GC.

Para mim, livrei-me de 114 caches arquivadas que ainda assombravam a minha base de dados (sem contar com os geomeetings, que eu ia arquivando à unha passado um mês da realização).

Obrigado a ambos :D
Luxor
Regular

Mensagempor SUp3rFM » segunda set 22, 2008 09:01

Eu costumo manter as caches, mesmo arquivadas na BD do GSAK. É por isso que utilizo aquele sistema.

Se tivermos a correr aquelas PQ's de Portugal inteiro, podemos sempre ir limpando o GSAK, desde que tenhamos "à mão" a última My Finds. Assim, ficam todas as activas/inactivas e os nossos founds, mesmo em caches arquivadas.
SUp3rFM
Extra Large

Mensagempor Luxor » segunda set 22, 2008 09:15

SUp3rFM Escreveu:Se tivermos a correr aquelas PQ's de Portugal inteiro, podemos sempre ir limpando o GSAK, desde que tenhamos "à mão" a última My Finds. Assim, ficam todas as activas/inactivas e os nossos founds, mesmo em caches arquivadas.

Basicamente é o que eu queria. As únicas arquivadas que mexi foram as que não tinha encontrado. Mesmo essas não as apaguei, apenas as movi para uma base de dados de arquivadas.

Ou seja, na prática tenho uma base da dados para Portugal que é a que descarrego para o PDA (e parcialmente para o GPS), depois tenho uma das caches arquivadas (excluindo os meus founds) e outra para o Estrangeiro - enfim, não posso dizer que já a tenha utilizada.

Uma coisa é certa, neste momento não me consigo imaginar a fazer geocaching sem uma ferramenta como o GSAK (passo a publicidade)
Luxor
Regular

Mensagempor SUp3rFM » segunda set 22, 2008 09:37

Luxor Escreveu:Uma coisa é certa, neste momento não me consigo imaginar a fazer geocaching sem uma ferramenta como o GSAK (passo a publicidade)

Era um pouco avesso ao GSAK. Achei que só as PQs chegavam, mas o GSAK chega-se a afinar o último pormenor com exactidão. Para além de ter uma comunidade fortíssima a trabalhar para o programa, tem um conjunto de funcionalidades impecáveis (por exemplo, a selecção através de polígonos é um espectáculo!).
SUp3rFM
Extra Large

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes